Sexta-feira, Junho 26, 2026
30.9 C
Teresina

Ninguém acerta Mega-Sena e prêmio sobe para R$ 50 milhões

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/ARQUIV

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.772 da Mega-Sena, realizado na noite ontem terça-feira (10), no Espaço da Sorte, em São Paulo.

Os números sorteados foram: 01-12-33-41-53-56

O valor estimado para o próximo sorteio, na quinta-feira (12), é de R$ 50 milhões.

A quina teve 51 apostas ganhadoras e cada uma receberá R$ 64.804,31. Outras 4.052 apostas fizeram a quadra e irão ganhar um prêmio de R$ 1.165,21 cada. 

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país ou pela internet.

Polícia Civil realiza ”Operação Saturação” na zona sul da capital

Foto: GP1

A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Roubo e Furto de Veículos – DRFV, deflagrou a ”Operação Saturação” no Residencial Torquato Neto, zona sul de Teresina, ontem terça-feira (10/09).

Na operação foram feitas buscas coletivas em cinco blocos do local, com a participação de cerca de 100 policiais. O objetivo era localizar e identificar pessoas suspeitas de diversos crimes, veículos roubados e materiais ilícitos. Além disso, visava também saturar a área, no intuito de diminuir a criminalidade na região do residencial.

A ação contou com o apoio da Diretoria de Operações Policiais – DEOP,  Força Estadual Integrada de Segurança Pública do Piauí – FEISP, do DGO, Bope, Bepi, Choque, da Rone e Rocam da Polícia Militar do Piauí.

Polícia Civil realiza prisão por homicídio ocorrido em 2008 no sul do Piauí

Foto: GP1

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Diretoria de Inteligência no âmbito da ”Operação Lembrados”, prendeu um homem de iniciais L.A. de S. na tarde de ontem, segunda-feira (09/09), no estado de Roraima. O preso estava foragido desde 2008, após cometer um crime de feminicídio na cidade de Inhuma, na Região Sul do Piauí.

Segundo o diretor de Inteligência da Polícia Civil do Piauí (PC-PI), delegado Yan Brayner, com o uso de tecnologia avançada e fontes abertas, como redes sociais, os investigadores localizaram um indivíduo suspeito no município de Cantá (RR) cuja semelhança física com o então foragido levantou desconfiança. O Instituto de Biometria Forense realizou um confronto pericial das impressões digitais, confirmando que, na verdade, o indivíduo e o foragido se tratavam da mesma pessoa, ou seja, o foragido há mais de 16 anos estava se passando por outra pessoa com um nome diferente.

O crime citado ocorreu no dia 5 de fevereiro de 2008, quando L.A. de S. assassinou sua ex-companheira Elizangela Zelia Sousa Silva, de 29 anos na data do crime, com 15 golpes de faca, durante o dia, na Avenida Ribeiro Gonçalves em Inhuma.

”Desde o crime, o foragido estava em local incerto e ignorado. Em agosto deste ano, o promotor de justiça Jessé Mineiro de Abreu solicitou apoio à Diretoria de Inteligência da PC-PI para localizar o criminoso, dado o êxito da ‘Operação Lembrados’ na captura de foragidos envolvidos em crimes graves por todo o Brasil”, informou o delegado.

A ”Operação Lembrados”, coordenada pela Diretoria de Inteligência da PC-PI, com o apoio do Instituto de Biometria Forense, da Polícia Civil de Roraima, da Polícia Militar de Roraima e da Polícia Militar de São Paulo, realizou diligências nos municípios de Miguelópolis (SP), Morro Agudo (SP) e Cantá (RR). Inicialmente, o foragido foi localizado no estado de São Paulo, onde trabalhava no corte de cana, mas evadiu-se do local sem motivo aparente.

”A prisão desse homem é mais um marco na ‘Operação Lembrados’, uma operação contínua da Polícia Civil do Piauí, que tem como objetivo localizar e prender indivíduos foragidos da justiça, sobretudo aqueles envolvidos em crimes de extrema gravidade, como homicídios, feminicídios e outros crimes violentos”, completou o delegado Yan Brayner.

A ”Operação Lembrados”, desde sua criação, tem demonstrado eficiência e articulação com diversas forças de segurança em nível estadual e nacional, destacando-se pela utilização de tecnologias de ponta e métodos investigativos modernos para localizar criminosos foragidos e levá-los à justiça.

Polícia Civil realiza prisões por furtos de fiação elétrica e medidores de energia em Teresina

Reprodução/SSP

A Polícia Civil do Piauí deu cumprimento na manhã desta terça-feira (10/09) a mandados de busca e apreensão, na Vila Maria, zona leste da capital, e de prisão do casal J.R.C. e M.G. de A., por furtos, praticados naquela região, de fiação elétrica e medidores de energia.

A ação foi coordenada pela 7ª Delegacia Seccional de Polícia – Divisão 1, com apoio da Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM).

Na oportunidade, policiais civis encontraram uma bateria com selo da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), utilizada em torres de telefonia e vários equipamentos de som automotivo.

De acordo com o delegado Walter Cunha, após as subtrações, o preso passava em frente aos locais de furto e intimidava suas vítimas. “A subtração de componentes da rede elétrica de prédios da região causou grandes prejuízos financeiros. Conseguimos inclusive identificar locais de queima de fios dentro da residência alvo de busca”, acrescentou o delegado.

Parte das investigações sobre o crime é fruto de denúncias anônimas recebidas pela 7ª Seccional, oportunidade em que a Polícia Civil agradece a população pela confiança e apoio.

Denúncias Anônimas:

http://www.pc.pi.gov.br/denuncia_anonima.php e (86) 99494-6263 (plantão do antigo 11° DP)

Construtora se une a grandes companhias na busca do desenvolvimento econômico sustentável no Brasil

Reprodução

Frente às recentes crises climáticas que acometem o país, grupo de empresários brasileiros se reúne em manifesto e abre diálogo sobre a sustentabilidade, defendendo a colaboração do setor privado com os Três Poderes do Brasil
Reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e com a preservação do meio ambiente, a MRV, empresa do grupo MRV&CO e maior construtora da América Latina, celebra a assinatura do “Pacto Econômico com a Natureza”, iniciativa que reuniu mais de 50 empresários de grandes companhias e economistas brasileiros em prol de um desenvolvimento econômico sustentável e do combate às mudanças climáticas no Brasil. O documento tem como objetivo incentivar um diálogo aberto com os Três Poderes do Brasil para garantir que o desenvolvimento econômico do país ocorra de forma sustentável, sem comprometer ou esgotar os recursos naturais. A MRV é signatária do pacto por meio do presidente de seu conselho de administração, Rubens Menin.

“Acreditamos que é possível conciliar crescimento econômico e preservação ambiental. A assinatura deste pacto é um passo importante nessa direção. A MRV sempre esteve na vanguarda das práticas sustentáveis da construção civil e tem trabalhado incansavelmente para desenvolver projetos cada vez mais alinhados com esse propósito, utilizando materiais ecoeficientes e promovendo a eficiência energética em nossos empreendimentos”, afirma Menin.

Compromisso da MRV com a sustentabilidade

A MRV possui uma trajetória sólida em sustentabilidade, com diversas iniciativas voltadas para a redução do impacto ambiental de suas operações. A empresa investe em tecnologias, promove a gestão eficiente de recursos naturais e incentiva a participação de seus colaboradores em ações de conscientização ambiental, promovendo o desenvolvimento sustentável em suas operações e em toda a cadeia de valor.

Nos últimos anos, a MRV alcançou uma redução de mais de 20% nas emissões de CO² graças a investimentos em soluções de baixo carbono, incluindo o uso de energia renovável e a ecoeficiência do concreto. Em 2023, a empresa reduziu em 26% os gases de efeito estufa de escopo 2 e em 28% as emissões de GEE. Com iniciativas de P&D, a MRV investiga o desempenho de materiais sustentáveis, buscando maior eficiência e menor impacto ambiental, como o uso de rejeitos de mineração em argamassas e concretos, que contribuem para a redução do consumo de água e cimento.

A “Visão 2030 MRV” reflete o compromisso de longo prazo da construtora com a sustentabilidade, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Esse plano estratégico estabelece metas claras em três pilares: Gestão e Relacionamento, Economia Circular na Construção Civil e Adaptação à Emergência Climática e Mitigação. Com esses esforços, a companhia busca ser uma referência global em sustentabilidade, promovendo um desenvolvimento mais inclusivo e ambientalmente responsável, ao mesmo tempo em que reforça a importância da inovação e tecnologia para transformar a indústria da construção civil.

“Sabemos que a construção de moradias acessíveis e de qualidade deve estar alinhada aos princípios de responsabilidade socioambiental. Ao unirmos forças com outros líderes empresariais e economistas, estamos enviando um sinal claro de que o setor privado está comprometido em fazer a sua parte. Por meio da MRV, estamos prontos para contribuir com nossa expertise e recursos para construir um futuro mais sustentável para todos”, reforça Menin.

Alepi prorroga emissão da nova Carteira de Identidade

REPRODUÇÃO

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), em parceria com o Gabinete Militar e com o Comando da Companhia de Guarda da Assembleia, realiza até o dia 13 de setembro (sexta-feira), na Companhia de Guarda da Alepi, a emissão da nova Carteira de Identidade para Policiais Militares, servidores da Casa e parentes de primeiro grau.

O coronel Hudson Lima disse que a emissão começou na semana passada, mas que o prazo precisou ser estendido. “Quanto à emissão, tivemos alguns problemas com os equipamentos e, com a reforma, tinha muita poeira, estava dificultando a chegada das pessoas. Então nós estendemos a emissão dos RGs até sexta-feira”, afirmou.

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um novo modelo do Registro Geral (RG) e adotará o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O documento é válido em todo o país e poderá reunir dados como o título de eleitor, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, além de NIS/PIS/Pasep.

O novo modelo de RG é mais inclusivo, havendo a possibilidade de serem adicionados símbolos que identifiquem deficiências. Para requisitar, basta informar ao profissional e apresentar laudo médico que comprove a deficiência. O atual modelo tem validade até 2032. A primeira via é gratuita e a segunda via custa R$ 22,60.

Documentos obrigatórios para a emissão do novo RG

• Certidão de nascimento ou de casamento originais com selo de verificação (no caso da certidão de casamento, deve estar dentro da validade de dez anos);

• CPF.

Documentos opcionais

• NIT, PIS, PASEP;

• CNH;

• Título de eleitor;

• Tipo sanguíneo;

• Carteira profissional;

• Certificado de Reservista (para homens);

• Cartão do SUS;

• Laudo médico para pessoas com deficiência.

Médico Jacinto Lay é transferido para o Albert Einstein, em São Paulo

Foto: Divulgação

O médico neurocirurgião e piloto Jacinto Lay, de 50 anos, foi transferido na madrugada desta terça-feira (10) para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após sofrer um grave acidente aéreo no último domingo (8). Lay pilotava o avião de pequeno porte que caiu na Zona Sul de Teresina. Além dele, a manicure Kelliane Pereira, de 27 anos, também ficou gravemente ferida e segue internada na UTI.

Jacinto Lay foi inicialmente levado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), sendo transferido posteriormente para o Hospital São Marcos, no Centro da cidade, onde passou por cirurgias devido a um traumatismo cranioencefálico e múltiplas fraturas em uma das pernas. Apesar da gravidade do quadro, os médicos conseguiram estabilizá-lo, permitindo a transferência em uma UTI aérea para São Paulo. O embarque ocorreu por volta das 2h30 no Aeroporto de Teresina.

Sobre o acidente

O acidente ocorreu no bairro Lourival Parente, quando a aeronave atingiu uma van de passageiros e uma motocicleta antes de cair. Os ocupantes da van sofreram apenas escoriações leves, enquanto Kelliane, que estava na garupa da moto conduzida por seu marido, sofreu ferimentos graves. O marido de Kelliane não se feriu.

Foto: Reprodução

Caminhões da Mamografia farão atendimentos em nove cidades do Piauí em setembro

Reprodução

Os Caminhões da Mamografia vão percorrer nove cidades do Piauí em setembro, realizando exames especializados em mulheres de 40 a 69 anos. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, executada pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi).

Em Pavussu e Lagoinha do Piauí, as unidades permanecem até esta terça-feira (10). Na quarta-feira (11), os atendimentos serão encerrados em Ipiranga e iniciados em Olho d’Água do Piauí e Rio Grande do Piauí, onde fica até sábado (14). 

Na quinta-feira (12), os Caminhões da Mamografia iniciam os atendimentos em São Pedro do Piauí e Lagoa do Piauí. Na sexta-feira (13), será a vez de Dom Expedito Lopes. Por fim, a unidade adaptada chegará em Demerval Lobão na próxima segunda-feira (16).

“Essa iniciativa é fundamental para ampliarmos o acesso das mulheres a esse importante exame e reforçarmos a prevenção ao câncer de mama no estado”, destaca Dirceu Campelo, superintendente da Média e Alta Complexidade da Sesapi. 

Para ter acesso ao serviço prestado pelos Caminhões de Mamografia, as pacientes entre 40 e 69 anos precisam procurar a atenção básica dos seus municípios, para que seja realizado o encaminhamento e agendamento do exame.

Os resultados dos exames são disponibilizados, os mesmos são encaminhados às secretarias municipais para que os médicos dos municípios façam o encaminhamento adequado de cada paciente que teve acesso ao serviço.

Confira o cronograma dos Caminhões da Mamografia em setembro:

  • Rio Grande do Piauí – 11/09 até 14/09
  • Olho d’Água do Piauí – 11/09 até 11/09
  • São Pedro do Piauí – 12/09 até 19/09
  • Dom Expedito Lopes – 13/09 até 20/09
  • Lagoa do Piauí – 12/09 até 13/09
  • Demerval Lobão – 16/09 até 23/09

MPPI expede recomendação eleitoral aos municípios de Água Branca, Lagoinha do Piauí e Hugo Napoleão, para que não haja promoção de candidatos ou partidos durante festejos

Divulgação

A Promotoria de Justiça com atuação junto à 52ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Água Branca, Lagoinha do Piauí e Hugo Napoleão, expediu recomendação administrativa às prefeituras e à equipe de organização de festejos locais, com o objetivo de evitar que os eventos sejam utilizados de forma ilegal para promoção de candidatos ou partidos políticos.

Estão previstos festejos nas localidades Sambaíba dos Cardosos, Bulungão e Angicos, em Água Branca, bem como os festejos de Nossa Senhora Aparecida. Em Lagoinha do Piauí, estão marcados festejos nos povoados Estaca Zero e Baixão dos Cocos. A cidade de Hugo Napoleão também possui programação de festejos.

O promotor de Justiça William Luz, no cumprimento de suas atribuições eleitorais, recomendou que as prefeituras e os organizadores suspendam os eventos agendados, até a data das eleições. Caso isso não seja possível, não devem ser realizadas festas públicas em locais abertos, principalmente se houve aplicação de recursos públicos.

“A Constituição Federal estabelece como condição para a normalidade e legitimidade do regime democrático eleitoral a inexistência de qualquer conduta que possa caracterizar abuso de poder político e econômico, ou a prática de qualquer das condutas vedadas aos agentes públicos em ano eleitoral. Já a Lei das Eleições veda o uso promocional em favor de candidato, partido político ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo Poder Público”, pontua o promotor de Justiça.

O representante do Ministério Público recomendou ainda que as prefeituras e os organizadores de festejos se abstenham de realizar qualquer promoção pessoal de agentes públicos por meio da exposição de nomes, imagens ou voz. Não devem ser realizados discursos, falas, agradecimentos ou exposições pessoais do prefeito, do vice-prefeito, de vereadores, deputados, dirigentes de partidos políticos ou candidatos durante os eventos. Os locutores, animadores, cantores, patrocinadores e demais participantes dos eventos devem ser advertidos para que não profiram citações, elogios e agradecimentos pessoais a candidatos, dirigentes de partidos políticos ou agentes públicos.

Foi fixado o prazo de cinco dias para que as prefeituras de Água Branca, Lagoinha do Piauí e Hugo Napoleão informem se foram destinadas verbas públicas para as festividades agendadas. Em caso positivo, deve ser encaminhada documentação sobre a previsão orçamentária e os procedimentos licitatórios realizados.

O promotor de Justiça William Luz destaca que o abuso de poder econômico ou político pode sujeitar o responsável ou beneficiário à cassação do registro ou diploma e à inelegibilidade para as eleições que ocorrerem nos oito anos seguintes.

Governador entrega reforma e modernização de escola na zona leste de Teresina nesta terça (10)

Reprodução

O governador Rafael Fonteles entrega, nesta terça-feira (10), às 9h30, a reforma, modernização, ampliação e climatização do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria de Lourdes Rebelo, no Bairro de Fátima, zona leste de Teresina. A unidade recebeu um investimento de mais de R$ 2 milhões em infraestrutura e mais de R$ 480 mil em materiais e equipamentos. 

Executada pela Secretaria da Educação (Seduc), por meio do Programa Moderniza Seduc, a obra contemplou a reforma de 10 salas de aula e a construção de sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), biblioteca, laboratório de informática, laboratório de ciências, vestiários (banheiros com chuveiros), modernização do refeitório, subestação e climatização. 

A escola atende 695 estudantes matriculados nas  1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio e oferece o Curso Técnico em Marketing Digital. Em 2025, o Ceti será transformado em tempo integral. 

O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforça que o compromisso do governo Rafael Fonteles é de fortalecer a qualidade das escolas estaduais, tanto na infraestrutura, como na gestão escolar e na aprendizagem dos estudantes.

“Sabemos que uma escola com boa estrutura motiva tanto alunos como professores. Acreditamos que, com a climatização e a reforma, teremos um ambiente escolar mais propício e motivador. Esse é o modelo físico que vamos levar a todas as escolas Seduc. É um investimento para o futuro dos nossos jovens”, completou o gestor.

Serviço:

 Entrega da reforma, ampliação e climatização do Ceti Profª Maria de Lourdes Rebelo

 Data: 10 de Setembro (terça-feira)

Horário: 9h30

Local: Rua Angélica, s/nº, bairro Fátima – Teresina