Com discussões sobre empreendedorismo, transporte e a revitalização do Centro Comercial, o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI) realizou ontem terça-feira (10) a primeira de uma série de conversas com os candidatos à prefeitura de Teresina. O primeiro dos convidados foi o ex-prefeito Silvio Mendes (União Brasil).
O evento reuniu empresários filiados à entidade patronal para uma conversa aberta, com direito a perguntas do público sobre os mais variados temas ligados à categoria. Para o candidato, o evento foi uma oportunidade para discutir sobre as suas propostas, destacando a importância do Sindilojas/PI nas discussões sobre eixos como o Centro da cidade e a economia local.
“Foi um momento muito bom para discutir com nossos empreendedores sobre a cidade, sobre as demandas dessa categoria tão importante para a economia, e principalmente no que se refere ao Centro da cidade, já que, qualquer intervenção no Centro da capital passa por uma discussão com o Sindilojas/PI”, afirmou Silvio Mendes.
Presente no evento, o empresário Agnelo Prudêncio de Carvalho, proprietário do Centro Musical, elogiou a iniciativa e apontou a importância de se conhecer e discutir as propostas dos futuros administradores da cidade.
“É uma iniciativa muito louvável, porque a gente tem que conhecer quem são realmente os administradores que vão gerir o nosso dia a dia. Então, nós temos que participar de uma conversa com essa importância. Nas próximas oportunidades também pretendo participar, porque é de grande importância conhecer os pontos de vista de cada um”, destacou.
De acordo com o presidente do Sindilojas/PI, Tertulino Passos, o evento foi positivo para conhecer mais das propostas do candidato, destacando a importância de se conhecer mais das ideias e propostas apresentadas. Ele ainda afirmou que aguarda a confirmação dos convites enviados aos demais postulantes à Prefeitura para marcar as próximas conversas.
“Esse é o primeiro bate-papo que nós estamos tendo com os candidatos, e isso é bom porque você vai trocando ideias, tendo uma noção exatamente do que que eles estão pensando para nossa cidade, então é importante esse momento para que a gente possa conhecer as propostas. Com isso, podemos dizer que já temos um norte, e daí tirar mais detalhes do que vem pela frente”, declarou.
A produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) registrou, em agosto, 163.960 unidades fabricadas, sendo o melhor desempenho para o mês desde 2012, e uma quantidade 11,4% maior que a anotada em julho. No ano, a produção atinge 1.179.161 motocicletas, 12,1% acima do registrado em igual período de 2023.
A produção de bicicletas, também no polo industrial, totalizou 33.452 unidades em agosto, 17% acima da produção de julho.
No acumulado do ano, de janeiro a agosto, 245.421 bicicletas saíram das linhas de montagem, embora esse número tenha sido 29,2% menor na comparação com igual período de 2023. As informações são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
Em nota, a Abraciclo informa que o mercado para aquisição de motocicletas continua aquecido, principalmente modelos de baixa cilindrada que são mais econômicos; os preços são mais acessíveis tanto para a pessoa que compra sua primeira moto quanto para quem está trocando de modelo.
Em agosto, os emplacamentos somaram 163.929 unidades, 4,5% a mais do que em julho e 14,8% na comparação com agosto de 2023. Esse foi o melhor resultado para o mês nos últimos 13 anos. A média diária de vendas foi de 7.451 unidades, com destaque para as motocicletas de baixa cilindrada que detém 78,9% de participação no mercado.
Estiagem
O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, disse que as fábricas do Polo Industrial de Manaus estão atentas aos efeitos da estiagem que afeta a região e o momento exige atenção dos produtores.
“As empresas estão tomando medidas preventivas para garantir o abastecimento das linhas de produção. Além disso, outras alternativas logísticas para o recebimento dos insumos e o transporte dos produtos estão sendo realizadas. A meta é minimizar eventuais impactos futuros por conta do baixo nível dos rios”, explicou.
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Gerência de Análise Criminal e Estatística e da Gerência de Dados Cartográficos da Segurança Pública do Piauí (DATASSSP), divulgou, ontem terça-feira (10), uma análise das ocorrências de furtos e roubos nos seis primeiros meses de 2024 em oito municípios piauienses. O estudo revelou uma redução de 72,73% nos casos. O mês de agosto apresentou uma queda ainda mais significativa, com 75% menos furtos registrados.
A avaliação foi realizada nos municípios de São Raimundo Nonato, Jurema, Coronel José Dias, Anísio de Abreu, São Miguel da Baixa Grande, Santa Cruz dos Milagres, São Félix do Piauí e Barro Duro. Essas regiões foram alvo da Operação Rastreados, conduzida pela Superintendência de Operações Integradas da SSP (SOI).
O delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, destacou como positivo os resultados da nova política pública de enfrentamento ao roubo e furto de veículos, lançada em 3 de julho. “Nas cidades onde a Operação Rastreados foi deflagrada, o projeto já demonstra ser eficaz, com uma drástica diminuição dos casos de roubos e furtos de veículos”, afirmou o delegado.
O governador Rafael Fonteles inaugurou, ontem terça-feira (10), a reforma do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria de Lourdes Rebelo, localizado no bairro de Fátima, zona leste de Teresina. Com infraestrutura renovada, incluindo laboratórios e biblioteca, a escola recebeu um investimento de mais de R$ 2,5 milhões.
O Ceti Lourdes Rebelo, como é conhecido, está se adaptando para funcionar de forma 100% em tempo integral até 2025. Atualmente, com 678 alunos matriculados, a escola já oferta a disciplina profissionalizante de Marketing Digital.
Rafael Fonteles destaca que a meta é ter todas as escolas estaduais do Piauí funcionando em tempo integral. “Para isso, a infraestrutura física e tecnológica dessas escolas precisa melhorar. E é o que está acontecendo toda semana, estamos inaugurando uma reforma, ampliação e modernização de uma escola. Está em um imóvel pequeno, mas que agora está em condições de ter um processo de ensino-aprendizagem mais robusto”, aponta o gestor.
Washington Bandeira, secretário da Educação, conta que a Seduc está com obras em todo o Piauí. “Desde o ano passado, foram mais de 30 escolas, nós temos aí mais de 20 prontas para inaugurar e mais de 300 obras em andamento nesse processo de transformação de todas as escolas em ensino de tempo integral. Desta forma, teremos melhores resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)”, considera.
Comunidade escolar aprova mudanças
A diretora do Ceti Lourdes Rebelo, Maria do Livramento, ficou contente com a nova estrutura da escola. “Agora, temos laboratório de matemática, que nós não tínhamos, ciências, computação, e também a biblioteca. Não tenho dúvida de que esses benefícios só contribuirão para a melhoria do nosso alunado e, consequentemente, o ensino-aprendizado da nossa casa”, comemora a gestora.
Os alunos também estão gostando das mudanças. Gabriel Andrade de Souza, aluno do 2º ano, acredita que a nova infraestrutura vai permitir uma formação mais completa. “Essas mudanças vão ter um grande benefício, um impacto muito forte na vida dos estudantes. Aqui temos uma sala focada em matemática, que vai dar essa curiosidade do aluno querer entender sobre matemática e fazer esses esforços”, afirma o estudante.
Rillayri Fernandes, colega de sala de Gabriel, reforça que as mudanças foram significativas. “A gente tem um lugar estável e apropriado para saber o que a gente quer para nosso futuro. Assim, buscamos mais aprendizado e o que queremos para nossas vidas. A escola está perfeita”, define a aluna.
Infraestrutura completa
A obra contemplou a reforma de 10 salas de aula e a construção de sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), biblioteca, laboratório de informática, laboratório de ciências, vestiários (banheiros com chuveiros), modernização do refeitório, subestação e climatização.
Ao todo, foram investidos R$ 2.003.913,16 para materiais e equipamentos, além de R$ 499.867,10 para a reforma, totalizando R$ 2.503.780,26.
Assista ao vídeo acima com as declarações da deputada Amanda Gentil e Fábio Gentil:
A deputada federal Amanda Gentil, de Caxias, gravou vídeo na manhã de segunda-feira (9) para esclarecer que o vereador Pedro Augusto, o PA, é o único candidato a vereador nesta eleição em Timon a receber o apoio dela.
A gravação aconteceu após na semana passada a parlamentar ter gravado vídeo ao lado do também candidato a vereador Daniel Coimbra.
No vídeo gravado nesta segunda-feira , Amanda Gentil ao lado do pai o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, reforçou que seu apoio ao vereador PA é fato que não muda para esta eleição e salientou que o vereador foi um aliado importante para sua eleição em 2022, quando naquele pleito Amanda Gentil obteve quatro mil votos em Timon fruto do trabalho de apoio do parlamentar municipal timonense.
O prefeito de Caxias, Fábio Gentil também reforçou a parceria com o vereador PA e o compromisso com a eleição dele em Timon.
O gestor junto com a filha também já se comprometeram a participar do comício de encerramento da campanha de PA no dia 2 de outubro próximo em Timon.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, ontem terça-feira (10), a criação de Cadastro Estadual de pessoas condenadas por crime de violência contra a mulher; e a prioridade das mulheres responsáveis por unidade familiar, vítimas de violência doméstica e de baixa renda, nos programas de habitação. A primeira matéria é de autoria da deputada Vanessa Tapety (MDB) e a segunda de Ana Paula (MDB).
Vanessa Tapety explicou seu projeto de lei afirmando que o objetivo principal é proporcionar maior visibilidade e segurança no enfrentamento à violência de gênero. “Visa aumentar a transparência em relação aos infratores e permitir que a sociedade, bem como as autoridades, tenham acesso a dados essenciais para a proteção das vítimas e a prevenção de novos crimes”, diz.
Ana Paula, em relação ao seu projeto, afirmou que “é inaceitável que as mulheres responsáveis pela unidade familiar, as mulheres vítimas de violência doméstica e as mulheres em situação de vulnerabilidade social, sejam obrigadas a conviver com o seu agressor após terem tido a sua compleição física e a sua dignidade ultrajadas e vilipendiadas pelos seus ‘companheiros’”.
Cadastro de Pedófilos – Vanessa Tapety também propôs e foi aprovada na CCJ a matéria que busca criar o Cadastro Estadual de Pedófilos e Agressores Sexuais no Estado do Piauí.
Isenção a taxistas – O Indicativo do deputado Thales Coelho (PP) que prevê a isenção do ICMS na aquisição de pneus por taxistas para utilização no transporte autônomo de passageiros foi aprovado na CCJ.
Utilidade Pública – A Comissão votou favoravelmente o reconhecimento de Utilidade Pública à Associação Freitense dos Autistas e à Associação de Desenvolvimento Comunitário Construindo Alianças. As matérias são de autoria, respectivamente, de Franzé Silva (PT) e B. Sá (PP).
Título de Cidadania – A CCJ também aprovou a concessão do título de cidadania piauiense ao padre Fábio de Melo, à médica Ludhmila Abrahão Hajjar e ao ministro do Superior Tribunal de Justiça Marco Aurélio Bellizze Oliveira. Os deputados propositores são, respectivamente, Marden Menezes (PP), Georgiano Neto (MDB) e Pablo Santos (MDB).
Patrimônio Cultural – O deputado Gustavo Neiva (PP) deu parecer favorável ao reconhecimento de dois festejos católicos como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado que foram propostos pela deputada Vanessa Tapety. As festividades abrangidas são o Festejo de Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras, e o Festejo de Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas.
O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou, ao longo de 2023, 11.502 internações relacionadas a lesões em que houve intenção deliberada de infligir dano a si mesmo, o que dá uma média diária de 31 casos. O total representa um aumento de mais de 25% em relação aos 9.173 casos registrados quase dez anos antes, em 2014. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (11) pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede).
Em nota, a entidade lembrou que, nesse tipo de circunstância, médicos de emergência são, geralmente, os primeiros a prestar atendimento ao paciente. Para a associação, o aumento de internações por tentativas de suicídio e autolesões reforça a importância de capacitar esses profissionais para atender aos casos com rapidez e eficiência, além de promover acolhimento adequado em situações de grande fragilidade emocional.
Segundo a Abramed, os números, já altos, podem ser ainda maiores, em função de possíveis subnotificações, registros inconsistentes e limitações no acesso ao atendimento em algumas regiões do país. Os dados mostram que, em 2016, houve uma oscilação nas notificações de internação por tentativas de suicídio, com leve queda em relação aos dois anos anteriores. O índice voltou a subir em 2018, com um total de 9.438 casos, e alcançou o pico em 2023.
Estados e regiões
A análise regional das internações por lesões autoprovocadas revela variações entre os estados brasileiros. Para a associação, em alguns deles, foi registrado “um crescimento alarmante”. Alagoas, por exemplo, teve o maior aumento percentual de 2022 para 2023 – um salto de 89% nas internações. Em números absolutos, os casos passaram de 18 para 34 no período.
A Paraíba e o Rio de Janeiro, de acordo com a entidade, também chamam a atenção, com aumentos de 71% e 43%, respectivamente. Por outro lado, estados como São Paulo e Minas Gerais, apesar de registrarem números absolutos elevados – 3.872 e 1.702 internações, respectivamente, em 2023 –, registraram aumentos percentuais menores, de 5% e 2%, respectivamente.
Num movimento contrário, alguns estados apresentaram reduções expressivas no número de internações por tentativas de suicídio e autolesões no ano passado. Amapá lidera a lista, com uma queda de 48%, seguido pelo Tocantins (27%) e Acre (26%).
A Abramed destaca que a Região Sul como um todo enfrenta “tendência preocupante” de aumento desse tipo der internação. Santa Catarina apresentou crescimento de 22% de 2022 para 2023, enquanto o Paraná identificou aumento de 16%. O Rio Grande do Sul ficou no topo da lista, com aumento de 33%.
Perfil
De acordo com a associação, o perfil de pacientes internados por lesões autoprovocadas revela uma diferença significativa entre os sexos. Entre 2014 e 2023, o número de internações de mulheres aumentou de 3.390 para 5.854. Já entre os homens, o total de internações caiu, ao passar de 5.783 em 2014 para 5.648 em 2023.
Em relação à faixa etária, o grupo de 20 a 29 anos foi o mais afetado em 2023, com 2.954 internações, seguido pelo grupo de 15 a 19 anos, que registrou 1.310 casos. “Os números ressaltam a vulnerabilidade dos jovens adultos e adolescentes, que, juntos, representam uma parcela significativa das tentativas de suicídio”, avaliou a entidade.
Já as internações por lesões autoprovocadas entre pessoas com 60 anos ou mais somaram 963 casos em 2023. Outro dado relevante é o aumento das internações entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos – em 2023, foram 601 registros, quase o dobro do observado em 2011 (315 internações).
Para a Abramede, embora o atendimento inicial desses casos necessite de “foco técnico”, é importante que a abordagem inclua também a identificação de sinais de vulnerabilidade emocional, com o objetivo de oferecer suporte integrado. A entidade avalia que uma resposta rápida e humanizada pode fazer a diferença no prognóstico desses pacientes, além de ajudar na prevenção de novos episódios.
Setembro Amarelo
No Brasil, uma das principais campanhas de combate ao estigma na temática da saúde mental é o Setembro Amarelo que, este ano, tem como lema Se Precisar, Peça Ajuda. Definido por diversas autoridades sanitárias como um problema de saúde pública, o suicídio, no país, responde por cerca de 14 mil registros todos os anos. Isso significa que, a cada dia, em média, 38 pessoas tiram a própria vida.
Na avaliação do psicólogo e especialista em trauma e urgências subjetivas Héder Bello, transtornos mentais representam fatores de vulnerabilidade em meio à temática do suicídio – mas não são os únicos. Ele cita ainda ser uma pessoa LGBT, estar em situação de precariedade financeira ou social, ser refugiado político ou enfrentar ameaças, abuso ou violência. “Esses e outros fatores contribuem para processos de ideação ou até de tentativa de suicídio.”
“Políticas públicas que possam, de alguma maneira, falar sobre esse assunto, sem tabu, são importantes. Instrumentos nas áreas de educação e saúde também podem ser amplamente divulgados – justamente pra que a gente possa mostrar que existem possibilidades e recursos amplos para lidar com determinadas situações que são realmente muito estressantes e de muita vulnerabilidade.”
Cenário global
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, todos os anos, mais de 700 mil pessoas em todo o mundo tiram a própria vida. A entidade alerta para a necessidade de reduzir o estigma e encorajar o diálogo aberto sobre o tema. A proposta é romper com a cultura do silêncio e do estigma, dando lugar à abertura ao diálogo, à compreensão e ao apoio.
Números da entidade mostram que o suicídio figura, atualmente, como a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. A OMS cita consequências sociais, emocionais e econômicas de longo alcance provocadas pelo suicídio e que afetam profundamente indivíduos e comunidades como um todo.
Reduzir a taxa global de suicídio em pelo menos um terço até 2030 é uma das metas dos chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Os desafios que levam uma pessoa a tirar a própria vida são complexos e associam-se a fatores sociais, econômicos, culturais e psicológicos, incluindo a negação de direitos humanos básicos e acesso a recursos”, destacou a OMS.
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (11), a Operação Cherut para reprimir o crime de extorsão praticado contra o gerente de uma agência da Caixa em Teresina, capital do Piauí. Equipes também cumpriram cinco mandados judiciais, sendo dois mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária em São Paulo capital, e um mandado de busca e apreensão na capital piauiense. As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Federal de Teresina.
A corporação explica que a investigação teve início há seis dias, quando foi denunciado por meio da inteligência da Caixa, um elevado número de fraudes relacionadas a empréstimos bancários. Os criminosos cooptavam pessoas laranjas, que criavam empresas de fachada e, sob ameaça do chefe do grupo criminoso, o gerente liberava empréstimos para essas empresas.
Até o momento, foram identificadas 35 pessoas jurídicas criadas nessas condições e um prejuízo superior a R$ 3 milhões no Giro Caixa, modalidade de linha de crédito destinada a empresas de todos os portes que desejam aumentar seu capital de giro.
Na última segunda-feira (9), uma mulher foi presa em flagrante em Teresina ao tentar obter empréstimo em uma agência da Caixa para uma empresa real, mas utilizando dados financeiros e contábeis fraudados. Os investigados podem ser responsabilizados, além do crime de extorsão, por falsificação de documentos, estelionato, e outros que venham a ser identificados no decorrer da investigação policial.
No mês da campanha Setembro Amarelo, a CS Grãos do Piauí, empresa controlada pela CS Infra, tem desenvolvido uma série de ações que visam discutir sobre o bem-estar mental aliado ao físico. Recentemente, a Concessionária realizou mais um Diálogo Diário de Segurança (DDS) e, desta vez, o tema foi “Vamos cuidar da nossa saúde”.
O momento contou com a participação da equipe do SENAC-PI e, na ocasião, além do diálogo, alunos e coordenadora pedagógica realizaram exames de rotina, a exemplo da aferição de glicemia e pressão arterial. Neste mês, a empresa ainda realizará novos diálogos e ações dentro da temática nos dias 13, 20 e 27, compartilhando com os colaboradores informações pertinentes sobre saúde mental. Inclusive, o dia 20 contará com atividade de ioga.
O olhar atento à equipe faz parte dos pilares da CS Grãos do Piauí, que trabalha diariamente para manter ambientes de trabalho saudáveis e seguros para todos os colaboradores.
Atendimento aos usuários
O usuário que percorre as vias pode solicitar assistência por meio do telefone 0800 262 0397 que está disponibilizado no site https://csgraosdopiaui.com.br/ e também nas placas de sinalização vertical instaladas ao longo das rodovias.
Sobre a CS Infra
A CS Infra é uma plataforma de gestão de concessões de longo prazo do Grupo Simpar (SIMH3). Criada em 2021, tem o objetivo de atuar na melhoria da prestação de serviços e aumento da produtividade de concessões já estruturadas em setores da economia real brasileira. É responsável pelo BRT (Bus Rapid Transit) de Sorocaba, com a modernização, implementação e gerenciamento desse sistema de transporte; CS Grãos do Piauí, responsável pela operação e manutenção de 584,04 km da Rodovia Transcerrados (PI-397, PI-262, PI-247, PI-391 e PI-392), sendo a maior concessão de rodovias das regiões Norte e Nordeste; CS Portos, com a administração dos terminais ATU-12 e ATU-18, contribuindo com a eficiência do processo logístico e de escoamento de cargas na Bahia; e a CS Mobi Cuiabá, responsável pelo projeto de modernização e revitalização da região central de Cuiabá (MT)
O Hospital Areolino de Abreu realiza Campanha de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio. A iniciativa, alinhada ao Setembro Amarelo, visa conscientizar os colaboradores e o público em geral sobre a importância de cuidar da saúde mental, oferecendo as informações necessárias e distribuição de material educativo.
“A campanha destaca a importância de falar sobre o tema, quebrando estigmas e incentivando a busca por ajuda em momentos de crise. Profissionais especializados do hospital estão oferecendo palestras, rodas de conversa e materiais educativos, voltados tanto para a comunidade em geral quanto para profissionais de saúde”, destaca a coordenadora do núcleo de educação permanente em saúde Márcia Astrês.
O dia D contou com atividade educativa com o tema: “Mãos amigas: O suicídio como um problema de todos”, ministrada pelas estudantes de psicologia Lívia Maria, Adriana Ribeiro e a palestra: “Abordagem e Prevenção ao Suicídio”, ministrada pela psicóloga Walquíria Cunha.
O Hospital Areolino de Abreu reafirma seu compromisso com a saúde mental, incentivando a valorização da vida e oferecendo suporte a quem mais precisa. A mensagem principal é clara: “Você não está sozinho. Falar é o primeiro passo para a cura”, finaliza a diretora geral da unidade de saúde Cida Santiago.
A campanha acontece durante todo o mês de setembro com ações direcionadas aos setores internos do hospital incentivando aqueles que enfrentam dificuldades emocionais a buscar ajuda e ajudar ao próximo.