Quinta-feira, Junho 25, 2026
34.8 C
Teresina

Silvio Mendes define nomes para equipe de transição na Prefeitura de Teresina

Foto: Divulgação

O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), anunciou a formação da equipe de transição que auxiliará na troca de governo até a posse oficial em 1º de janeiro de 2025. A equipe será liderada pelo vice-prefeito eleito, Jeová Alencar (Republicanos), e contará com os seguintes membros:

  • Jeová Alencar (líder da equipe)
  • Daniel Pereira
  • Isaac Meneses
  • João Pádua
  • Joel Rodrigues
  • José João
  • Marco Antônio Ayres
  • Marcos Elvas
  • Miguel Oliveira
  • Wilson Gomes

A equipe de transição tem a função de analisar e obter informações sobre a atual administração da Prefeitura de Teresina, abordando áreas como finanças, contabilidade, patrimônio municipal, obras em andamento, convênios, processos de licitação, prestação de contas, entre outros aspectos importantes para o planejamento do novo governo.

Além disso, a transparência será um dos pilares desse processo, garantindo que a gestão atual deixe todos os dados necessários para uma transição organizada e eficiente.

Política Estadual irá fomentar pesquisas, qualificação profissional e tecnologias voltadas ao hidrogênio verde no Piauí

Reprodução

O governador Rafael Fonteles sancionou lei que cria a Política Estadual de Pesquisa, Desenvolvimento e Qualificação de Mão de Obra para Produção de Hidrogênio Verde (H₂V). O objetivo da política é fomentar a pesquisa científico-tecnológica, qualificação profissional e o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para o setor de produção de H₂V.

A política irá incentivar a realização de pesquisas e estudos sobre a cadeia produtiva do H₂V, além de promover a qualificação nesta área dos estudantes piauienses, especialmente nos níveis médio, técnico e superior. De forma geral, a política irá atuar na qualificação de todos os envolvidos na cadeia produtiva.

Ela busca, especialmente, contribuir com a redução das emissões dos gases de efeito estufa e mitigação dos efeitos da mudança do clima advindos da cadeia produtiva do H₂V, bem como a redução de seus respectivos custos, buscando efeitos positivos nos âmbitos sociais, econômicos, ambientais e de saúde, potencializando as vantagens resultantes da implantação do mercado de H₂V. 

Outra prioridade da política é a busca por parcerias para o fortalecimento e oferta de cursos em nível técnico e superior voltados para áreas associadas à produção, processamento e utilização de H₂V, impulsionando a atuação dos centros de ensino técnicos, faculdades e universidades.

A lei nº 8.515, que cria a Política Estadual de Pesquisa, Desenvolvimento e Qualificação de Mão de Obra para Produção de Hidrogênio Verde, foi publicada, ontem quinta-feira (10), no Diário Oficial do Estado, e já se encontra em pleno vigor. A lei sancionada é de autoria do deputado estadual Rubens Vieira.

CNI aumenta de 2,4% para 3,4% a projeção de crescimento do PIB de 2024

Reprodução/Internet

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve subir de 2,4% para 3,4% em 2024, projeta o Informe Conjuntural do 3º Trimestre, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ontem quinta-feira (10).

O superintendente de Economia da CNI, Mário Sérgio Telles explica o que levou a entidade a rever o crescimento do PIB deste ano de forma expressiva: “A CNI aumentou a previsão do PIB de 2024, principalmente, por causa do desempenho da economia no primeiro semestre, que foi muito positivo, acima das nossas expectativas”.

Além disso, segundo Telles, “os fatores que têm contribuído para o crescimento não devem desaparecer até o fim do ano e o segundo semestre vai ter como base de comparação o período mais fraco da atividade em 2023”.

Entre as razões para o desempenho da economia, sobretudo para sustentar a demanda e o investimento, estão o aumento do consumo das famílias, consequência de um mercado de trabalho aquecido; a alta da massa salarial e a maior oferta de crédito; além dos gastos do governo.

Apesar de prever menor intensidade, a confederação acredita que esses fatores seguirão impulsionando a atividade na segunda metade de 2024. 

Crescimento

A nova edição do Boletim de Mercado de Trabalho do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada nesta quarta-feira (9), confirma o quadro positivo relativo ao mercado de trabalho apontado pela CNI. Com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ipea ressalta que a força de trabalho e a população ocupada estão nos maiores maiores níveis registrados desde o início da série histórica da PNAD Contínua em 2012.

Em 2024, o Brasil registrou um aumento de 1,7% na força de trabalho, alcançando mais de 109 milhões de trabalhadores. Já a quantidade de cidadãos ocupados cresceu 3%, totalizando 101,8 mi de pessoas. A taxa de desocupação caiu 6,9%, esse é o menor número desde 2014.

O emprego formal também apresentou crescimento, com uma alta de 4 % em comparação ao segundo trimestre de 2023, segundo os dados da PNAD Contínua. Além disso, o Novo Caged registrou a criação de 1,7 mi de novas vagas com carteira assinada.

A Polícia Civil prende homem por crime de roubo na zona norte da capital

Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Piauí efetuou na noite de quinta-feira (10/10) a prisão de A.C. do N. F., de 45 anos em cumprimento de mandado de prisão por roubo.

A prisão foi realizada pela Diretoria de Operações Policiais – DEOP, em uma lanchonete situada no bairro Água Mineral, zona norte de Teresina, de propriedade do acusado, e decorre de condenação por roubo praticado no ano de 2011, que ocasionou numa condenação de nove anos e quatro meses de prisão. Na ocasião, A.C. do N. F., acompanhado de um comparsa, efetuou roubo a funcionários de uma empresa que resultou na subtração de 47 mil reais.

De acordo com o diretor do DEOP, delegado Tales Gomes, policiais civis da diretoria identificaram Na noite de hoje, após ser identificado o acusado que tentou fugir no momento da abordagem. “Ele tentou fugir para o interior de sua lanchonete e foi devidamente contido e preso. O acusado já responde a outros processos, como receptação e tráfico”, completou o delegado.

Após a diligência de prisão o preso foi apresentado à Central de Flagrantes. FAÇA SUA DENÚNCIA ☎️ 86-99991-0455. SIGILO ABSOLUTO.

Em transição para complexo materno-infantil, Hospital Justino Luz realiza primeira cirurgia pediátrica

Em processo de transição para se tornar um complexo materno-infantil, o Hospital Regional Justino Luz, em Picos, realizou, ontem quinta-feira (10), sua primeira cirurgia pediátrica. Foi feita uma hernioplastia inguinal em uma criança de 6 anos, do município de Paulistana.

“O procedimento foi realizado pelo cirurgião pediátrico José Lucas. A cirurgia durou cerca de 25 minutos. A paciente reagiu bem e provavelmente receberá alta no final da tarde. Daqui a uma semana, a paciente retornará para uma consulta de reavaliação”, explica o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade, Dirceu Campelo.

Em junho, com a inauguração do novo Hospital Regional de Picos, o Justino Luz ganhou uma Unidade de Internação Pediátrica. A nova ala pediátrica é composta por 28 leitos, um posto de enfermagem, áreas de repouso e uma sala de brinquedoteca, proporcionando um ambiente mais confortável e acolhedor para as crianças internadas e suas famílias.

Além da unidade de saúde de Picos, a Secretaria de Estado da Saúde também oferece o serviço de cirurgia pediátrica no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano; no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, na cidade de Parnaíba; no Hospital Infantil Lucídio Portella, em Teresina; no Hospital Estadual Gerson Castelo Branco, em Luzilândia; e no Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri.

Henrique Pires quer discutir a atuação dos institutos de pesquisa nas eleições 2024

Reprodução/ALEPI

O deputado Henrique Pires (MDB) apresentou, ontem quarta-feira (9), requerimento para a realização de audiência pública com o objetivo de debater a participação dos institutos de pesquisa que atuaram na campanha eleitoral de 2024. A proposição foi lida no pequeno expediente da sessão plenária e deve ser colocada em votação na próxima sessão deliberativa.



“O resultado das eleições demonstrou de maneira inquestionável que existiram enormes discrepâncias entre pesquisas contratadas e divulgadas pelos institutos de opinião pública do Estado do Piauí durante a corrida eleitoral e o resultado da votação oficial obtido no dia 06 de outubro de 2024”, justifica o emedebista.



De acordo com Henrique Pires, “seja por falha sistemática, seja por dolo em fraudar, essas instituições têm conseguido induzir o eleitor a optar pelo voto útil, qual seja: o que reduz as opções de voto ao primeiro ou ao segundo colocado nas pesquisas, em detrimento do voto de princípios”.



O parlamentar quer discutir especialmente as pesquisas para prefeito do município de Canto do Buriti. “Os institutos de pesquisa divulgavam insistentemente dados onde o candidato Dr. Guilherme Oliveira (PT) estaria na frente, […] sendo que o candidato Dr. Felipe Alves (MDB) teve quase o dobro de votos dos seus concorrentes”, frisou.

Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Começam nesta quinta-feira (10) e vão até o dia 28 deste mês as inscrições para o concurso dos Correios que vai preencher 3.511 vagas em todo o país. As inscrições devem ser feitas pela internet, no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), instituição responsável pelo concurso.

As taxas de inscrição estão em R$ 39,80 para nível médio e R$ 42 para superior. Doadores de medula óssea em entidades cadastradas no Ministério da Saúde e os inscritos no CadÚnico têm direto à isenção da taxa de inscrição.

Conforme o edital, serão 3.099 vagas para nível médio na função de agentes. Nesses casos, os salários partem de 2.429,26. O concurso oferece mais 412 postos em nível superior para o cargo de analista, com vencimentos iniciais de R$ 6.872,48.

No caso das vagas destinadas aos candidatos com formação em nível superior estão oportunidades para advogados, analistas de sistemas, arquitetos, arquivistas, assistentes sociais e engenheiros. Pelo edital, 30% das vagas são para pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas. Outros 10% estão reservadas para pessoas com deficiência.

Entre os benefícios estão vale alimentação e refeição, vale-transporte, auxílio creche ou babá e a opção de contar com plano de saúde e previdência complementar.

Segundo a direção da empresa, a realização do concurso visa a enfrentar uma demanda acumulada por mais de uma década sem contratações em nível nacional. Além de suprir a demanda por mais profissionais, a contratação de novos funcionários vai evitar a sobrecarga de trabalho.

O concurso, de abrangência nacional, poderá ser feito em até 306 localidades espalhados em todos os estados e o Distrito Federal, com as provas previstas para 15 de dezembro.

O prazo de validade do concurso é de um ano a partir da homologação dos resultados finais, com a possibilidade de prorrogação de mais 12 meses.

CNU: prazo para entrega de títulos é prorrogado para sexta-feira (11)

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) prorrogou o prazo para entrega da documentação da Prova de Títulos do Concurso Nacional Unificado (CNU). Agora, os candidatos classificados em todos os blocos têm até sexta-feira (11), até 23h59, para enviar a documentação comprobatória dos títulos.

O prazo anterior terminava nesta quinta-feira (10) para todos os blocos, com exceção do bloco 4, que teve as notas divulgadas horas depois dos demais blocos após um imbróglio judicial. Para os candidatos desse bloco, o prazo para entrega de títulos era dia 11 de outubro. Na manhã de hoje, porém, o MGI, retificou a informação no Diário Oficial e alterou o prazo para todos os oito blocos.

Títulos

Os candidatos classificados em cargos que possuem essa etapa devem enviar a documentação comprobatória exclusivamente pela área do candidato, no site do concurso, mesmo local onde foi feita a inscrição.

A comprovação de títulos é apenas classificatória; portanto, a classificação do candidato pode mudar de acordo com a pontuação obtida na etapa. Os candidatos que não enviarem a documentação dentro deste prazo receberão nota zero nesta avaliação. Entretanto, a ausência de títulos não implicará na desclassificação do candidato, que manterá a pontuação obtida nas etapas anteriores do certame.

A família Tasty está turbinada: Méqui lança Tasty Turbo e Tasty Turbo Queijo com 50% mais carne

Além de 50% mais carne, os novos sanduíches da linha mantém a seleção deliciosa e premium de ingredientes e o amado molho Tasty.

São Paulo, outubro de 2024 – Os Tasty Lovers terão 50% mais motivos para ir ao Méqui! A família Tasty está de cara nova com o lançamento de Tasty Turbo e Tasty Turbo Queijo. Os novos sanduíches da linha agora possuem 50% mais carne que as versões anteriores*, com dois hambúrgueres de carne 100% bovina, mantendo a seleção deliciosa e premium de ingredientes e, claro, o icônico molho Tasty que tem uma legião de fãs.

“A Família Tasty é emblemática para o Méqui e muito amada pelos nossos consumidores, mas sempre dá para deixar a experiência do cliente ainda mais irresistível e turbinada. Com essa missão, trouxemos sanduíches com 50% mais carne e que são perfeitos para atender as grandes fomes dos nossos McLovers, entregando uma explosão de sabor”, comenta Sergio Eleuterio, diretor de marketing do McDonald’s no Brasil.

Para anunciar as novidades turbinadas, a campanha “Novo Tasty Turbo. Impossível não se impressionar”, criada pela GALERIA.ag, mostra uma pessoa que não se impressiona com nada, nem mesmo com a aventura e adrenalina de uma super montanha russa, mas que não resiste à emoção que é o novo Tasty Turbo com 50% mais carne. A campanha vai contar com filme de 30”, produzido pela Crème Company e Loud+, que pode ser conferido na TV aberta e fechada, e nos perfis oficiais do Méqui nas redes. A comunicação ainda contempla desdobramento para OOH e plataformas digitais, e estratégia com criadores de conteúdo. Confira aqui o filme completo.

A nova Família Tasty está disponível nos restaurantes de todo o país para pedidos no balcão, totens de autoatendimento, Drive-Thru, no app do Méqui pelo McDelivery ou Peça e Retire.

IDOMED abre inscrições para Vestibular Unificado de Medicina com provas online e presenciais

Divulgação

Com 1.096 Vagas em renomadas instituições, processo seletivo atende à crescente demanda por profissionais médicos no país.

O Instituto de Educação Médica (IDOMED), um dos maiores grupos de educação médica do Brasil, está com inscrições abertas para o Vestibular Unificado de Medicina, oferecendo uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar na área. Com uma única prova, os candidatos têm a chance de conquistar uma vaga em uma das 16 instituições de ensino vinculadas ao IDOMED. O processo seletivo conta com duas modalidades de prova: online e presencial, atendendo a diferentes perfis de candidatos.

A prova será realizada no dia 13 do mês de outubro. Para quem prefere o formato tradicional, o edital para a prova presencial já está disponível, com as inscrições abertas até 8 de novembro e o exame marcado para 15 de novembro. Além do vestibular 2025.1, os candidatos também poderão concorrer às vagas aplicando o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de anos anteriores (2010 até 2023), e por meio da certificação internacional (IB/ABITUR).

Silvio Pessanha Neto, CEO do IDOMED, ressalta o compromisso da instituição em proporcionar uma formação médica de alta qualidade, com foco no desenvolvimento humanizado dos profissionais de saúde, aliado a tecnologias de ponta e uma infraestrutura de excelência. “Nossa meta é oferecer não apenas um processo seletivo mais eficiente, mas também uma formação que esteja à altura das exigências do mercado de trabalho e das necessidades da sociedade. Queremos que nossos alunos tenham acesso às melhores ferramentas de ensino e recursos tecnológicos, permitindo que eles se tornem médicos preparados para enfrentar os desafios contemporâneos da profissão. Além disso, nossa infraestrutura foi pensada para proporcionar uma experiência educacional completa, desde os primeiros anos de estudo até a prática clínica.”, afirma Pessanha.

A mais moderna faculdade de medicina do Brasil

Com um foco em tecnologia de ponta, infraestrutura de última geração e métodos de ensino que preparam os futuros médicos para as demandas contemporâneas do campo da saúde, o IDOMED oferece uma experiência educacional única aos estudantes. Além de um corpo docente altamente qualificado e atualizado, a instituição investe em plataformas virtuais de ensino personalizado e laboratórios de simulação realística, com bonecos de alta fidelidade para a prática de procedimentos. Também conta com mesas de dissecção e casos clínicos, permitindo o estudo dos exames de imagem mais modernos.

Os alunos também têm à disposição um laboratório de anatomia em realidade 3D, que possibilita o aprendizado interativo com todas as estruturas do corpo humano, além de laboratórios de microscopia avançada, onde é possível estudar organismos microscópicos e células invisíveis a olho nu. Esse compromisso com a excelência acadêmica e a prática clínica prepara os estudantes para serem não apenas profissionais altamente competentes, mas também líderes na área médica, prontos para contribuir significativamente com o avanço da medicina no país.

Como será a prova?

A prova online será realizada remotamente, garantindo maior flexibilidade para os candidatos. Para participar, os inscritos devem ter um computador com sistema operacional Windows, além de webcam e microfone funcionando, e seguir as instruções de instalação do software de monitoramento fornecido pelo concurso.

A prova presencial ocorrerá em 20 localidades diferentes, incluindo cidades como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Florianópolis (SC) e Juazeiro do Norte (CE), proporcionando acesso a candidatos de diversas regiões. O exame terá duração de 4h30min e começará às 9h, no horário de Brasília.

Sobre o IDOMED

Com mais de 25 anos de tradição, o IDOMED é um grupo que reúne 17 escolas médicas e conta com cerca de 9 mil alunos distribuídos em várias regiões do Brasil. A instituição é reconhecida por sua excelência no ensino médico, com foco em práticas educacionais avançadas, infraestrutura de ponta e uma forte conexão com o mercado de trabalho. Além de cursos de graduação, o grupo oferece pós-graduação, especializações e programas de atualização, sendo um dos líderes em inovação tecnológica na educação médica no país.

Serviço:
Processo seletivo: modalidades e datas

Prova online:
• Prova: 13/10
• Unidades: Todas as unidades do IDOMED
• Inscrições: https://www.idomed.com.br/selecao

Prova presencial:
• Inscrições: 20/08 a 08/11
• Prova: 15/11
• Formas de ingresso: Enem, Vestibular e IB/IBITUR
• Inscrições: https://www.idomed.com.br/selecao