Quinta-feira, Junho 25, 2026
34.8 C
Teresina

Após prisões no Piauí, PF desarticula organização criminosa especializada em fraude previdenciária; entenda esquema

Reprodução

A Polícia Federal, em parceria com a Coordenação Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) a Operação Fratello, para combater organização criminosa interestadual, com atuação em diversos estados do Brasil, especializada na prática de fraudes previdenciárias com saques de benefícios de titulares fictícios e pessoas já falecidas.

Ao todo, as equipes cumprem sete mandados judiciais, sendo quatro mandados de prisão temporária e três de busca e apreensão em Bacabal/MA e Presidente Dutra/MA. As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da 1ª Vara Federal da capital piauiense.

A investigação teve origem a partir duas prisões em flagrante e de um procedimento instaurado pela Polícia Civil do Piauí, para apurar o uso de documentos falsos, bem como saque indevido de benefícios previdenciários e assistenciais.

Os documentos pessoais fraudados eram utilizados para realizar prova de vida e saques indevidos de benefícios junto ao INSS e às instituições bancárias. O grupo criminoso também arregimentava e transportava idosos falsários até as agências bancárias para efetuar os saques indevidos dos benefícios.

Ainda não foi possível identificar o total de benefícios atrelados ao esquema, em razão da grande quantidade de fraudes relatadas até o momento relacionadas à atuação da organização criminosa em questão e considerando que os levantamentos ainda se encontram em curso.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato, organização criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso, além de outros que possam ser identificados ao logo do processo investigatório.

Alunos de 13 escolas públicas vivenciam profissões em evento imersivo

Reprodução

Na terça-feira (8), a Estácio Teresina abriu suas portas para receber alunos do ensino médio de 13 escolas públicas da rede municipal, em um evento que abriu as portas para novas oportunidades para os estudantes. A Semana das Profissões: Viva Estácio proporcionou uma imersão prática e interativa nas diversas áreas profissionais, oferecendo aos jovens uma experiência única de conhecer, de forma concreta, as carreiras que poderão escolher para seu futuro.

Os estudantes exploraram a infraestrutura da instituição e conheceram as particularidades dos 17 cursos disponíveis. Participaram de atividades que variaram desde um júri simulado, promovido pelo curso de Direito, até uma sessão de ginástica organizada pelo curso de Educação Física. Essa aproximação prática é fundamental para auxiliar na escolha profissional, como ressalta o professor Pablo Duarte, da CETI Maria da Conceição Salomé, uma das escolas convidadas. “É importante fazer com que os jovens, os alunos tenham essa visão dos cursos, principalmente os alunos do terceiro ano que estão próximos de tomar a decisão do que eles vão querer seguir na vida, seguir como carreira profissional”, destacou.

Cada curso preparou atividades criativas para atrair a atenção dos alunos, contando com a participação ativa dos universitários que compartilharam suas experiências e conhecimentos. Pedro Felipe Costa, estudante do quarto período de Ciências Contábeis, participou apresentando seu curso e destacou a importância desse contato com os futuros ingressantes no ensino superior. “É uma grande oportunidade que promove a interação entre os alunos e a faculdade. Além disso, possibilita que os estudantes, ao conhecerem cada curso, aflorem suas visões sobre a carreira profissional que desejam seguir. Para aquele aluno que está em dúvida sobre qual profissão escolher, essa experiência pode ajudar a amadurecer sua decisão”, pontuou o aluno.

A Semana das Profissões: Viva Estácio é uma iniciativa que alia aprendizado e diversão, destinada aos jovens que ainda não decidiram sobre qual caminho profissional trilhar após o término do ensino médio. O evento não só esclarece dúvidas, mas também inspira e motiva os estudantes a vislumbrar seu futuro acadêmico.

A coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, Giseuma Cardoso, destacou a relevância de um evento deste porte para evidenciar tanto os cursos oferecidos quanto a estrutura da instituição. “Acredito que é uma oportunidade ímpar, pois ainda há certo desconhecimento por parte da sociedade sobre o trabalho do arquiteto e urbanista, especialmente na área de arquitetura, por exemplo. Na engenharia, apesar de existir uma demanda significativa em nosso estado, o público também não sabe que oferecemos cursos tão bem estruturados aqui na Estácio. Temos excelentes laboratórios e atividades promovidas pelos nossos escritórios modelos, onde prestamos serviços à comunidade”, reforçou.

A importância do registro de apostadores nas Bets: uma necessidade do governo

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O Cenário Atual das Apostas Online

Nos últimos anos, o crescimento das plataformas de apostas online tem sido notável. Com uma gama diversificada de jogos e eventos esportivos disponíveis, muitos apostadores têm se aventurado nesse mundo. No entanto, esse crescimento também traz à tona a necessidade de regulamentação adequada para garantir a proteção dos apostadores e a integridade do setor.

Por Que o Governo Deve Agir?

Uma das principais questões enfrentadas é a falta de controle sobre as atividades das bookmakers. O governo deve exigir que as bets estabeleçam um registro dos apostadores. Essa medida não apenas ajudaria a manter um registro seguro e transparente das transações, mas também poderia ser uma ferramenta fundamental na prevenção de fraudes e lavagem de dinheiro. Ao manter dados registrados, as autoridades podem monitorar atividades suspeitas com mais efetividade.

Vantagens de Registrar Apostadores

O registro dos apostadores traz vantagens significativas para todos os envolvidos. Para os usuários, isso significa maior proteção e segurança em um ambiente que pode ser vulnerável. Para os operadores de apostas, uma estrutura regulamentada pode aumentar a confiança do consumidor, resultando em um crescimento sustentável. Adicionalmente, a coleta de dados pode contribuir para a criação de políticas informadas relacionadas a jogos e apostas, promovendo um setor mais responsável e ético.

Programação Infantil: O que fazer com a criançada em outubro

Teresina Shopping conta com uma programação especial para as crianças

Para os pais que procuram um espaço tranquilo, climatizado, agradável e cheio de atividades para crianças, o Teresina Shopping é o local ideal. Além dos tradicionais brinquedos, lanchonetes e lojas de brinquedos, o mall também está com uma programação especial e gratuita neste mês de outubro para os pequenos.

O shopping tem muita diversão espalhada pelos seus corredores. O Puppy Play é uma das maiores redes de parques indoor do país e fornece diversão para toda a família com uma grande variedade de brinquedos como vídeo games, simuladores e kid play.

No Floresta Tour, as crianças podem aproveitar o elefante, unicórnio, canguru, touro, macaco e ursinho para passear pelo andar superior e se divertir. Ainda no piso superior, tem o Pit Stop Park, ao lado da La Trufel, para aluguel de carrinhos elétricos para crianças de até 10 anos. A brincadeira vai deixar o passeio em família muito mais divertido com carrinhos em várias cores, moto e robô.

Para as crianças que curtem um bom filme, o Cinemas Teresina é a melhor opção, com estreias todas as quintas-feiras. Além disso, tem promoção especial de segunda a quarta-feira (exceto feriados), onde todos pagam meia entrada.

O shopping também conta com uma novidade: o espaço Trampolim Play. Agora localizado próximo à loja Marisa. É um brinquedo com um complexo de camas elásticas com diferentes tamanhos, para todas as idades. Além das camas elásticas, o espaço também possui uma piscina de espuma, parkout, cesta de basquete, brinquedoteca e salão de festa. O local funciona todos os dias.

Para garantir o brinquedo ideal para o dia 12 de outubro (dia das crianças), os pais contam com as lojas especializadas em brinquedos. São várias opções em bonecas, carrinhos, jogos educativos e muito mais para deixar o seu filho mais feliz. Na parte de pelúcias, os ursinhos fazem a felicidade da garotada na Up Universo das Pelúcias.

A programação da semana da criança também está especial, com um espaço amplo, totalmente dedicado aos pequenos. Com brincadeiras, jogos, contação de histórias e músicas, as crianças vão se divertir à vontade na Arena Teresina Kids. A Arena Teresina Kids está localizada no térreo do Shopping, em frente ao Espaço S e próxima da agência do Banco do Brasil. As atrações seguem até domingo (13) com muito mais brincadeiras, oficinas e atrações para toda a família.

Para recuperar as energias depois de toda a brincadeira e diversão, o shopping conta com duas praças de alimentação com sorvete, pizza, batata frita, milk shake e pipoca, além das variadas opções de refeições. Não deixe de trazer o seu pequeno no shopping da sua vida.

Rafael Fonteles viaja à Ásia acompanhado de 80 empresários piauienses em busca de investimentos

Reprodução

O governador Rafael Fonteles transmite, ontem quarta-feira (9), o comando do Executivo estadual ao vice-governador Themístocles Filho e embarca para missão oficial à Ásia em busca de investimentos para o Piauí. A viagem vai durar nove dias, com agendas na China e Coreia do Sul. Oitenta empresários com negócios no Piauí, nas mais diversas áreas, integram a comitiva piauiense.

A programação prevê reuniões de negócios, parcerias na área da educação e a inauguração de um escritório da Investe Piauí na China. Os compromissos iniciam, no sábado (11), em Macau, China, em uma reunião para discutir investimentos no turismo no Piauí. Em Xiamem, estão previstos encontros com empresários e autoridades públicas, proporcionando novas ideias e oportunidades de negócios com os chineses. 

Rafael Fonteles vai inaugurar o escritório da Investe Piauí em Xiamen, numa perspectiva de fortalecer a parceria comercial com a China. Na sequência será realizado o Investe Piauí Day, um encontro de negócios com mais de 80 empresários piauienses e investidores da província de Fujian. 

O governador vai visitar também a renomada Universidade de Xiamen, buscando a criação de programas de intercâmbio para estudantes de ensino médio e professores do Piauí. Outro objetivo é estabelecer cooperações relacionadas a operações portuárias, energias renováveis e ao hidrogênio verde.

O último compromisso é a cerimônia de abertura do Curso na KVC, em Seul, na Coreia do Sul, onde 16 alunos da rede pública estadual do Piauí estarão participando de intercâmbio educacional. Eles foram vencedores do Sedukhaton, competição de tecnologia promovida pela Secretaria da Educação do Piauí (Seuc). 

Além do governador, integram a comitiva piauiense a primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles; o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo; o secretário da Educação, Washington Bandeira; e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI), Leonardo Sobral. Eles retornam ao Brasil no dia 18 deste mês.

Em outubro do ano passado, Rafael Fonteles visitou países do continente asiático, quando abriu conversas para parcerias em diversas áreas. 

Em 2023, o Piauí exportou mais de US$ 1 bilhão de dólares para a China, com destaque para os grãos.

Dia das Crianças deve movimentar R$9,35 bilhões no Brasil

Reprodução

Maioria das compras deve acontecer em lojas presenciais, aponta plataforma

Terceira maior data comercial do país, atrás apenas do Dia das Mães e do Natal, o Dia das Crianças deve movimentar este ano R$9,35 bilhões em todo o país. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que apontam um crescimento de 2,6% em relação a 2023. Roupas e calçados estão entre os principais itens nas listas de compras neste ano.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI), Tertulino Passos, o comércio local também deve apresentar um bom crescimento, refletindo o atual momento da economia e a busca por itens de vestuário para as crianças.

“Os pais, que são os que realmente têm o poder aquisitivo, buscam cada vez mais presentes no setor de roupas e calçados. Vestir bem a criança tem se tornado uma prioridade para eles. Mas os brinquedos e equipamentos eletroeletrônicos também têm seu espaço garantido, com boas opções para meninas e meninos de várias idades”, afirmou o representante lojista.

Enquanto isso, a plataforma Gente aponta que 74% dos brasileiros pretendem comprar o presente para o Dia das Crianças em lojas físicas, enquanto 64% tem a intenção de comprar de forma virtual. Tertulino destaca que o comércio presencial oferece vantagens ao consumidor, principalmente em compras próximas a datas comemorativas.

“Nas lojas do comércio local, o cliente pode testar, provar, conferir a qualidade do produto e ainda levar no mesmo dia. Dependendo do estabelecimento, é possível até mesmo negociar valores e obter bons descontos, coisa que não é tão fácil de se obter no comércio on-line”, apontou.

Lojas abertas no feriado

O Sindilojas/PI informa que, durante o feriado deste sábado (12), as lojas do Centro e bairros de Teresina estarão abertas em regime de 6h corridas, com pagamento de 100% das horas extras aos colaboradores. As lojas dos shoppings também estão autorizadas a funcionar normalmente, sob o mesmo regime de pagamento.

Para mais informações basta acessar a Convenção Coletiva de Trabalho 2024/2025 no site: sindilojaspiaui.com.br/convencoes-coletivas

Exoneração dos comissionados ocorre para reorganização administrativa da Alepi

Reprodução/ALEPI

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), informou, ontem quarta-feira (9), que a exoneração dos servidores comissionados da Casa, válida a partir de 1º de outubro, faz parte da reorganização do quadro de pessoal e do processo de modernização iniciado em sua gestão. 

“Assumi o compromisso de modernizar a Casa no aspecto físico, nos sistemas, sendo uma Casa que desse resultado, especialmente na área da eficiência e da transparência. É isso que estamos fazendo. O processo agora de recolocação desses servidores dentro de uma nova orientação de gestão é necessidade de evolução”, explicou o presidente.

Franzé Silva disse que há conversas com os departamentos, diretores e gerentes para que, nos últimos meses de sua gestão, que se encerra em janeiro de 2025, a Alepi esteja ainda mais organizada. “Nosso foco é ter modernização e transparência. Não é à toa que TCU [Tribunal de Contas da União] e TCE [Tribunal de Contas do Estado] fizeram a evolução da Assembleia do nível de transparência de 47%, de quando assumi, para, hoje, um patamar 84%”, disse.

“Queremos cada vez mais ter a população do Piauí olhando para a Assembleia como uma Casa respeitada, com eficiência, que, além das leis, possa ser respeitada pela forma como é administrada. Nós temos a tranquilidade de fazer isso porque nós somos técnicos. Eu costumo dizer que estou deputado, mas eu sou contador e auditor e vou fazer a minha gestão da Assembleia Legislativa ser uma gestão eficiente”, afirmou.

Vigilância Sanitária orienta comerciantes sobre manipulação de alimentos em Campo Maior

Reprodução

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) reuniu proprietários de estabelecimentos que comercializam carne de sol em Campo Maior, na BR 343, para reforçar as orientações sobre os cuidados com a manipulação do produto, antes de sua comercialização.

“A carne de sol é um produto de grande consumo no nosso Estado, portanto, para sua comercialização, é necessário que os estabelecimentos sigam os critérios mínimos de higiene, cumprindo as regras da RDC Nº 216 da Anvisa, que trata sobre as Boas Práticas para os Serviços de Alimentação”, explicou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

Uma equipe de fiscais da DIVISA inspecionou os estabelecimentos e identificou situações que precisam ser melhoradas nesses locais, como por exemplo, a exposição do produto. 

“Os estabelecimentos foram orientados sobre a forma correta de expor esses produtos, bem como, o manuseio dos alimentos”, acrescentou Tatiana Chaves.

A equipe de fiscais da Vigilância Sanitária do Estado irá voltar posteriormente em Campo Maior para realizar um trabalho com os estabelecimentos que comercializam a carne de sol, a partir do Plano de Ação elaborado pelo órgão. 

“Nosso objetivo é evitar riscos de contaminação dos alimentos e  garantir a saúde do consumidor ao adquirir os produtos”, finalizou a diretora.

As ações em Campo Maior foram realizadas em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal.

Cabo Jairo da Polícia Militar do Piauí Preso Durante Operação Jogo Sujo II

Cabo Jairo da Polícia Militar do Piauí é preso durante Operação Jogo Sujo II Reprodução

Contexto da Operação Jogo Sujo II

A Operação Jogo Sujo II, uma ação de grande escala da polícia no Piauí, foi deflagrada com o objetivo de desmantelar grupos envolvidos em atividades ilegais, como corrupção e tráfico de influência. Dentro desse contexto, um caso específico chamou a atenção: a prisão do Cabo Jairo, membro da Polícia Militar do estado.

A Prisão do Cabo Jairo

Durante a execução das ordens da Operação Jogo Sujo II, as autoridades realizaram uma série de prisões e apreensões. Entre os detidos, Cabo Jairo da Polícia Militar foi preso por suspeitas de envolvimento em irregularidades que vão contra os princípios de ética e responsabilidade da corporação. A prisão do cabo ressalta a determinação das forças policiais em lidar firmemente com qualquer tipo de desvio de conduta.

Impacto e Repercussões

A detenção de Cabo Jairo da Polícia Militar do Piauí indica uma movimentação mais ampla contra a corrupção dentro dos órgãos de segurança pública. Essa operação tem recebido atenção significativa da mídia e da sociedade, enfatizando a necessidade de uma maior transparência e responsabilidade dentro das instituições de segurança. A sociedade espera que a operação continue a limpar a imagem da polícia, garantindo que os que abusam de suas funções enfrentem as consequências de suas ações.

Rede Feminina de Combate ao Câncer promove ações de conscientização durante o Outubro Rosa

Divulgação/Internet

No mês de outubro, marcado pela campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama, a Rede Feminina de Combate ao Câncer intensifica suas atividades em prol da saúde da mulher. Em alusão ao Outubro Rosa, a instituição tem promovido uma série de ações que visam não apenas alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, mas também destacar a relevância do autocuidado e da saúde mental.

Entre as principais iniciativas, estão palestras educativas, com foco em prevenção, diagnóstico precoce e promoção da saúde. Essas palestras são fundamentais para disseminar informações atualizadas sobre a doença, destacar os principais fatores de risco e orientar as mulheres sobre a realização dos exames preventivos, como a mamografia. O objetivo é reforçar que, quando detectado em estágios iniciais, o câncer de mama tem altas chances de cura, o que torna a prevenção e a vigilância constantes essenciais.

Além das palestras, a Rede Feminina está organizando uma ação especial no bairro Dirceu, no dia 24 de outubro, às 17h, em uma das praças da região. O evento terá uma abordagem diferenciada, buscando não só alertar sobre o câncer de mama, mas também promover o bem-estar das participantes. A programação inclui atividades de dança e relaxamento, destacando a importância de cuidar do corpo e da mente.

De acordo com Carmem Campelo, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, o objetivo é mostrar que o autocuidado vai além dos exames físicos. “Essa campanha é fundamental para lembrar a todos nós, especialmente as mulheres, da importância da prevenção e do diagnóstico precoce. O câncer de mama é um dos tipos mais comuns entre as mulheres, mas, quando detectado cedo, as chances de tratamento e cura aumentam significativamente. É essencial que cada uma de nós esteja atenta ao nosso corpo e aos sinais que ele nos dá. O autoexame das mamas e a realização regular de mamografias são atitudes que podem salvar vidas. No entanto, a conscientização não deve se limitar a isso. Precisamos falar sobre saúde mental e autocuidado, porque cuidar de si mesma é um ato de amor e responsabilidade”, disse.

O Outubro Rosa é uma oportunidade para lembrar que a luta contra o câncer de mama é constante. A Rede Feminina reforça a importância de ações preventivas e convida todas as mulheres a participarem das atividades ao longo do mês, cuidando da saúde e incentivando outras mulheres a fazer o mesmo.

Sobre o Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha mundial que busca conscientizar a população sobre o câncer de mama, reforçando a importância do diagnóstico precoce e da prevenção. No Brasil, a campanha tem destaque especial, com diversas organizações e entidades promovendo ações de apoio às mulheres e oferecendo informações e serviços gratuitos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, representando cerca de 30% dos casos de câncer no Brasil, por isso, a conscientização é essencial para salvar vidas.