Novidade promete diversão em família com as miniaturas inspiradas no sucesso da Nintendo
Os personagens de Mario Kart 8 acabam de estacionar no McLanche Feliz, vindo diretamente do Reino Cogumelo! Em parceria com a Nintendo, miniaturas dos pilotos presentes no game de sucesso já estão disponíveis para os pequenos brincarem.
Mario é um dos personagens mais populares da cultura dos videogames, que atravessa e conecta gerações de jogadores no mundo inteiro. Agora, os novos brinquedos permitem que pais e filhos se unam ao mundo de Mario Kart 8 e experimentem personalizar seus próprios veículos como no universo do jogo online.
A campanha conta com um total de 10 miniaturas, cada uma trazendo um personagem diferente pilotando um kart único. As peças de todos os karts são compatíveis entre si, permitindo que muitas combinações sejam formadas com os brinquedos. Estão disponíveis o Kart do Mario, Mario Dourado, Luigi, Yoshi, Toad, Bowser, Donkey Kong, da Peach, Peach de Ouro Rosa e Toadette.
As novidades já podem ser encontradas nas unidades do McDonald’s em todo o Brasil, pelo Peça e Retire, Drive-Thru ou no próprio restaurante, pelos totens de autoatendimento e no balcão. Também é possível garantir os brinquedos sem sair de casa, basta pedir pelo app do McDonald’s e aproveitar o McDelivery!
Para mais informações sobre essa e outras iniciativas, acesse a página do McLanche Feliz.
Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.350 restaurantes, entre unidades próprias e de seus franqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 30/06/2024). A empresa também utiliza sua plataforma ESG, Receita do Futuro, para impactar positivamente as comunidades onde está presente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site.
A próxima edição do ENEM acontece nos dias 3 e 10 de novembro em todo o País e a preparação para a prova exige mais do que apenas tempo de estudo – envolve também entender como o cérebro processa informações e saber quando ele está mais propenso a aprender algo novo. A edição deste ano tem mais de 5 milhões de candidatos inscritos, maior número desde 2020, segundo o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Para se destacar entre tantos candidatos, o neurologista Silvio Pessanha, doutor em neurologia e CEO do IDOMED, explica que é crucial que o cérebro esteja em um estado ativo para absorver conhecimento de forma eficaz. Isso requer o reconhecimento dos momentos mais produtivos e o desenvolvimento de uma rotina que favoreça a aprendizagem. Pessanha explica que, para o cérebro sair de um estado de inércia e ativar os neurônios responsáveis pela aprendizagem, é necessário identificar e aproveitar os melhores momentos do dia. “Algumas pessoas aprendem melhor de manhã, enquanto outras se saem melhor à noite. O autoconhecimento é fundamental para encontrar a abordagem ideal para cada indivíduo,” diz o neurologista. Para auxiliar os estudantes na reta final de preparação para o ENEM, Pessanha sugere algumas estratégias que podem otimizar o aprendizado:
Crie uma rotina de estudos: definir horários específicos para começar, fazer pausas e terminar o estudo ajuda o cérebro a se adaptar e manter o foco. A consistência fortalece a capacidade de reter informações e diminui o cansaço mental.
Estabeleça metas claras: o cérebro responde melhor quando sabe o que deve alcançar. Visualizar o sucesso após o ENEM – como passar no vestibular ou se ver no curso desejado – pode aumentar a motivação e o desempenho.
Atenção à saúde mental e física: o aprendizado é mais eficaz quando o corpo e a mente estão equilibrados. Uma boa alimentação, hidratação e prática regular de exercícios físicos são fatores que elevam os níveis de serotonina, substância essencial para o bem-estar e para o processo de memorização.
Revisão antes de dormir: revisar mentalmente as informações mais importantes do dia antes de dormir é uma técnica eficaz para consolidar o aprendizado. Essa prática ativa áreas do cérebro envolvidas na retenção de memória a longo prazo. No entanto, não se deve levar os pensamentos para a cama, pois pode atrapalhar o sono e aumentar a ansiedade.
Varie os métodos de estudo: a leitura não é o único caminho. Escrever à mão, ler em voz alta ou mesmo discutir o conteúdo com colegas são formas eficazes de reforçar o aprendizado. O ato de repetir de maneira intencional ajuda a fixar as informações. Um ponto importante é que o processo de aprendizagem é individual, e comparações com outras pessoas podem prejudicar a autoconfiança. “Cada um tem seu próprio ritmo. O importante é descobrir o que funciona melhor para você e seguir seu caminho,” afirma Pessanha.
Para se preparar de forma mais assertiva para o Enem e buscar mais dicas, basta acessar a plataforma da Estácio: estacio.br/festival-de-carreiras. No site os candidatos podem ter conteúdos importantes e gratuitos nessa reta final de vestibular, como aprender a utilizar o ChatGPT para acelerar os estudos e estudar mais em menos tempo com o Manual de estudo por meio de Inteligência Artificial. Além disso, conteúdos exclusivos como do Viva Estácio e do Guia de Carreiras, vão ajudar o candidato a escolher sua futura profissão. Para mais orientações detalhadas sobre como melhorar seu desempenho nos estudos e obter melhores resultados no ENEM, o neurologista Silvio Pessanha compartilhou mais dicas em uma entrevista ao podcast da Estácio. O conteúdo completo pode ser acessado no canal da universidade no YouTube pelo link: https://bit.ly/PodCastEstacio.
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 1,52% em outubro. O percentual é maior que o resultado do mês anterior, quando apresentou alta de 0,62%. No ano, o indicador, que frequentemente é usado para a correção inflacionária dos contratos de aluguel, acumula avanço de 4,20% no ano e de 5,59% nos últimos 12 meses. Em outubro de 2023, período em que teve elevação de 0,50%, o IGP-M acumulava recuo de 4,57% em 12 meses. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre)
O economista do Ibre Matheus Dias, informou que em outubro, além dos efeitos climáticos adversos, houve o impacto da demanda global por commodities. “No IPA, os maiores impactos foram registrados nos preços de bovinos, carne bovina e minério de ferro, produtos de exportação que apresentaram um aumento expressivo no volume exportado. No Índice ao Consumidor, a maior contribuição veio da tarifa de eletricidade residencial, consequência da adoção da bandeira tarifária vermelha, patamar 2. Na construção civil, o maior impacto se deve ao aumento expressivo nos preços de materiais, equipamentos e serviços,” conforme texto divulgado pelo instituto.
IPA
Também em outubro, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) teve elevação de 1,94%. De acordo com o Ibre é um avanço significativo na comparação com o desempenho de setembro. Naquele momento, o indicador apresentou alta de 0,70%. “Analisando os diferentes estágios de processamento, percebe-se que o grupo de Bens Finais subiu 1,36% em outubro, taxa superior em relação ao mês anterior, quando registrou alta de 0,69%.”
Na avaliação dos pesquisadores, o avanço do subgrupo de alimentos processados, passando de 1,88% para 4,38%, no mesmo intervalo, contribuiu para a alta do grupo. “Além disso, o índice correspondente a bens finais (ex), que exclui os subgrupos de alimentos in natura e combustíveis para consumo, subiu de 0,88% em setembro para 1,88% em outubro”, completou.
Apesar de menor intensidade que a do mês anterior, houve movimento de alta também, em outubro, no grupo bens intermediários (0,13%). No resultado anterior tinha registrado 0,57%. “O principal fator que influenciou esse recuo foi o subgrupo de suprimentos, cuja taxa passou de 1,21% para -0,89%. O índice de bens intermediários (ex), que exclui o subgrupo de combustíveis e lubrificantes para a produção, subiu 0,52% em outubro, porém inferior à alta de 1,00% em setembro.”, informou FGV.
Outro avanço, em outubro, foi no estágio das matérias-primas brutas (4,59%). Elevação significativa também porque em setembro tinha ficado em 0,87%. “A aceleração deste grupo foi influenciada principalmente por itens chave, tais como o minério de ferro, que inverteu sua taxa de uma queda de 6,01% para uma alta de 7,20%, os bovinos, cuja taxa avançou de 4,07% para 11,33%, e a soja em grão, que subiu de 2,59% para 4,63%”, destacou.
Em desempenho diferente, alguns itens tiveram um comportamento oposto. Entre eles, o leite in natura, que baixou de 5,21% para 1,66%; os suínos, com desaceleração de 9,54% para 2,62% e o café em grão, que recuou de 4,14% para 2,43%.
IPC
Ainda em outubro, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,42%, percentual maior que o de setembro, quando avançou 0,33%. Cinco das oito classes de despesa que compõem o indicador registraram alta: habitação (1,00% para 1,35%), alimentação (-0,12% para 0,13%), vestuário (-0,23% para 0,23%), saúde e cuidados pessoais (0,19% para 0,35%) e comunicação (0,01% para 0,14%).
Conforme o Ibre, as maiores influências nestas classes de despesa foram a tarifa de eletricidade residencial (3,76% para 5,51%), hortaliças e legumes (-12,47% para -5,16%), calçados (-0,10% para 0,76%), artigos de higiene e cuidado pessoal (-0,40% para 0,53%) e combo de telefonia, internet e TV por assinatura (-0,38% para 0,14%).
Em comportamento contrário, houve recuo nas taxas dos grupos educação, leitura e recreação (0,59% para -0,02%), transportes (-0,01% para -0,12%) e despesas diversas (1,24% para 1,08%) exibiram recuos em suas taxas de variação. Dentro destas classes de despesa, é importante destacar os itens: passagem aérea (3,55% para -0,11%), etanol (-0,43% para -1,71%) e cigarros (5,35% para 3,01%).
INCC
A alta no Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) em outubro ficou em 0,67%. É mais elevada que a anterior (0,61%). “Analisando os três grupos constituintes do INCC, observam-se as seguintes variações na transição de setembro para outubro: o grupo materiais e equipamentos apresentou uma aceleração, passando de 0,60% para 0,72%; o grupo serviços avançou de 0,50% para 0,70%; e o grupo mão de obra registrou recuo, variando de 0,64% para 0,60%”, concluiu o instituto.
A partir desta sexta-feira (1º), os mutuários que financiarem imóveis pela Caixa Econômica Federal terão de pagar entrada maior e financiar um percentual mais baixo do imóvel. O banco aumentou as restrições para a concessão de crédito para imóveis pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que financia imóveis com recursos da caderneta de poupança.
Para quem financiar imóvel pelo sistema de amortização constante (SAC), em que a prestação cai ao longo do tempo, a entrada subirá de 20% para 30% do valor do imóvel. Pelo sistema Price, com parcelas fixas, o valor aumentará de 30% para 50%. A Caixa só liberará o crédito a quem não tiver outro financiamento habitacional ativo com o banco.
O valor máximo de avaliação dos imóveis pelo SBPE será limitado a R$ 1,5 milhão em todas as modalidades do sistema. Atualmente, o crédito pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), com juros mais baixos, é restrito a imóveis de R$ 1,5 milhão, mas as linhas do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) não têm teto de valor do imóvel.
Segundo a Caixa, as mudanças se aplicam a futuros financiamentos e não afetarão as unidades habitacionais de empreendimentos financiados pelo banco. Nesse caso, em que o banco financia diretamente a construção, as condições atuais serão mantidas. A instituição financeira concentra 70% do financiamento imobiliário brasileiro e 48,3% das contratações do SBPE.
Em nota emitida há duas semanas, o banco justificou as restrições porque a carteira de crédito habitacional do banco deve superar o orçamento aprovado para 2024. Até setembro, a Caixa concedeu R$ 175 bilhões de crédito imobiliário, alta de 28,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 627 mil financiamentos de imóveis. No SBPE, o banco concedeu R$ 63,5 bilhões nos nove primeiros meses do ano.
“A Caixa estuda constantemente medidas que visam ampliar o atendimento da demanda excedente de financiamentos habitacionais, inclusive participando de discussões junto ao mercado e ao Governo, com o objetivo de buscar novas soluções que permitam expansão do crédito imobiliário no país, não somente pela Caixa, mas também pelos demais agentes do mercado”, explicou o banco em nota oficial.
Falta de recursos
O aperto na concessão de crédito habitacional decorre do maior volume de saques na caderneta de poupança e das maiores restrições para as Letras de Crédito Imobiliário (LCI), aprovado no início do ano. Caso não limitasse o crédito, a Caixa teria de aumentar os juros.
Segundo o Banco Central (BC), a caderneta de poupança registrou o maior volume de saques líquidos do ano em setembro, com os correntistas retirando R$ 7,1 bilhões a mais do que depositaram. Esse também foi o terceiro mês seguido de retiradas. Outro fator que contribuiu para a limitação do crédito foi o aumento da demanda pelas linhas da Caixa, em meio à elevação das taxas nos bancos privados. Ainda não está claro se as mudanças serão revertidas em 2025, quando o banco tiver novo orçamento para crédito habitacional, ou se parte das medidas se tornarão definitivas no próximo ano.
A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), realizou, na manhã de ontem (29), a Operação Draco-162, com ações nos bairros das zonas Norte, Sul e Sudeste de Teresina, além da cidade de Timon. Ao todo foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, cinco armas de fogo e 50 quilos de drogas apreendidos, e cinco pessoas presas.
A operação contou com o apoio do GPE de Timon, das Inteligências da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança Pública, da FEISP e da 4º Delegacia de Polícia Civil.
A operação é resultado de uma longa investigação que desarticulou um grupo criminoso vinculado a uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, posse de armas e homicídios. Durante a ação, foram apreendidas grande quantidade de drogas, incluindo aproximadamente 50 quilos de entorpecentes, além de armas de fogo e munições, e diversos integrantes presos.
Entre os presos está C.V.A.R., acusado de ser o autor do homicídio de Jackson Vinícius Rodrigues de Paiva Barros, de 21 anos, ocorrido em 19 de outubro de 2023, no bairro Dirceu I, Zona Sudeste de Teresina. Jackson foi assassinado dentro de sua casa, na presença de sua mãe, com mais de 10 disparos e teve o crime gravado em vídeo, posteriormente divulgado nas redes sociais.
Outro envolvido preso na operação é A.D. de S.C., que estava sendo monitorada por tornozeleira eletrônica e foi encontrada em posse de uma grande quantidade de droga, reforçando seu papel na organização criminosa. Também foram presos outros membros da facção, ampliando o impacto dessa operação no combate ao crime organizado no estado.
Ontem terça-feira (29), a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), recebeu uma equipe de especialistas em melhoria do Projeto Saúde em Nossas Mãos. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura da NMDER, focando no aprimoramento das melhores práticas para redução de infecção na maternidade e a implementação do Modelo de Custeio, garantindo maior eficiência na gestão de recursos, um atendimento de qualidade às mães e recém-nascidos.
O projeto é desenvolvido pelo Ministério da Saúde em colaboração com os hospitais PROADI-SUS (Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês). Alinhado ao Plano Nacional de Saúde, o projeto visa reduzir a incidência de infecções hospitalares e promover melhorias em outras unidades. A longo prazo, busca também mudar a cultura das organizações de saúde sobre a segurança do paciente.
A visita iniciou com uma apresentação dos processos administrativos e operacionais do hospital, realizada na biblioteca da NMDER. Na sequência, a equipe visitou a UTI Neonatal e conheceu o trabalho desenvolvido na unidade, com foco na gestão de leitos e recursos destinados ao cuidado intensivo dos recém-nascidos.
Outro momento importante foi a visita à farmácia da maternidade e almoxarifado, onde foram discutidos os processos de controle de estoque e a importância da gestão eficiente de medicamentos e insumos hospitalares. Essas informações são fundamentais para ajustar as práticas de custeio e garantir a eficiência contínua dos serviços da maternidade.
“Fiquei impressionada com a beleza da maternidade, tanto por fora quanto por dentro. A equipe está extremamente engajada, e temos uma meta ambiciosa: reduzir em 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde até 2026. Esta visita consolidou nossa parceria e é essencial para alcançarmos os resultados desejados no SUS. Através de sessões de aprendizado e acompanhamento contínuo, estamos comprometidos em implementar melhorias significativas”, afirmou Isadora Estefanina de Marais, consultora do projeto Saúde em Nossas Mãos.
Durante a visita, também foi realizada uma discussão técnica sobre a planilha de coleta de dados, essencial para o acompanhamento do desempenho financeiro e clínico da NMDER. A equipe de custeio abordou aspectos como controle de infecções, gestão de leitos e administração de exames laboratoriais, além de ajustes no sistema de rateio utilizado pela unidade.
“Estamos muito satisfeitos com a visita de hoje e a oportunidade de colaborar com o Ministério da Saúde e os hospitais do PROADI-SUS. Este projeto é crucial para a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa e para a saúde da nossa população. Ao reduzir os índices de infecção nas UTIs, não só melhoraremos a qualidade do atendimento, mas também diminuiremos os custos operacionais, permitindo reinvestir em melhorias para nossos pacientes. Estamos prontos para iniciar essa parceria e confiantes de que, juntos, alcançaremos resultados significativos e duradouros”, pontuou Maurício Cury, gerente administrativo da NMDER.
A Ação Social Arquidiocesana (ASA) informou, nesta terça-feira, que a assembleia agendada para discutir os atrasos nos pagamentos da Prefeitura de Teresina foi cancelada devido à ausência do secretário municipal de Finanças, Danilo Barros. A audiência, que ocorreria na Câmara de Vereadores às 11h, abordaria os atrasos significativos nos repasses financeiros à organização da sociedade civil, desde a assinatura dos termos de colaboração com a Prefeitura.
A secretária executiva da ASA, Carla Simone, havia se reunido na última segunda-feira (21) com o vereador Ismael Silva para debater as dificuldades enfrentadas em decorrência dos atrasos recorrentes nos pagamentos. Carla Simone também protocolou uma ação junto ao Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) e à Câmara Municipal de Teresina (CMT) para discutir a responsabilidade dos órgãos governamentais em relação a esses atrasos.
Atualmente, a ASA atende mais de 1.000 pessoas em oito serviços nas áreas de Saúde e Assistência Social, beneficiando idosos, vítimas de violência, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, além de pessoas com hanseníase e câncer. Entre os serviços em andamento, destaca-se a Casa de Zabelê, que atende crianças e adolescentes em extrema vulnerabilidade e que completou 28 anos de importantes serviços, reconhecidos e premiados nacionalmente. Apesar de ter assinado seu termo de colaboração em julho de 2024, ainda não recebeu os pagamentos correspondentes, acumulando quatro meses de atraso.
Segundo Carla Simone, os atrasos impactam severamente a continuidade dos serviços prestados. “Serviços como a Casa de Zabelê, Novos Meninos e Integrar precisam arcar com custos operacionais sem os repasses devidos, o que compromete a assistência às famílias necessitadas. Os termos de colaboração assinados, em cumprimento da lei que rege a relação do Poder Público com a Sociedade Civil, são fundamentais para que as organizações civis possam implementar programas sociais, especialmente onde o governo não consegue atender à demanda”, afirmou.
A situação é semelhante para os outros termos assinados, como o do Lar de Santana, que teve seu termo de colaboração assinado em janeiro de 2024, para atender 38 pessoas idosas como Instituição de Longa Permanência (ILPI). Até o momento, apenas três das oito parcelas acordadas foram pagas. “De janeiro até a presente data, enfrentamos dificuldades financeiras, sustentando esse serviço com recursos próprios. Não temos mais como sustentar”, disse.
Além dos atrasos nos termos de colaboração, a Prefeitura ainda não repassou os R$ 50.000,00 referentes ao projeto “Ciranda em Movimento”, aprovado em edital de financiamento do FIA, publicado em julho de 2023. O referido projeto obteve a pontuação máxima, tendo sido assinado o termo de colaboração em 25 de outubro de 2024. A execução e prestação de contas da parte física do projeto já foram realizadas, aguardando-se agora o repasse financeiro pactuado.
A ASA reafirma seu compromisso em continuar atendendo à população mais vulnerável e solicita a imediata regularização dos repasses financeiros para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população de Teresina.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO de 2025 prevê recursos para obras hídricas, como a Barragem Nova Algodões e a Adutora de Jaicós, além de recursos para o metrô de Teresina e construção de maternidades no interior. As informações foram repassadas pelo secretário estadual de Planejamento, Washington Bonfim, em reunião realizada nesta terça-feira (29), com a Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa.
Washington Bonfim relatou que estão previstos mais de meio bilhão de reais oriundos de repasses federais. “No final do ano passado, o governo estadual e, principalmente, a bancada federal, conseguiram vários convênios e contratos com diversos órgãos do governo federal. Durante esse ano, estamos cumprindo a burocracia para liberação desses recursos, para que eles comecem a ser executados em 2025”, explicou.
O presidente da Comissão, deputado Dr. Felipe Sampaio (MDB), disse que a reunião teve por objetivo esclarecer dúvidas acerca do orçamento previsto e destacou a importância do entendimento entre o Legislativo e o Executivo quanto à peça orçamentária. “Além disso, vamos ter uma audiência pública onde toda a população pode estar sendo esclarecida sobre o que vai ser gasto no ano de 2025”, frisou.
Felipe Sampaio ressaltou que, no próximo dia 12 de novembro, está prevista a realização de uma audiência pública da Assembleia Legislativa para discutir o projeto da LDO 2025, com a participação de representantes de todos os poderes, assim como sindicatos e entidades da sociedade civil organizada. A previsão é de que a votação da lei seja concluída até o dia 16 de dezembro.
As Linhas de Cuidados do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), que integram a Rede de Urgências e Emergências da Sesapi (RUE) da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), já realizaram o atendimento de aproximadamente 4.392 pacientes em um ano.
Os números correspondem a atendimentos realizados entre setembro de 2023 até esta terça-feira (29), período em que também foram contabilizadas 490 trombólises, tratamento que envolve o uso de medicamentos trombolíticos para a desobstrução de vasos sanguíneos.
“Atualmente contamos com uma rede atendimento no estado e uma unidade exclusiva para o atendimento de pacientes com sintomas da doença no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina”, destacou o cardiologista Benoni Carvalho Júnior, coordenador da Linha de Cuidados do AVC
O AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.
Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao AVC, a Sesapi realizou, nesta terça-feira (29), uma roda de conversa com servidores e estudantes. Segundo o coordenador da Linha de Cuidado, a intenção é reforçar as informações sobre os fatores de risco, sintomas, prevenção e tratamento da doença.
“Alertamos sobre a prevenção primária, pois sabemos que quando reduzimos todos os fatores de risco temos uma diminuição da incidência da doença em cerca de 90%. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação”, concluiu o médico.
Em pesquisa recente, promovida pela A.C. Camargo Câncer Center em parceria com a Nexus — Pesquisa e Inteligência de Dados, foi constatado que 25% das mulheres brasileiras com 40 anos ou mais nunca realizaram uma mamografia na vida. O mesmo levantamento afirma ainda que 32% delas nunca fizeram o exame do toque, e 14% não realizaram nenhum dos dois exames.
A mamografia é o principal exame para se verificar a existência ou não do câncer de mama, servindo como ponto de partida para uma investigação mais aprofundada. Entretanto, muitos mitos ainda permeiam esse exame radiológico, o que pode afastar as mulheres da sua realização e evitar o diagnóstico precoce da doença.
Segundo a radiologista e intervencionista do Grupo Med Imagem, Aldecy Teixeira Dantas (CRM/PI 1668), muitas mulheres têm medo de realizar a mamografia por causa da divulgação de notícias falsas sobre os efeitos da radiação e por acreditarem que sentirão dor durante o exame.
“Por causa das fake news, algumas pacientes acreditam que a mamografia aumenta as chances de desenvolver um câncer de tireoide, mas isso não é verdade. O que acontece é que, atualmente, são feitas mais avaliações da tireoide com o exame de ultrassonografia e as punções aspirativas com agulha fina, que contribuem no diagnóstico precoce do câncer de tireoide. Mas as notícias falsas confundem a população, desestimulando a realização de exames preventivos que são fundamentais para detectar cedo essas doenças”, esclarece dr. Aldecy.
Como funciona o exame de mamografia
Indicada pela Sociedade Brasileira de Mastologia para mulheres acima dos 40 anos, e para mulheres mais jovens com casos de câncer de mama na família ou quando um nódulo palpável no seio é encontrado, a mamografia consiste em uma radiografia das mamas. Ela é realizada pressionando os seios contra duas chapas de acrílico, o que facilita a identificação de tumores suspeitos.
De acordo com a dra. Aldecy, a realização desse exame é tão importante que, para casos identificados logo nos estágios iniciais, nos estágios pré-clínicos, aumenta significativamente a possibilidade de cura. Ainda segundo a radiologista, novos equipamentos e profissionais capacitados ajudam a tornar o exame cada vez mais confortável para a paciente.
“Os mamógrafos de alta resolução, como os que temos na Med Imagem, têm um detector que faz uma leitura da composição da mama e utilizam uma compressão das mamas de acordo com a necessidade da densidade daquela mama, permitindo uma ótima qualidade na obtenção da imagem, ao mesmo tempo que faz com que não provoque dor e favoreça a aceitação por parte da paciente”, explica a especialista.
Sobre a dor relatada por algumas pacientes durante a realização do exame, a dra. Aldecy dá a seguinte orientação. “O importante é que as mulheres que forem realizar a mamografia não façam esse exame no período pré-menstrual, quando as mamas estão mais sensíveis, mais doloridas e suportam menos a compressão. Porque, no exame, é preciso ser feita a compressão, é através da compressão que a gente vai conseguir ver as diferenças dos tecidos nas mamas e identificar se há algum nódulo ou tumor muito pequeno”, frisou a radiologista.
A especialista reforçou que a mamografia é o melhor exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama, considerado padrão ouro. “Por isso, o meu recado para as mulheres é que elas façam a mamografia a partir dos 40 anos e nos casos indicados para mulheres mais jovens com fatores de alto risco. E não fiquem com medo do diagnóstico, de descobrir algum tumor. Se o médico pedir a realização de exames invasivos, para progredir a investigação, não fiquem apreensiva, porque o mais importante é detectar a doença em fase precoce, para iniciar o tratamento com maiores chances de cura”, finalizou.