Quinta-feira, Junho 25, 2026
29.5 C
Teresina

Receita paga nesta quinta lote da malha fina do Imposto de Renda

Foto: JOÉDSON ALVES/AGÊNCIA BRASIL

Mais de 264 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências vão receber dinheiro do Fisco. Ao longo desta quinta-feira (31), a Receita Federal paga o lote de restituições da malha fina de outubro.

Ao todo, 264.602 contribuintes receberão R$ 700 milhões. Cerca de 53% do valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no reembolso. Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, neste ano, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.

Em relação à lista de prioridades, a maior parte, 126.824 contribuintes, informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoa Física (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. Desde o ano passado, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.

Em segundo lugar na lista, há 14.661 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério. Em terceiro, vêm 11.360 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul. Em quinto lugar, estão 46.689 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos. O restante dos considerados prioritários são 6.416 contribuintes idosos acima de 80 anos e 5.219 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

A lista é concluída com 53.433 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais.

Desde o último dia 24, quem quiser saber se foi incluído no lote residual pode fazer a consulta na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

Pagamento

O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Caso verifique uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Governador entrega reformas do centro cirúrgico e enfermarias do HPM nesta sexta

O Governo do Piauí entrega, nesta sexta-feira (1), por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a reforma e ampliação do Centro Cirúrgico e das enfermarias do Hospital da Polícia Militar (HPM). O governador Rafael Fonteles e o secretário de Saúde do Piauí, Antônio Luiz, participam da solenidade, marcada para às 8h.

Com um investimento de quase R$ 1,3 milhão (R$ 1.288.663,57), o centro cirúrgico do HPM passou de 5 salas para 8 salas, além da readequação da sala de recuperação, instalações, piso e pintura.

Já em relação às enfermarias, com a reforma, o HPM passa a contar com 106 leitos voltados para regulação e cirurgias eletivas, sendo que a maior parte das enfermeiras é voltada para a ortopedia.

“O HPM está passando por uma ampla reforma e se tornará referência no atendimento de pacientes nas áreas de ortopedia, planejamento familiar, dermatologia, acompanhamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e nos tratamentos odontológicos e cirurgias gerais de menor porte”, afirma o secretário de Saúde, Antônio Luiz.

Recentemente, o HPM realizou sua 1ª cirurgia de artroscopia de ombro. A unidade de saúde também realiza artroscopias de joelho, entre outros procedimentos ortopédicos.

“O HPM está passando por amplas modificações estruturais, para ser reconduzido a um perfil de assistência mais voltado, a partir de agora, para as enfermidades relacionadas ao trauma, mas também para bucomaxilo e doenças relacionadas à dermatologia”, disse o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.

CASACOR Piauí 2025 define local da segunda edição em Teresina

Crédito foto: @déPAYSER

Primeira edição em 2024 foi um grande sucesso e contou com a visita de mais de 20 mil pessoas em 45 dias de exposição

Após o grande sucesso de sua edição de estreia, a segunda edição da CASACOR Piauí já tem local confirmado. A próxima Mostra, que está prevista para acontecer em maio de 2025, será realizada em um local emblemático para a nossa cidade: na Av. Senador Arêa Leão, 1459, localizado no bairro Jockey Club. O imóvel possui área construída de 1.200,00m² e quase 6.000,00m² de área total, que estarão à disposição de um novo e criativo elenco de profissionais que integrará o evento.

O novo local e Masterplan serão apresentados ainda no mês de novembro para os novos arquitetos e design, assim como para imprensa e parceiros da Mostra, que são peças fundamentais para a consolidação do evento. A primeira edição foi um grande sucesso, uma vez que contou com a visita de mais de 20 mil pessoas durante os 45 dias de evento. Para 2025, a Mostra promete ainda mais sofisticação, beleza e reforço dos valores regionais. Certamente, encantará um público diversificado, como fez em 2024.

Evento já integra o calendário da cidade

O sucesso da primeira edição gera uma grande expectativa para 2025, pois ao entrar para o calendário de grandes eventos da cidade, a CASACOR Piauí transforma a cidade de Teresina. O impacto positivo foi perceptível em diversos setores do estado, a exemplo da cultura, arte, design e artesanato piauiense. Na primeira edição, 53 profissionais atuaram em 34 ambientes que integraram o casarão que sediou o evento na capital piauiense.

Em 2025, vivencie a experiência da CASACOR Piauí, que contará com programação imperdível e marcará mais uma vez o estado. Acompanhe mais informações em nossas redes sociais (@casacorpiaui) e fique por dentro de tudo que encontrará na nova edição do evento.

SERVIÇO:

https://casacor.abril.com.br/mostras/piaui/
Instagram: @casacorpiaui
Email: contato@casacorpiaui.com.br

Icone Comunicação – Assessoria e relacionamento com a mídia

Luze Silva (86) 8699812-3547
E-mail: luzesilva@iconenoticia.com.br
Mayara Bastos (86) 99961-5988
E-mail: mayarabastos@iconenoticia.com.br

Funcionamento Dia de Finados

O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI) informa que, neste sábado (02), as lojas do Centro e bairros de Teresina estarão fechadas devido ao feriado do Dia do Finados. Já as unidades dos shoppings da capital poderão abrir em horário normal, mediante pagamento das horas extras aos colaboradores.

Mastologista destaca o impacto da má alimentação e do sedentarismo para novos casos de câncer de mama

Reprodução

Os diagnósticos mais recentes de câncer de mama demonstram um aumento no número de casos da doença, uma tendência já anunciada por indicadores anuais do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Esse tipo de câncer é um dos mais comuns em mulheres no mundo todo e dentre as possíveis causas para esse aumento podem estar os hábitos alimentares da população e o sedentarismo.

Dados do Inca apontam que o Brasil deve registrar 73.610 novos casos de câncer de mama até 2025. Já o Piauí, em 2023, registrou uma taxa estimada de 41,89 casos para cada 100 mil mulheres.

Segundo o médico mastologista Danilo Nunes Lages (CRM 5600-PI), esse crescimento na quantidade de casos da doença pode ter como uma de suas causas a mudança nos hábitos da população. Não apenas nos hábitos alimentares, mas também no estilo de vida com mais telas e menos exercício físico.

“Hoje nós temos muito mais cânceres de mama do que antigamente e a gente se pergunta, por que isso? É porque os hábitos estão piores, a população está mais obesa e sedentária devido à sua alimentação”, apontou o especialista.

“Outro fator que tem impactado no aumento do número de casos é o estresse da vida diária e não priorizar a saúde. É fundamental fazer uma atividade física regular como caminhada ou um exercício de maior impacto como corrida, desde que após avaliação médica. Exercitar-se tem que ser uma prioridade e tentar adotar uma alimentação balanceada, evitando fast-food, doces, faz parte de uma rotina para se ter uma vida mais saudável e longa”, afirmou.

Danilo também destacou a importância das mulheres, a partir dos 40 anos, realizarem consultas regulares com médicos mastologistas e ginecologistas, o que contribui para a detecção precoce da doença.

“Eu recomendo sempre o método de rastreamento da Sociedade Brasileira de Mastologia, que orienta que as mulheres, a partir dos 40 anos, procurem seus médicos, seus mastologistas, seus ginecologistas, para fazerem a mamografia anualmente”, orientou.

Ele também alertou para os baixos índices na realização do exame de mamografia, em especial, na região Nordeste do Brasil.

“Faço um apelo, principalmente, aqui no Nordeste, já que infelizmente nós temos taxas muito baixas de mulheres que fazem mamografia. De acordo com o Inca, em 2022, na região Nordeste, apenas 54% das mulheres fizeram mamografia nos últimos dois anos. Isso é um dado muito alarmante, preocupante até. É necessário que as mulheres priorizem a sua saúde e não deixem para depois. O diagnóstico precoce aumenta em 95% as chances de cura do câncer de mama”, alertou o mastologista Danilo Lages.

Aulas gratuitas de capoeira buscam promover uma melhora na qualidade de vida através do esporte

Reprodução

A prática de atividades físicas é indicada para indivíduos de todas as idades, principalmente por proporcionar melhora significativa na qualidade de vida. Dentro do leque de atividades, está a modalidade de artes marciais. As lutas como judô, capoeira e jiu-jitsu contribuem tanto na melhora do condicionamento físico quanto para a flexibilidade, a respiração, a postura e a coordenação motora. Com tantos benefícios para a qualidade de vida, a Faculdade Estácio Teresina iniciou um projeto que vai além das salas de aula e chega diretamente à comunidade local, buscando promover e incentivar essa prática.

Desde o início do segundo semestre de 2024, aulas de capoeira são oferecidas gratuitamente na unidade, por meio do projeto de extensão Capoeira de Valor. A atividade é coordenada pelo curso de Educação Física e une teoria e prática em uma iniciativa que busca melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Segundo Gildeene Farias, coordenador do curso de Educação Física, o projeto de capoeira beneficia tanto os alunos da instituição como também a comunidade. “Os alunos vão aliar a teoria com a prática, aprendendo metodologias para disseminar essa arte, não só em academias, mas em outros projetos que vão desenvolver futuramente. Já para a comunidade, trata-se da oportunidade de praticar regularmente uma atividade física gratuita, sem a necessidade de ir até uma academia, promovendo socialização e proporcionando uma rotina mais saudável e divertida”, afirma o professor.

A capoeira possui uma importante herança cultural para todo o Brasil, o que atrai também os interessados nessa arte-marcial. O projeto já teve uma boa adesão, apesar do pouco tempo de existência. Luiz Antônio da Silva, aluno do projeto, decidiu voltar a praticar capoeira após anos de afastamento. “Devido ao esforço físico, ambiente, sinergia e desafios criados pela capoeira, melhora de forma considerável meu humor, mente e corpo”, relata Luiz.

A capoeira contribui não só para a saúde, mas também consegue gerar um bem-estar para os praticantes, gerado pela atividade física. “Além de abranger o conhecimento sobre a cultura, promove um incentivo ao movimento, à dinâmica e à busca por uma melhor qualidade física”, reforça Luís.

As aulas são gratuitas e abertas para o público. As inscrições para participar podem ser feitas através do perfil @capoeiradevalor no instagram, onde está disponível o link para as inscrições. Para quem preferir, também é possível realizar as inscrições presencialmente na própria Estácio Teresina, através da coordenação do curso de Educação Física.

Parceria entre Ministério da Saúde, OMS e OPAS busca reduzir acidentes de trânsito e melhorar tratamento de vítimas no Piauí

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do projeto PRACTICE estiveram reunidos na tarde de ontem quarta-feira, 30, para fortalecer a parceria, melhorando o diagnóstico e o tratamento de vítimas de acidentes de trânsito e traumas no estado.

O encontro também contou com a participação de profissionais de instituições alemãs, incluindo empresas e hospitais especializados.

Segundo o coordenador da Linha de Trauma da Sesapi, Samuel Martins, a iniciativa conjunta busca não apenas avaliar o cenário dos sinistros de trânsito no Piauí.

” Queremos implementar ações que minimizem os acidentes. Com dados precisos e análises detalhadas, as autoridades vão poder identificar os locais mais críticos, com maior incidência de acidentes”, afirma

Para o Coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Telmo Mesquita, com os dados corretos é possível realizar as intervenções específicas, aprimorando o atendimento nos serviços de emergência, sempre sobrecarregados.

 ” Com o avanço dos projetos e uma parceria consolidada entre as instituições envolvidas, será possível reduzir significativamente o número de acidentes e salvar vidas” diz.

Polícia Civil prende dois homens investigados por furto de fios de cobre e cabos de fibra óptica em Teresina

Reprodução/DHPP

A Polícia Civil do Piauí cumpriu, ontem quarta-feira (30), duas prisões preventivas contra dos homens de iniciais J.C.D.S.S. e J.C.B.S. Eles são investigados por furto qualificado de fios de cobre e cabos de fibra óptica, bem como atentado ao funcionamento de serviços de internet, que afetavam o acesso de uma coletividade de pessoas às comunicações essenciais.

A ação foi realizada pela 2ª Delegacia Seccional – Divisão 1 (antigo 7° Distrito Policial), com apoio da Divisão 3 da 2ª Delegacia Seccional (antigo 9° Distrito Policial).

De acordo com a investigação, os representantes empresariais de telecomunicação relataram considerável prejuízo financeiro em razão desses furtos, tendo sido apresentado relatório por uma das empresas que aponta oito furtos de fios e cabos no bairro Pirajá.

Ressalte-se que os investigados praticaram os crimes na companhia de um adolescente, tendo sido instaurado o competente procedimento menorista para apuração do ato infracional equiparado ao delito de furto qualificado durante o repouso noturno e atentado contra o funcionamento de serviço de utilidade pública.

Construção Civil em Teresina cresce com lançamento de empreendimentos e movimenta a economia local

Reprodução

O setor da Construção Civil em Teresina e sua Região Metropolitana mostrou movimentação significativa no segundo trimestre de 2024 com o lançamento de quatro novos empreendimentos residenciais. Os dados são da pesquisa da Brain, que analisa o mercado imobiliário vertical, horizontal e comercial para avaliação censitária do município.

Foram três empreendimentos verticais e um horizontal, ampliando as opções habitacionais na capital piauiense. As vendas nesse período alcançaram um total de 1.414 unidades, divididas entre 641 unidades em empreendimentos verticais, 772 em empreendimentos horizontais e uma unidade comercial.

Em junho de 2024, os dados de comercialização nos empreendimentos com vendas primárias ativas indicaram que 11.580 unidades residenciais verticais haviam sido lançadas até então. Desse total, 2.493 unidades ainda estavam disponíveis, representando 21,5% da oferta inicial. A análise por padrão de empreendimento revelou que a maior disponibilidade foi registrada no padrão Super Luxo, com 59,5% das unidades ainda à venda. Em compensação, o Padrão Alto teve a menor taxa de disponibilidade, com apenas 10,2% das unidades remanescentes.

“Essa é uma pesquisa que apresenta a evolução analítica dos principais indicadores, como os lançamentos, vendas, ofertas e, claro, o perfil do consumidor. É um crescimento em vendas que vem impulsionado pelas obras em infraestrutura e incentivos fiscais. Isso estimula as construtoras a expandir seus projetos”, avalia o presidente do Sinduscon Teresina-Piauí, Guilherme Fortes.

Os números apresentados no relatório do Grupo Brain refletem a dinâmica no mercado imobiliário da região, com uma oferta variada e uma demanda que prioriza empreendimentos de médio porte e unidades com dois ou três dormitórios, conforme o perfil de consumo local.

SEMPLAN recebe equipe de transição de governo e inicia entrega de documentos e reuniões técnicas

Divulgação

Um encontro entre as equipes de transição do governo, focado na garantia da continuidade dos serviços públicos ocorreu nesta quarta-feira (23), na Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), da Prefeitura de Teresina. O Secretário João Henrique Sousa recebeu os representantes José João Braga e Kleber Montezuma para uma reunião técnica com os secretários executivos do Planejamento.

Para João Henrique, a transição de governo segue sendo tranquila e todo o time estará à disposição para ceder as informações necessárias. “Estamos muito felizes por começar a receber essas visitas da equipe eleita. Reunimos os secretários executivos do Planejamento para iniciar algumas demandas e contribuir de forma totalitária neste período. Temos tido encontros muito tranquilos e cordiais e seguiremos neste propósito, conforme a orientação do prefeito Dr Pessoa”, conclui o secretário.

A reunião contou com a participação do Secretário Executivo de Captação de Recursos e Monitoramento, Ítalo Portela, do Secretário de Planejamento Estratégico e Gestão, Jivago Gonçalves, e do Secretário de Planejamento Urbano, Carlos Affonso.

“Ficamos gratos pela recepção e é uma felicidade para a cidade ter aqui uma equipe competente e que tem nos dado segurança e tranquilidade para recebermos as informações necessárias, os dados do município, de forma muito técnica e transparente. Nosso objetivo é dar continuidade ao trabalho que a cidade precisa e seguiremos neste clima de tranquilidade”, disse Kleber Montezuma, ao lado de José João, representantes da equipe do governo eleito.