A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV), deu cumprimento, na manhã ontem quinta-feira (07/11), a dois mandados de prisão preventiva em desfavor de dois homens suspeitos de furtar 14 veículos de uma locadora de veículos em Teresina. Os homens foram presos nas zonas sudeste e leste da capital.
Segundo o coordenador do DRFV, delegado Marcelo Dias, os furtos ocorreram entre os anos de 2023 e 2024, sendo que 13 dos veículos já foram recuperados e restituídos à empresa.
”Um dos presos, de iniciais E.C.N., era o gerente geral dessa locadora no Piauí. Ele utilizava da função para inserir dados falsos na empresa de que os veículos haviam saído da loja para algum serviço, porém negociava as vendas dos veículos com outras pessoas. O segundo preso, de iniciais E.O.G., atuava como com intermediador do gerente. Ele vendia os veículos subtraídos, inclusive para compradores no estado do Maranhão”, informou o delegado.
Dentre os veículos furtados estão carros de diversas marcas, como Renegade, Frontier, TCross, Peugeot, Citroën, HB20, dentre outros. De acordo com sindicância da empresa vítima, o prejuízo foi de aproximadamente R$ 1 milhão e 200 mil reais.
As investigações continuam no intuito de verificar se há participação de mais envolvidos nesses crimes, incluindo os compradores.
A comitiva de representantes de Pedro Laurentino, incluindo o prefeito eleito Carlinhos Reis (MDB), encerrou participação no Seminário Novos Gestores 2025-2028, em Brasília, com encontros com a bancada piauiense. A viagem também serviu como oportunidade de contato com deputados e senadores para atração de investimentos na cidade.
Durante os dias 05 e 06 de novembro foi realizado o Seminário Novos Gestores 2025-2028, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Além do recém-eleito Carlinhos Reis, a comitiva foi formada pelo atual prefeito, Léo Leite, e pelos vereadores Evandro Leite, Raimundinho, Galego e Chico do Ernesto.
Carlinhos Reis apontou que a participação no evento foi de grande importância para a atualização de práticas e ações que podem tornar a gestão municipal mais eficiente, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população.
“Foi uma grande aula para todos nós a participação neste seminário. Estou muito satisfeito com os ensinamentos e, principalmente, com a troca de experiências com gestores de outros municípios e estados. Tenho certeza de que, agora, iremos tornar a gestão em Pedro Laurentino mais eficiente na resolução das demandas da população”, explicou o prefeito eleito.
Outro ponto destacado pelo prefeito eleito foi o encontro com representantes piauienses no Congresso Nacional. Para Carlinhos Reis, manter um diálogo com deputados e senadores é uma das formas de se buscar mais investimentos e recursos para o município.
“Tivemos a oportunidade de nos encontrarmos com os senadores Ciro Nogueira e Marcelo Castro, com o deputado federal Castro Neto e com o deputado estadual Georgiano Neto. Queremos dialogar com todos para trazermos mais recursos e melhorias à população em nossa cidade”, destacou.
Na noite dessa quarta-feira (6), o auditório do Vilar Hospital de Olhos recebeu profissionais da saúde para uma palestra voltada à Campanha Latino-Americana de Prevenção da Ambliopia, patologia conhecida como “Olho Preguiçoso”. Com o título “Principais alterações oculares na infância: como diagnosticar e prevenir”, o evento contou com a presença do Dr. David Kirsch, médico oftalmologista, que abordou a relevância do diagnóstico precoce e os principais sinais de alerta em crianças.
O Dr. Atêncio Queiroga, presidente da Associação Médica Brasileira Seccional Piauí (AMB-PI), participou como ouvinte e destacou a relevância da palestra. “Considero de muita importância esse tipo de reuniões científicas. Sempre digo para meus alunos que o mais importante é diagnosticar o que é normal e o que é patológico”, afirma Queiroga.
A palestra integra a campanha latino-americana de conscientização sobre a ambliopia, uma condição que, se não identificada a tempo, pode causar até a perda visual completa, mas que pode ser tratada com eficácia desde a primeira infância.
Segundo o palestrante Dr. David Kirsch, oftalmologista do Vilar Hospital de Olhos e membro do Centro Brasileiro de Estrabismo, a palestra com os pediatras tem um objetivo fundamental. “A ideia da campanha é levar a informação sobre a ambliopia, sobre a importância do diagnóstico precoce para a população. E a nossa ideia é fazer com que o pediatra leve essa informação da importância do diagnóstico precoce. Assim, teremos uma criança chegando ao oftalmologista no momento correto”, conclui Kirsch.
A Prefeitura de Água Branca conquistou o Selo UNICEF, edição 2021-2024, a maior premiação de reconhecimento internacional de eficácia das políticas públicas para crianças e adolescentes. O selo simboliza o trabalho realizado pela gestão municipal para promover políticas públicas que asseguram direitos, educação, saúde e qualidade de vida para as futuras gerações aguabranquenses.
“Esse selo é motivo de grande orgulho para todos nós. Ele representa mais do que uma conquista; é um incentivo para que continuemos firmes em nosso propósito de construir um futuro melhor para as crianças e adolescentes de Água Branca,” destaca o prefeito Junior Ribeiro.
A lista com as cidades que mais avançaram nas políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024, foi divulgada na última quarta-feira (6) pelo UNICEF. O Selo é uma estratégia para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas a este público.
“A Prefeitura de Água Branca reafirma seu compromisso em intensificar suas ações e projetos, reforçando as bases para uma cidade cada vez mais inclusiva e voltada para o futuro das nossas crianças e jovens”, finaliza o prefeito Junior Ribeiro.
O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), cumpriu uma série de compromissos em Brasília nesta quarta-feira (6), incluindo um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Acompanhado pelo deputado federal Francisco Costa (PT), que preside a Comissão de Saúde na Câmara, Mendes discutiu projetos de interesse para a capital piauiense, especialmente nas áreas de saúde e infraestrutura.
Ao longo do dia, Silvio também se reuniu com parlamentares da bancada do Piauí e com lideranças do União Brasil, partido ao qual é filiado.
Entre os encontros, destacou-se a conversa com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em busca de recursos para aprimorar a conectividade e expandir os serviços de comunicação na capital.
A agenda em Brasília mostra o esforço do novo prefeito para garantir apoio federal e articulação política em prol de investimentos importantes para Teresina mesmo sendo do grupo de oposição ao PT no estado.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, nesta quarta-feira (6), elevar a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, para 11,25 ponto percentual. O aumento em 0,50 ponto percentual representa a segunda elevação da taxa no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ao decidir elevar a taxa, o Copom apontou que o “ambiente externo permanece desafiador, em função, principalmente, da conjuntura econômica incerta nos Estados Unidos, o que suscita maiores dúvidas sobre os ritmos da desaceleração, da desinflação e, consequentemente, sobre a postura do Fed. Os bancos centrais das principais economias permanecem determinados em promover a convergência das taxas de inflação para suas metas em um ambiente marcado por pressões nos mercados de trabalho. O Comitê avalia que o cenário externo, também marcado por menor sincronia nos ciclos de política monetária entre os países, segue exigindo cautela por parte de países emergentes”.
O comitê explicou ainda que em “relação ao cenário doméstico, o conjunto dos indicadores de atividade econômica e do mercado de trabalho segue apresentando dinamismo. A inflação cheia e as medidas subjacentes se situaram acima da meta para a inflação nas divulgações mais recentes”.
Além disso, o Copom comentou os fatores de risco para a inflação. Entre os que poderiam gerar alta estão a “desancoragem das expectativas de inflação por período mais prolongado; maior resiliência na inflação de serviços do que a projetada em função de um hiato do produto mais apertado; e conjunção de políticas econômicas externa e interna que tenham impacto inflacionário, por exemplo, por meio de uma taxa de câmbio persistentemente mais depreciada”.
Já nos fatos que poderiam gerar baixa inflação estão a “desaceleração da atividade econômica global mais acentuada do que a projetada; e os impactos do aperto monetário sobre a desinflação global se mostrarem mais fortes do que o esperado”.
– Considerando a evolução do processo de desinflação, os cenários avaliados, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, para 11,25% a.a., e entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego – destacou o comitê.
A taxa Selic é utilizada como referência para as taxas de juros de outras instituições financeiras no Brasil e para remuneração de investimentos.
O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou constitucional a Emenda Constitucional 19/98, que flexibilizou o Regime Jurídico Único (RJU) dos servidores públicos, permitindo a contratação pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Em julgamento nesta quarta-feira, 6, a maioria dos ministros decidiu que a norma é válida, mas com efeitos ex nunc, ou seja, a partir da data da decisão, e que servidores atuais não poderão migrar para o regime celetista.
A relatora, ministra Cármen Lúcia, votou contra a constitucionalidade da emenda, afirmando que houve irregularidades no processo legislativo que alterou o regime dos servidores. Ela destacou que a proposta havia sido rejeitada no primeiro turno na Câmara dos Deputados, mas foi reintroduzida em um segundo turno, o que, segundo a ministra, configurou uma “manobra” para contornar exigências constitucionais, como o quórum qualificado de 3/5. Seu voto foi acompanhado pelos ministros Edson Fachin e Luiz Fux.
No entanto, a divergência liderada pelo ministro Gilmar Mendes prevaleceu, defendendo que o processo legislativo foi cumprido de acordo com as normas e que o STF não deve interferir em questões internas do Congresso. Para Mendes, a mudança no texto constitucional não violou o procedimento previsto, e a decisão com eficácia apenas para o futuro preserva a segurança jurídica, evitando transtornos administrativos e previdenciários.
A decisão do STF consolida a possibilidade de novas contratações de servidores públicos sob o regime da CLT, ao mesmo tempo em que mantém o RJU para os servidores em atividade.
Para quem utiliza o Cartão Mais Fácil Estudantil ou Expresso, a recarga de créditos está cada vez mais acessível e prática. Há postos de recarga distribuídos em todas as zonas da cidade, o que torna o processo muito mais conveniente para os usuários. A iniciativa reflete o compromisso do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) com a mobilidade urbana. “Além de promover mais conveniência para o usuário, os pontos de recarga também contribuem para a agilidade no transporte. Vale lembrar que também temos a recarga online, através do site da Transmobi e do aplicativo ‘Parada On-line’, o que facilidade ainda mais a vida de todos. Essas medidas reforçam a importância de um sistema de transporte público eficiente e acessível para todos”, explica o diretor técnico do Setut, Vinicius Rufino. Na zona Sul da Capital, são quatro postos de recarga: Drogaria São Pedro no bairro Parque Piauí, E. R. Costa no bairro Porto Alegre, Drogaria São Pedro no bairro Bela Vista e Armarinho Santa Rita no bairro Morada Nova. Na zona Leste, são três pontos para recarga: Amanda Vera no Shopping Riverside, Papelaria Ideal no Planalto Uruguai e na Bate Cópias do bairro Joquei. Na zona Sudeste, o posto fica localizado na Farmácia Popular do bairro Itararé. A zona Norte é contemplada com dois pontos de recarga: um na Sorveteria Cantuária no bairro Aeroporto e outro na loja Poty Variedades no bairro Poti Velho. Na zona Central, os usuários podem realizar a recarga em três postos: Na Papelaria Potencial, na Bate Cópias do Centro e na sede da Transmobi.
O PIX, sistema de pagamentos instantâneos lançado pelo Banco Central do Brasil em novembro de 2020, revolucionou as transações financeiras no país com sua funcionalidade de pagamentos instantâneos e gratuitos. O sistema permite transferências e pagamentos em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana, sem taxas para pessoas físicas na maioria das operações. Essa combinação de rapidez e gratuidade foi determinante para a adoção massiva do Pix por pessoas físicas e jurídicas, promovendo inclusão financeira e simplificando a vida dos brasileiros. Mas a partir deste mês o Pix passa por mudanças, como explica o especialista em Finanças e Estatística da Wyden, Rodrigo Cavalcante.
“Em 1º de novembro de 2024, novas regras para o Pix entraram em vigor, visando aumentar a segurança das transações. Uma das principais mudanças é a limitação dos valores transferidos por dispositivos não cadastrados. Agora, ao utilizar um novo aparelho para realizar transações via Pix, o usuário terá um limite de R$ 200 por transação e R$ 1.000 por dia, até que o dispositivo seja devidamente cadastrado junto à instituição financeira. Essa medida busca dificultar fraudes em que criminosos utilizam credenciais roubadas para efetuar transações em dispositivos desconhecidos”, destacou o também docente dos cursos de gestão.
Sobre o cenário econômico atual, o Brasil apresenta alguns pontos dignos de análise, como avalia Cavalcante. “No primeiro trimestre de 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) registrou alta de 0,8%, impulsionado por setores como serviços e indústria. Apesar disso, pesquisa da Reuterso aponta que o país tem enfrentado desafios inflacionários, com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aumentando 0,46% em relação a agosto/24 e 4,43% em relação ao ano anterior. Fatores como a seca que afetou a produção agrícola contribuíram para a pressão inflacionária. Esses pontos sugerem uma prioridade no que se refere tanto aos gastos quanto ao cuidado com a saúde financeira”, disse.
Em se tratando do uso do PIX, também houve crescimento nos golpes digitais realizados por meio de celulares. “Segundo uma pesquisa realizada pela OLX, no primeiro semestre de 2024, fraudes envolvendo dispositivos móveis resultaram em prejuízos de R$ 58,3 milhões para os brasileiros. A maioria desses golpes está relacionada a pagamentos falsos e invasões de contas. Para se proteger, é fundamental manter aplicativos e sistemas operacionais atualizados, utilizar autenticação em duas etapas e desconfiar de mensagens ou links suspeitos”, explicou o professor.
Em suma, as recentes alterações nas regras do PIX visam aprimorar a segurança das transações financeiras no Brasil. Diante do cenário econômico desafiador, é essencial que os usuários se mantenham informados sobre as mudanças e adotem práticas financeiras prudentes para garantir a eficiência e a segurança de suas operações.
Os associados do Centro das Indústrias do Piauí (Ciepi) se reuniram na noite dessa terça-feira (5) para discutir temas estratégicos para o desenvolvimento econômico e social do Estado. O encontro iniciou com a palestra de Ricardo Castelo, da Investe Piauí, sobre “Energias Renováveis e Hidrogênio Verde no Piauí”, que abordou o impacto econômico regional e as oportunidades de negócios relacionadas a esses novos empreendimentos. “O governador do Estado está empenhado em concretizar dois grandes projetos de Hidrogênio Verde no litoral do Piauí e a apresentação do Ricardo Castelo mostrou como esses projetos podem transformar nossa economia. Com essa implantação, haverá uma cadeia de fornecimento de bens e serviços locais, fortalecendo o mercado e gerando oportunidades de emprego”, destacou o presidente do Ciepi, Federico Musso. Na sequência, Adriane Ribeiro e Reginaldo Hissa apresentaram a palestra “Compliance como Modelo de Gestão e Governança Corporativa”, discutindo o Decreto Estadual que regulamenta o compliance para empresas do Piauí e a estruturação de governança baseada nele. “Esse é um tema novo para o Piauí, apesar de já estar estabelecido no Brasil há mais de 10 anos. É essencial que os empresários se adaptem, garantindo conformidade com o Decreto Estadual e a Lei Federal”, destacaram. A diretora da Indústria de Alimentos Bel Sabor, Clédima Medeiros, aproveitou a ocasião para compartilhar um projeto, junto ao Senai, que busca capacitar jovens acima de 18 anos para o mercado industrial. “Esse projeto foi pensado para oferecer qualificação profissional aos jovens, ampliando suas oportunidades no setor e fortalecendo a indústria local. Estamos motivados e confiantes nos impactos positivos dessa iniciativa”, declarou Clédima. O encontro também contou com a participação do Maestro Aurélio Melo e do diretor administrativo da Orquestra Sinfônica de Teresina, Abiel Bonfim, que abordaram a importância dos incentivos fiscais para a cultura local. “Muitas pessoas conhecem a Orquestra pelas apresentações, mas poucos sabem dos esforços por trás. Com o projeto da Lei Rouanet, buscamos manter a Orquestra em funcionamento e estamos aqui para mostrar como esse projeto é essencial”, comentou o Maestro Aurélio Melo.