Quarta-feira, Junho 24, 2026
29.2 C
Teresina

ONG promove empreendedorismo entre jovens piauienses

A Junior Achievement Piauí (JA PIAUÍ) é uma das maiores e mais impactantes ONGs dedicadas a jovens do mundo. Iniciando suas atividades em 1919 e operando no Brasil desde 1983, a Organização Não Governamental (ONG) busca despertar o espírito empreendedor dos jovens para transformar a sociedade.

No Piauí, a JA transformou a vida de várias famílias, atuando em escolas públicas e privadas. Os projetos vão do ensino fundamental até o médio, oferecendo aos alunos uma imersão prática no mundo dos negócios. Até hoje, mais de 5,7 milhões de jovens em todo o Brasil foram beneficiados pela iniciativa, sendo mais de 70 mil apenas no Piauí.

No primeiro semestre de 2024, o destaque foi para o projeto de mini empresas, uma das principais atividades desenvolvidas pela ONG. De acordo com Cynara Castro, gerente executiva da JA Piauí, essa iniciativa tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência prática de empreendedorismo. “O primeiro semestre a gente contempla muito o programa de mini empresa, que é um dos programas principais da JA em todo o mundo. É um programa onde é exclusivo ali para os alunos do ensino médio, onde eles aprendem a vivência, na prática, de como abrir uma empresa e, ao final, fechá-la. E todo o seu lucro é arrecadado para uma instituição de caridade. Então, é um programa longo, do qual é destinado em torno de quatro meses”, explica Cynara.

Além das mini empresas, a JA Piauí também realizou uma série de outros eventos para motivar ainda mais os alunos. “Paralelamente ao programa, buscamos engajar os estudantes com atividades que despertem ainda mais o espírito empreendedor, seja por meio de palestras ou da participação em eventos relevantes”, reforça a gerente executiva.

A JA Piauí atua com parceiros dos mais diversos seguimentos, dentre eles a Credi-Shop. Conhecida por seu compromisso com a responsabilidade social, a Credi-Shop acredita que apoiar os projetos voltados para a educação financeira ajuda os jovens do estado. “Essa parceria nos possibilita não apenas contribuir financeiramente, mas também fazer uma diferença direta na vida da juventude do nosso estado. Estamos preparando esses jovens para enfrentar os desafios do futuro com confiança e competência, e nos orgulhamos de fazer parte de uma iniciativa com tanto impacto”, afirma Vaniela Alencar, coordenadora de marketing da Credi-Shop.

Os resultados expressivos obtidos pelo JA deram ao Piauí reconhecimento nacional, graças ao bom desempenho do projeto mini empresas. “Através do nosso bom trabalho que a gente realizou no programa de mini empresa, nós levamos a melhor ao prêmio nacional de mini empresa, do qual a representante piauiense ficou em segundo lugar. Então, isso é um retorno bom do nosso trabalho, nós sermos indicados ao prêmio nacional”, destaca a gerente executiva do JÁ Piauí.

Câmara dos Deputados aprova lei contra registro ilegal de imagens íntimas

Câmara dos Deputados. Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Câmara dos Deputados deu um passo importante ao aprovar um projeto de lei que estabelece penalidades específicas para quem registra imagens das partes íntimas de outra pessoa sem a devida autorização. Essa medida visa coibir práticas como a de homens que fotografam mulheres por baixo de saias em ambientes como o transporte público. A proposta, aprovada no dia 4, agora segue para análise do Senado. O Projeto de Lei 583/20, que foi elaborado pelo deputado José Guimarães (PT-CE), prevê uma pena de detenção que varia de 6 meses a 1 ano, além de multa. Essa sanção é equivalente àquela prevista para quem divulga conteúdo íntimo sem consentimento, reforçando a proteção à privacidade e à dignidade das vítimas.

Além das penalidades, a proposta também sugere a implementação de uma tecnologia nos celulares que facilite o acionamento do número de denúncia de violência contra a mulher. A deputada Silvye Alves (União-GO), que relatou o projeto, ressaltou a importância do consentimento nas interações que envolvem a captura de imagens, destacando a necessidade de respeitar a privacidade alheia.

O texto aprovado menciona a captura de “cena sensual ou libidinosa” em diferentes contextos, tanto públicos quanto privados. No entanto, essa definição pode gerar confusões sobre o que exatamente se enquadra nesses termos, levantando questões sobre a interpretação da lei. Guimarães, por sua vez, sublinhou a importância dessa legislação na luta contra a violência de gênero, buscando criar um ambiente mais seguro para as mulheres.

Inadimplência entre os mais pobres chega a 37,7%, segundo CNC

Economia, Moeda Real,Dinheiro, Calculadora

A taxa de inadimplência entre as famílias de baixa renda no Brasil atingiu 37,7% em outubro, conforme dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). Este aumento ocorre em um contexto de juros elevados e crédito mais caro, que impactam diretamente a renda das camadas mais pobres da população. Apesar de uma leve queda no endividamento, que agora está em cerca de 77%, a inadimplência continua a crescer.

A pesquisa revela que quase 13% das famílias afirmam não ter condições de quitar seus débitos, enquanto cerca de 85% das famílias endividadas utilizam o cartão de crédito como principal meio de pagamento. As famílias inadimplentes estão atrasando, em média, 66 dias para pagar suas contas, o maior número registrado no ano. Este cenário é agravado por outra pesquisa nacional que indica que quase 30% dos consumidores tinham dívidas atrasadas há pelo menos um mês em outubro, e 50,4% das famílias estavam com dívidas atrasadas há pelo menos três meses, o maior percentual desde fevereiro de 2018.

Líderes mundiais parabenizam Trump por vitória nas eleições

Diversos líderes internacionais parabenizaram Donald Trump pela vitória nas eleições americanas nesta quarta-feira (6). Alguns dos chefes de Estado, inclusive, enviaram suas felicitações antes mesmo de a agência Associated Press oficializar o republicano como o 47° presidente dos Estados Unidos.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, parabenizou Trump pela “impressionante vitória” nas eleições e expressou sua esperança de poderem trabalhar juntos para alcançar uma paz justa na Ucrânia.

– Aprecio o compromisso de Trump com o princípio da “paz através da força” nos assuntos internacionais. É exatamente o princípio que pode, de uma forma prática, aproximar-nos de uma paz justa na Ucrânia – disse Zelensky.

Já o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, felicitou o candidato republicano pela “maior virada da história” em uma mensagem nas redes sociais.

– Seu retorno histórico à Casa Branca oferece um novo começo aos Estados Unidos e um retorno ao compromisso com a grande aliança entre Israel e os Estados Unidos. É uma grande vitória – escreveu o premiê israelense na rede social X.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, chamou a vitória de Trump de “histórica”, disse que espera trabalhar com o republicano nos próximos anos e declarou que, “como aliados mais próximos”, seus países estão unidos na “defesa dos valores compartilhados de liberdade, democracia e empresa”.

– Do crescimento e da segurança até a inovação e a tecnologia, sei que a relação especial entre o Reino Unido e os EUA continuará prosperando em ambos os lados do Atlântico nos próximos anos – acrescentou o líder trabalhista.

O presidente da França, Emmanuel Macron, por sua vez, disse estar pronto para trabalhar novamente com o republicano pela paz e prosperidade, cada um com as suas convicções, enquanto que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, chamou Trump de “amigo” e disse esperar que Índia e Estados Unidos trabalhem para “promover a paz, a estabilidade e a prosperidade mundiais”.

– Meus mais sinceros parabéns, amigo Donald Trump, pela sua histórica vitória eleitoral. À medida que avance sobre as bases dos sucessos do seu mandato anterior, espero renovar nossa colaboração para fortalecer ainda mais a Associação Estratégica Global e Integral entre Índia e Estados Unidos – escreveu Modi nas redes sociais.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, também utilizou o termo “amigo” e disse confiar que Trump contribuirá para parar as guerras na Faixa de Gaza e na Ucrânia.

– Espero que as relações entre a Turquia e os EUA sejam fortalecidas e se ponha um fim às crises e guerras regionais e globais, em particular a questão palestina e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia – escreveu.

Em sua mensagem, o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, disse confiar que seu país e os Estados Unidos continuarão sua relação de trabalho “bem-sucedida” para promover a prosperidade e a liberdade em ambos os lados do Atlântico.

– Parabéns Donald Trump pela sua eleição como presidente dos EUA. Alemanha e EUA têm uma longa e bem-sucedida história de trabalho conjunto para promover a prosperidade e a liberdade em ambos os lados do Atlântico. Continuaremos a fazê-lo para o benefício dos nossos cidadãos – escreveu o político social-democrata na rede social X.

Na América do Sul, o presidente da Argentina, Javier Milei, disse que a vitória de Trump foi “formidável” e acrescentou que o republicano “pode contar com a Argentina para cumprir sua tarefa”.

– Agora, torne a América grande novamente. Você sabe que pode contar com a Argentina para cumprir sua tarefa. Sucesso e bênçãos. Saudações cordiais – afirmou o presidente argentino.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, outra líder a parabenizar o republicano, convidou Trump para trabalhar em conjunto em uma agenda transatlântica que beneficia a União Europeia e os EUA.

– A UE e os EUA são mais do que apenas aliados. Estamos unidos por uma verdadeira parceria entre os nossos povos, unindo 800 milhões de cidadãos. Trabalhemos, portanto, juntos em uma agenda transatlântica sólida que continue fornecendo resultados para eles – escreveu Von der Leyen em mensagem na rede social X.

Por fim, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, disse ter “grandes planos” com a volta de Trump à Casa Branca.

– Parabenizamos o senhor presidente Trump, temos grandes planos – disse Orbán, considerado um dos principais líderes da direita global, em sua conta no Facebook.

Donald Trump é eleito o 47° presidente dos Estados Unidos

Empresário Donald Trump

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump derrotou nas urnas a vice-presidente do país, Kamala Harris, e voltará à Casa Branca em 2025 como o 47° presidente dos Estados Unidos, projetou a Associated Press na manhã desta quarta-feira (6).

A vitória do republicano veio após a agência confirmar que o republicano venceu em Wisconsin, ultrapassando a barreira de 270 delegados necessária para ser eleito. O resultado marca a primeira vez que um presidente americano obtém dois mandatos não consecutivos desde o final do século 19.

Após não se reeleger em 2020, Trump surfou na crescente impopularidade de Joe Biden para se cacifar como o favorito para voltar a representar o Partido Republicano nas eleições presidenciais. A economia dos Estados Unidos sofreu com a forte escalada da inflação, que pesou no bolso do eleitor e degradou a imagem pública de Biden.

O cenário ajudou a manter Trump na dianteira da corrida pela Casa Branca. O ex-presidente teve poucas dificuldades para superar outros republicanos que tentaram buscar a nomeação do partido, entre eles o governador da Flórida, Ron DeSantis, e a ex-embaixadora na Organização das Nações Unidas (ONU) Nikki Haley.

Na campanha, Trump logo consolidou o favoritismo contra Biden, principalmente após o debate em que o democrata teve um desempenho considerado ruim até por aliados, em junho. Semanas depois, o republicano foi alvo de uma tentativa de assassinato durante um comício na Pensilvânia. O ex-presidente foi baleado na orelha, mas se levantou e jogou o punho para o ar, em uma imagem que circulou nas redes sociais. Em setembro, Trump ainda seria alvo de um segundo atentado.

Com a saída de Biden da disputa, Kamala Harris, que assumiu o lugar do presidente, chegou a aparecer na frente em algumas pesquisas de intenção de voto, mas na reta final perdeu força e viu Trump liderar nos estados-chave para a definição do próximo chefe de Estado.

Nascido no Queens, em Nova Iorque, o empresário Donald Trump fez carreira no mercado imobiliário. É casado com Melania Trump, com quem teve um filho. Também tem outros quatro filhos adultos de dois casamentos anteriores.

Internautas resgatam posts de esquerdistas culpando Bolsonaro pela alta do dólar na pandemia

Ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usaram o X/Twitter para criticar a cotação do dólar durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quando a moeda norte-americana ultrapassou a marca de R$ 4. Atualmente, com o dólar fechando a R$ 5,87 na sexta-feira (1º), a desvalorização do real se acentuou, tornando-o a sétima moeda que mais perdeu valor em relação ao dólar em 2024.

Desde então, internautas começaram a resgatar as críticas da esquerda durante o governo Bolsonaro. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, por exemplo, declarou em junho de 2022 que a instabilidade política e jurídica do governo era a causa da alta do dólar, que ultrapassava R$ 5. Ela não foi a única a se manifestar; outros ministros, como Paulo Pimenta (Secom) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), também se posicionaram contra a valorização do dólar na época, direcionando suas críticas, principalmente, ao ex-ministro da Economia, Paulo Guedes.

Pimenta fez publicações inflamadas, como a de março de 2020, quando comentou que o dólar havia superado R$ 4,60, e em 2019, quando disse que a fuga de dólares do Brasil era a maior dos últimos 20 anos. Ele ainda ironizou Guedes, que havia alertado sobre o risco de o dólar chegar a R$ 5.

Por sua vez, Paulo Teixeira criticou a cotação do dólar em 2020, mencionando que o valor havia disparado, e apontou a hipocrisia dos “Bolsominions” que antes criticavam o dólar a R$ 4,00. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, também expressou sua indignação, alegando que Guedes lucrou com a desvalorização do real, enquanto os brasileiros enfrentavam dificuldades financeiras.

Sem nenhuma pandemia, Brasil está próximo de bater a máxima histórica nominal do dólar de R$ 5,90

O Brasil está prestes a bater a máxima histórica do dólar, perto de R$ 5,90, mas desta vez sem o impacto de uma pandemia global. A disparada da moeda americana ocorre sob o governo de Lula 3, em um cenário que já é apelidado por críticos de “pandemia econômica do lulopetismo”. Não há fatores externos intensos explicando a alta, e sim uma mistura de pressões internas e incertezas fiscais que colocam a economia em tensão.

Uma das maiores expectativas do mercado é o anúncio de um pacote de gastos públicos, mas a demora do governo em apresentar as medidas tem alimentado ainda mais a desconfiança dos investidores. Em meio a cobranças, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, minimizou as perguntas da imprensa, classificando-as como “forçação boba” durante um evento em Brasília, na última quarta-feira (30).

Para agravar a incerteza, Haddad embarcará para a Europa e só retorna ao Brasil em 9 de novembro, o que adia o possível anúncio de medidas fiscais para, no mínimo, 11 de novembro. A longa espera acontece justamente em meio ao segundo turno das eleições municipais, jogando um balde de água fria na expectativa por uma decisão mais rápida e acentuando o nervosismo do mercado e da população, que vê o dólar cada vez mais alto e seu poder de compra cada vez mais comprometido.

Real foi a segunda que mais perdeu valor entre 27 moedas do mundo

O real, entre 27 moedas monitoradas, foi a segunda que mais se desvalorizou frente ao dólar em 2024, com uma queda de 16,21%, segundo dados da consultoria Elos Ayta para o portal Metrópoles. No acumulado do ano até 31 de outubro, a moeda brasileira perdeu apenas para o peso argentino, que recuou 18,40%.

Analisando apenas outubro, o real também ficou em segundo lugar entre as moedas que mais perderam valor, ficando atrás do peso chileno. Em 2024, apenas três moedas se valorizaram em relação ao dólar: o dólar de Hong Kong, a libra esterlina e o rand sul-africano.

Nesta sexta-feira (1º de novembro), o dólar registrou alta sobre o real, chegando a R$ 5,82, com picos de R$ 5,83, com uma valorização de 0,77% no dia. No fechamento de outubro, o dólar estava cotado em R$ 5,78.

Analistas apontam que fatores globais e locais. Nesta semana, um dos principais pontos é o aumento da percepção de risco fiscal no Brasil. Esses elementos elevam as incertezas e pressionam o câmbio, alimentando a valorização do dólar sobre o real.

Instituto de Educação Médica (IDOMED) permanece em 1º lugar no ranking de melhores faculdades de Medicina no Piauí


Há 10 anos o Instituto ocupa o 1ª lugar no Piauí entre as faculdades privadas de acordo com RUF

O Instituto de Educação Médica (IDOMED), vinculado ao Unifacid Wyden, ficou em 1º lugar no ranking das melhores faculdades privadas de Medicina do Piauí pelo Ranking Universitário Folha (RUF 2024). O IDOMED lidera há 10 anos consecutivos a posição no levantamento. O RUF é uma avaliação de todas as universidades ativas do país que usa dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha.

Para Danilo Giarola, diretor do IDOMED Teresina, a permanência em uma posição favorável “é resultado coletivo das boas práticas, investimentos e incentivos que o corpo docente, discente e colaboradores do Unifacid realizam cotidianamente”, pontua. Ele acrescenta que o compromisso com “a qualidade, excelência de ensino e capacitação transversal dos alunos faz parte da nossa rotina enquanto grupo educacional”, frisa.

Importante mencionar que quando se avalia tanto as redes privadas quanto públicas no Piauí, o IDOMED Teresina está em 3º lugar no ranking, o que também evidencia suas práticas voltadas à educação de excelência.

Sobre o IDOMED

Com mais de 25 anos de tradição, o IDOMED é um grupo que reúne 17 escolas médicas e conta com cerca de 9 mil alunos distribuídos em várias regiões do Brasil. A instituição é reconhecida por sua excelência no ensino médico, com foco em práticas educacionais avançadas, infraestrutura de ponta e uma forte conexão com o mercado de trabalho. Além de cursos de graduação, o grupo oferece pós-graduação, especializações e programas de atualização, sendo um dos líderes em inovação tecnológica na educação médica no país.

Prefeito eleito viaja para seminário em Brasília e quer trazer recursos e investimentos para Pedro Laurentino

Saiu nesta tarde o voo com o prefeito eleito de Pedro Laurentino, Carlinhos Reis, com destino a Brasília, para participação no Seminário Novos Gestores 2025-2028. O evento, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), reunirá prefeitos eleitos das regiões Norte, Centro-Oeste, além dos estados do Piauí e Maranhão, para discussões sobre formas de governança e eficiência na gestão.

Antes de embarcar rumo à capital federal, Carlinhos Reis afirmou estar animado com a participação no seminário, bem como adiantou que irá conversar com senadores e deputados piauienses em busca de investimentos e apoio a projetos para a cidade de Pedro Laurentino.

“Estamos indo para nossa primeira viagem à Brasília depois de eleito prefeito de Pedro Laurentino, com grande satisfação, para o primeiro encontro de novos gestores. Junto aos nossos deputados, nossos senadores, vamos também buscar investimentos para o nosso município, onde faremos sim uma grande gestão para o nosso município”, afirmou Carlinhos Reis.