O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI) informa que as livrarias e papelarias no Centro e bairros de Teresina funcionarão em horário estendido, das 08h até as 19h, durante os dias 03, 04, 06, 07, 08, 10, 11, 13, 14, 15, 17, 18, 20, 21, 22, 24, 25, 27 e 28 de janeiro, visando auxiliar os consumidores na compra de materiais didáticos.
As referidas unidades poderão ficar abertas mediante compensação das horas trabalhadas durante as festividades do Carnaval ou da Semana Santa deste ano. Mais informações estão presentes na Convenção Coletiva de Trabalho 2024/2025.
Extra Mercado dispõe de ampla variedade de produtos para facilitar a sua rotina
O sonho de morar sozinho é algo que começa desde o início da vida adulta para parte da população, pois pode representar mais liberdade. Inclusive, o total de pessoas que moram sozinhas no país corresponde a 18,9% das unidades domésticas, de acordo com último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
E apesar dessa sensação de independência ser algo almejado, é importante lembrar que os dias agitados nessa etapa da vida podem trazer dificuldades corriqueiras, como a redução do tempo para preparar refeições mais elaboradas, o que não significa que não seja possível se alimentar com produtos práticos e saborosos.
O Extra Mercado possui amplo sortimento de itens que podem ajudar na sua rotina. Seja no setor hortifruti (com frutas, legumes e verduras), açougue (carnes, frangos, peixes), padaria, bebidas e itens de higiene pessoal, a verdade é que a rede de supermercado atende todas as necessidades daqueles moram sozinhos ou que se planejam para isso.
Importante reforçar que esse planejamento também inclui assertividade durante as compras e, por isso, entender seus hábitos e comportamentos de consumo evita desperdícios. Dentro disso, uma dica fundamental é sempre ter uma lista de compras à mão.
Portanto, se você busca sempre variedade, conforto e praticidade para os seus dias, visite a unidade do Extra Mercado em Teresina ou acesse o e-commerce (www.clubeextra.com.br) do supermercado.
Itens práticos para o seu dia a dia que você encontra no Extra:
• Filé de Peito de Frango Congelado sem Pele sem Osso Sadia • Empanado de Frango Qualitá Caixa 300g • Espinafre Congelado Picado Higienizado Taeq Pacote 300g • Mix Vegetais Congelado D´AUCY Pacote 300g • Batata Pré-Frita Smiles Congelada McCain Pacote 400g • Sardinha em Óleo Coqueiro Lata 125g • Atum Ralado Ao Natural 88 Lata 140g • Salada Primavera Higienizada Qualitá Pacote 170g • Salada De Atum Com Batata Doce E Azeite GOMES DA COSTA Pote 150g • Alho Desidratado Areia 75g (Vidro)
Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (31) pelo Datafolha mostrou que, para 61% dos brasileiros, a economia do país está no rumo errado. Apenas 32% dos entrevistados acreditam que ela está no caminho certo.
Essa percepção é majoritária em todas as faixas etárias da pesquisa: entre os mais jovens, com idade entre 16 e 24 anos, 71% têm a percepção que a trajetória econômica está equivocada, e 23% acham que está no caminho correto.
Na faixa entre 25 e 34 anos, 68% acreditam que está errada, e outros 27% veem como correta; dos 35 a 59 anos, 64% acreditam que a economia está no caminho errado, enquanto 33% creem que está no rumo certo. Já na faixa acima de 60 anos, 55% disseram que está em trajetória errada, e 36% que está correta.
No recorte por faixa de renda, 67% dos que ganham acima de cinco salários mínimos acham que o rumo está equivocado, e 30% aprovam o caminho da economia. Entre os mais pobres, com renda de até dois salários, 55% têm uma visão negativa sobre a questão e 37% acham que o caminho está correto.
O levantamento foi feito nos dias 12 e 13 de dezembro de 2024, ou seja, cerca de duas semanas após o governo apresentar um pacote de ajuste fiscal, considerado por economistas como insuficiente para equilibrar as contas públicas. Foram realizadas 2.002 entrevistas em 113 municípios. A margem de erro foi de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
104 municípios do Piauí tiveram alertas de chuvas intensas na virada do ano, concentrados principalmente nas regiões sudoeste, sudeste e sul do estado. Apesar de estar fora da zona de maior precipitação, Teresina registrou pancadas de chuva em áreas rurais como Cacimba Velha e Santa Teresa. A previsão do tempo para Teresina é de chuvas mais regulares na próxima semana.
De acordo com o climatologista Werton Costa, os temporais que estão ocorrendo no Sul do estado devem se deslocar para Teresina nos próximos dias. “No Cerrado piauiense, a chuva está trincando com bons temporais se formando. Esses temporais deverão se manifestar aqui no decorrer da próxima semana”, destacou o especialista.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê aumento da probabilidade de chuvas para os primeiros dias de 2025, com o céu mais nublado e temperaturas elevadas.
Confira a previsão para os próximos dias:
Quarta-feira (01): Mínima de 26°C e máxima de 35°C. Céu encoberto à tarde e à noite, mas sem chuva prevista.
Quinta-feira (02): Mínima de 27°C e máxima de 36°C. Possibilidade de chuva isolada à tarde e à noite.
Sexta-feira (03): Mínima de 25°C e máxima de 34°C. Chuvas mais intensas, com precipitações isoladas durante o dia.
Sábado (04) e domingo (05): Chuvas isoladas persistem, com temperaturas oscilando entre 25°C e 34°C.
Alerta no interior do estado
O alerta de temporal emitido pelo Inmet para os municípios do sul, sudeste e sudoeste do Piauí permanece em vigor por tempo indeterminado. Nessas regiões, os temporais têm sido intensos, com potencial para transtornos.
A recomendação para os moradores das áreas sob alerta é evitar deslocamentos desnecessários e ficar atentos às orientações da Defesa Civil, especialmente em locais propensos a alagamentos ou deslizamentos.
O prefeito eleito de Teresina Silvio Mendes (União Brasil), 75 anos, foi empossado nesta quarta-feira 1° de janeiro em solenidade no Teatro Sesc Cajuína, localizado na zona leste de Teresina. Na cerimônia, o vice Jeová Alencar e os vereadores eleitos também foram empossados.
Silvio vai para o seu terceiro mandato na capital do Piauí, ele já foi eleito outras duas vezes e governou Teresina entre os anos de 2005 e 2010. Durante seu último mandato em 2010, ele obteve aprovação popular superior a 90%. No mandato atual, o gestor quer resolver problemas como a falta de medicamentos nas farmácias do município, limpar a cidade e reativar as usinas de asfalto da prefeitura. Religioso o prefeito pede que “Deus aumente sua fé, aumente sua tolerância e sabedoria para cuidar do destino da cidade”… “Tá na mão dele”, completou Silvio.
Médico por formação, Silvio é graduado em medicina pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) e especialista em ortopedia pela Universidade de São Paulo. O prefeito é casado com a médica neurologista Maria Inês Queiroz Mendes, e pai de três filhas: Maria Carolina, Cristina e Tatiana, ele também é avô de Letícia, Larissa, Silvio Neto e Vittorio.
Confira a equipe escolhida pelo gestor para auxiliá-lo na gestão atual:
SDU Norte: Alan Brandão
• SDU Sul: Aldo Gil
• Secretaria de Meio Ambiente: Aluísio Sampaio
• Strans: Carlos Daniel
• Fundação Municipal de Saúde: Charles da Silveira
• Defesa Civil: Coronel José Nunes
• Secretaria de Segurança Pública: Coronel Wagner Torres
• Secretaria de Finanças: Edgar Carneiro
• SEMCASPI: Eliane Nogueira
• Secretaria de Comunicação: Ellyo Teixeira
• SDU Centro: Eulálio Campelo Filho
• Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR): Francisco Duarte
• Secretaria de Juventude: Geraldo Jaques
• SDU Sudeste: Isaque Pereira de Menezes
• Secretaria de Educação: Ismael Silva
• SDU Leste: João Pádua
• Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT): José João Braga
• Fundação Wall Ferraz: Kleber Montezuma
• Fundação Monsenhor Chaves: Aurélio Melo
• Secretaria de Planejamento: Marco Antônio Aires
• Secretaria de Administração: Marcos Elvas
• Prodater: Miguel de Oliveira
• Secretaria da Mulher: Rosa Monteiro
• Secretaria de Esporte e Lazer: Sarah Menezes
• Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo: Sávio Normando
• ETURB: Vicente Moreira Filho
• Secretaria de Relações Institucionais: Victor Linhares
• Procuradoria Geral do Município (PGM): Virgínia Gomes
A partir desta quarta-feira, o imposto mensal do MEI (Microempreendedor Individual) aumentará, impactando milhões de pequenos empreendedores no Brasil. A mudança na cobrança reflete o desejo do governo de ajustar a arrecadação e garantir uma maior sustentabilidade para o sistema tributário nacional.
Novos valores e implicações para os MEIs
Com o novo reajuste, os valores a serem pagos mensalmente pelos microempreendedores individuais sofrerão alterações. Esses novos números devem ser observados com atenção, dado que o não pagamento adequado pode trazer complicações financeiras e fiscais para os negócios. A manutenção das obrigações fiscais é fundamental para a regularidade e o crescimento da empresa.
Dicas para se adaptar ao aumento do imposto
Os empreendedores podem tomar algumas medidas para se adaptar a essa mudança. Primeiramente, é essencial revisar o planejamento financeiro, considerando os novos valores do imposto mensal do MEI. Em segundo lugar, é recomendável buscar informações e orientações sobre possíveis isenções ou benefícios que possam reduzir o impacto do aumento. Por fim, manter-se sempre atualizado sobre mudanças fiscais pode evitar surpresas no futuro.
As prefeitas, os prefeitos e os respectivos vices eleitos em outubro tomam posse nesta quarta-feira (1º). A data é fixada pela Constituição Federal (artigo 29, inciso III). Já a posse das vereadoras e dos vereadores eleitos não tem data unificada, uma vez que é fixada pela lei orgânica de cada município. Para ser empossada, é necessário que a pessoa eleita tenha sido diplomada pela Justiça Eleitoral.
A Constituição estabelece que, para os cargos de prefeito e vice-prefeito, é preciso que a pessoa tenha, no mínimo, 21 anos de idade até o dia da posse. Já para assumir o cargo de vereador, a legislação diz que pode concorrer quem tenha 18 anos completos na data do pedido de registro de candidatura, ou seja, 15 de agosto do ano do pleito, segundo a Lei das Eleições.
Eleições 2024
Foram eleitos representantes para as prefeituras e as câmaras municipais, para assumir mandato de quatro anos, em 26 estados do país. O 1º turno foi realizado em 5.569 cidades. Em 51 municípios – dos quais 15 sendo capitais –, a eleição foi decidida em 2º turno.
Puderam votar nas Eleições Municipais de 2024 155.912.680 eleitoras e eleitores; as mulheres representaram 52,4% do total (81.806.914), e os homens 47,5% (74.076.997).
As empresas que realizarem pesquisas de opinião pública sobre as eleições, assim como sobre candidatas e candidatos, para conhecimento público, são obrigadas a registrá-las na Justiça Eleitoral. Isso deve ocorrer até cinco dias antes da divulgação, a partir de 1º de janeiro do ano da eleição. Nos anos em que não há disputa eleitoral, como em 2025, não há a obrigatoriedade de registrar esses levantamentos.
Entre as informações que devem ser cadastradas, estão:
o nome do contratante, com CPF ou CNPJ;
o valor e a origem dos recursos gastos;
a metodologia e o período de realização;
o questionário aplicado ou a ser aplicado;
o nome do profissional de estatística responsável;
e a indicação da unidade da Federação em que será realizado o levantamento.
Multas e punições
As empresas responsáveis pela divulgação de pesquisa fraudulenta ou sem o registro prévio das informações na Justiça Eleitoral podem ter de pagar multas no valor de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00. A publicação de levantamento ilegítimo constitui crime, e o responsável pode ser punido com seis meses a um ano de detenção e multa.
Os partidos políticos, o Ministério Público, os candidatos e as coligações podem impugnar o registro ou a divulgação de uma pesquisa eleitoral junto ao juízo ou ao tribunal competente, bem como apresentar as ações judiciais eleitorais cabíveis.
Origem
As primeiras pesquisas eleitorais no Brasil foram feitas em 1945, durante o período de redemocratização do país, derivando de análises de mercado e audiência de rádio.
Na década de 1980, com a proliferação dos institutos de pesquisa, os levantamentos eleitorais ganharam notoriedade. Assim, os números dessas análises passaram a fundamentar o foco das campanhas para a obtenção de apoio político, contribuições financeiras e ampliação de espaços nos meios de divulgação.
A Rede Globo tem sido criticada nas redes sociais nesta quarta-feira (1º) por conta da apresentação do Show da Virada, mais precisamente pela performance da cantora Anitta que apresentou seu repertório com letras com palavrões e baixaria.
Durante a música Capa de Revista, a emissora chegou a silenciar partes da música por conta das palavras impróprias, mais precisamente no momento em que Anitta canta que vai “pagar b******”.
Outras palavras censuradas pela emissora foram “p***”, “s***” e “piranha”.
O corte do áudio aconteceu apenas na TV Globo, sinal aberto, já quem acompanhava o show pelo MultiShow, ouviu a música na íntegra.
Na rede social X, a hashtag #Globolixo chegou a ser um dos assuntos mais comentados no período da tarde, com muitas mensagens críticas contra a emissora carioca.
O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) fez questão de comparar a atração da Globo com a do SBT, emissora paulista que transmitiu, pela primeira vez na história da TV aberta, o culto da virada de ano. O Vira Brasil 2025 foi realizado no Allianz Parque e contou cerca de 40 mil pessoas.
– Duas emissoras, duas transmissões de viradas diferentes. Comece o ano estabelecimento uma meta em sua vida: Não deixe a Globo entrar em sua casa – escreveu o parlamentar.
A Comissão de Direitos Humanos da Arquidiocese de Teresina, em parceria com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e outras instituições, realizará neste sábado, dia 9 de novembro, o I Seminário sobre Doutrina Social da Igreja, Povos Originários e Comunidades Tradicionais. O evento acontecerá no Auditório Paulo VI, na Avenida Frei Serafim, e busca promover uma reflexão aprofundada sobre os desafios enfrentados pelos povos indígenas e comunidades tradicionais no Piauí, bem como propor soluções para as violações de direitos que esses grupos vivenciam.
O seminário é aberto ao público, com inscrições gratuitas realizadas no dia do evento, com programação de 8h às 12h e de 13h30 às 16h. São esperados membros da sociedade civil, autoridades, estudantes, agentes pastorais e representantes das comunidades indígenas e tradicionais, que, juntos, buscarão promover o respeito e a proteção dos direitos humanos desses grupos.
Segundo o padre Ladislau da Silva, membro da equipe organizadora do evento, a Igreja Católica, inspirada pela mensagem de Jesus Cristo, tem o compromisso de se posicionar diante das injustiças sociais. “A Igreja segue o caminho de Cristo, sendo um sinal de esperança e libertação para o povo que sofre. Este seminário é mais uma oportunidade de reafirmar esse compromisso”, enfatizou.
O sacerdote ressaltou ainda a importância do engajamento cristão nas causas sociais e na defesa da dignidade humana. “É necessário que os cristãos se envolvam, dando apoio e voz aos marginalizados, ajudando-os a compreender sua cidadania e dignidade. Este seminário reforça o papel da Igreja como uma aliada dos mais pobres”, acrescenta.
Dr. Carlos Wagner Araújo Nery da Cruz, presidente da Comissão Arquidiocesana de Direitos Humanos, destacou que um dos pontos centrais do seminário será a escuta ativa dos povos originários e comunidades tradicionais presentes.
“Por meio de seus representantes, essas comunidades terão a oportunidade de entregar documentos reivindicatórios às autoridades, elevando suas vozes e fortalecendo sua participação na construção de políticas públicas que atendam efetivamente suas demandas. Queremos construir políticas que realmente representem esses grupos, que muitas vezes são esquecidos ou marginalizados” pontuou.
Confira a programação: 8h – Abertura do Evento. Composição da Mesa. Mensagem do Sr. Arcebispo Dom Juarez Marques Sousa da Silva. Abertura oficial pelo Padre Tony Batista (Vigário Episcopal para Ação Sociotransformadora). 8h30 – Escuta dos povos originários e das comunidades tradicionais presentes com entrega de documentos reivindicatórios às autoridades. 9h30 – Doutrina social da igreja e povos originários. Palestrante: Padre Hélio Garcia 10h15 – Territórios tradicionais e impactos do agronegócio e de grandes projetos. Palestrante: Professora Carmen Lúcia Silva Lima (UFPI) 11h – Intervalo 11h15 – Povos e comunidades tradicionais, Convenção 169 da OIT e protocolo de consulta. Palestrante: Karla Andrade Defensora Pública Estadual/PI 12h – Almoço livre 13h30 – Marco temporal e povos originários. Palestrante: Advogada Carolina Dias Hilgert (CIMI) 14h15 – Assembleia dos presentes. Encaminhamentos. 16h – Encerramento