Quarta-feira, Junho 24, 2026
35.9 C
Teresina

Dezembro registra maior saída de dólares do Brasil na história

O fluxo cambial do Brasil foi negativo em 24,314 bilhões de dólares (R$ 150,91 bilhões) em dezembro, segundo dados preliminares divulgados nesta quinta-feira (2), pelo Banco Central. Essa é a maior saída de dólares do país em um único mês na série histórica da autarquia, iniciada em 2008.

Até agora, a maior saída de moeda americana do Brasil havia sido registrada em dezembro de 2019, quando o fluxo foi negativo em 17,612 bilhões (R$ 109,32 bilhões na cotação atual).

O canal financeiro teve saída líquida de 26,042 bilhões de dólares (R$ 161,65 bilhões) de 1° a 27 de dezembro do ano passado, resultado de 55,734 bilhões de dólares (R$ 345,97 bilhões) em compras e 81,776 bilhões de dólares (R$ 507,62 bilhões) em vendas. O segmento reúne investimentos estrangeiros diretos e em carteira, remessas de lucro, pagamento de juros e outras operações.

O saldo do comércio exterior foi positivo em 1,728 bilhão de dólares (R$ 10,67 bilhões), com 19,428 bilhões de dólares (R$ 120,55 bilhões) em importações e 21,156 bilhões de dólares (R$ 131,22 bilhões) em exportações.

*AE

Viagem de férias com veículo elétrico: economia e conforto na estrada

Com a chegada de janeiro e as férias escolares, é comum que muitas famílias comecem a pensar em seus destinos para aproveitarem o momento de folga. No entanto, para quem tem um carro 100% elétrico e quer aproveitar o período e viajar para o interior ou o litoral, é preciso planejamento para uma viagem confortável e tranquila.

Diferente dos veículos híbridos, ou a combustão, carros 100% elétricos são abastecidos exclusivamente com eletricidade, seja em postos de recarga específicos ou em tomadas residenciais, com o adaptador adequado. Por isso, antes de seguir na estrada, o motorista deve planejar o trajeto e na autonomia do veículo.

Segundo o gerente comercial da concessionária BYD Carmais em Teresina, Emerson Rocha, com um bom planejamento e uma simples pesquisa em aplicativos, é possível ter uma viagem tranquila, confortável e até mais econômica do que com um carro convencional.

“Planejar uma viagem com um elétrico não é tão diferente de planejar com um veículo a combustão, mas com a vantagem de que, com alguns aplicativos, você pode saber exatamente onde recarregar seu veículo e o valor que será gasto até o destino. Tudo isso no conforto da sua casa, antes de você percorrer o primeiro quilômetro de estrada”, afirmou.

Emerson também apontou que, assim como todo veículo, um carro elétrico também deve passar por uma revisão antes de pegar a estrada. No entanto, como ele tem bem menos itens a serem avaliados, a manutenção preventiva também se torna uma grande fonte de economia.

“Tirando a verificação dos pneus, ar-condicionado, além da saúde das baterias, um carro elétrico tem muito menos itens que podem dar dor de cabeça no meio do caminho, como gastos com óleo, bomba de combustível, dentre outros. Assim, com uma manutenção eficiente do veículo, o motorista economiza e pode gastar com o que realmente importa na viagem”, destacou.

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

RAFA NEDDERMEYER/AGÊNCIA BRASIL

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu até as 23 horas e 59 minutos do dia 21 de janeiro.

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a prova de redação. Aqueles selecionados dentro do número de vagas disponíveis, na chamada regular ou por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

As vagas serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem. Não será permitido ao estudante selecionado optar pelo ingresso no primeiro ou no segundo semestre.

Cotas

Segundo informações do MEC, a classificação dos estudantes se dará, primeiramente, na modalidade ampla concorrência. A reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas ocorrerá na sequência, com o “objetivo de beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior”.

Confira o cronograma
 

Inscrições17 a 21 de janeiro
Chamada regular26 de janeiro
Matricula ou registro acadêmico junto à instituição27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera26 a 31 de janeiro

Júnior Ribeiro é empossado prefeito reeleito de Água Branca

O prefeito reeleito Júnior Ribeiro (PSD), a vice-prefeita Marinalva Chaves (PT) e os 11 vereadores eleitos tomaram posse nesta quarta-feira, 1º, em Água Branca. O evento ocorreu na sede da Câmara Municipal, na Avenida Neco Teixeira, Centro.

As posses de Júnior Ribeiro e Marinalva ocorreram após os vereadores elegerem a Mesa Diretora da Câmara Municipal, com Marquinhos (presidente), Luciana Alencar (vice-presidente), Barbosa (1º secretário) e Amilton Feitosa (2º secretário).

Durante seu momento de fala, Júnior Ribeiro expressou seus sentimentos de gratidão, relembrou grandes conquistas e reafirmou seu compromisso com o povo de Água Branca. “Nos últimos quatro anos, trabalhamos incansavelmente para transformar Água Branca em um lugar melhor para se viver. E levamos a sério o slogan da nossa administração: avançando com a nossa gente.

Meu gabinete é na rua. Eu gosto de caminhar pela cidade, ir na feira, sentar na calçada para conversar com as pessoas”, recordou o prefeito Júnior Ribeiro.

A vice-prefeita também reassumiu seu compromisso de serviço e cuidado. “Reafirmo meu compromisso com nossa gente, trabalhando com amor, dedicação e união para construir um futuro melhor para todos nós. Nossa missão é cuidar de gente! Muito obrigada de coração por mais essa oportunidade, contem comigo sempre!”, expressou Marinalva Chaves.

Simone Pereira e Gessivaldo Isaías assumem como titulares

Reprodução/ALEPI

Nesta quinta-feira (2), Simone Pereira (MDB) e Gessivaldo Isaías (Republicanos) assumiram o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Ambos eram suplentes e passaram a ser titulares no Palácio Petrônio Portella após as renúncias de Dr. Pablo Santos (MDB), prefeito de Picos, e Jeová Alencar (Republicanos), vice-prefeito de Teresina.

Os parlamentares demonstraram empolgação para continuar o trabalho que já exerciam como suplentes. “Eu sempre busquei, mesmo como suplente, aprender muito aqui no Legislativo. Por isso que, dentre 11 comissões participo de 9. Eu tive a oportunidade de, mesmo como suplente, ter autorização da Mesa Diretora para presidir comissões, presidir a Comissão do Direito da Mulher e tive a honra de ser indicada pela Casa para presidir a Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância”, resumiu Simone Pereira.

Ela ainda lembrou que vai poder trabalhar com maior força na sua produção legislativa. “Alguns projetos de lei tiveram grande repercussão e impacto na vida das pessoas, como o Estatuto da Pessoa com Obesidade e o direito dos pais e responsáveis estarem juntos dos seus filhos em qualquer procedimento onde se exija sedação dessas crianças, dando mais conforto, inclusive emocional e psicológico, tanto à família quanto à criança”, destacou a parlamentar.

Gessivaldo Isaías disse que a efetividade no mandato de deputado estadual vai contribuir para retomar ações de proteção aos mais vulneráveis. “O que mais me deixa feliz é que eu  mantinha em projetos sociais três mil crianças da cidade de Teresina. Com jiu-jitsu, taekwondo, voleibol e na área da cultura com a capoeira. Hoje, essas crianças estão órfãs. Se passaram dois anos. Quer dizer, crianças que tinham oito, hoje tem dez, crianças que tinham dez, hoje tem doze, e eu vou poder reativar esses projetos nas periferias de Teresina”, comemorou o deputado.

 Ele ainda pontuou que vai manter a atuação na produção de leis. “Vocês que me conhecem sabem que eu não sou um parlamentar de cruzar os braços em relação às leis e de aceitar tudo o que vem de um lado ou de outro. Eu gosto muito de participar na CCJ. Eu gosto de legislar e tenho o prazer de melhorar o nosso estado com 92 leis e mais de 150 projetos de lei. Então, isso simboliza que um deputado atuante volta a esta Casa com vontade, com força e com gás para melhorar e para poder crescer o estado”, explicou Gessivaldo Isaías.

A posse dos deputados foi prestigiada pelos pares, familiares e por representantes piauienses no Congresso Nacional. O presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), Marden Menezes (Progressistas), Severo Eulálio (MDB), Elisângela Moura (PC do B), Ziza Carvalho (MDB) e João Mádison (MDB) estiveram presentes, além do deputado federal Júlio César (PSD), da senadora Jussara Lima (PSD) e da vereadora Ana Fidélis (Republicanos).

Com as renúncias de dois deputados homens e a posse de uma deputada mulher, a Alepi passa a ter uma bancada feminina de 5 parlamentares. Simone Pereira se soma Bárbara do Firmino (Progressistas), Gracinha Mão Santa (Progressistas), Janainna Marques (PT) e Ana Paula (MDB).


Imagens 



Veja como fica a composição da Assembleia Legislativa do Piauí com a efetivação dos dois parlamentares 

Titulares

MDB
1. Severo Eulálio
2. Henrique Pires
3. João Madison
4. Georgiano Neto
5. Simone Pereira
6. Dr. Hélio
7. Dr.Felipe Sampaio
8. Capitão Carlos Augusto
9. Ana Paula

Federação PT /PV/PCdoB –
1. Franzé Silva
2.Fracinsco Limma
3.Dr. Gil Carlos
4. Dr. Vinicius Nascimento
5.Fábio Novo
6.Hélio Isaías
7. Rubens Vieira
8.Fábio Xavier (Licenciado)
9.Jannaina Marques (Licenciado)
10.Flávio Junior (Licenciado)
11.Nerinho (Licenciado)
12. Firmino Paulo (Licenciado)

 Progressistas
1.Gracinha Mão Santa
2.Aldo Gil (Licenciado)
3.Barbara do Firmino
4.Dr. Thales
5.Gustavo Neiva
6.Marden Menezes
7.Wilson Brandão 

Solidariedade
Evaldo Gomes

Republicanos
Pastor Gessivaldo Isaías

SUPLENTES

MDB
1º Ziza Carvalho
2º Thiago Vasconcelos
3º Vanessa Tapety 

Federação PT/PV/PCdoB
1º Warton Lacerda
2º Oliveira Neto
3º Hélio Rodrigues
4º Elisangela Moura
5º Dr. Marcos Vinicius Kalume


Progressistas
1º B.Sá
2º Dogim Félix
3º Telmo Neves

Republicanos
1º Joninha
Solidariedade
1º Paulo Martins

Fies terá mais de 112 mil novas vagas em 2025

JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta quinta-feira (2) que vai ofertar 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ao longo de 2025, sendo 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867 vagas no segundo semestre.

“A medida foi regulamentada pela Resolução CG-Fies nº 61/2024, publicada na terça-feira, 31 de dezembro, pelo Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil (CG-Fies)”, destacou a pasta, em nota.

A resolução, de acordo com o ministério, também antecipa a oferta de vagas semelhantes para o Fies para os anos de 2026 e 2027, conforme previsto no plano trienal.

Entenda

O fundo foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. O objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas aderentes ao programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Desde 2018, segundo o MEC, o Fies possibilita juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Fies Social

Em 2024, a pasta lançou o Fies Social, que reserva 50% das vagas a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

A nova modalidade permite financiamento de até 100% dos encargos educacionais, além de reservar cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. No primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes migraram do Fies para o Fies Social.

Receita abre opção de ingresso ou reingresso no Simples Nacional

Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

A partir de hoje quinta-feira (2) e até o último dia útil (31) de janeiro, o Portal do Simples Nacional estará disponível para que contribuintes que desejam ingressar ou reingressar no regime possam fazer o pedido.

Em nota, a Receita Federal destacou que a opção está disponível para contribuintes excluídos do Simples Nacional em 2024 e que desejam retornar ao regime, incluindo os que não regularizaram débitos vinculados aos Termos de Exclusão enviados entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro.

Todos os 1.876.334 contribuintes que receberam o termo e regularizaram seus débitos no prazo previsto na legislação, segundo a autarquia, continuarão no regime do Simples de forma automática. Não é necessário, portanto, renovar a opção.

Já os 1,5 milhão de contribuintes que não regularizaram sua situação começaram a ser excluídos do regime, segundo a Receita, a partir da última quarta-feira (1º). Para que esses CNPJs possam reingressar no regime, são oferecidas diversas opções para sua regularização, incluindo parcelamento e transação.

Consulta

Para saber se será excluído ou não do Simples Nacional, o contribuinte deve acessar a aba Consulta Optantes. “Entretanto, imprescindível observar que o CNPJ, para ingressar ou reingressar no Simples, deve estar em regularidade com as administrações tributárias da União, estados, DF e municípios”, esclareceu a Receita Federal.

Dados da autarquia mostram que, atualmente, 23,4 milhões de contribuintes são abrangidos pelo Simples Nacional, sendo 16 milhões microempreendedores individuais (MEI). A Receita projeta, até 31 de janeiro, um número de pedidos formulados compatível com os anos anteriores – em torno de 1,2 milhão de contribuintes.

Salário mínimo passa para R$ 1.518 a partir desta semana

JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

O Brasil tem desde ontem (1º de janeiro) um novo valor de R$ 1.518 para o salário mínimo, o que representa aumento de R$ 106 em relação a 2024 (R$ 1.412). Segundo o governo federal, o novo valor incorpora a reposição de 4,84% da inflação de 12 meses apurada em novembro do ano passado (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e mais 2,5% de ganho real.

O reajuste está de acordo com a nova regra aprovada pelo Congresso Nacional que condiciona a atualização do salário mínimo aos limites definidos pelo novo arcabouço fiscal. Por essa nova norma – válida entre 2025 e 2030 – o salário mínimo terá ganho real de 0,6% a 2,5%.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), pela regra anterior o reajuste deveria ser a reposição da inflação mais 3,2% (variação do Produto Interno Bruto em 2023).

O reajuste menor vai afetar a remuneração de 59 milhões pessoas que têm o rendimento ligado ao valor do salário mínimo, como empregados formais, trabalhadores domésticos, empregadores, trabalhadores por conta própria e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Impacto direto

O valor do salário mínimo tem impacto direto em despesas do governo federal como os pagamentos das pessoas aposentadas ou pensionistas, cerca de 19 milhões; de quem tem direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), mais de 4,7 milhões; dos trabalhadores com carteira dispensados do serviço, cerca de 7,35 milhões que acionaram o seguro-desemprego (dado de julho de 2024); e os trabalhadores que têm direito ao abono salarial (PIS-Pasep), cerca de 240 mil pessoas no ano passado.

A empresa Tendências Consultoria, de São Paulo, estima que a nova política de reajuste de salário mínimo vai gerar R$ 110 bilhões de economia dos gastos públicos até 2030, sendo que R$ 2 bilhões são previstos em 2025.

Entre 2003 e 2017, o salário mínimo teve 77% de ganho real (acima da inflação). Essa política de reajuste ficou interrompida entre 2018 e 2022. O salário mínimo no Brasil foi criado em 1936, durante o governo do ex-presidente Getúlio Vargas.

Maya Antonelly é o primeiro bebê a nascer na NMDER em 2025

Reprodução

O primeiro bebê de 2025 da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) chegou às 9h37 do dia 1º de janeiro. Maya Antonelly da Silva Lima nasceu saudável, por meio de um parto cesariano, com 4,150 kg e 50 cm. O parto transcorreu sem complicações, emocionando todos os presentes e marcando o início de um novo ano de cuidado e esperança.

Maiara Kely da Silva, mãe de Maya, enfrentou uma gestação de risco devido o diabetes gestacional e foi acompanhada pela equipe da NMDER desde o pré-natal até o momento do parto. Ela se emocionou ao segurar a filha nos braços pela primeira vez. “Foi muito emocionante! Esta foi minha primeira cesárea e tudo correu bem. Fui bem acompanhada durante toda a gestação aqui na NMDER”, pontuou Maiara Kely.

A equipe médica que realizou o parto de Maya Antonelly foi composta pelos obstetras Alessandro Torres e Raquel Barros, pela instrumentadora Vanuzia Marques, pela circulante Julianne Christya, pela enfermeira Célia Frazão, além da equipe neonatal, formada por Maxwell Alves, Renata Celestino e Maria Helena.

A médica obstétrica Raquel Barros ressalta a emoção de participar desse marco. “Participar do parto do primeiro bebê de 2025 na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa foi uma verdadeira mistura de emoções. Cada nascimento representa vida, renovação e a chance de trazer ao mundo um ser cheio de possibilidades. O nome Maya, que significa ‘mãe’ em Tupi e ‘grande’ em Latim, traz consigo uma predição de grandeza, esperança e bons fluidos. Que Deus abençoe essa linda menina”, afirmou ela.

Em 2024, a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) se destacou pelos avanços na qualidade do atendimento e pela humanização no cuidado com gestantes, parturientes e recém-nascidos. Entre janeiro e novembro de 2024, a unidade, gerida pela Associação Reabilitar, realizou mais de 5 mil partos, consolidando-se como um pilar fundamental na saúde pública do Piauí.

“É com muita alegria que celebramos o nascimento do primeiro bebê de 2025 na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa. Este momento simboliza renovação e esperança, e reforça nosso compromisso com a excelência no atendimento e no cuidado humanizado. Parabenizamos toda a equipe pelo trabalho dedicado e desejamos saúde e felicidade para a bebê e sua família neste novo ano”, pontuou Marcele Avelino, diretora técnica da NMDER.

FMS recebe seis novas ambulâncias para o SAMU

Ascom FMS

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizou dia (30) a solenidade de recebimento de seis novas ambulâncias do Ministério da Saúde, que irão para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Esta é a primeira vez, desde a implantação do serviço na capital (em 2004), que Teresina recebe esse quantitativo de veículos da União.

Atualmente, o SAMU conta com 12 viaturas, sendo oito ambulâncias do tipo suporte básico e três do tipo suporte avançado, além de quatro motolâncias e 5 ambulâncias da Central de Regulação de Teresina (CRT). Com a nova aquisição, o número será ampliado para 18, além dos cinco veículos da Central de Regulação de Transportes da FMS, que realiza o transporte entre unidades do município.

“Estes novos carros irão ampliar e renovar a frota do SAMU de Teresina”, comenta o presidente da FMS, Ítalo Costa. “Se trata de um avanço que com certeza irá melhorar o atendimento, com cada vez mais um tempo resposta excelente para a população que precisar do serviço”

O SAMU funciona 24 horas por dia e deve ser solicitado pelo fone 192 para atendimento de urgência/emergência clínicas, traumáticas, psiquiátricas e obstétricas em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel.

Ao ligar 192 os técnicos do atendimento telefônico coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.