Quarta-feira, Junho 24, 2026
35.9 C
Teresina

Referência em alta complexidade, HGV registra mais de 24 mil internações e cirurgias no ano passado

Reprodução

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) avança como uma referência em alta complexidade no Estado, impulsionado por investimentos em tecnologia, ampliação de serviços e certificações de excelência promovidos pelo Governo do Estado e a Secretaria da Saúde (Sesapi). De janeiro a novembro de 2024, foram realizadas 10.837 internações e 13.374 procedimentos cirúrgicos, reafirmando o compromisso da unidade com a saúde pública.

“O hospital se destacou com procedimentos inéditos em neurocirurgia, cardiologia, cirurgia geral e radiointervenção, além de adquirir equipamentos modernos para cirurgias urológicas, neurológicas e cardiovasculares”, disse o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

O HGV também ampliou o serviço de cardiologia, abriu o Centro Cirúrgico Cardiovascular e um novo setor de hemodinâmica. “Com esses investimentos, ampliamos o atendimento para pacientes de Teresina e do interior do Piauí. Reduzimos o tempo de espera por cirurgias neurológicas, fortalecemos a equipe de transplante renal e realizamos a primeira captação de órgãos fora de Teresina, descentralizando o serviço e aumentando o acesso ao usuário. Também reforçamos a equipe de nutrição enteral e parenteral e a Comissão de Cuidados Paliativos”, explica a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho.

História de superação

Uma das pacientes beneficiadas foi a auxiliar escolar Ramaria de Sousa Santos, 36 anos, natural de São Paulo. Em fevereiro, ela começou a sentir tonturas, desequilíbrio e perdeu os movimentos das pernas, precisando usar cadeira de rodas. Veio para o Piauí buscar atendimento médico, pois sua sogra reside em Teresina.

“Meu primeiro atendimento foi no HUT e depois fui transferida para o HGV, onde recebi o diagnóstico e passei por uma cirurgia. Agora estou bem. Foi tudo tranquilo, já estou andando devagar e voltando à minha vida normal. Retornei para São Paulo, mas sou muito grata ao HGV. Os médicos foram maravilhosos, especialmente os neurologistas Antônio Carlos e Leonardo. Só tenho a agradecer”, afirma.

Certificações e reconhecimentos

Pelo quinto ano consecutivo, o HGV obteve o certificado de alta conformidade e, pela primeira vez, foi reconhecido internacionalmente nas áreas de nefrologia e segurança do paciente. A Unidade de AVC recebeu certificações duplas, consolidando o alto nível de atendimento.

Iniciativas pioneiras

O hospital passou a oferecer exames como tomografia e ecocardiograma para pacientes externos e implementou um serviço de telemedicina pelo programa “Piauí Saúde Digital”. Também foi pioneiro no lançamento do “Projeto Cuidar Piauí”, voltado à humanização e acolhimento de pacientes e colaboradores.

“Vamos investir ainda mais no HGV, o maior hospital público do Piauí. A unidade fortalece sua posição como referência em saúde e amplia a confiança da população em seus serviços de alta qualidade”, destacou Dirceu Campêlo.

Fies: programa terá 56 mil vagas para inscritos no CadÚnico

Sam Balye/Unsplash

Das 112.168 novas vagas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ao longo de 2025, metade será destinada a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar per capita até meio salário mínimo.

A modalidade Fies Social, lançada em 2024, permite o financiamento até 100% dos encargos educacionais, além de reservar cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Dados do ministério mostram que, no primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes migraram do Fies para o Fies Social.

Entenda

O Fies foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. O objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas aderentes ao programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Desde 2018, segundo o MEC, o fundo possibilita juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça para justificar

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O eleitor que não compareceu ao segundo turno das eleições municipais de 2024 precisa justificar a ausência até esta terça-feira (7). Em 27 de outubro passado, os eleitores de 51 municípios do país, sendo 15 capitais, votaram nos candidatos que foram para o segundo turno.

A justificativa de ausência é necessária somente para quem tem a obrigação de votar. No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para pessoas analfabetas, com idade entre 16 e 18 anos e maiores de 70 anos.

O prazo de 60 dias desde o segundo turno também vale para quem estava no próprio domicílio eleitoral e não votou por algum motivo justo.  Nesses casos, é necessário anexar a documentação que comprove o motivo da ausência à eleição para análise do juiz eleitoral responsável pela área daquele eleitor faltoso. 

Cada turno eleitoral é considerado uma eleição independente pela Justiça Eleitoral, para efeito de comparecimento.  Por isso, o eleitor deverá justificar separadamente o não comparecimento em cada um dos turnos. O prazo para justificar a falta no primeiro turno das eleições de 2024 sem implicação de multas foi encerrado em 5 de dezembro.

e-Título

A justificativa de falta pode ser apresentada presencialmente em um cartório eleitoral, pelo aplicativo e-Título, disponível para smartphones ou nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais eleitorais dos estados, os TREs.

Ao acessar o app, o eleitor que estiver com o título eleitoral regular ou mesmo suspenso deve clicar no link ‘Mais opções’, selecionar o local do pedido de justificativa de ausência e preencher o formulário com os dados solicitados.

O requerimento será transmitido para a zona eleitoral responsável pelo documento do eleitor para análise.  Por meio de um protocolo gerado, o cidadão poderá acompanhar o andamento da solicitação. Após a decisão sobre a aceitação ou não da justificativa, a pessoa será notificada.

Na internet

Outro modo de justificar a ausência ao pleito é online, no site do TSE, na página eletrônica de Autoatendimento Eleitoral. É preciso informar os números do título eleitoral, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o nome, a data de nascimento e o nome da mãe (caso conste). O internauta poderá acompanhar o andamento do pedido encaminhado à Justiça Eleitoral no mesmo endereço virtual.

Os dados informados devem coincidir com os do cadastro eleitoral. Se o sistema não reconhecer os dados digitados, o eleitor deverá entrar em contato com a zona eleitoral responsável pelo título para esclarecimentos.

No cartório eleitoral

Se o eleitor preferir justificar a ausência ao pleito presencialmente, deverá se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo, preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) e entregá-lo ou enviá-lo pelo Correio à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Assim que for aceita, a justificativa será registrada no histórico do título de eleitor.

Sanções

A ausência injustificada às urnas resulta em sanções ao eleitor que faltou às eleições municipais.

Entre elas, está o pagamento da multa imposta pela Justiça Eleitoral. A base de cálculo para aplicação das multas previstas na Resolução, salvo se prevista de forma diversa, será R$ 35,13.

De acordo com a resolução-TSE nº 23.659/2021, o cidadão que declarar estado de pobreza ficará isento do pagamento da multa por ausência às urnas.

Após 7 de janeiro, na página Quitação de Multas, os eleitores podem consultar seus débitos e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para quitação de multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas e/ou aos trabalhos eleitorais.

Além da multa, quem não compareceu à seção eleitoral no segundo turno do pleito de 2024 e não justificou a ausência ficará impedido de tirar o passaporte e a carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, inscrever-se em concurso público e tomar posse em cargo público, receber remuneração em função pública, entre outras restrições.

No caso de o eleitor ter feito o pedido de justificativa de ausência a um dos turnos da eleição municipal de 2024 e a motivação não ser aceita, o juiz eleitoral irá arbitrar o valor da multa.

Se o título estiver na situação de “cancelado”, devido a três ausências consecutivas injustificadas às eleições, além de pagar as multas devidas, é necessário solicitar uma revisão ou uma transferência de domicílio para regularizar a situação.

UPA de Picos recebe primeira turma de enfermagem para estágio

Reprodução

A Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) de Picos recepcionou formalmente a primeira turma do curso de enfermagem da Universidade Federal do Piauí, campus Senador Helvídio Nunes de Barros, para estágio. As atividades serão realizadas às quartas e sextas-feiras, com supervisão de professores do curso de enfermagem da UFPI.

Durante a apresentação inicial, o enfermeiro da educação permanente da UPA 24 horas de Picos, Evelton Barros, explicou sobre o funcionamento da unidade e apresentou as orientações aos estagiários.

“Essa é uma etapa fundamental na formação dos alunos. É nesse período que eles vivenciam na prática o que aprenderam em sala de aula e se conectam com os desafios reais da profissão. Esse momento representa um crescimento acadêmico, o estágio é um ponto de virada importante na trajetória dos alunos, pois é nesse ambiente de aprendizagem e prática que eles aprimoram as habilidades, consolidam os conhecimentos e desenvolvem um olhar mais atento e sensível para a saúde e o cuidado com o próximo”, disse.

Já a professora e coordenadora do estágio, Laura Formiga, doutora em Nutrição e em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública de São Paulo, destacou o processo para formação da primeira turma de estagiários de enfermagem na UPA de Picos. “Essa é uma turma bem numerosa e diversificada. Temos alunos de vários perfis e estou convicta de que irão desempenhar um excelente estágio, pois percebo que estão extremamente empolgados em poder atuar nesse novo serviço”, pontuou.

Segundo o gerente da UPA de Picos, Edilberto Lima, a logística para a viabilização dos estágios na unidade vem sendo trabalhada desde a inauguração da unidade. “Esse era um anseio que a sociedade acadêmica tinha, inserir os alunos no contexto da urgência e emergência. Receber esses alunos é uma experiência enriquecedora, pois estamos oferecendo a eles a oportunidade de explorar novos horizontes e descobrir novas formas de trabalho, especialmente diante das demandas urgentes e emergenciais. Eles terão a chance de aprender ao lado de profissionais qualificados, vivenciando, na prática, o ambiente acadêmico e a realidade da assistência. É uma jornada que, sem dúvida, contribui profundamente para seu crescimento profissional e pessoal”, frisou.

Alunos que fazem parte do programa também falaram sobre o que esperam em relação ao estágio. “São muitas expectativas, tenho certeza que o estágio vai contribuir bastante com minha formação profissional. Espero conseguir criar vínculos fortes e produtivos. Ver profissionais da enfermagem liderando esse processo, com todo o cuidado, faz com que eu fique muito feliz em exercer essa profissão”, relata Estela Edileuza.

De acordo com a estagiária Vitória Coelho, trata-se de uma oportunidade de extrema importância. “Minha expectativa é a melhor possível. Fazer parte desse grupo seleto é uma grande responsabilidade. Tenho a possibilidade de desenvolver novos conhecimentos e de levar o que aprendi na graduação para os pacientes atendidos aqui na UPA”, acredita.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Picos é administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, por meio de contrato de gestão junto à Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

Minha Casa, Minha Vida supera meta de contratos em 2024, diz ministro

Foto: RAFA NEDDERMEYER/AGÊNCIA BRASIL

O programa Minha Casa, Minha Vida superou em 25% a meta de contratação de unidades habitacionais em 2024. É o que afirmou o ministro das Cidades, Jader Filho, em entrevista veiculada pelo programa radiofônico estatal A Voz do Brasil. De acordo com ele, havia sido prevista a contratação de 1 milhão de novas unidades. A pasta, no entanto, conseguiu chegar à marca de 1,25 milhão.

“Nós avançamos muito nesse programa que, além de realizar o sonho da casa própria, também gera emprego, gera renda e desenvolve o nosso país”, disse ele. De acordo com Jader Filho, o balanço do andamento da Minha Casa, Minha Vida em 2024 é bastante positivo.

“Entregamos mais de 41 mil novas unidades habitacionais. E encontramos solução para cerca de 45 mil unidades que estavam paralisadas, outras que estavam ocupadas. Avançamos nesse tema junto com as prefeituras, com os governos de estado. Havia muitas obras que estavam paralisadas quando nós chegamos ao Ministério das Cidades. Outras estavam com ritmo bem lento. A gente conseguiu retomar essas obras e entregá-las ao Brasil”, acrescentou.

Criado pelo governo federal durante o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2009, o Minha Casa, Minha Vida é um programa habitacional voltado para atender famílias de baixa renda. Ele é conduzido pelo Ministério das Cidades e operacionalizado pela Caixa Econômica Federal. Lula costuma tratá-lo como um dos programas sociais de maior destaque de seu governo, que ganhou uma nova versão em 2023. O ministro destacou aprimoramentos que foram feitos nesta retomada do Minha Casa, Minha Vida.

“Todos os novos empreendimentos, que iniciaram as construções agora no final de 2024, obrigatoriamente têm que ter biblioteca, têm que ter varanda. A gente precisa fortalecer toda essa parte social desses empreendimentos. O limite máximo agora [é de] 750 unidades habitacionais em cada um desses condomínios. Por que fizemos isso? Porque, historicamente, esses grandes condomínios eram gigantescos e, em muitos deles, os moradores não desenvolviam um sentimento de comunidade. São diversas alterações que fizemos para melhorar a vida das pessoas que vão morar nos novos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida”, ressaltou Jader Filho.

Seduc prorroga prazo para matrículas na Rede Estadual até o dia 19 de janeiro

Reprodução

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prorrogou o prazo de matrículas para novos estudantes. O novo prazo é até o dia 19 de janeiro de 2025. O processo é 100% digital e foi desenvolvido para garantir praticidade e acessibilidade aos alunos e seus responsáveis.

O procedimento deve ser realizado por meio da plataforma Gov.Pi Cidadão (pidigital.pi.gov.br), que também está disponível como aplicativo para dispositivos iOS e Android.

As vagas disponíveis contemplam escolas nos níveis Fundamental e Médio, nas seguintes modalidades: Regular, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, em regime de Tempo Integral e Parcial.

Os documentos necessários para a efetivação da matrícula digital deverão ser apresentados na escola durante a primeira semana de aula, pelo estudante ou responsável legal, de acordo com a etapa ou modalidade de ensino. 

De acordo com o secretário Washington Bandeira, a prorrogação do período de matrículas é uma forma de assegurar que os estudantes tenham mais tempo para realizar o processo. “O nosso objetivo é que todos possam realizar o processo digital de forma tranquila e segura. Estamos preparando um ano letivo especial, com a universalização do ensino em Tempo Integral e a oferta de mais cursos técnicos em diversas áreas”, destacou.

Prefeito Silvio Mendes anuncia que valor doado pela igreja será destinado aos moradores em situação de rua

Reprodução

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), foi surpreendido, na noite desta quinta-feira (02), durante o culto evangélico realizado na Igreja Batista Filadélfia Internacional, localizada na zona Sul de Teresina.

A igreja ofereceu uma doação, no valor de R$ 5 mil, para ser destinado à secretaria municipal de Finanças. O gestor agradeceu e anunciou que a verba será utilizada com uma ação que atenda os moradores em situação de rua da cidade.

Segundo o prefeito, esta doação será o pontapé inicial para políticas públicas voltadas para os moradores em situação de rua, algo que foi garantido por Silvio Mendes ainda durante a campanha eleitoral. A igreja se comprometeu ainda em ajudar com o plantio de pelo menos seis mil árvores durante a gestão. É uma quantidade mínima, mas que, com o andamento do plantio, pode chegar a quase 100 mil.

Sine anuncia 63 novas oportunidades de emprego para Teresina, Picos e Parnaíba

O Sistema Nacional de Emprego (Sine-PI), vinculado à Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), divulgou, ontem (2), 63 novas oportunidades de emprego em diversas cidades do Piauí, incluindo Teresina, Parnaíba e Picos. As vagas abrangem várias áreas e oferecem oportunidades tanto para pessoas com deficiência quanto para trabalhadores com e sem experiência.

Em Teresina, destacam-se vagas para vendedor pracista, com 20 vagas, e cambista, com 10 vagas. Para atendente de vendas, são exigidos seis de experiência e é necessário ensino médio completo. Já para soldador, são exigidos ensino fundamental completo e seis meses de experiência.

Oportunidades para pessoas com deficiência também estão disponíveis na capital, com um total de 4 vagas. Elas são distribuídas em manobrista (1 vagas) e operador de vedas de lojas (3 vagas).

Em Parnaíba, destaca-se oportunidade para churrasqueiro e encarregado de proteção de dados pessoais. Para concorrer às vagas, são necessários seis meses de experiência e ensino médio completo para o cargo de encarregado de proteção de dados e fundamental incompleto para churrasqueiro.

Em Picos, estão sendo ofertadas quatro vagas, sendo elas para consultor de vendas, motorista carreteiro, pintor de carros e técnico mecânico. Todos exigem ensino médio completo e seis meses de experiência.

Os interessados devem se cadastrar no Sine e apresentar documentos como Carteira de Trabalho (física ou digital), RG, CPF, PIS ou Pasep, comprovantes de escolaridade e residência, além de carteira de habilitação e certificados de qualificação, se houver. Após o cadastro, o candidato recebe uma carta de encaminhamento para a vaga.

Em Teresina, os postos do Sine estão localizados no Espaço da Cidadania do Teresina Shopping e do Shopping Dirceu, no Centro Social Urbano (CSU) no Parque Piauí e na sede do órgão, na rua Álvaro Mendes, 2090, Centro.

Confira o quadro de vagas aqui

Pagamento do Bolsa Família começa no próximo dia 20

Foto: LYON SANTOS/ MDS

Começa no próximo dia 20 o pagamento do Bolsa Família aos cerca de 21 milhões de beneficiários do programa em todo o país.

Os depósitos ocorrerem sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês, de forma escalonada conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS), exceto em dezembro, quando o cronograma é antecipado em cerca de uma semana para não coincidir com o feriado do Natal.

Confira o calendário divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS):

Para evitar a perda do benefício, o MDS recomenda que cada beneficiário atualize os dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) a cada 24 meses. Após a aprovação do pacote de corte de gastos, o processo exigirá biometria.

A atualização dos dados exige que a pessoa responsável pela família vá a um posto de atendimento socioassistencial, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ou a um posto de atendimento do Cadastro Único. Além de apresentar os documentos de cada membro da família, o beneficiário deverá comprovar a renda domiciliar.

Regra

O Bolsa Família é pago a quem tem renda de, no máximo, R$ 218 mensais para cada integrante da família que vive na mesma casa, além de estar inscrito no CadÚnico. O cadastramento é feito em postos de atendimento da assistência social dos municípios.

Ao recriar o Bolsa Família, em março de 2023, o Governo Federal passou a garantir o repasse mínimo de R$ 600 por família inscrita, com adicionais conforme a composição da família. Os pagamentos são feitos pelo aplicativo Caixa Tem ou podem ser sacados em caixas eletrônicos por quem tem o cartão do programa social.

O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança.

O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos.

Informações

Quem tiver dúvidas sobre o Bolsa Família deve ligar no Disque Social, no número 121. Também é possível acionar o canal de atendimento da Caixa Econômica Federal, por meio do número 111. O beneficiário pode ainda consultar os aplicativos do Bolsa Família e da Caixa, disponíveis para download gratuito nas lojas virtuais.

Sefaz disponibiliza boleto para pagamento do IPVA 2025

Reprodução

O boleto para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 já pode ser emitido. Os contribuintes que efetuarem o seu pagamento em cota única até o dia 31 de janeiro ganham desconto de 15%.

O imposto poderá ser pago em cota única ou parcelado em até três vezes com as seguintes condições:

• Cota única:

31 de janeiro de 2025: com desconto de 15%
28 de fevereiro de 2025: com desconto de 10%

 Parcelamento:

31 de janeiro de 2025: 1ª cota
28 de fevereiro de 2025: 2ª cota
31 de março de 2025: 3ª cota

Já a taxa de renovação do licenciamento anual dos veículos usados deverá ser paga até o dia 31 de março.

Como emitir o boleto?

A emissão do boleto está disponível no site: https://webas.sefaz.pi.gov.br/darweb/

Já para pagar taxas e multas relacionadas ao Detran, o boleto está disponível em: http://taxas.detran.pi.gov.br/licenciamento/index.jsf