Terça-feira, Junho 23, 2026
25.7 C
Teresina

Municípios do Piauí se comprometem a erradicar lixões e regularizar situação de catadores

As audiências públicas realizadas como parte do projeto “Zero Lixões: Por um Piauí mais limpo”, trouxeram resultados significativos para a gestão de resíduos sólidos no estado. Os encontros ocorreram na semana passada, reunindo representantes de 13 municípios piauienses com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), focaram no fechamento dos lixões, na organização dos catadores em cooperativas e na melhoria de suas condições de trabalho.

Os gestores municipais presentes se comprometeram publicamente a adotar medidas para erradicar os lixões em seus municípios, seguindo o cronograma apresentado e discutido durante as audiências. As estratégias para a implementação de sistemas alternativos de manejo de resíduos, incluindo aterros sanitários e sistemas de reciclagem, foram definidas em conjunto, com foco na adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Além disso, planos de ação para educação ambiental nas comunidades também foram elaborados, visando a redução da produção de resíduos e o aumento do reaproveitamento sustentável.

O procurador do Trabalho, Carlos Henrique Leite, destacou a importância de monitorar o progresso de cada município, buscando entender como estão sendo implementadas as ações para a destinação adequada dos resíduos sólidos e a inclusão produtiva dos catadores.

A promotora Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado, reforçou o dever público de encerrar os lixões e assegurar a dignidade no trabalho dos catadores, buscando soluções para as dificuldades enfrentadas pelos municípios.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira,  acrescentou que a Semarh vai dar suporte aos municípios “A Semarh se compromete a promover acompanhamento constante do processo de fechamento dos lixões e implementação dos sistemas de gestão de resíduos.  Vamos trabalhar em conjunto para garantir a eficácia das ações e o cumprimento dos prazos estabelecidos, assegurando um futuro mais sustentável para o Piauí.”

Um ponto crucial destacado durante as audiências foi a separação correta dos resíduos: apenas os rejeitos devem ser destinados aos aterros. Além disso, materiais recicláveis serão separados seletivamente e encaminhados às cooperativas, gerando renda e melhores condições de trabalho para os catadores.

Zero Lixões

O projeto “Zero Lixões” prevê a construção de, pelo menos, sete aterros sanitários e cerca de 40 áreas de transbordo em todo o Piauí, em linha com a PNRS (Lei 12.305/2010), que estabeleceu prazos para a erradicação dos lixões no país. Embora a data limite fosse agosto de 2024, 32 municípios piauienses já encerraram seus lixões.

As instituições envolvidas continuarão monitorando a situação dos municípios para garantir a implementação dos compromissos assumidos e a adoção de medidas cabíveis. As audiências públicas demonstram um avanço significativo na busca por um Piauí mais limpo e sustentável, com foco na inclusão social e na dignidade dos trabalhadores da reciclagem.

Governo Lula enfrenta desaprovação recorde de 49%

A desaprovação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva atingiu 49%, superando pela primeira vez sua aprovação, agora em 47%, segundo pesquisa da Quaest. A gestão amarga uma queda de 5 pontos percentuais em um mês, impulsionada pela polêmica sobre a regulação do Pix, que gerou ampla insatisfação popular. O episódio evidenciou falhas na condução econômica e na comunicação com a população, aprofundando o desgaste do presidente.

A percepção negativa cresceu em todas as frentes: 50% dos brasileiros acreditam que o país segue na direção errada, e 37% avaliam a gestão como negativa, um aumento significativo em relação ao mês anterior. A tentativa de controlar as transações financeiras via Pix foi amplamente reprovada, com 66% dos entrevistados considerando o governo mais errático do que assertivo na questão.

O episódio reflete uma crescente desconfiança na condução do governo, com implicações diretas na credibilidade de Lula. O Brasil demanda soluções concretas e menos atritos ideológicos, algo que o atual governo tem se mostrado incapaz de oferecer.

Prefeito Silvio Mendes e Strans se reúnem em busca de soluções para o transporte coletivo de Teresina

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, se reuniu com o superintendente de Transportes e Trânsito, Carlos Daniel, e o engenheiro Antonio Santana, responsável pelo Plano Diretor do Sistema Viário e de Transporte Coletivo da cidade. O objetivo do encontro foi buscar soluções para o transporte coletivo da capital e melhorar o sistema para a população.

“Essa é uma reunião para buscar soluções para o transporte coletivo na cidade. De todas as capitais, temos o pior sistema. O Santana foi quem fez o nosso transporte coletivo, o tempo passou e agora precisa ser atualizado”, destacou Silvio Mendes.

A tarifa de ônibus está congelada há mais de 5 anos. Atualmente, o valor da passagem inteira é R$ 4,00, e a estudantil custa R$ 1,35. Cerca de 2,5 milhões de usuários utilizam o serviço mensalmente. O chefe do Executivo municipal afirmou ainda que qualquer mudança no valor da passagem será estudada por várias instituições.

“É preciso saber qual é a tarifa suportável pela população. Não será uma atitude unilateral da prefeitura. Vamos convidar o Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público, as lideranças comunitárias e a Câmara Municipal de Teresina para que todos participem dessa discussão. O Tribunal já fez um cálculo de um valor bem acima da capacidade da população pagar, de R$ 9,80, e ele é inviável. Tudo subiu: pneu, peças, custos, salários e impostos. Precisamos ter essa compreensão, sensibilidade, para ser solidários com quem precisa e também corretos com quem presta o serviço”, enfatizou.

Silvio Mendes detalhou ainda a questão do subsídio que a prefeitura paga para as empresas de transporte. “Já pagamos no início do mês R$ 4.750.000. Essa é a pergunta: esse é o valor? Foi um acordo que estou honrando, mas que não foi feito por mim. Então, essa dívida, que inclusive está judicializada, não é do tamanho que estão dizendo. Temos certeza de que ela é bem menor. Os fatos precisam ser colocados como são. A régua é da prefeitura e quem faz as contas é a prefeitura. E isso será colocado a conhecimento público”, afirmou.

O prefeito reforçou que haverá uma fiscalização ativa em relação à circulação de ônibus pela cidade. Silvio Mendes destacou que a prefeitura paga até mesmo pelos ônibus que circulam sem passageiros. “A prefeitura vai ter que fiscalizar a distância percorrida e quantos passageiros estão usando o transporte coletivo. Não é só o passageiro que paga. Eu prometo a vocês: vai ser fiscalizado”, garantiu.

O engenheiro Antonio Santana afirmou que é necessário retomar a credibilidade do sistema. “Teresina está em uma situação muito complicada; o sistema está praticamente destruído. A frota ofertada caiu e a população buscou outras formas de se deslocar pela cidade. Precisamos reconstruir esse sistema, e esse é um desafio maior do que construir ou manter um sistema. Precisamos retomar a credibilidade do transporte coletivo para atrair a população”, afirmou.

O superintendente da Strans, Carlos Daniel, detalhou as medidas já tomadas pela pasta. “A fiscalização da frota é feita de forma eletrônica, além do trabalho de 51 fiscais que estão circulando pela cidade acompanhando o funcionamento. Já começamos também a limpar as estações e vamos recuperá-las para que sejam utilizáveis. Além disso, realizaremos convênios com as forças de segurança para que a população tenha tranquilidade ao usar esse serviço público de forma confortável”, finalizou.

Divulgado resultado preliminar do processo seletivo para a área da educação em Timon

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação, divulgou nesta segunda-feira (27) o resultado preliminar do processo seletivo referente ao Edital nº 01/2025. O certame teve 8.621 candidatos inscritos, sendo 424 aprovados.

O destaque este ano foi a aprovação de 204 professores com mestrado e 21 com doutorado nas mais diversas áreas. Além disso, 4091 ficaram classificados na ampla concorrência e 61 para Pessoa Com Deficiência (PCD).

O prazo para interposição de recursos contra o resultado preliminar será nesta terça-feira (28), conforme previsto no edital. Os candidatos que desejam contestar a classificação devem acessar o site oficial da Fundação Vale do Piauí (www.funvapi.com.br) para mais informações e detalhes sobre o procedimento.

Reajuste do piso salarial

Outro ponto importante anunciado pela Prefeitura de Timon é o reajuste de 6,27% no piso salarial dos profissionais da educação já no mês de fevereiro com retroativo de janeiro.

Prefeitura de Timon já entregou mais de 10 sistemas de abastecimento de água em janeiro

A realidade dos timonenses com a falta d’água está mudando com as ações do programa Água de Beber. Nesta sexta-feira (17), a Prefeitura Municipal de Timon e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto -SAAE inauguraram mais um Sistema de Abastecimento de Água, desta vez no Povoado Jacaré, zona rural da cidade.

“É uma alegria imensa para mim e para toda minha família. Nunca imaginei que um dia teríamos água de qualidade na nossa casa. Agora, temos água limpa, suficiente para nossas necessidades, e isso faz toda a diferença no nosso dia a dia”, comemorou a moradora Ivone Silva, de 66 anos.

O Programa Água de Beber é uma iniciativa fundamental que busca assegurar o acesso à água potável para a população. Já são mais de 10 sistemas entregues em várias comunidades, em menos de um mês.

Com a implementação destes sistemas, o programa visa não apenas fornecer água limpa, mas também promover a saúde pública e o desenvolvimento sustentável.

“O programa representa um compromisso com a qualidade de vida das comunidades atendidas, garantindo que cada família tenha acesso a esse recurso essencial”, destacou o prefeito Rafael Brito.

Ação Social Arquidiocesana (ASA) abre inscrições para serviços de inclusão e apoio social

A Ação Social Arquidiocesana (ASA) está com inscrições abertas e do pré-cadastro para acesso aos serviços Casa de Zabelê, Nov@s Menin@s, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e “Levanta-te, vem para o meio”. As inscrições estarão abertas durante todo o mês de fevereiro. 

A ASA tem como sua principal missão promover, com responsabilidade, a pessoa em situações de exclusão e/ou vulnerabilidade social, articulando e desenvolvendo ações sustentáveis de inclusão, através da mobilização de parceiros, e buscando oportunizar os meios e condições para o pleno exercício da cidadania, contribuindo para a construção de uma sociedade fraterna, justa e solidária.

Para se inscrever, basta apresentar a documentação exigida por cada um dos serviços e realizar o cadastro.

Casa de Zabelê

O serviço tem como proposta metodológica o desenvolvimento de uma visão global da realidade de cada criança e adolescente, através da ação conjunta e interdisciplinar das áreas do Serviço Social, da Pedagogia e da Psicologia, complementadas pela Dança, o Esporte, a Arteterapia e a Profissionalização (Moda e Serigrafia).

Quem pode participar? Crianças e adolescentes de 8 a 17.

Documentos Necessários:

Para inscrições na Qualificação Profissional em Moda e Serigrafia (15 a 29 anos) e para o Núcleo de Atendimento Direto (08 a 17 anos):

RG e CPF
Comprovante de residência
Declaração Escolar
Nis
Cartão do SUS
RG e CPF do responsável

  • Informações: 86 998285613

Nov@s Menin@s

Oferece atividades em grupo conforme o ciclo de vida, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e prevenir situações de risco social de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, além de incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Quem pode participar? Crianças e adolescentes de 7 a 17 anos e suas famílias residentes no município de Teresina.

Documentos Necessários:

  • Dos Responsáveis (cópia)

RG e CPF (do atendido e responsável)
Comprovante de endereço atualizado
Número de Inscrição Social – NIS (caso tenha)

  • Criança ou adolescente

RG e CPF (do atendido e responsável)
Comprovante de endereço atualizado
Declaração escolar atualizada (original)
Carteira de Estudante (orginal)
Número de Inscrição Social (NIS)
Passe estudantil (original)
Foto 3×4 (original)
Laudo Médico com CID (caso possua).

Informações: 86 9922-5190

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Oferece atividades em grupo conforme o ciclo de vida, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e prevenir situações de risco social.

Quem pode participar? Crianças, adolescentes e pessoas idosas.

Documentos Necessários:

RG e CPF (do atendido e responsável)
Comprovante de endereço atualizado
Declaração escolar atualizada
Número de Inscrição Social (NIS)
Comprovante de vacinação atualizado
Carteira de trabalho digital (para maiores de 14 anos)

Informações: 86 99443-8802

Serviço “Levanta-te, vem para o meio”

O serviço como objetivo identificar pessoas com deficiência para inclusão no mercado de trabalho. Para participar basta realizar o pré-cadastro através do link que a equipe entrará em contato com mais informações.

Quem pode participar?

  • O acesso é gratuito e voltado ao atendimento de pessoas com deficiência.
  • Pessoas cadastradas no serviço não perdem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
  • Ao preencher esse cadastro, o interessado concorda que seus dados serão usados pelo serviço “Levanta-te, vem para o meio” para contatos futuros.

Link do pré-cadastro: https://asateresina.org.br/pre-cadastro-servico-levanta-te-vem-para-o-meio/

Informações: 86 99418-4440

Animais soltos colocam em risco os moradores de São Miguel do Tapuio

Em São Miguel do Tapuio, no Piauí, a circulação descontrolada de animais pelas ruas da cidade tem causado preocupação e indignação nos moradores. Vacas e outros animais de grande porte são frequentemente vistos vagando pela praça principal e até mesmo em frente à sede da prefeitura, causando transtornos, riscos de acidentes e uma imagem de descaso com a administração pública.

A situação se agravou nos últimos meses e gerou comparações inusitadas. Muitos moradores ironizam dizendo que a cidade está parecendo a Índia, onde vacas circulam livremente, enquanto pedestres e motoristas tentam se adaptar à convivência com os animais no meio urbano.

A administração municipal, sob o comando do prefeito Pompilio Evaristo Lira, mais conhecido como Pompilim (PSD), tem sido alvo de críticas. Moradores afirmam que o gestor, agora vice-presidente da Associação dos Prefeitos do Piauí (APPM), parece ter deixado de lado as responsabilidades locais para se dedicar às questões da entidade. Enquanto isso, problemas como a presença de animais soltos, buracos nas ruas e são ignorados.

Combustíveis subirão de preço a partir de 1° de fevereiro

O preço dos combustíveis deve ficar mais caro em todo o Brasil a partir do dia 1° de fevereiro por conta da elevação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em relação a esses itens a partir dessa data. A alíquota da gasolina e do etanol, por exemplo, aumentará em R$ 0,10 por litro, passando para R$ 1,47. Já o diesel e o biodiesel terão um acréscimo de R$ 0,06 por litro, para R$ 1,12.

Ao promover o aumento, o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) afirmou que o reajuste é uma medida que visa garantir um sistema fiscal equilibrado, alinhado às flutuações do mercado e promovendo uma tributação mais justa.

No último ano, o aumento dos combustíveis teve forte impacto no bolso dos brasileiros. De acordo com dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é usado como inflação oficial do país, o etanol subiu 17,58% em 2024, enquanto a gasolina ficou 9,71% mais cara no mesmo período.

O aumento do ICMS, por sinal, ocorre em um momento em que o mercado tem pressionado a Petrobras por ajustes. Um relatório divulgado na última sexta-feira (24) pela Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) apontou que a diferença entre o preço praticado pela estatal e o valor no mercado internacional chega a 9% para a gasolina e 18% para o diesel.

Sob gestão Biden, governo Lula recebeu 32 voos de deportados

No período de 27 de janeiro de 2023 a 10 de janeiro de 2025, o Aeroporto de Confins, em Minas Gerais, recebeu 3.660 deportados dos Estados Unidos, em 32 voos fretados pelo governo de Joe Biden. A informação é da BH Airport, empresa responsável pelo aeroporto.

Todas essas deportações em questão foram realizadas dentro deste terceiro mandato de Lula (PT) à frente do Palácio do Planalto, enquanto os EUA estavam sob a gestão do democrata.

A partir da posse de Ricardo Lewandowski como ministro da Justiça de Lula, em fevereiro de 2024, foram 17 voos de deportação de brasileiros durante o governo Joe Biden.

Na última sexta-feira (24), um voo vindo dos Estados Unidos trouxe 158 deportados, sendo 88 brasileiros. Ele é parte de um processo que vinha correndo antes da posse de Donald Trump, durante a administração de Joe Biden.

A aeronave norte-americana pousou em Manaus (AM) na noite de sexta e a Polícia Federal (PF) tomou conhecimento de que os passageiros deportados estavam sendo transportados algemados. Em razão da soberania nacional, o governo brasileiro determinou a retirada das algemas e enviou uma aeronave da FAB para transportar os brasileiros até o destino final.

O procedimento é protocolar para o transporte de passageiros deportados: viajarem algemados e com os pés acorrentados. Autoridades norte-americanas reconhecem esta necessidade para impedir que algum passageiro deportado coloque o voo e a tripulação em risco.

Venda de carros eletrificados em 2024 mais que dobra em relação a 2023

Os veículos elétricos hoje são realidade nos centros urbanos de todo o Brasil. Apenas no estado do Piauí, a frota de carros eletrificados mais que dobrou em 2024, quando comparado ao ano anterior. Em todo o país, a frota de carros elétricos chega a mais de 320,5 mil veículos. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), que aponta um salto de 271,3% na quantidade de veículos eletrificados vendidos no Piauí em 2024, quando comparado com o ano de 2023. Só no ano passado, foram 1.558 veículos vendidos em todo o estado, levando a uma frota total de 2.671 carros eletrificados, incluindo desde híbridos leves até os 100% elétricos.

Com quase 52% das vendas no ano passado, a gigante chinesa BYD foi a líder junto ao público piauiense no setor de elétricos, superando marcas já tradicionais dos consumidores locais. Além de ter o modelo mais vendido no estado em 2024, o Dolphin Mini, a marca líder global em eletrificação, também ocupa 5 posições entre os 10 modelos mais vendidos no Piauí.

Para o gerente comercial da concessionária BYD Carmais em Teresina, Emerson Rocha, os números demonstram que o público piauiense vem aderindo cada dia mais a eletrificação, adotando assim veículos mais econômicos e sustentáveis.

“Nosso cliente hoje procura um veículo que não apenas seja econômico, mas que também o faça perder menos em relação a um veículo tradicional, e que ainda tenha as vantagens de um produto com tecnologia de ponta, mas que também seja sustentável, em harmonia com a proteção ao meio ambiente”, apontou.

Segundo Emerson, veículos 100% elétricos, e também os híbridos, possuem vantagens que vão muito além dos gastos com o consumo energético, representando também uma mudança de pensamento dos compradores tradicionais. “Além de gastar muito menos dinheiro por quilômetro rodado, um elétrico gasta bem menos com manutenção, por ter menos partes móveis. Além disso, quem tem um carro elétrico também busca novas alternativas energéticas, como a instalação de painéis solares em casa. Tudo isso leva a um ciclo que fortalece a economia sustentável e ajuda a proteger o nosso meio ambiente”, explicou.

Expansão da frota

Para o ano de 2025 existe já uma expectativa de crescimento do setor, com novos modelos e marcas chegando ao mercado. Uma das novidades mais aguardadas para este ano é a inauguração da primeira fabricada BYD no Brasil, em Camaçari-BA, trazendo novos modelos e fomentando a indústria nacional dos elétricos.

Já no Piauí essa expansão também deve ocorrer através da inauguração da segunda unidade da BYD Carmais em Teresina, com previsão para o primeiro semestre. A nova concessionária deverá ser inaugurada na Av. João XXIII, com mais espaço e conforto para os novos clientes, com explica Emerson Rocha.

“Teremos uma nova unidade com mais tecnologia e maior espaço para recebermos bem nossos clientes. Eles poderão desfrutar de um ambiente ainda maior, com mais modelos à disposição, mais conforto e mais facilidade para a realização de revisões ou troca de itens e peças do veículo, conforme a necessidade”, afirmou.