Terça-feira, Junho 23, 2026
30.6 C
Teresina

INSS começa a pagar benefícios antecipados nesta quinta

JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

Os aposentados e pensionistas com cartão de final 4, 7 e 8 recebem nesta quinta-feira (6) os benefícios antecipados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de março. O dinheiro será pago junto com os benefícios destinados a cartões de final 3, que originalmente receberiam nesta quinta.

Na sexta-feira (7), o INSS pagará antecipadamente os benefícios de final 0. O dinheiro será depositado junto com os benefícios de final 5, inicialmente previstos para sexta.

Para conferir o final do benefício, basta olhar no cartão o número que vem antes do dígito verificador. No caso do benefício 999.999.993-9, o número que define o dia de pagamento é o 3, que vem antes do traço.

pagamento foi antecipado por causa do carnaval de 2025, que neste ano caiu no início de março. Normalmente, o INSS pagar os benefícios relativos a um mês na última semana do mês corrente e na primeira semana do mês seguinte. No entanto, com os dias de feriado bancário no carnaval, o pagamento de fevereiro seria interrompido e só seria concluído na segunda semana de março.

A antecipação beneficiará 15,2 milhões de segurados. Segundo o Palácio do Planalto, a medida foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Bazar Solidário reúne instituições para transformar doações em esperança

Reprodução

A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) e três instituições parceiras promovem, entre os dias 12 e 15 de março, o Bazar Solidário, uma iniciativa que transformará doações da Receita Federal em apoio a ações sociais. O evento acontecerá na Avenida José dos Santos e Silva, 800, próximo à Caixa Econômica e à Praça da Costa e Silva.

O bazar é uma parceria da Rede Feminina com a Cáritas Regional Piauí, a Fundação Antônio Jorge Dino (Hospital Aldenora Belo – São Luís-MA), a AMOLCACE – Associação de Moradores das Localidades Caldeirão do Saco, Aceiro, Caatinga e Ema (Inhuma-PI). No local, serão vendidos eletrônicos, roupas, acessórios, perfumes, utensílios domésticos, brinquedos, ferramentas, material de pesca e muitos outros itens, todos obtidos por meio de doações da Receita Federal.
O valor da entrada é de R$ 10,00 (em espécie), e as compras serão limitadas a R$ 2.000,00 por CPF. O recurso arrecadado será destinado a projetos que auxiliam pessoas em situação de vulnerabilidade e fortalecem o trabalho social das instituições envolvidas.

Para a presidente da Rede Feminina, Carmen Campelo, o bazar é mais do que uma oportunidade de adquirir produtos a preços acessíveis, é um gesto de solidariedade. “Cada compra realizada neste bazar tem um impacto muito maior do que se pode imaginar. O valor arrecadado será revertido para ações que fazem a diferença na vida de muitas pessoas. Contamos com a participação de todos para tornar essa iniciativa um sucesso e ampliar a nossa rede de apoio a quem mais precisa”, destacou Carmen Campelo.

Começa nesta quinta pagamento especial do saque-aniversário do FGTS

JOÉDSON ALVES/AGÊNCIA BRASIL

Os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e foram demitidos sem justa causa de janeiro de 2020 até o fim de fevereiro deste ano começam a receber, nesta quinta-feira (6), o saldo integral dos depósitos dos antigos empregadores. O dinheiro estava bloqueado para quem optou por essa modalidade de saque, mas foi liberado por uma medida provisória (MP).

Recebem nesta quinta os trabalhadores nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril e quem vinculou a conta bancária ao aplicativo FGTS, da Caixa Econômica Federal. Nessa etapa serão feitos pagamentos de até R$ 3 mil. Quem tem saldo retido maior que esse valor receberá a diferença em junho.

A MP que permitiu o saque antecipado foi publicada na última sexta-feira (28) no Diário Oficial da União. Ao todo, serão beneficiados 12,1 milhões de trabalhadores, que receberão R$ 12 bilhões. O governo esclareceu que a MP é excepcional e retroativa, não beneficiando os futuros demitidos.

Os trabalhadores dispensados sem justa causa a partir de março e que optaram pelo saque-aniversário continuarão a ter o saldo retido, recebendo apenas a multa rescisória de 40%. As demais regras do saque-aniversário não foram alteradas.

Entenda a nova rodada de saques do FGTS para quem tem saque-aniversário.

Dos 12,1 milhões de trabalhadores beneficiados, apenas 2,5 milhões vão ter direito ao saldo integral dos depósitos feitos pelos antigos empregadores no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os 9,6 milhões restantes terão descontada a antecipação do saque-aniversário, tipo de empréstimo oferecido por instituições financeiras.

O dinheiro será pago pela Caixa Econômica Federal em duas etapas: uma em março e outra em junho. Quem cadastrou a conta bancária no aplicativo FGTS, cerca de 85% do público-alvo, receberá independentemente do mês de nascimento.

Calendário

Valores até R$ 3 mil

•     6 de março: nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril e quem vinculou a conta bancária ao aplicativo FGTS;
•     7 de março: nascidos em maio, junho, julho e agosto;
•     10 de março: nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro.

Valores acima de R$ 3 mil

•     Diferença entre os R$ 3 mil sacados em março e o restante do saldo bloqueado;
•     17 de junho: nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril e quem vinculou a conta bancária ao aplicativo FGTS;
•     18 de junho: nascidos em maio, junho, julho e agosto;
•     20 de junho: nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro.

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

As seis dezenas do concurso 2.836 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está estimado em R$ 3,5 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Contrato de 478 milhões entre governo e OEI apresenta irregularidades e é denunciado ao TCU

Os líderes da Oposição na Câmara e no Senado Federal entraram com uma representação no Tribunal de Contas da União. A denúncia é de possíveis irregularidades na administração dos recursos públicos e potenciais conflitos de interesse em um contrato celebrado entre o governo e a OEI.

O contrato tinha o objetivo de preparar o Brasil para a COP 30, evento que será realizado em Belém, no Pará, em novembro de 2025. O valor total do acordo de cooperação internacional é de R$478,3 milhões. 

Secretário Executivo do Ministério da Educação é acusado de envolvimento no esquema

O secretário executivo do Ministério da Educação, Leonardo Barchini, é apontado como figura central no alegado esquema irregular.

Ele ocupou anteriormente o cargo de diretor na OEI no Brasil, de setembro de 2023 a julho de 2024.

Segundo o líder da oposição na Câmara, Luciano Zucco (PL-RS), havia um direcionamento facilitado de verbas para a instituição antes e depois de Barchini ter sua função no MEC.

“Suspeitamos fortemente que tenha havido facilitação no direcionamento de verbas à organização antes e após ele assumir sua posição no MEC. É urgente que isso seja apurado”.

Ao encerrar a representação, os deputados de oposição pedem: 

  • O recebimento da representação por parte das autoridades;
  • A suspensão cautelar do acordo de cooperação internacional;
  • O Afastamento cautelar de Leonardo Osvaldo Barchini Rosa do cargo de Secretário Executivo do Ministério da Educação;
  • Intimação dos Representados para que apresentem defesa;
  • Oitiva do Senhor Maurício Pinto Ferreira Juvenal, Secretário Nacional de Microempresa e empresa de pequeno Porte.
  • A Confirmação das cautelares em decisão definitiva;
  • A aplicação das sanções cabíveis aos representados, inclusive ressarcimento e aplicação de multa.

Pesquisa: Bolsonaro já aparece empatado com Lula na região Nordeste

As últimas rodadas dos principais institutos de pesquisa do país, como o Datafolha, tem apontado para um cenário inédito e turbulento em torno do atual governo no Nordeste. A desaprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por exemplo, já supera a aprovação em estados como Bahia e Pernambuco, segundo a Genial/Quaest.

Além disso, uma pesquisa da Paraná Pesquisas, divulgada nesta quarta-feira (5), aponta um empate técnico e histórico entre Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Rio Grande do Norte, caso as eleições presidenciais de 2026 fossem hoje.

De acordo com a Paraná Pesquisas, Lula tem 35,2% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 30,5%. Com a margem de erro de 2,9 pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.

Em seguida, aparecem o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), com 13,6%; o cantor Gusttavo Lima (sem partido), com 6,8%; e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 1,7%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 21 de fevereiro de 2025, entrevistando 1.220 eleitores em 59 municípios, com um grau de confiança de 95%.

O Nordeste sempre foi um reduto eleitoral da esquerda, mas a cada nova eleição tem sido engolido pelo avanço da direita. O avança já ocorre em prefeituras de capitais conquistadas pelo PL.

Em 2024, Fortaleza testemunhou um feito sem precedentes: André Fernandes (PL) perdeu a disputa para Evandro Leitão (PT) por apenas 10 mil votos de diferença, alcançando a votação mais expressiva que um candidato de direita já obteve na maior capital nordestina.

Artes de Março 2025 celebra a diversidade artística no Teresina Shopping

O Artes de Março, um dos eventos culturais mais tradicionais do Piauí, retorna em 2025 para sua 27ª edição no Teresina Shopping. Este ano, a programação rompe com a limitação de um único tema e celebra a arte em toda a sua diversidade, reunindo expressões culturais que vão da música à dança, do teatro à literatura, em tudo se vê arte.

Com o compromisso de explorar a pluralidade artística, o evento reforça a ideia de que a arte não conhece fronteiras nem limites. As apresentações acontecerão na Praça de Eventos 2 do shopping, proporcionando ao público mais uma experiência imersiva e gratuita.

“Esse ano, o Artes de Março vem com a temática ‘Eu vejo Arte’ e todas as formas que a arte pode ser analisada e traduzida. Temos uma programação musical, lançamento de livros, exposição de telas e fotografias e o mais bacana é trazer para as várias gerações que visitam o shopping, esse encontro com a arte”, explicou o gerente de marketing do Teresina Shopping, Alberto Moura.

A programação tem início na sexta-feira, 7 de março, às 19h30, com a apresentação do grupo Ensaio Vocal. Nos dias seguintes, o público poderá conferir uma série de atrações especiais:
Sábado (08/03), 19h30 – Orquestra Tamoio
Domingo (09/03), 17h – Larmonia
Segunda-feira (10/03), 19h30 – Soraya canta Marisa Monte
Terça-feira (11/03), 19h30 – Balé da Cidade de Teresina
Quarta-feira (12/03), 19h30 – Validuaté
Quinta-feira (13/03), 19h30 – Grupo Cadência
Sexta-feira (14/03), 19h30 – Orquestra Emoções
Domingo (16/03), 17h – Peça Fábulas
Segunda-feira (17/03), 19h30 – Banda Top Gun (encerramento)

Além das apresentações musicais e performances artísticas, a programação do Artes de Março também traz uma rica seleção de exposições de arte, literatura e charges. O evento contará com mostras de renomados artistas plásticos, incluindo Ana Cândida, Érico Ferry, Eulália Pessoa, Germana Queiroz, J M Abreu, Jabuh, João Elyo, José Quaresma, Josefina Gonçalves, Lídia Bulgari e Pedro Gui, garantindo um espaço dedicado às artes visuais em suas diversas expressões.

Na literatura, os amantes dos livros poderão participar de uma oficina literária com Clara Mello, além de prestigiar o lançamento de obras marcantes, como “Bye Bye, Bibi” de Yasmim Prado, “Leno” de Celia Revilândia e “Exames Aleatórios de Imagens” de Laís Romero.

E para quem aprecia a arte da charge, o evento contará com obras de Izanio Façanha, trazendo sua visão crítica e bem-humorada da realidade por meio de ilustrações expressivas.

O Artes de Março se consolidou como um espaço de valorização da cultura local e nacional, atraindo artistas renomados ao longo dos anos. Para 2025, o evento reforça a promoção do encontro entre diferentes formas de arte, convidando o público a celebrar a criatividade em suas mais diversas manifestações, onde cada forma de arte tem seu espaço para brilhar.

Gastronomia: tradição e sabor nos mercados públicos de Teresina

A gastronomia do Piauí vai além de um simples conjunto de pratos típicos; ela é a expressão viva da cultura e da identidade do seu povo. Em cada canto do estado, sabores se misturam a histórias e tradições que atravessam gerações. Nos mercados públicos de Teresina, essa essência permanece forte, tornando esses espaços verdadeiros pontos de encontro para quem aprecia boa comida e tradição.

Na capital, os mercados são referência quando o assunto é comida típica. No famoso Mercado da Piçarra, na zona sul, o movimento começa cedo. Clientes chegam em busca de carnes, temperos e um café da manhã reforçado, onde o cuscuz é uma das estrelas. Mas o que realmente atrai os visitantes é o aroma irresistível da panelada, do sarapatel, da galinha caipira e do carneiro ao molho, pratos que fazem sucesso no horário do almoço e chamam a atenção de quem passa pelos corredores.

A equipe da Secretaria do Turismo (Setur) esteve no local e conversou com a permissionária Maria da Paixão, que há 41 anos conquista clientes com seu tempero especial e atendimento carismático. “Amo trabalhar com comida. Meu público é fiel: o pai vem, traz os filhos, depois os netos. Nos fins de semana, então, o movimento cresce ainda mais. Aqui é um lugar completo”, afirma Paixão, com orgulho.

Maria da Paixão, permissionária do Mercado da Piçarra

Já na zona norte da cidade, o Mercado do Mafuá também é um local de sabores autênticos. Por lá, há 11 anos, a permissionária Teresa, carinhosamente chamada de Dona Teresinha, recebe seus clientes com dedicação. Ela garante que o segredo do seu sucesso está no tempero e no amor que coloca em cada prato servido.

Permissionária Teresa, carinhosamente chamada de Dona Teresinha

Fabrício Silva, morador da região leste, frequenta há mais de 20 anos o local, e afirma que o mercado é seu “point” nos finais de semana para saborear os pratos ­típicos do Piauí. “Não tem como sair de uma festa e não passar aqui para tomar um caldo gostoso ou comer uma comida reforçada. Lá em casa, domingo é dia de vir ao mercado com a família. Nós almoçamos e ainda aproveitamos para fazer a feira da semana”, disse o visitante.

Os mercados públicos do Piauí são mais do que espaços de comércio, são símbolos de preservação dos sabores que fazem parte da história do estado. Entre a fumaça das panelas, a risadas de feirantes e clientes fiéis, os lugares seguem firmes servindo a boa comida piauiense.

Cachoeiras do Piauí: conheça os destinos para se reconectar com a natureza

Cachoeira do Urubu-Rei (Foto: Thiago Amaral)

O Piauí é um verdadeiro paraíso para quem busca contato com a natureza e aventura. Com as chuvas, as cachoeiras do estado ficam ainda mais exuberantes, oferecendo cenários incríveis para quem deseja relaxar ou se aventurar. Pensando nisso, a Secretaria do Turismo (Setur) selecionou algumas opções imperdíveis para você conhecer.

A Cachoeira da Campeira, localizada na zona rural de Alto Longá, a apenas 10 km da cidade, é um destino perfeito para quem quer um passeio próximo a Teresina. Suas águas formam belas piscinas naturais em meio a rochas, proporcionando um banho refrescante em um ambiente de pura tranquilidade.

A Cachoeira do Urubu Rei, em Pedro II, é a mais alta do estado, com impressionantes 76 metros de altura. Majestosa e perene, ela tem água o ano todo. O acesso é feito por trilha e a recomendação é contar com um guia da região para uma experiência mais segura e completa.

Segundo o guia de turismo Vinícius Europeu, o período de chuvas é sinônimo de beleza, pois transforma as cachoeiras em verdadeiros espetáculos. O profissional também explica que nessa época o ecoturismo ganha impulso, fortalecendo a economia e o desenvolvimento sustentável do estado.

“A procura por esses atrativos é intensa nesse período, especialmente entre os turistas que buscam experiências de muita aventura. O ecoturismo está crescendo, por exemplo, em Pedro II, destino que possui muitas cachoeiras como atrativos. Além de gerar empregos e renda, o ecoturismo também ajuda a preservar a biodiversidade e a cultura local”, destacou o guia Vinícius Europeu.

Para quem curte aventura, a Cachoeira de Santo Antônio, em São Félix do Piauí, é uma ótima escolha. Além de sua beleza natural, ela conta com um paredão de 32 metros de altura, ideal para a prática de rapel, atraindo turistas que buscam adrenalina em meio à natureza.

Cachoeira de Santo Antônio (Foto: Reprodução)

A Cachoeira do Xixá, em Batalha, encanta com sua queda d’água imponente e uma piscina natural perfeita para um mergulho relaxante. Os paredões de pedras de quase 9 metros de altura criam um cenário impressionante, tornando a visita ainda mais especial.

Cachoeira do Xixá (Foto: Reprodução)

Já a Cachoeira do Engenho Velho, em Cocal, é uma das mais deslumbrantes do estado. Sua queda d’água de quase 50 metros se divide em diversas cascatas antes de tocar o solo, formando um lago ideal para banhos. Um verdadeiro espetáculo da natureza!

Banho Seguro

Para garantir um passeio tranquilo, a Setur, em parceria com a Defesa Civil, realiza o projeto Banho Seguro, que busca conscientizar a população e os turistas sobre os cuidados necessários ao aproveitar os atrativos naturais. A iniciativa também promove capacitações, reforçando a importância da segurança em ambientes de banho.

Além disso, o Corpo de Bombeiros recomenda que os visitantes devem planejar suas viagens com antecedência, verificar a previsão do tempo e evitar cachoeiras em dias de chuva. Também é fundamental usar roupas e calçados adequados, evitar bebidas alcoólicas durante o passeio e sempre avisar alguém sobre o destino e horário de retorno.

Telefones para emergências: 193 (Corpo de Bombeiros), 190 (Polícia) e 192 (Samu).

Piauí é 1º lugar no Brasil em matriz energética renovável e 3º maior produtor de energia limpa

Reprodução/CCOM

O Piauí tem se consolidado cada vez mais como um dos grandes protagonistas no Brasil em energias renováveis. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o estado ocupa o 1º lugar nacional em matriz energética renovável, além de ser o 3º em produção de energia solar e eólica no país.

Com 99,75% de sua matriz energética composta por fontes limpas, o Piauí reafirma o seu grande potencial para liderar a transição energética e o desenvolvimento sustentável no Brasil. Os índices positivos refletem o compromisso do estado com a sustentabilidade e a descarbonização de sua economia, consolidando-se como um exemplo de liderança em energias limpas.

Energia solar

Localizado no cinturão solar, uma das regiões mais privilegiadas do mundo para a captação de energia solar, o Piauí possui uma irradiação média de 5,9 kWh/m² e cerca de 12 horas diárias de luz solar, superando a média de países como China e Alemanha, além do próprio Brasil.

O Piauí ocupa a 3ª posição nacional em potência instalada de usinas solares fotovoltaicas, atrás apenas de Minas Gerais e Bahia. Em destaque, o Parque Solar de São Gonçalo, em São Gonçalo do Gurguéia, atualmente o maior parque solar de geração centralizada em construção na América do Sul. Com expansão em andamento, o parque chegará a 864 MW de capacidade instalada, ocupando uma área de aproximadamente 12 milhões de metros quadrados, equivalente a 1.500 campos de futebol.

Energia eólica

O Piauí ocupa, também, o 3º lugar nacional em geração de energia eólica, com 12,82 TWh, superando estados como Ceará e Rio Grande do Sul. A capacidade eólica do Piauí é reforçada pela eficiência das usinas, com um fator médio de 38,6%, colocando o estado na 5ª posição do Brasil.

No setor, o Piauí é destaque com o Parque Eólico Lagoa dos Ventos, o maior da América Latina. Com 230 turbinas e capacidade instalada de 1.063 MW, o parque gera 3,3 TWh anualmente, evitando a emissão de 1,6 milhão de toneladas de CO₂.

O Piauí é um dos estados mais estratégicos do Brasil para o desenvolvimento de energias renováveis. Seu grande potencial em energia solar e eólica, aliado à sua matriz energética limpa, coloca o estado em posição de destaque na agenda de transição energética, descarbonização e desenvolvimento sustentável, aproveitando ao máximo suas riquezas naturais e suas condições geográficas privilegiadas.