A Polícia Civil do Piauí, por meio de uma ação conjunta da Diretoria Especializada em Operações Policiais (DEOP) e da Diretoria de Inteligência, prendeu, na manhã desta sexta-feira (07/03), um homem de iniciais L.M.R., de 66 anos. A prisão do homem ocorreu na Localidade Riachão, na zona rural de Amarante, e está relacionada a um processo criminal da 2ª Vara do Júri de Porto Velho, em Rondônia.
Segundo o diretor da DEOP, delegado Tales Gomes, o crime em questão foi cometido em 1997, quando o suspeito foi até um hospital na cidade de Porto Velho, identificou o quarto onde a vítima realizava tratamento para diabetes e, ao entrar no local, efetuou disparos de arma de fogo, levando-a a óbito. Desde então, ele estava foragido da justiça.
Após a prisão, L.M.R. foi encaminhado ao sistema prisional e permanecerá à disposição da justiça de Rondônia.
A DEOP disponibiliza o seu WhatsApp )86) 99991-0455 para que a população realize denúncias anônimas. Elas podem ainda ser feitas no site da Polícia Civil do Piauí. O sigilo é absoluto.
O projeto, que atende mulheres em situação de violência doméstica e questões familiares, conquistou vários avanços que asseguram um atendimento mais eficaz em Teresina.
O Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março, destaca a importância das conquistas femininas e relembra as lutas históricas para assegurar direitos essenciais. Em Teresina, o Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (NUDEM), da Defensoria Pública do Piauí, conquistou avanços e segue realizando um trabalho de acolhimento para as mulheres que precisam. Nos dois primeiros meses de 2025, o NUDEM contabilizou 94 novos casos e realizou 1.504 atendimentos na capital. Em 2024, o número total de atendimentos foi de 9.447.
Segundo a associada da Associação dos Defensores Públicos do Piauí (APIDEP) e titular da 1ª Defensoria Pública da Mulher do Piauí, Dra. Lia Medeiros do Carmo Ivo, o novo espaço recém inaugurado para sediar o NUDEM, é uma das primeiras conquistas em 2025. “Agora, as mulheres são atendidas em um ambiente único e estruturado para oferecer acolhimento e privacidade. Com essa nova estrutura, conseguimos enxergar mais claramente todas as etapas do atendimento à mulher: o início, o meio e o fim do processo. Isso traz uma sensação de pertencimento e valorização, algo que muitas mulheres expressam ao chegar no espaço. Algumas até se surpreendem ao perceber que todo aquele suporte foi pensado exclusivamente para elas”, explica.
Dentre as mulheres que passam diariamente no núcleo, temos a senhora Doralice da Silva Costa, de 52 anos. Segundo Doralice, o novo espaço só trouxe benefícios. “Eu já vinha sendo acompanhada desde a primeira sede do núcleo. O atendimento é excelente, e tem atendido todas as minhas expectativas. Ter um espaço próprio faz toda diferença e sempre que tenho alguma dúvida, como hoje, venho aqui”, revelou animada.
Além da nova sede do núcleo, as mulheres que buscam um auxílio também podem recorrer aos atendimentos da Casa da Mulher Brasileira, inaugurada no dia 9 de março de 2024. Com atendimento integral às vítimas de violência, onde podem encontrar um acolhimento, apoio psicossocial, jurídico e uma brinquedoteca para as crianças.
Para Dra. Lia Medeiros, a Casa da Mulher Brasileira em Teresina é uma referência fundamental para o acolhimento das mulheres em diversos setores jurídicos. “Muitas mulheres procuram a Casa não apenas por violência doméstica, mas também para acessar outros serviços voltados à mulher. Um dos propósitos fundamentais da Casa da Mulher Brasileira é garantir que nenhuma mulher saia sem um encaminhamento adequado. Assim, mesmo aquelas que não estão em situação de violência doméstica, mas necessitam de orientação jurídica, por exemplo, são devidamente encaminhadas. Se uma mulher busca assistência para um divórcio, mas não está em um contexto de violência, ela receberá as orientações necessárias e será direcionada ao primeiro atendimento do núcleo central”, destaca a defensora pública.
Catarata, olho seco e glaucoma são algumas das doenças mais comuns em mulheres, por isso médica alerta para importância de consultas regulares.
As políticas públicas de acesso à saúde da mulher no Brasil são fortes marcas de uma série de articulações femininas em prol de uma sociedade com mais equidade de gênero e igualdade social, inclusive dentro do cenário de direito ao tratamento médico seguro e respeitoso. Nesse sentido, os cuidados direcionados à visão também são uma evidência desses avanços e, por isso, especialistas reiteram cotidianamente a necessidade de acompanhamento para identificação e tratamento de doenças oculares, a exemplo da catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI), que tendem a ser mais comuns para mulheres.
De acordo com a Dra. Patrícia Martins, do Vilar Hospital de Olhos, em todas as áreas da saúde é preciso que o público feminino esteja atento. Especificamente quanto à visão, ela pontua que o olho seco é uma doença caracterizada por baixa produção ou má qualidade das lágrimas. O problema acomete especialmente as mulheres, uma vez que a perda hormonal do climatério (uma das principais causas da menopausa) traz a piora deste quadro ocular. Sem dúvida, isso “afeta negativamente a qualidade de vida no dia a dia”, por isso a importância de visitas médicas.
Outro ponto relevante abordado pela médica, que também acende a necessidade de uma percepção mais crítica nos arranjos sociais, é que as “mulheres, muitas vezes, negligenciam os cuidados com a saúde, porque hoje em dia exercem múltiplos papéis que demandam tempo e energia”, observa. Exatamente por isso é fundamental que “estejamos atentas, pois o bem mais precioso é nosso corpo e nossa saúde. Devemos estar e nos sentirmos bem para que possamos cuidar do trabalho, dos filhos, da casa” e de outros aspectos da vida.
Para a Dra. Patrícia, a data 8 de março, quando se celebra o Dia da Mulher, é uma comemoração e homenagem para um pilar da sociedade: a mulher. É preciso pensar em um autocuidado integral para que todas as tarefas que as mulheres decidam executar sejam feitas com bem-estar. “Somos capazes de fazer mil coisas ao mesmo tempo, com amor e sorriso no rosto”, finaliza.
Líder em inovação, a Escola de Inteligência Artificial prepara profissionais para o futuro com cursos voltados para os desafios da IA na era digital.
A Inteligência Artificial (IA) está transformando rapidamente o mundo e, entre os avanços mais recentes, estão as tecnologias desenvolvidas na China, como a DeepSeek. Para discutir o impacto dessas inovações e as oportunidades que surgem para profissionais de diversas áreas, a Escola de Inteligência Artificial da Estácio promove um evento especial com a participação de Caio Moretti, CEO do GrupoQ. Online e gratuito, o encontro será realizado no dia 25 de março, das 20h às 21h. Para se inscrever, basta acessar o link DeepSeek e as IAs Chinesas. Moretti, que é um entusiasta do tema, abordará como essas novas tecnologias estão remodelando o mercado e a sociedade, além de compartilhar insights sobre como os profissionais podem se preparar para esse cenário em constante evolução. Segundo ele, “Nós não seremos substituídos pela IA, mas por aqueles que sabem utilizá-la. Por isso, é fundamental acompanhar as discussões e aprender a usar as ferramentas.” Inovação e formação contínua em IA O uso estratégico da Inteligência Artificial já pode ser considerado um diferencial competitivo. Por isso, a Estácio tem investido fortemente na capacitação tecnológica, oferecendo cursos inovadores e acessíveis que acompanham as últimas tendências do setor. Sua Escola de Inteligência Artificial disponibiliza conteúdos atualizados mensalmente, proporcionando uma formação contínua para quem deseja se aprofundar no tema. Entre os cursos, destacam-se: Domínio de Texto com ChatGPT, Marketing e Vendas com Inteligência Artificial, Criação de Imagem com Inteligência Artificial, Ética e Inteligência Artificial, Agentes Autônomos, Fundamentos da Inteligência Artificial, Gestão de Projetos com Inteligência Artificial e Análise de Dados com Inteligência Artificial. Além disso, os alunos também têm acesso a materiais complementares, como o Guia de Prompts, além lives mensais e comunidade de aprendizagem no Whatsapp. Para mais informações sobre a Escola de Inteligência Artificial da Estácio e seus cursos, acesse: https://online.estacio.br/m/escola-inteligencia-artificial
Os aposentados e pensionistas com cartão de final 0 recebem nesta sexta-feira (7) os benefícios antecipados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de março. O dinheiro será pago junto com os benefícios destinados a cartões de final 7, que originalmente receberiam nesta sexta.
Na quinta-feira (6), o INSS pagou antecipadamente os benefícios de final 3, 4, 8 e 9. O dinheiro foi depositado junto com os benefícios de final 6, inicialmente previstos para ontem.
Para conferir o final do benefício, basta olhar no cartão o número que vem antes do dígito verificador. No caso do benefício 999.999.993-9, o número que define o dia de pagamento é o 3, que vem antes do traço.
O pagamento foi antecipado por causa do carnaval de 2025, que neste ano caiu no início de março. Normalmente, o INSS pagar os benefícios relativos a um mês na última semana do mês corrente e na primeira semana do mês seguinte. No entanto, com os dias de feriado bancário no carnaval, o pagamento de fevereiro seria interrompido e só seria concluído na segunda semana de março.
A antecipação beneficiou 15,2 milhões de segurados. Segundo o Palácio do Planalto, a medida foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, recentemente fez um pedido formal ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela anulação da delação premiada de Cid Gomes. Essa solicitação está ligada a questões políticas e judiciais que reverberam no cenário nacional. Desde que a delação foi feita, as reações no meio político têm sido intensas, especialmente entre aliados e opositores do ex-presidente.
Motivos do pedido
Bolsonaro argumenta que a delação de Cid Gomes contém informações que poderiam comprometer sua imagem e suas ações políticas. Ele acredita que a anulação será fundamental para garantir a justiça e a integridade de seu legado político. Ademais, o afastamento do ministro Alexandre de Moraes é visto como uma medida necessária por parte de seus seguidores, alegando que decisões recentes deste magistrado influenciaram negativamente a democracia no Brasil.
Impactos potenciais no cenário Político
A solicitação de Bolsonaro pode impactar significativamente o atual cenário político. Caso o STF acate o pedido, isso pode criar uma nova onda de tensão entre os poderes Executivo e Judiciário. Além disso, essa questão se reflete em um ambiente já polarizado, onde as opiniões estão divididas entre apoiadores fervorosos e críticos. O desfecho dessa situação poderá moldar os próximos passos na carreira política de Bolsonaro e influenciar o futuro do país.
Como alternativa para segurar a inflação dos alimentos, o governo decidiu zerar o Imposto de Importação de nove tipos de comida, conforme anunciou nesta noite o vice-presidente Geraldo Alckmin.
As medidas foram divulgadas após uma série de reuniões ao longo ontem quinta-feira (6).
Os alimentos que terão os tributos zerados são:
Azeite: (hoje 9%)
Milho: (hoje 7,2%)
Óleo de girassol: (hoje até 9%)
Sardinha: (hoje 32%)
Biscoitos: (hoje 16,2%)
Massas alimentícias (macarrão): (hoje 14,4%)
Café: (hoje 9%)
Carnes: (hoje até 10,8%)
Açúcar: (hoje até 14%)
A cota de importação do óleo de palma, atualmente em 65 mil toneladas, subiu para 150 mil toneladas.
Segundo Alckmin, a redução de tarifas entrará em vigor nos próximos dias após serem aprovadas pela Câmara de Comércio Exterior (Camex).
“O governo está abrindo mão de imposto em favor da redução de preço”, declarou o vice-presidente.
As medidas foram anunciadas após uma reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Alckmin com ministros e empresários, no Palácio do Planalto.
Para o vice-presidente, a medida não prejudicará os produtores nacionais, apesar da concorrência com o alimento importado.
“Nós entendemos que não [vai prejudicar o produtor brasileiro]. Você tem períodos de preços mais altos, mais baixos. Nós estamos em um período em que reduzir o imposto ajuda a reduzir preços. Você está complementando. Não vai prejudicar o produtor, mas beneficiar os consumidores”, declarou.
Outras medidas
Além da redução das tarifas, Alckmin anunciou o fortalecimento dos estoques reguladores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O vice-presidente não entrou em detalhes.
No mês passado, a companhia havia pedido R$ 737 milhões para reconstituir os estoques de alimentos desmantelados nos últimos anos.
Alckmin também anunciou a prioridade para os alimentos da cesta básica no próximo Plano Safra.
Segundo o vice-presidente, os financiamentos subsidiados deverão se concentrar na produção de itens que compõem a cesta básica, aumentando o estímulo a produtores rurais que produzam para o mercado interno.
A última medida anunciada por Alckmin foi a aceleração do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Esse sistema descentraliza as inspeções sanitárias, permitindo que estados e municípios façam o trabalho.
Segundo o vice-presidente, o governo pretende aumentar o número de registro no sistema de 1.550 para 3 mil.
De acordo com Alckmin, a medida permitirá que produtos como leite, mel, ovos e carnes sejam liberados mais rapidamente para venda em todo o país.
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.836 da Mega-Sena, sorteadas na noite desta quinta-feira (6) no Espaço da Sorte, em São Paulo.
A estimativa para o próximo sorteio, no sábado (8), é R$ 7 milhões.
Os números sorteados são os seguintes: 01 – 06 – 10 – 30 – 42 – 50.
A quina teve 40 apostas ganhadoras, cada uma vai pagar R$ 43.932,93. Já a quadra registrou 3.073 vencedores que vão receber, individualmente, um prêmio de R$ 816,93.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.
O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
Depois de 19 semanas em alta, as projeções para a inflação em 2025 se estabilizaram. Segundo a edição mais recente do boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo Banco Central (BC), os analistas de mercado acreditam que a inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechará o ano em 5,65%.
Apesar da estabilização, a inflação, caso se concretize a projeção, fechará o ano bastante acima da meta. Pelo novo sistema de metas contínuas, o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabelece meta de inflação de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual, o que indica teto da meta de 4,5%.
Na última ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o BC informou que a inflação deve estourar o teto da meta no primeiro ano do regime de metas contínuas.
O boletim Focus manteve em 15% ao ano a expectativa para a Taxa Selic (juros básicos da economia) no fim do ano. A projeção está nesse nível há oito semanas. Para 2026, as instituições financeiras projetam juros básicos de 12,5% ao ano.
Atualmente, a Selic está em 13,25% ao ano, com o Copom admitindo que elevará os juros para 14,25% na reunião de março.
PIB
Em relação ao desempenho da economia neste ano, os analistas de mercado mantiveram em 2,01% a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas) neste ano.
O boletim Focus projeta crescimento de 1,7% no PIB para 2026 e de 2% para 2027 e 2028.
Com mais de 20 anos de trajetória, o Caminhos para a Cidadania, programa do Instituto CCR voltado à formação continuada e à transformação das práticas pedagógicas de educadores, acaba de lançar seu primeiro podcast. A série apresenta histórias reais sobre desafios no ambiente escolar, soluções adotadas e aprendizados de professores e professoras reconhecidos no Prêmio Caminhos para a Cidadania. Produzido em parceria com o Instituto Crescer, a primeira temporada conta com quatro episódios e está disponível gratuitamente no YouTube. O Instituto CCR é o braço social do Grupo CCR, que administra o Aeroporto de Teresina (THE). O primeiro episódio, “Além dos muros escolares”, mostra como a aprendizagem vai além da sala de aula e impacta diferentes contextos sociais. Em seguida, “Currículo vivo” discute a importância de um ensino dinâmico e conectado com a realidade dos alunos e da sociedade. Já o episódio “Escola antirracista” apresenta práticas e estratégias para tornar o ambiente escolar mais inclusivo e igualitário. Por fim, “Protagonismo e democracia” reforça o papel da escola na formação de cidadãos ativos e conscientes de seus direitos. Para Jéssica Trevisam, gerente de Responsabilidade do Instituto CCR, o novo podcast é uma oportunidade de amplificar vozes e refletir sobre o cotidiano da educação. “O Caminhos para a Cidadania tem um impacto social significativo ao oferecer formação continuada para milhares de educadores. Com esse podcast, queremos valorizar as histórias dos professores, compartilhar boas práticas e inspirar ainda mais pessoas a transformarem a educação em suas comunidades”, destaca. Com mais de 6 mil professores cadastrados em todo o Brasil, o Caminhos para a Cidadania se consolida como uma referência na formação de educadores, oferecendo cursos, materiais didáticos e jogos educativos que promovem uma educação inovadora e acessível. Em 2024, o programa beneficiou mais de 280 cidades e cadastrou 1.700 escolas. Além disso, o programa premiou 10 projetos escolares no Concurso Cultural, incentivando a melhoria contínua nas instituições de ensino.
Serviço Podcast do Programa Caminhos para a Cidadania Os episódios do podcast estão disponíveis gratuitamente para educadores de todo o Brasil. Site: Podcast Caminhos para a Cidadania – YouTube
Sobre o Instituto CCR Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 6 mil professores em 1.700 escolas anualmente, e o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs. Seu foco são iniciativas nas frentes de Mobilidade e Cidades Sustentáveis, Cultura e Educação, Saúde e Segurança. Desde 2014, as ações do Instituto já beneficiaram mais de 18 milhões de pessoas. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.