Terça-feira, Junho 23, 2026
24.1 C
Teresina

Rafael Fonteles entrega nova estrutura do Aeroporto de Parnaíba, que terá voos diretos para Fortaleza

O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta segunda-feira (05), a primeira fase das obras de reforma, ampliação e modernização do Aeroporto Prefeito Dr. João Silva Filho, em Parnaíba. Na oportunidade, foi anunciada uma nova rota de voos entre o aeroporto e o município de Fortaleza (CE), operada pela Latam Airlines Brasil, a partir de setembro deste ano. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou da inauguração.

O governador celebrou o avanço como estratégico para o desenvolvimento da Rota das Emoções (circuito turístico que atravessa os estados do Piauí, Maranhão e Ceará) e do turismo na região. “Mais de R$ 25 milhões foram investidos nesta primeira etapa do projeto, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). O aeroporto continuará sendo ampliado, com novos serviços, lojas e mais infraestrutura, o que impulsionará ainda mais o desenvolvimento da nossa região litorânea. Com as próximas etapas, o investimento total superará os R$ 50 milhões. Este é o aeroporto melhor posicionado para atender toda a Rota das Emoções e irá fortalecer ainda mais o turismo aqui no município, em Cajueiro da Praia, Luís Correia e Ilha Grande”, afirmou Rafael Fonteles.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

O ministro Sílvio Costa Filho destacou a importância do turismo para a economia. “Temos aqui um projeto estruturante que contribuirá para o fortalecimento do turismo regional. Hoje, estamos presenciando a transformação deste aeroporto em um polo logístico, que vai impulsionar a geração de emprego e renda, com praça de alimentação, restaurante e a reestruturação de um novo hotel. Seguiremos firmes nessa parceria com o Governo do Estado para ampliar ainda mais as oportunidades”, afirmou o ministro.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

Rodolpho Oliveira, diretor-presidente da SBPB Parnaíba SPE Ltda, ressaltou a localização estratégica do aeroporto de Parnaíba em relação à Europa e aos Estados Unidos. “Este não é um aeroporto voltado apenas para destinos nacionais, mas uma verdadeira atração para turistas internacionais. Ao chegarmos aqui, logo percebemos o grande potencial da região, com suas praias paradisíacas, o Delta do Parnaíba e outros pontos turísticos incríveis. O aeroporto é um dos principais ativos na nova dinâmica econômica de Parnaíba e de toda a região litorânea, integrando-se aos investimentos significativos da Zona de Processamento de Parnaíba e do Porto Piauí”, afirmou o diretor-presidente da administradora do aeroporto.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

Melhorias realizadas no aeroporto

As obras no Aeroporto Prefeito Dr. João Silva Filho fazem parte do contrato de concessão firmado pelo Governo do Estado, através da Secretaria dos Transportes (Setrans), com a empresa SBPB Parnaíba SPE Ltda, com auxílio da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc/Sead), com gestão prevista por mais de três décadas.

A primeira etapa das obras contemplou a readequação do estacionamento, com 178 vagas, e da via de acesso ao terminal, incluindo a construção de uma nova rótula de entrada. A fachada do terminal de passageiros também foi completamente revitalizada. Internamente, o aeroporto passou por reforma e construção de novos banheiros, salas comerciais e a ampliação e readequação das áreas de embarque e desembarque.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

A nova infraestrutura inclui, ainda, elevador, mais acessibilidade, praça de alimentação com 12 pontos comerciais e oito lojas comerciais (PHB Park), duas quadras de beach tennis, espaço para instalação de academia e farmácia, sala de reunião privativa e uma capela. Um restaurante e um café estão sendo finalizados no primeiro andar.

O terminal também recebeu reforços na estrutura de segurança e operação, com a implantação da Segunda Companhia de Aviação de Policiamento Aéreo (CIOPAER) e a reforma do espaço do Corpo de Bombeiros com melhorias na frota.

Foram implantadas novas vias de serviço interno (lado ar), e cerca de 80% do cercamento patrimonial do sítio aeroportuário já foi revitalizado. A pista de taxiamento e o pátio de aeronaves foram reformados, além de uma nova pintura de sinalização, atendendo às normas de segurança operacional.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

Nova rota de voos

Durante a solenidade de inauguração, o governador Rafael Fonteles e o ministro Silvio Costa Filho anunciaram o lançamento da rota Parnaíba-Fortaleza, que será realizada pela Latam Airlines Brasil. Para garantir a viabilidade da operação, o Governo do Estado concedeu incentivos fiscais no querosene de aviação, além de subvenção econômica.

A operação está programada para iniciar em setembro deste ano, com dois voos por semana no período de baixa temporada e três na alta temporada. A novidade beneficia diretamente o setor turístico da região, facilitando o acesso ao Delta do Parnaíba e aos demais atrativos naturais que tornam o estado um dos destinos mais promissores do país.

“A retomada dos voos para Parnaíba é uma excelente notícia. Em breve, com o apoio do Governo Federal, teremos novidades sobre novas rotas de outras companhias aéreas para este aeroporto”, afirmou o governador Rafael Fonteles.

“Temos trabalhado em parceria com diversas companhias, incluindo a Gol, para impulsionar o fortalecimento da aviação e do turismo local”, finalizou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Alepi realiza em Oeiras sessão de homenagem aos 190 anos do Legislativo

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) esteve na cidade de Oeiras, primeira capital do Estado, para celebrar os 190 anos de instalação do Poder Legislativo piauiense. No município, em 4 de maio de 1835, foi fundada a Assembleia Provincial, funcionando até o ano de 1852, quando transferida para Teresina. Durante a sessão solene, além das homenagens ao Legislativo e a Oeiras, foram dadas medalhas do mérito a importantes personalidades piauienses.

O presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio (MDB), disse que a sessão é um gesto simbólico de voltar às origens, que Oeiras é uma cidade que representa as raízes, a identidade do Piauí. “A história de Oeiras é indissociável da do Piauí. Esta cidade foi o centro administrativo, religioso e cultural por quase um século. Oeiras constituía-se como o único núcleo urbano de referência da região até a transferência da capital”, afirmou.

A instalação da Alepi em Oeiras nesta segunda-feira (5), ainda conforme Severo Eulálio, é um momento histórico não só de reconhecimento do passado, mas uma forma de integrar ainda mais a cidade às políticas públicas de desenvolvimento. O prefeito do município corroborou as palavras do presidente do Legislativo, dizendo que “esse dia de celebração histórica seja também um dia de reflexão. Que Oeiras não seja apenas uma fotografia na parede, mas que nossa histórica seja matéria-prima para a implantação de efetivas políticas públicas que busquem assegurar a dignidade, sobretudo daqueles menos favorecidos e injustiçados pela história”.

Os deputados B. Sá (PP) e Hélio Isaías (PT) também falaram durante a sessão solene, com o primeiro afirmando que aquele era um momento de relembrar e recontar a história da Alepi; e Isaías destacando o papel da Comunicação da Casa, como da TV e da Rádio Alepi, que “pode levar a nossa mensagem a qualquer lugar do Piauí”.

O governador Rafael Fonteles (PT) também esteve presente na sessão solene, destacando a importância do Legislativo para a democracia. “Quem materializa a democracia é o Poder Legislativo. Os que tocam o Executivo sempre existiram, como imperadores, reis, ditadores, ou os eleitos. Mas o que materializa a democracia é o Legislativo, porque não concentra o poder na mão de uma única pessoa”, explicou.

Entre os deputados, ainda estiveram presentes, entre efetivos, licenciados e suplentes, o vice-presidente Francisco Limma (PT), o primeiro secretário Wilson Brandão (Progressistas), o ex-presidente Franzé Silva (PT),  Dr. Gil Carlos (PT), Dogim Felix (Progressistas), Firmino Paulo (PT), Fábio Novo (PT), Dr, Vinicius (PT), Dr. Felipe (MDB), Tiago Vasconcelos (MDB), Hélio Isaias (PT), Gessivaldo Isaias (Republicanos), Bessah (Progressistas), Evaldo Gomes (Solidariedade), Ziza Carvalho (MDB), Georgiano Neto (MDB), Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT), Dr. Helio (MDB), Simone Pereira (MDB) e Vanessa Tapety (MDB).

Medalha do Mérito – A Alepi, em março de 2025, aprovou a criação da Medalha do Mérito Legislativo dos 190 Anos da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. Em Oeiras, ela foi entregue a personalidades que tiveram destaque na história piauiense.

O ex-governador Wilson Martins foi um dos homenageados e agradeceu em nome dos demais. Além de Martins, receberam a medalha Francisco de Assis de Sousa Lopes, Luciano Nunes Santos, Mauro Expedito Reis de Freitas Tapety, Moisés Ângelo de Moura Reis e Rubem Nunes Martins. Os que receberam in memoriam foram Antonio Barroso de Carvalho, Augusto Rocha Neto, Francisco de Assis Carvalho Gonçalves, João Ribeiro de Carvalho, Jose Isaías da Silva, Juarez Piauiense de Freitas Tapety, Luiz Ubiraci de Carvalho, Luiz Walmor Barbosa de Carvalho, Nelson de Moura Fé e Orlando Barbosa de Carvalho.

Bancária morre em grave acidente envolvendo cantor Lenno Ferreira, da banda Desejo de Menina, em Pernambuco

Uma mulher identificada como Thiara Freire, de 33 anos, morreu em um grave acidente de trânsito ocorrido na manhã desta segunda-feira (5), na BR-428, no município de Santa Maria da Boa Vista, no sertão de Pernambuco. O acidente envolveu uma van de transporte coletivo e uma Range Rover conduzida pelo cantor Lenno Ferreira, vocalista da banda Desejo de Menina. A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Thiara era bancária e atuava em uma agência do Banco do Brasil no município. Ela estava entre os 15 ocupantes da van, que fazia a linha entre Petrolina e Parnamirim. Segundo a PRF, o acidente aconteceu por volta das 8h, quando a Range Rover colidiu na traseira da van, provocando o capotamento do veículo. Após o impacto, o carro de luxo saiu da pista e caiu em uma ribanceira.

Além da vítima fatal, outras sete pessoas ficaram feridas. Elas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas para unidades de saúde em Santa Maria da Boa Vista e para o Hospital Municipal José Henrique de Lima, em Lagoa Grande. Três das vítimas estão em estado grave — uma foi transferida para Petrolina, enquanto as outras duas aguardam transferência para hospitais com maior capacidade de atendimento. O estado de saúde dos demais passageiros não foi divulgado até o momento.

O cantor Lenno Ferreira sofreu apenas ferimentos leves. No entanto, ele se recusou a fazer o teste do bafômetro e foi autuado pela PRF. As causas do acidente seguem sob investigação, incluindo a possibilidade de falha humana ou excesso de velocidade.

A tragédia gerou comoção na região e reforça o alerta para os riscos nas estradas que cortam o sertão pernambucano.

Banco de Sangue de Teresina em situação crítica: estoque de O- está 55% abaixo do ideal

O GSH Banco de Sangue de Teresina está enfrentando uma situação crítica, com os estoques de sangue tipo O- 55% abaixo do ideal. Atualmente, o estoque é suficiente para atender a uma demanda de apenas 9 dias, enquanto uma margem mais segura seria de 20 dias.

Nesse contexto, a instituição faz um apelo urgente à população para que doe sangue e ajude a reverter esse quadro preocupante. A falta desse hemocomponente essencial pode comprometer cirurgias e procedimentos de emergência.

O sangue O negativo é conhecido como o ‘doador universal’, pois pode ser transfundido em pacientes de todos os tipos sanguíneos em casos de emergência, quando não há tempo para realizar testes de compatibilidade. Essa característica o torna indispensável em hospitais, onde sua disponibilidade pode significar a diferença entre a vida e a morte.

“Estamos diante de um cenário extremamente preocupante. A escassez de sangue O- compromete nossa capacidade de resposta em estados de emergência, como acidentes graves, hemorragias e cirurgias de urgência”, alerta Dr. Leandro Felipe Figueiredo Dalmazzo, vice-presidente médico do Grupo GSH.

De acordo com a instituição, a situação se agravou devido ao acúmulo de feriados prolongados, que, historicamente, resultam em uma queda nas doações de sangue. Com a proximidade do feriado de 1º de maio, a preocupação é que os estoques fiquem ainda mais comprometidos.

“Pacientes em estado crítico dependem desse sangue para sobreviver. Cada doação é um ato de solidariedade que pode salvar vidas e garantir que procedimentos cirúrgicos essenciais não sejam interrompidos”, ressalta Dr. Leandro.

O GSH Banco de Sangue de Teresina convoca a população a comparecer à unidade e fazer a sua parte, na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, 367, Centro (Sul) – 3º andar (Centro Clínico Hospital São Marcos – Ala B) – funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h (estacionamento gratuito para os doadores, de segunda a sexta-feira). Neste feriado de 1º. de maio, a unidade estará fechada.

Doar sangue é um ato rápido, seguro e que pode salvar até quatro vidas. Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente, observando os requisitos abaixo.

Confira a lista completa dos pré-requisitos para doação de sangue:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
  • Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
  • Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
  • Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
  • Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
  • Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
  • Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
  • Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.

Homem é morto com tiro na cabeça em Monsenhor Hipólito; companheira é principal suspeita

Francisco José de Jesus Silva foi assassinado com um tiro na cabeça na noite deste domingo (4), na localidade Serra Azul, zona rural de Monsenhor Hipólito, no Piauí. Segundo a Polícia Civil, a principal suspeita do crime é Leidiana Pereira de Sousa, com quem a vítima mantinha um relacionamento marcado por brigas e reconciliações.

De acordo com a delegada Francineide Gomes, que conduz as investigações, Francisco estava em um bar da comunidade consumindo bebida alcoólica. Após encerrar a conta, Leidiana chegou ao local em uma motocicleta, se aproximou da vítima e efetuou o disparo fatal.

“Ela chegou bem perto, colocou a arma na cabeça dele e atirou”, afirmou a delegada em entrevista ao MeioNews.

Francisco morreu no local antes mesmo da chegada do socorro. A suspeita fugiu logo após o crime. Equipes da Polícia Militar de Monsenhor Hipólito, Santo Antônio de Lisboa, BEPI e GUSAL foram mobilizadas para a ocorrência.

Suspeita está foragida

Após o assassinato, Leidiana abandonou a motocicleta na casa da irmã e desapareceu sem deixar pistas. A polícia acredita que ela esteja escondida em uma área de mata da região. “Tenho equipes em diligência à procura dela”, acrescentou a delegada.

O casal mantinha um relacionamento instável há cerca de seis anos. Segundo a investigação, brigas eram frequentes e, uma semana antes do crime, Leidiana teria atirado nos pés de Francisco durante uma discussão, mas sem atingi-lo. A vítima não registrou boletim de ocorrência, e o caso só chegou ao conhecimento da polícia por meio de relatos de familiares e amigos.

A Polícia Civil segue em diligências para localizar e prender a suspeita.

Silvio anuncia rombo de R$ 1 bilhão e admite extinguir mais secretarias

O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, anunciou nesta segunda-feira (5) que o município enfrenta um “colapso financeiro”, com uma dívida que pode chegar a R$ 1 bilhão. Segundo o gestor, o valor supera em muito a estimativa inicial da atual administração. “O rombo é bem superior aos R$ 500 milhões que a gente imaginava no início”, afirmou.

Diante do cenário de crise nas contas públicas, o prefeito determinou a criação de uma comissão especial com representantes das secretarias de Finanças, Administração, Planejamento, Educação e Saúde. O grupo terá como missão elaborar um plano de contenção de despesas que deve ser apresentado até o próximo dia 15 de maio.

“Nada está descartado, inclusive, poderemos extinguir mais pastas. Tudo que for para economizar gastos será pensado e discutido”, declarou Mendes.

A criação da comissão será formalizada por meio de decreto ainda nesta segunda-feira. A gestão municipal estuda uma série de medidas para tentar reverter o cenário crítico e restabelecer o equilíbrio fiscal da capital piauiense.

Governador e ministro de Portos e Aeroportos inauguram reforma do Aeroporto de Parnaíba, sede administrativa e cais do Porto Piauí nesta segunda

O governador Rafael Fonteles e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, inauguram, nesta segunda-feira (05), às 14h30, a primeira fase das obras de reforma, ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Parnaíba. Além disso, os gestores inauguram a sede administrativa e o cais multipropósito do Porto do Piauí. As obras representam um avanço estratégico para o fortalecimento do turismo na região litorânea do Piauí e o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Com um investimento de R$ 47 milhões, as obras no Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva Filho fazem parte do contrato de concessão firmado pelo Governo do Estado, através da Secretaria dos Transportes (Setrans), com a empresa SBPB Parnaíba SPE Ltda, com auxílio da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc/Sead), com gestão prevista por mais de três décadas. Mais de R$ 45 milhões já estão compromissados para a continuidade das obras.

A primeira etapa das obras contempla a readequação do estacionamento, com 178 vagas, e da via de acesso ao terminal, incluindo a construção de uma nova rótula de entrada. A fachada do terminal de passageiros também foi completamente revitalizada. Internamente, o aeroporto passou por reforma e construção de novos banheiros, salas comerciais e a ampliação e readequação das áreas de embarque e desembarque.

Foi instalado um elevador e adquirida uma cadeira escaladora para acesso às aeronaves, garantindo mais acessibilidade para pessoas com deficiência motora. A nova infraestrutura inclui, ainda, uma praça de alimentação com 12 pontos comerciais e oito lojas comerciais (PHB Park), duas quadras de beach tennis, espaço para instalação de academia e farmácia, sala de reunião privativa e uma capela. Um restaurante e um café estão sendo finalizados no primeiro andar, estando em fase de mobília e equipagem.

Foto: Rejane Moraes
Foto: Rejane Moraes

O terminal também recebeu reforços na estrutura de segurança e operação, com a implantação da Segunda Companhia de Aviação de Policiamento Aéreo (CIOPAER) e a reforma do espaço do Corpo de Bombeiros com melhorias na frota.

Foram implantadas novas vias de serviço interno (lado ar), e cerca de 80% do cercamento patrimonial do sítio aeroportuário já foi revitalizado. A pista de taxiamento e o pátio de aeronaves foram reformados, além de uma nova pintura de sinalização, atendendo às normas de segurança operacional.

Além disso, também estão em execução a construção de um hangar e drenagem do pátio de aviação e de todo o sítio aeroportuário.

Projetos futuros já em desenvolvimento incluem, ainda, a ampliação da cobertura da área de embarque e desembarque, nova área de taxiway, novo pátio para aeronaves comerciais, ampliação do terminal de passageiros e a instalação de uma usina fotovoltaica.

Foto: Rejane Moraes
Foto: Rejane Moraes

Porto Piauí

Ainda na segunda-feira (05), às 15h30, na Escola do Mar, em Luís Correia, o governador Rafael Fonteles e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, estarão presentes no Seminário Porto Piauí e Hidrovia do Parnaíba: Avanços e Resultados. Organizado pela Companhia de Portos, Terminais e Hidrovias do Piauí – Porto Piauí, o evento irá destacar os principais avanços e resultados alcançados nos últimos dois anos.

Durante o seminário, será realizada a inauguração da sede administrativa e do cais multipropósito do Porto do Piauí, marcos importantes para o desenvolvimento da infraestrutura portuária do estado.

A sede administrativa, que já está em operação, reúne profissionais especializados em diversas áreas relacionadas à atividade portuária. O espaço também tem como objetivo fortalecer o diálogo entre a administração portuária, a comunidade e os comerciantes do litoral, promovendo integração e melhorias no setor. Foram investidos cerca de R$ 19,7 milhões no prédio, entre obras, mobiliários e equipamentos.

Já o cais multipropósito, construído com tecnologia de ponta, conta com 16 cabeços de amarração, permitindo a atracação de embarcações com até 50 toneladas. Além disso, o cais possui 31 defensas marítimas, garantindo maior segurança e eficiência nas operações portuárias. O investimento realizado no cais foi de R$ 32,8 milhões.

Operação Carcará 1 aplica R$ 2 milhões em multas por desmatamento ilegal no Sul do Piauí

Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) aplicou aproximadamente R$ 2 milhões em multas durante a Operação Carcará 1, deflagrada nas regiões Sudoeste e extremo Sul do estado. A ação fiscalizou cerca de 2 mil hectares e teve como foco o combate ao desmatamento ilegal em áreas voltadas, principalmente, para a produção de grãos como soja e milho, além da pecuária.

Segundo o auditor fiscal da Semarh, Francisco Mascarenhas, a operação foi motivada por alertas emitidos por sistemas de monitoramento que identificaram ações suspeitas de desmatamento em diversas localidades do Piauí. “Estas áreas, além de multadas, foram embargadas. Isso significa que ficam impedidas de realizar qualquer tipo de operação financeira junto a instituições bancárias”, explicou.

Os municípios de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro, Guadalupe, Landri Sales, Curimatá e Júlio Borges foram alguns dos alvos da fiscalização. A secretaria agora trabalha na avaliação do impacto ambiental causado pelas infrações, que, segundo o auditor, pode levar anos para ser revertido.

“Durante o processo de licenciamento florestal, são exigidas medidas como o respeito ao percentual de reserva legal, ações de afugentamento da fauna e a proteção de espécies nativas. No desmatamento ilegal, tudo isso é ignorado”, alertou Mascarenhas.

Durante a operação, a Delegacia de Simplício Mendes também interceptou um carregamento de madeira serrada, com origem no estado do Pará, sendo transportado sem a documentação necessária. A carga, que continha diversas espécies, foi apreendida junto com o veículo responsável. “Foi lavrado auto de infração e o material está retido”, completou o auditor.

Um relatório detalhado da operação foi encaminhado ao Ministério Público do Estado do Piauí. A Delegacia do Meio Ambiente poderá instaurar investigações para responsabilizar os envolvidos.

Taxa de pobreza no Brasil cai pelo terceiro ano seguido e chega em 20,9%

A taxa de pobreza no Brasil caiu 0,8% e chegou em 20,9% no ano de 2024, segundo dados do Banco Mundial, agência financeira internacional que pertencente ao Sistema das Nações Unidas, publicados em abril. Os pontos percentuais representam cerca de 45,8 milhões de pessoas.

“A pobreza, medida na linha de US$ 6,85 per capita por dia, diminuiu de 21,7% em 2023 para 20,9% em 2024, graças a um forte mercado de trabalho”, diz o relatório do órgão.

De acordo com o Banco Mundial, foram criados 2,8 milhões de empregos, em meio à queda do desemprego para uma baixa recorde de 6,2% no final de 2024 e à crescente taxa de participação da força de trabalho. O dado reforça a pesquisa Pnad Contínua, divulgada na quarta-feira (30), pelo IBGE que aponta que a taxa de desemprego chegou a 7% no 1º trimestre de 2025, menor número para o primeiro trimestre desde 2012.

A média salarial subiu 4,8%, “acima do aumento real de 3% no salário mínimo”. Por outro lado, o estudo afirma que a alta dos preços da comida, de 7,7%, afetou negativamente o poder de compra dos pobres.

A redução aconteceu pelo terceiro ano seguido, mas o ritmo de queda está menor. Em 2023, foi uma diminuição de quase 2%, e em 2022, 5% em relação aos seus respectivos anos anteriores. O órgão atribui a desaceleração à restrição fiscal e à rigidez orçamentária.

Como é feito o relatório?

O Banco Mundial tem três categorias de pobreza. Elas são definidas por renda e medidas em dólares. Convertendo para reais, as faixas são definidas em: os extremamente pobres vivem com R$ 15,8 por dia, os intermediários, R$ 26,82, e os pobres, R$ 50. Dessa forma, o relatório inclui todas as categorias.

Piauiense João Gabriel é convocado para Seleção Brasileira de Karatê após título na Seletiva Nacional em Sergipe

O jovem atleta piauiense João Gabriel Alencar, de apenas 11 anos, foi campeão da Seletiva Nacional para o Campeonato Sul-Americano da modalidade e garantiu sua vaga na Seleção Brasileira de Karatê. A conquista veio durante competição realizada em Aracaju (SE), de 30 de abril a 5 de maio.

Com o título, João Gabriel representará o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Karatê, que será disputado entre os dias 30 de junho a 6 de julho, na cidade de Recife (PE), reunindo atletas das categorias sub-12, sub-14, cadete, júnior, sub-21, sênior e parakarate.

Iniciado no karatê com apenas 1 ano e 4 meses, João Gabriel é treinado pelo próprio pai, o técnico e presidente da Federação de Karatê do Piauí, João Soares, e integra o projeto Karatê Cidadão, uma iniciativa da federação em parceria com o Governo do Piauí, por meio da Secretaria dos Esportes (Secepi) e do Sistema de Incentivo Estadual ao Esporte (Siespi).

Para João Soares, a classificação do atleta representa o resultado de um trabalho sério e de muito esforço. “João Gabriel treina há anos com disciplina e amor ao esporte. Sua vaga na seleção é uma conquista dele, da nossa federação e de todo o Piauí. Agradecemos à Secepi e ao Governo do Estado pelo apoio fundamental para estarmos aqui competindo em alto nível”, declarou o treinador.

A ida de João Gabriel, outros atletas piauienses e técnico para Aracaju contou com o apoio da Secretaria dos Esportes, por meio do Programa Piauí no Pódio, que viabilizou a compra das passagens aéreas da delegação. Também participam da competição os atletas Ana Laura Lopes, Amanda Raquell, Luís Gustavo Nogueira, Eros Vilarinho, Hannah Layse Honório, Matheus Dan Freire e João Dan Freire, acompanhados do técnico João Soares.

A secretária dos Esportes do Piauí, Josiene Campelo, comemorou mais uma convocação de atleta piauiense para a seleção brasileira. “João Gabriel é mais um nome que se junta ao grupo de jovens talentos do nosso estado que vêm se destacando nacional e internacionalmente. Isso é fruto de uma política pública de incentivo ao esporte que está dando certo”, afirmou a gestora.

A expectativa agora é para o desempenho do jovem karateca no Sul-Americano, onde ele terá a missão de representar o Brasil e o Piauí com garra e técnica.