Quarta-feira, Maio 22, 2024
InícioCidadesPrefeito de Teresina inaugura Central de Monitoramento do Programa Lixo Zero

Prefeito de Teresina inaugura Central de Monitoramento do Programa Lixo Zero

Unir Tecnologia, Inteligencia Artificial e Conscientização! Nesse sentido a prefeitura de Teresina, através da SEMDUH (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação), deu início ao monitoramento do Programa Lixo Zero.

Por muito tempo o descarte irregular de lixo tem sido um dos grandes desafios enfrentados pela Prefeitura de Teresina. Somente em 2023, o Programa Lixo Zero emitiu 414 notificações e 506 autos de infração.

Visando qualificar ainda mais a fiscalização de descartes irregulares de lixo, o poder publico municipal passa, a partir de agora, a contar com uma central totalmente modernizada de monitoramento em pontos estratégicos da cidade. A nova Central foi instalada e inaugurada na manha desta terça, 12, e contou com a presença do prefeito de Teresina, Dr Pessoa, do secretário da Semduh, James Guerra, de autoridades municipais e de toda a equipe do Programa Lixo Zero.

Segundo Dr Pessoa, o monitoramento servirá para reprimir atos ilegais mas também reeducar a população, uma vez, que dentre as estratégias do programa, estão campanhas educativas e de conscientização para todas as faixa etárias.

“Com mais tecnologia poderemos melhorar a fiscalização, e assim combater aquelas pessoas que insistem em sujar nossa cidade. Não se pode permitir que possas sem consciência insistam em descartar tanto lixo e tanta sujeira e assim só piorar ainda mais o combate a doenças as como dengue, zica e chikunguya, então o secretário James Guerra está no caminho certo implantando mais este serviço ao Programa Lixo Zero”, elogiou Dr. Pessoa.

Para reprimir o descarte irresponsável de lixo, James Guerra, secretário da Semduh, Destaca que o monitoramento se faz necessário para que se melhore a qualidade de fiscalizar e assim possa conscientizar a população a manter suas ruas e avenidas sempre limpas.

“Essa iniciativa vem trazer inúmeros benefícios para nossa capital; seja na forma mais eficaz de fiscalização, seja através das nossas palestras de reeducação e conscientização, pois as pessoas tem que se ter em mente que o poder publico, sozinho mão consegue o efeito esperado, e por isso, que mesmo com toda tecnologia, precisamos contar com a ajuda de toda população, seja ela adulto, jovem ou criança. Só o assim teremos uma cidade mais limpa e livre de doenças”, afirmou.

A sede do Programa Lixo Zero, está localizada no Centro da cidade, na Rua Firmino Pires, n° 379, 2° andar, sala 324.

A iniciativa do Programa é uma ação da Prefeitura de Teresina, executada através da SEMDUH (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação). O sistema de monitoramento conta atualmente com nove câmeras fixas e uma câmera móvel, apoiadas por inteligência artificial, que auxiliam na detecção das ações dos descartes irregulares.

Stay Connected
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Must Read
Related News