Segunda-feira, Junho 22, 2026
21.3 C
Teresina

Corpus Christi altera funcionamento do comércio, serviços e repartições públicas em Teresina

O feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (19), provocará mudanças no funcionamento de serviços públicos e privados em Teresina. A data, tradicionalmente marcada por celebrações religiosas, também será acompanhada de ponto facultativo em repartições e alteração nos horários de atendimento em diversos setores. Confira o que abre e o que fecha na capital.

Comércio

Segundo o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (SINDILOJAS/PI), as lojas situadas em bairros e shoppings funcionarão normalmente nesta quinta. A exceção fica para o Centro de Teresina, onde o comércio permanecerá fechado.

A abertura no feriado foi possível graças a um acordo coletivo firmado entre empregadores e empregados do setor. Na sexta-feira (20), todas as lojas voltam ao expediente normal.

Shoppings

Os principais shoppings da capital terão funcionamento em horários especiais durante o feriado. Veja os detalhes:

Teresina Shopping

  • Lojas: 10h às 22h
  • Espaço Família: 10h às 20h
  • Praça de Alimentação: 10h às 22h
  • Cinemas: a partir das 13h (conforme programação)
  • Smart Fit: 8h às 17h
  • Tudo é Festa: 9h às 22h

Riverside Shopping

  • Lojas e quiosques: 14h às 20h
  • Praça de Alimentação e Parque Infantil: 10h às 22h
  • Supermercado: 8h às 22h
  • Panificadora: 7h às 22h
  • Academia: 8h às 18h
  • Clínicas médicas e odontológicas: funcionamento opcional

Rio Poty Shopping

  • Bio Análise: 6h30 às 18h30
  • Carvalho Super: 7h às 22h
  • Bodytech: 9h às 14h
  • Praça de Alimentação: 10h às 22h
  • Lojas, quiosques e cafeterias: 10h às 22h
  • Espaço Gourmet: 11h30 às 00h
  • Lotérica: 12h às 18h
  • Cinema: 12h às 22h30
  • Parque Infantil: 10h às 22h

Órgãos públicos

Nos órgãos estaduais, haverá ponto facultativo na quinta-feira (19), conforme decreto do Governo do Estado, com retorno das atividades na sexta-feira (20). Na Prefeitura de Teresina, funcionarão apenas os serviços essenciais durante o feriado.

A Justiça Federal do Piauí não terá expediente nos dias 19 e 20, incluindo as Subseções Judiciárias de Corrente, Floriano, Parnaíba, Picos e São Raimundo Nonato. O atendimento ao público será retomado na segunda-feira (23), a partir das 9h.

O Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI) também informou que não haverá expediente nos dias 19 e 20. O retorno das atividades será na segunda (23).

Bancos

As agências bancárias estarão fechadas na quinta-feira (19), sem atendimento presencial ao público. Também não haverá compensações bancárias, inclusive TEDs. Já o PIX, por operar 24 horas, continuará funcionando normalmente.

Contas com vencimento no dia 19, como boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone), poderão ser pagas no próximo dia útil sem encargos. Como o sábado não é considerado dia útil bancário, os pagamentos poderão ser feitos na sexta-feira (20), onde não houver feriado, ou na segunda-feira (23).

Tributos e impostos com vencimento no feriado devem ser pagos antecipadamente para evitar multas e juros.

Supermercados

As unidades do Ferreira Supermercados terão horários variados durante o feriado:

Funcionam até às 13h:

  • Centro, Parque Piauí, Empório Mocambinho, Empório Leste, Renascença, Dirceu, Água Mineral, Irmã Dulce, São Joaquim e Areias.

Funcionam até às 20h:

  • Lourival Parente, Morada do Sol, Kennedy, Porto Alegre, Mocambinho, Água Branca, Cristo Rei, Noé Mendes e Demerval Lobão.

Rafael Fonteles participa de conferência da Cátedra Otavio Frias Filho em São Paulo nesta quarta (18)

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, será palestrante na conferência promovida pela Cátedra Otavio Frias Filho, nesta quarta-feira (18), às 14h, no auditório da Folha, em Campos Elíseos, Centro de São Paulo. O evento terá transmissão ao vivo pelo site e canal oficial da Folha no YouTube e a participação presencial é restrita a pesquisadores, convidados e leitores previamente inscritos.

Na palestra, Fonteles abordará diretrizes de longo prazo adotadas pelo Piauí nas áreas de educação, tecnologia e inovação, com destaque para a universalização das escolas estaduais e a implementação do ensino obrigatório de inteligência artificial no ensino médio.

Com formação em matemática pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e mestrado em economia matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), o governador já foi premiado em olimpíadas internacionais de ciências e tem trajetória como secretário da Fazenda e presidente do Comitê Nacional de Secretários de Estado da Fazenda (Comsefaz). Rafael Fonteles está em seu primeiro mandato à frente do executivo estadual.

Com formação em matemática pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e mestrado em economia matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), o governador já foi premiado em olimpíadas internacionais de ciências e tem trajetória como secretário da Fazenda e presidente do Comitê Nacional de Secretários de Estado da Fazenda (Comsefaz). Rafael Fonteles está em seu primeiro mandato à frente do executivo estadual.

A Cátedra Otavio Frias Filho é vinculada ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e foi criada, em 2021, em homenagem ao jornalista que modernizou a Folha. O atual titular é o matemático Marcelo Viana, diretor-geral do Impa. O ciclo de debates 2024-2025 discute o tema “Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento”.

Rafael Fonteles sanciona lei para aumentar segurança no ambiente das escolas públicas estaduais

O governador Rafael Fonteles sancionou a lei n° 8.712, de 11 junho de 2025, que trata da adoção de atividades com fins educativos, para enfrentamento à violência e reparação de danos, causados no âmbito dos estabelecimentos que compõem o Sistema Estadual de Ensino do Piauí. Na prática, o objetivo é proteger a comunidade escolar, criando alternativas de responsabilização daqueles que colocarem em risco a segurança de discentes e docentes.

A partir de agora as escolas estão autorizadas a aplicar sanções disciplinares, depois de fazerem advertência verbal ou escrita, observando-se o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Regimento Interno das Escolas do Piauí.

Na aplicação disciplinar serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem, tanto em relação ao patrimônio público ou particular quanto à integridade física e psíquica dos colegas, professores e servidores.

De acordo com o texto da lei, estudantes poderão ser submetidos a Prática de Ação Educacional (PAE) ou Manutenção do Ambiente Escolar (MÃE).

Compõem a Prática de Ação Educacional (PAE):

I – reuniões com alunos, pais, responsáveis legais e demais segmentos da comunidade escolar para discutir questões relacionadas à violência na escola, informar seus direitos e deveres;

II – círculos restaurativos e de cultura da paz, espaços de resolução pacífica de conflitos de menor potencial ofensivo, voltados a restabelecer os laços que foram rompidos entre agressores e vítimas, promovendo a participação social, o respeito e a dignidade entre as partes, bem como a reparação voluntária do dano;

III – participação em palestras, seminários, ciclos de debates e outras atividades pedagógicas que possibilitem ao estudante oportunidade de refletir sobre a conduta praticada e sua responsabilização consciente;

IV – exposição de cartazes, folders e materiais informativos;

V – atividades pedagógicas culturais e de lazer, tais como apresentação de músicas, peças teatrais, coreografias, jograis, gincanas e filmes educativos.

A Manutenção do Ambiente Escolar (MAE) consiste na reparação de danos; e na restauração do patrimônio da escola ou dos segmentos internos da comunidade escolar, quando for o caso.

O gestor escolar estará autorizado tomar providências e apurar em caso de suspeita de estudante portando objeto que coloque em risco a integridade física própria ou de terceiros, sendo vedada a exposição do revistado ou situação vexatória.

A lei também estabelece providências quanto às famílias que recebem benefícios sociais. A administração da escola pública comunicará às autoridades competentes a omissão de pais ou responsáveis, quanto aos seus deveres de acompanhar frequência e desempenho dos filhos.

Golpe do ‘Pagode do Chico’ fez 300 vítimas e causou prejuízo de R$ 60 milhões

Um suposto esquema de estelionato financeiro envolvendo mais de 300 pessoas está sendo investigado pelas autoridades do Piauí e do Maranhão. O empresário Francisco das Chagas, mais conhecido no meio musical como “Pagode do Chico”, é apontado como o responsável por um golpe que pode ter causado um prejuízo superior a R$ 60 milhões.

Segundo relatos de vítimas ouvidas pela reportagem, o esquema funcionava por meio da empresa “Xtreme Trader”, registrada em nome de Chico, que prometia lucros mensais de até 10% sobre o valor investido. A promessa de altos rendimentos, aliada à imagem de sucesso construída pelo empresário nas redes sociais, fez com que dezenas de empresários, influenciadores, profissionais liberais e até advogados investissem valores entre R$ 20 mil e R$ 5 milhões.

Modus operandi

“Ele aliciava pessoas pelas redes sociais com promessas de altos rendimentos. Isso já vinha acontecendo há mais de três anos. Não foram pessoas leigas que caíram. Temos investidores das mais diversas áreas, inclusive advogados”, afirmou uma das vítimas, que preferiu não se identificar.

O esquema ganhou credibilidade com o pagamento pontual nos primeiros meses e com anúncios patrocinados na internet, nos quais Chico divulgava cursos de trade e a suposta solidez da empresa. “Tinha gente recebendo, e isso deixava o negócio com aparência legítima. Ninguém desconfiava, porque vinha funcionando há três anos e meio”, explicou outro investidor.

Contudo, a partir de março de 2025, os repasses começaram a atrasar. A justificativa apresentada por Chico era de que as contas bancárias haviam sido bloqueadas. As vítimas, porém, investigaram e constataram que não havia qualquer processo judicial que justificasse a interrupção dos pagamentos.

“No final de março, ele começou a falar em bloqueio bancário. Disse que os pagamentos estavam sendo afetados, mas que tudo estava sendo resolvido na Justiça. Só que nós verificamos que isso não era verdade. Ele simplesmente sumiu”, relatou outro prejudicado.

Empresa fantasma

A sede da Xtreme Trader, localizada em Timon (MA), foi encontrada fechada e vazia. Apenas a estrutura física permanece no local. Informações repassadas por alguns clientes apontam que as contas bancárias do empresário chegaram a ser bloqueadas, mas já estavam zeradas. Há suspeitas de que ele tenha fugido do estado.

“Todos os investidores tentaram contato. Havia um grupo oficial onde ele dizia que os pagamentos seriam feitos, que estava tudo sob controle. Mas era mentira. O que aconteceu foi um estelionato. E eu te digo: é o maior golpe já registrado no Piauí”, desabafou uma das vítimas.

Investigações em andamento

As denúncias estão sendo apuradas pelas polícias Civil do Maranhão e do Piauí. As vítimas estão se mobilizando com advogados e reunindo provas para acionar Chico judicialmente. Até o momento, o empresário segue foragido.

Enquanto isso, os relatos se multiplicam, e cresce a revolta entre os lesados, que agora buscam, além da reparação financeira, justiça diante do que consideram uma das maiores fraudes do estado.

Casal é baleado durante tentativa de assalto na zona Norte de Teresina

Um casal foi baleado na noite desta segunda-feira (16) durante uma tentativa de assalto no bairro Monte Verde, na zona Norte de Teresina.

De acordo com informações do 13º Batalhão da Polícia Militar, o homem e a mulher estavam chegando em casa quando foram abordados por dois suspeitos em uma motocicleta.

Segundo a PM, o homem teria esboçado reação, momento em que os criminosos efetuaram disparos contra o casal.

As vítimas foram socorridas por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas a uma unidade hospitalar. Até o momento, não há informações atualizadas sobre o estado de saúde deles.

Após o crime, os suspeitos fugiram do local e, até o momento, ninguém havia sido preso.

O caso será investigado pela Polícia Civil do Piauí.

SSP-PI realiza nova fase da Operação Rolezinho na zona Sudeste de Teresina

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) deflagrou nesta terça-feira (17) mais uma fase da Operação “Rolezinho”, no Projeto Mandacaru, zona Sudeste de Teresina. A ação foi conduzida pela Superintendência de Operações Integradas (SOI) e teve como foco o combate a crimes que afetam a segurança nas ruas e o bem-estar da população.

Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, além da aplicação de medidas cautelares. Entre elas estão o recolhimento domiciliar noturno, a monitoração eletrônica por tornozeleira, a suspensão da CNH por seis meses e a proibição de frequentar locais usados para manobras perigosas ou corridas clandestinas.

O investigado também foi obrigado a comparecer mensalmente à Justiça, não pode deixar a comarca sem autorização e deve comunicar qualquer mudança de endereço. Outra medida imposta foi a retirada de publicações em redes sociais que incentivem práticas ilegais, com veto à publicação de novos conteúdos semelhantes.

As ações fazem parte de uma estratégia contínua da SSP-PI para impedir o uso de vias públicas e plataformas digitais como meios de promover condutas criminosas. A operação seguirá em andamento com novas fases previstas.

Justiça determina transferência de namorado da vereadora Tatiana Medeiros para presídio federal de segurança máxima

A Justiça da Comarca de Teresina determinou a transferência de Alandilson Cardoso Passos, namorado da vereadora Tatiana Medeiros (PSB), para um presídio federal de segurança máxima. A medida foi adotada após o detento ser acusado de cometer uma “falta grave” enquanto estava custodiado, comprometendo a segurança interna do presídio e o regular andamento do processo criminal ao qual responde.

Alandilson está preso desde novembro de 2024, em uma unidade prisional de Minas Gerais, após ser um dos alvos da Operação Denarc 84, deflagrada pela Polícia Civil do Piauí. A ação resultou na prisão de 13 suspeitos envolvidos com o tráfico de drogas e outras atividades ilícitas ligadas a uma organização criminosa que atua no estado. Ele é apontado como um dos responsáveis pelas movimentações financeiras da facção.

Com a nova decisão judicial, Alandilson será submetido ao Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), que impõe medidas mais rigorosas, como o isolamento por até 22 horas diárias, limitação nas visitas e controle rígido das comunicações com o exterior. O regime, que pode ser aplicado por até 360 dias, tem como objetivo cortar possíveis vínculos com a rede criminosa e impedir a continuidade das atividades ilícitas mesmo dentro da prisão.

A transferência deverá ser realizada nos próximos dias, em operação coordenada entre o Poder Judiciário e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), responsável pela gestão do sistema penitenciário federal.

Justiça do Piauí solta blogueira Arlequina e outros acusados de esquartejar mulher em Teresina

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) concedeu liberdade à blogueira Maria Clara Sousa Nunes Bezerra, conhecida nas redes sociais como “Arlequina”, indiciada pela morte e esquartejamento de Silvana Rodrigues de Sousa, ocorrido em junho de 2024. Além dela, também foram soltos Sebastian Valerio dos Santos e João Victor Rodrigues de Paiva Barros, que estavam presos preventivamente sob suspeita de envolvimento no crime.

A decisão foi proferida pelo juiz Muccio Miguel Meira, da 3ª Vara do Tribunal Popular do Júri de Teresina, que concedeu habeas corpus aos réus e anulou a decisão de pronúncia que os levaria a júri popular. O magistrado restabeleceu a sentença de impronúncia, alegando que a acusação estava sustentada unicamente em provas colhidas durante o inquérito policial, sem confirmação no decorrer do processo judicial.

De acordo com as investigações da Polícia Civil, Silvana Rodrigues foi morta por integrantes de um suposto “Tribunal do Crime” após ser acusada de repassar informações a uma facção criminosa rival. O crime ocorreu no dia 23 de junho de 2024, na Vila da Guia, zona Sudeste de Teresina. A vítima teria sido atraída ao local por Maria Clara, sob o pretexto de uma reunião, e, ao chegar, foi rendida e asfixiada por Francisco Josiel Ferreira (“Lon”) e João Victor (“Oreinha”). Em seguida, teria sido golpeada e esquartejada por outros envolvidos.

Maria Clara, que foi presa no dia 8 de julho e tratada como a principal acusada do caso, negou qualquer participação no homicídio durante audiência realizada em fevereiro deste ano. Ela também negou envolvimento com facções criminosas. Durante o interrogatório, chegou a chorar e pediu o direito de responder ao processo em liberdade para ficar próxima dos três filhos.

“A audiência foi necessária para mostrar a efetiva ausência de Maria Clara no caso, seja na ordem, execução ou qualquer outro tipo de ação. No celular dela não foram encontrados vestígios de envolvimento com facção criminosa”, afirmou o advogado de defesa, Wesllen Costa.

Uma das provas que indicaria a participação da blogueira era uma fotografia onde a vítima aparece morta no chão e uma perna com tatuagem, supostamente de Maria Clara, estaria visível. No entanto, essa evidência foi considerada insuficiente para fundamentar a pronúncia dos réus.

Na decisão, o juiz destacou:
“Impronuncio Maria Clara Sousa Nunes Bezerra, Sebastian Valerio dos Santos e João Victor Rodrigues de Paiva Barros, tendo em vista que não há provas contundentes suficientes para levá-los a julgamento perante o Tribunal do Júri, nos termos do artigo 414 do Código de Processo Penal. Ressalta-se que, enquanto não houver a prescrição, poderá ser formulada nova denúncia caso surjam novas provas.”

A decisão foi emitida em 2 de junho de 2025, quase um ano após o crime. Ao todo, seis pessoas foram indiciadas no caso, incluindo dois menores de idade, e o inquérito concluiu que, após a morte de Silvana, os envolvidos enterraram seu corpo esquartejado em uma cova rasa na casa abandonada onde o homicídio foi cometido, para dificultar a identificação e ocultar provas.

Programa Morar Bem Piauí ajudará mais de 2 mil famílias com subsídio de até R$ 10 mil na compra da casa própria

O governador Rafael Fonteles lançou nesta segunda-feira (16) o cadastro para o programa Morar Bem Piauí, que poderá ser feito por meio do aplicativo Gov.Pi Cidadão. Desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH), o programa tem a capacidade de auxiliar mais de 2 mil famílias, oferecendo subsídio de até R$ 10 mil para a entrada do financiamento de imóveis, priorizando aquelas com renda de até R$ 8 mil mensais que se enquadrem nas faixas 2 e 3 do Minha Casa, Minha Vida.

O objetivo do Morar Bem Piauí é ampliar o acesso à moradia para famílias que conseguem o financiamento habitacional, mas que enfrentam dificuldade em arcar com a entrada. “É aí que entra o Governo do Estado, com um valor de até R$ 10 mil. Além do subsídio do Governo Federal, tem agora esse complemento do Governo do Estado para facilitar a entrada”, explicou o governador Rafael Fonteles. Ele destacou ainda que, com o investimento de R$ 20 milhões, será possível viabilizar mais de dois mil financiamentos, impulsionando o setor da construção civil e beneficiando diretamente mais de duas mil famílias.

Além de fomentar o acesso à moradia, o programa estimula a economia e gera impacto positivo na arrecadação estadual. “São programas que representam investimento. Com o crescimento econômico gerado a partir desse investimento, o retorno para o Estado, para a construção civil, é até maior do que o investimento realizado”, concluiu o governador.

O diretor da ADH, Igor Nery, destaca que esse programa vem para facilitar ainda mais o acesso da população à moradia. “As pessoas iam atrás do financiamento da sua casa e sempre esbarravam na questão da entrada. A partir de agora, elas terão acesso ao programa Morar Bem Piauí. A plataforma já está lançada. Com isso, elas podem fazer o anexo de todas as documentações. Com essa documentação anexada, a ADH irá analisar a faixa de renda que elas irão se enquadrar. Nós temos duas faixas de renda: a faixa A e a faixa B. A faixa A tem 7 mil reais e a faixa B tem até 10 mil reais”, falou.

(Foto: Gabriel Paulino)
(Foto: Gabriel Paulino)

O processo para ter acesso ao programa é totalmente digital, por meio do site da ADH ou pelo Gov.Pi Cidadão. O presidente da Empresa de Tecnologia do Piauí (ETIPI), Ellen Gera, destaca a facilidade para o cidadão acessar o benefício. “A inscrição é relativamente simples, são cinco etapas: os dados cadastrais do interessado, o imóvel que ele deseja, o empreendimento que ele deseja ganhar o benefício, dados do cônjuge, caso ele tenha, a composição familiar, informações sobre sua moradia atual, e aí acessa lá todos os itens onde ele tem que anexar os documentos”, apontou o presidente. A ETIPI teve papel fundamental no desenvolvimento do sistema.

(Foto: Gabriel Paulino)
(Foto: Gabriel Paulino)

O superintendente da Caixa no Piauí, Elizomar Guimarães, afirma que o benefício do Governo do Estado vem para se somar aos benefícios federais voltados para a moradia. “Você já tem um subsídio do Governo Federal, que vai até R$ 55 mil, para famílias enquadradas no faixa 2 e 3, ou seja, que têm renda entre R$ 2.850 e R$ 8.600, que são as faixas do programa Minha Casa, Minha Vida 2 e 3, e o Governo do Estado vai suplementar, dar um subsídio complementar de até R$ 10 mil para a entrada do imóvel”, falou.

O cadastro está disponível no aplicativo Gov.Pi Cidadão, que pode ser baixado nos sistemas iOS (App Store) e Android (Play Store). Também é possível se inscrever pelo site www.pidigital.pi.gov.br. Com um login único, o usuário pode acessar diversos serviços públicos digitais com segurança e praticidade.

Estudante piauiense conquista ouro e garante vaga na final do Campeonato Brasileiro de Karatê

A estudante piauiense Amanda Raquel Pereira, de 14 anos, conquistou mais uma vitória importante nas seletivas do Campeonato Brasileiro de Karatê e garantiu vaga na etapa final da competição, que acontecerá em novembro, na cidade de João Pessoa (PB).

Neste fim de semana, a jovem atleta foi destaque na Etapa de Caucaia (CE), conquistando a medalha de ouro na categoria Cadetes -47kg. Amanda também participou do Open Verdes Mares, onde foi campeã na categoria Cadetes e vice-campeã na categoria Kumite.

Aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Domício Magalhães de Melo, em Teresina, Amanda vem se destacando no esporte com força, disciplina e excelência. Só em 2025, ela foi campeã em três seletivas nacionais: Macaé (RJ), Aracaju (SE) e agora em Caucaia (CE).

A atleta conta que, durante as competições, observou atentamente o desempenho das adversárias mais experientes, analisando suas técnicas e movimentações. Para ela, estas observações serão fundamentais para seu aperfeiçoamento nos treinos e nos próximos desafios. “Estou muito feliz e animada com essa conquista. Vou treinar bastante, cada vez mais e com fé em Deus vou conseguir entrar na seleção brasileira de karatê, que é o meu sonho”, afirmou a jovem atleta.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, parabenizou Amanda pelo desempenho e destacou o orgulho que ela representa para o estado. “Amanda vem crescendo no esporte e, a cada campeonato, demonstra mais dedicação, talento e disciplina, colocando a bandeira do Piauí no pódio. Ela é uma inspiração e nos enche de orgulho”, afirmou.

Esporte e educação

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) investe no esporte como ferramenta de transformação social, apoiando estudantes-atletas em competições por todo o Brasil. Por meio do projeto Seduc Esportiva, oferece incentivo financeiro e cobre os custos com viagens e participações em campeonatos.

Somente em 2024, a Seduc investiu R$ 37 milhões na construção de 17 quadras poliesportivas e na reforma de outras 136. Além disso, escolas da rede estadual agora contam com espaços para modalidades como judô, boxe, tênis de mesa e beach tennis.

Atualmente, 250 escolas estaduais oferecem práticas esportivas como futsal, voleibol, atletismo, badminton, capoeira, judô, xadrez e beach tennis — mais que o dobro em relação ao ano anterior. A meta para 2025 é expandir o programa para 300 escolas.