Segunda-feira, Junho 22, 2026
21.3 C
Teresina

PM preso por suspeita de agredir esposa em Luzilândia é encontrado morto em cela

Um cabo da Polícia Militar do Piauí, identificado como Diego Lopes dos Santos, foi encontrado morto no início da noite desta quarta-feira (18/06), dentro de uma cela do Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Joca Marques, cidade localizada na região Norte do estado. Ele havia sido preso um dia antes, na terça-feira (17/06), suspeito de agredir a própria esposa no município de Luzilândia.

De acordo com as primeiras informações apuradas, o policial foi detido após a companheira procurar o quartel da PM e denunciar episódios de agressão. Na ocasião, conforme relatos, ele apresentava sinais visíveis de embriaguez. Após ser conduzido à delegacia e passar pelos trâmites legais, o cabo foi transferido para o GPM da cidade vizinha, onde aguardava decisão judicial.

Durante o plantão, os policiais do grupamento encontraram Diego sem vida na cela. A Polícia Civil foi acionada e o corpo do militar foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML) para perícia.

O cabo Diego havia sido recentemente transferido da 3ª Companhia do 25º Batalhão em Luzilândia para a 1ª Companhia do mesmo batalhão, sediada em Esperantina. A mudança teria ocorrido após supostos registros de conduta considerada inadequada no antigo local de trabalho.

O caso está sob investigação da Polícia Civil, que deverá apurar as circunstâncias da morte.

“Japa”, alvo de operações contra fraudes no Dentran e Auxílio Emergencial, é preso no Piauí

Um homem identificado como Thalysson Santiago Campelo, conhecido como “Japa”, foi preso na manhã desta quarta-feira (18), em Parnaíba, litoral do Piauí. Em nota, a Polícia Civil informou que ele estava foragido desde setembro de 2024, quando foi alvo de uma operação contra fraudes envolvendo emplacamentos de veículos. Além disso, ele também é investigado por fraudes relacionadas ao Auxílio Emergencial.

FRAUDE NO DETRAN

Segundo o delegado Ayslan Magalhães, ele foi alvo da Operação Turismo Criminoso deflagrada em setembro de 2024, que vitimou o policial civil do Piauí, Marcelo Soares da Costa, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO). 

A ação desarticulou a organização criminosa especializada em diversas fraudes, incluindo emplacamentos de veículos com documentação falsa, transferências ilegais de propriedade e obtenção de financiamentos bancários fraudulentos. O grupo utilizava pessoas de baixa renda como “laranjas” para registrar veículos no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) com notas fiscais falsas e abrir contas bancárias para movimentar e ocultar os recursos ilícitos. 

ESQUEMA DE FRAUDE NO AUXÍLIO EMERGENCIAL

Além disso, Thalysson foi alvo da Operação Bazófia, deflagrada pela Polícia Federal em novembro de 2024. O objetivo foi desmantelar o grupo que desviava Auxílio Emergencial e outros benefícios sociais pagando boletos e transferindo valores para contas de “laranjas”.

 Além disso, a organização também praticavam outras fraudes bancárias e usavam empresas de fachada para lavar dinheiro, adquirindo bens para ocultar a origem ilícita dos recursos.

PRISÃO

A ação desta quarta-feira (18) foi realizada por intermédio da Divisão de Tráfico de Parnaíba, com apoio da Diretoria de Inteligência (DIPC), que efetuaram o cumprimento do mandado de prisão. 

Megaoperação policial ocupa comunidade dominada por facções na zona Sul de Teresina

Na manhã desta quarta-feira (18), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí deflagrou uma megaoperação na região do Parque São Jorge, zona Sul de Teresina. A ação mobilizou todas as forças de segurança do Estado, dentro do programa Pacto pela Ordem, e teve como objetivo ocupar, de forma preventiva, uma área conflagrada pela disputa entre as facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Bonde dos 40.

De acordo com o delegado Samuel Silveira, coordenador do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), a operação visa retomar o controle de territórios dominados pelo crime organizado. Na comunidade conhecida como Vila do Padeiro, foram encontradas barricadas, diversas rotas de fuga interligando casas e um sistema de monitoramento por câmeras usado pelos criminosos.

“Temos um mandado coletivo de ocupação aqui na Vila do Padeiro, no Parque São Jorge. Essa é uma região marcada por disputas de território, onde frequentemente há troca de tiros. A presença do Pacto pela Ordem busca reduzir os índices de violência. Encontramos rotas de fuga em praticamente todas as casas e câmeras instaladas para monitorar tanto rivais quanto a polícia”, explicou o delegado.

Até o momento, cinco pessoas foram presas, incluindo um foragido do sistema prisional, além da apreensão de entorpecentes. A operação segue em andamento e novas prisões podem ocorrer a qualquer momento.

“O principal resultado dessa operação é a ocupação de uma comunidade que, infelizmente, estava sob domínio do tráfico. O Padeiro, que é o principal alvo da investigação, ainda não foi localizado, mas a polícia está realizando uma varredura minuciosa com o apoio de cães farejadores”, acrescentou Samuel Silveira.

Filha do “Padeiro” é detida por furto de energia

Durante a ação, a polícia também identificou ligações clandestinas de energia elétrica na residência atribuída ao “Padeiro”. No local, estava uma mulher que, segundo a investigação, seria filha do suspeito. Ela foi detida por furto de energia, crime que será incluído no inquérito.

“Fazemos uma verificação completa, e nesse caso, constatamos o furto de energia. A documentação da casa está no nome dela, então será conduzida. Naturalmente, isso se soma aos problemas do Padeiro, que também será indiciado pelo crime”, destacou o delegado.

A operação no Parque São Jorge é parte de uma série de ações que vêm sendo realizadas pela Segurança Pública do Piauí para enfraquecer o avanço do tráfico de drogas e das facções criminosas em Teresina. O trabalho conjunto da Polícia Civil, Polícia Militar, Denarc, Bope, Polícia Penal e outras forças segue em ritmo intenso nos bairros considerados mais críticos.

Junho Violeta destaca importância de combate a violência contra idosos

Desde 2022, lei de iniciativa da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) inseriu a campanha “Junho Violeta” no Calendário Oficial do estado. O mês é dedicado a combater todas as formas de violência contra idosos. O problema tem sido enfrentado pelos deputados por meio da produção de leis e indicativos de projeto de lei que focam no abuso econômico e no abandono e fortalecem instituições que protegem essa parcela da população.

A proibição da contratação de empréstimos por meios telefônicos foi um dos meios utilizados pelos deputados para proteger os idosos. A Lei 7.957/23, iniciativa de Gessivaldo Isaías (Republicanos), veda esse tipo de formalização das operações de crédito e exige que o contrato seja enviado pelo banco antes da contratação. Ainda chegou a ser aprovada na Alepi, projeto da deputada licenciada Simone Pereira que proibia contratações em qualquer modalidade digital, provocação do Ministério Público do Estado e  da Defensoria Pública, mas a matéria foi vetada.

Diálogo também foi feito com o Tribunal de Justiça. Em março de 2025, o Legislativo analisou projeto do Judiciário estadual reestruturando a 5ª Vara Criminal de Teresina para incluir crimes sexuais contra idosos na sua alçada. Com relatórios favoráveis de Henrique Pires (MDB) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Gessivaldo Isaías na Comissão de Administração Pública e Política Social (CAPPS), os deputados aprovaram a matéria na Casa.

Leis garantem proteção a idosos e cuidadores

A Alepi segue aprovando legislações que enfrentam o problema. Indicativo de Projeto de Lei de autoria do deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) que organiza o controle e o registro de idosos em casas e instituições de longa permanência foi aprovado em 2024 e aguarda Mensagem do governo do estado para nova análise dos parlamentares. Na CCJ, se encontra projeto do líder da oposição, deputado Aldo Gil (Progressistas), que cria uma campanha de orientação aos idosos contra fraudes e golpes eletrônicos.

A violência institucional é outra forma de violar os direitos dos idosos. No Piauí, há leis que buscam facilitar o acesso dessa parcela da população à cidadania. O vice-presidente da Alepi, deputado Francisco Limma (PT), é autor da legislação 8.469/24 que obriga os projetos habitacionais sociais a terem uma porcentagem de imóveis com acessibilidade a idosos. 

Na área da saúde, a lei 8.360/24 criou o Programa de Vacinação para Idosos Restritos ao Domicílio. A iniciativa de Gracinha Mão Santa (Progressistas) garante a pessoas com mais de 60 anos que tenham problema de locomoção o direito de serem vacinadas em casa. Ainda está em vigor a lei 8.455/24, de autoria de Franzé Silva (PT), que cria um programa profissionalização e reinserção no mercado de trabalho de pais ou responsáveis por idosos.

Corpus Christi em Teresina será marcado por fé, arte e reflexão sobre a Eucaristia

Teresina se prepara para celebrar nesta quinta-feira (19) o dia de Corpus Christi, uma das mais importantes festas do calendário litúrgico católico. A programação religiosa será marcada pela tradicional confecção de tapetes, missas e a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do Centro da capital.

Neste ano, a celebração traz como tema “O pão da vida e da esperança”, inspirado na passagem do Evangelho de João. A proposta é levar os fiéis à reflexão sobre a Eucaristia como fonte de vida nova, esperança em tempos difíceis e alimento para a caminhada da fé.

As atividades têm início já na noite da quarta-feira (18), com a confecção de aproximadamente 1.580 metros de tapetes coloridos e temáticos, que percorrerão ruas centrais da cidade. Os desenhos vão ilustrar, de forma catequética, os eixos do novo Plano de Pastoral da Arquidiocese de Teresina, divididos em cinco blocos temáticos:

  • Bloco 1 (Rua Félix Pacheco): Pré-Catecumenato, com destaque para o Querigma e a Santíssima Trindade;
  • Bloco 2 (Rua Rui Barbosa): Purificação e Iluminação, enfocando a Quaresma e os Sacramentos da Cura;
  • Bloco 3 (Ruas José dos Santos e Silva e Davi Caldas): Catequese, com representações do Credo, da Missa e dos meses temáticos;
  • Bloco 4 (Avenida Antonino Freire – início): Continuação da iluminação e purificação, com passagens bíblicas como a da Samaritana e a ressurreição de Lázaro;
  • Bloco 5 (encerramento): Mistagogia, simbolizando a vivência da fé na comunidade.

Segundo o coordenador da ação, padre Valdiano Araújo, a confecção dos tapetes transforma a fé em uma expressão artística e pedagógica. “Cada trecho será uma catequese a céu aberto, representando o conteúdo do Plano Pastoral de forma simples, bela e acessível, para que todos possam rezar, aprender e participar”, destacou.

Para viabilizar a montagem dos tapetes, haverá interdição no trânsito a partir das 18h desta quarta-feira. À noite, os fiéis poderão participar de um momento de adoração na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, enquanto os voluntários realizam os trabalhos.

Na manhã do dia 19, às 9h, será celebrada uma missa especial em homenagem aos voluntários das equipes de trabalho. À tarde, às 16h, no adro da Catedral, o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, presidirá a Santa Missa Solene, seguida da tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento até a Igreja São Benedito, onde será proferido o sermão e concedida a bênção solene.

Para o padre Klebert Viana, pároco da Catedral, Corpus Christi representa a manifestação pública da fé católica. “Embora a Eucaristia tenha sido instituída na Quinta-feira Santa, é no Corpus Christi que expressamos solenemente nossa fé. A procissão com o Santíssimo é um testemunho vivo da centralidade da Eucaristia na vida cristã”, explicou.

A expectativa é de grande participação dos fiéis e de um momento de profunda espiritualidade e comunhão para toda a comunidade católica teresinense.

Piauiense é assassinada a facadas pelo ex-marido em Portugal; família faz campanha para trazer corpo ao Brasil

A jovem piauiense Iranilce Oliveira, de 26 anos, natural de São Miguel do Tapuio, foi brutalmente assassinada a facadas pelo ex-marido, Gustavo Maciel, também de 26 anos, natural de Novo Oriente (CE). O crime ocorreu na última segunda-feira (16), dentro de uma barbearia na cidade de Setúbal, em Portugal.

De acordo com a polícia portuguesa, Iranilce foi até o local onde o ex-companheiro trabalhava para conversar. Durante o encontro, os dois iniciaram uma discussão que terminou em tragédia: Gustavo atacou a jovem com vários golpes de faca. Equipes de emergência foram acionadas, mas Iranilce não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

Após o crime, o agressor se entregou às autoridades portuguesas. O caso segue sob investigação.

Segundo familiares, Iranilce e Gustavo estavam separados há cerca de um ano e tinham um filho de apenas três anos.

A família da jovem, abalada com a tragédia, está realizando uma campanha de arrecadação para viabilizar o translado do corpo ao Brasil. O valor necessário é de aproximadamente R$ 60 mil. A mobilização busca apoio de amigos, conhecidos e da sociedade em geral para garantir que Iranilce tenha um sepultamento digno em sua terra natal.

O caso gerou grande comoção tanto na comunidade de São Miguel do Tapuio quanto entre os brasileiros residentes em Portugal.

Governo sanciona lei que proíbe tatuagens e piercings em cães e gatos

A partir desta terça-feira (17), quem fizer uma tatuagem com fins estéticos ou colocar piercingem um cão ou um gato poderá pegar de dois anos a cinco anos de reclusão, além de ter que pagar uma multa e perder a guarda do animal. A pena também se aplica a quem permitir que isso seja feito e será aumentada se o animal morrer devido às intervenções.

As punições estão previstas na Lei nº 15.150, publicada no Diário Oficial da União. A norma altera a chamada Lei de Crimes Ambientais – Lei nº 9.605 – , de 1998, equiparando a prática a outras condutas abusivas que causem ferimentos ou mutilem animais silvestres, domésticos ou domesticados, sejam eles nativos ou exóticos.

A proibição, contudo, não se aplica a procedimentos usados para outros fins que não estéticos – como, por exemplo, as marcações feitas em cães e gatos para facilitar o reconhecimento dos que foram castrados, nem aos empregados para garantir a rastreabilidade e certificação de animais de produção do agronegócio, como bois, cavalos e porcos.

Complicações

A norma legal foi bem recebida por especialistas, incluindo integrantes do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), cuja Resolução nº 1236, de 2018, caracteriza práticas cruéis e maus tratos contra os animais e estipula as normas de conduta dos profissionais da categoria.

“A proibição de procedimentos desnecessários definidos na Lei nº 15.150 complementa e reforça o posicionamento do CFMV na defesa do bem estar animal.  A realização de tatuagem ou colocação de piercing com fins estéticos em cães e gatos, além de provocar dor, os expõe a diversas complicações como reações alérgicas, infecções, necrose da pele e acidentes com o adorno, provocando lacerações”, disse, em nota, o gerente técnico do conselho, Fernando Zacchi.

Especialista em clínica médica e cirúrgica, com mais de 20 anos de experiência, a veterinária Marina Zimmermann disse à Agência Brasil que os potenciais riscos e prejuízos de tatuagens em animais ainda não são totalmente conhecidos.

“Temos, obviamente, a dor, o que obriga que o tatuador anestesie o animal, o que já representa um risco. Há também o risco de a tinta causar alergia, provocando feridas e até infecções, principalmente no caso do animal lamber excessivamente o local da dor. Além disso, as consequências podem variar de acordo com a raça e outros aspectos”, ressaltou a veterinária.

Marina afirma que já atendeu uma gata que feriu seriamente a própria orelha ao tentar arrancar um piercing.

“A tutora achou bonito colocar dois piercings na orelha da gatinha que, como todo felino, faz sua higiene se lambendo. Ao passar a pata pelo rosto, a gata enganchou uma garra em um dos piercings e rasgou a orelha”, lembrou a especialista, relatando que, embora tais práticas não sejam tão comuns,  já viu coisas complicadas, como pessoas colocando presas de metal em cães ou mesmo colorindo o pelo dos cachorros – “o que, ainda que não seja uma grande agressão, é algo extravagante.”

Tendência

A lei sancionada pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública é fruto de projeto de lei que tramitou por cinco anos no Congresso Nacional. De autoria do deputado federal Fred Costa (PRD-MG), a proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados em agosto de 2021 e pelo Senado em 20 de maio deste ano.

Ao justificar a iniciativa, em 2020, Costa destacou que, segundo o noticiário, a realização de tatuagens e a colocação de piercings em animais domésticos despontava como uma tendência, exigindo medidas legislativas em favor da proteção de pets.

“Todos sabemos, por experiência própria ou por relatos de conhecidos, que fazer uma tatuagem é sempre algo doloroso”, apontou o parlamentar na justificativa do projeto de lei. “Não há o que se discutir quanto ao livre arbítrio de uma pessoa que queira fazer uso desse tipo de adorno em seu próprio corpo, mas a liberdade de tatuar a [própria] pele não significa que podemos tomar essa decisão pelos animais que convivem conosco”, disse o parlamentar.

Antes mesmo da decisão nacional, algumas prefeituras já tinham decidido proibir a prática em território municipal. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a Lei nº 18.269 entrou em vigor no último dia 10, com a previsão de multas de R$ 5 mil para o tutor do animal e para o responsável pelo estúdio de tatuagem ou estabelecimento comercial, cuja licença de funcionamento será cassada.

A norma paulistana é parecida com a que está em vigor na cidade do Rio de Janeiro desde 2021 – Lei nº 7.051 . A diferença é que, na capital fluminense, o valor da multa aplicada ao estabelecimento pode variar entre R$ 5 mil e R$ 15 mil, sendo dobrado em caso de reincidência.

*Matéria modificada às 14h30 para correção da pena a ser aplicada a quem fizer uma tatuagem com fins estéticos ou colocar piercing em um cão ou um gato.

Com informações da Agência Brasil.

CCJ da Alepi aprova projeto para turismo acessível a pessoas com autismo

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou o Projeto de Lei 62/25, que propõe medidas para melhorar o atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em locais turísticos. A iniciativa é da deputada estadual Gracinha Mão Santa.

O texto estabelece que pontos turísticos, hostels, resorts, campings e outros espaços voltados ao turismo adotem adaptações específicas. Entre elas estão banheiros adequados, sinalização com linguagem acessível, vagas reservadas, alertas sobre ruídos intensos e a oferta de abafadores de som.

A proposta busca garantir um ambiente mais acolhedor e seguro para visitantes com TEA, respeitando suas necessidades. A ideia é promover inclusão e ampliar o acesso ao lazer em diferentes regiões do estado.

O projeto segue agora para a Comissão de Saúde, Educação e Cultura da Alepi. Se aprovado, será levado ao plenário para votação final pelos deputados estaduais.

Nova Tarifa Social pode beneficiar mais da metade da população do Piauí

Screenshot

Mais de 1,74 milhão de pessoas no Piauí, o que representa 51,6% da população do estado, poderão ser atendidas pelas novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica a partir de 5 de julho. Ao todo, 498,1 mil unidades consumidoras no estado se enquadram no benefício.

A medida faz parte da Medida Provisória nº 1.300/2025, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A norma prevê que famílias com consumo mensal de até 80 quilowatts-hora (kWh) terão isenção total na fatura. Quem ultrapassar esse limite pagará apenas pela diferença.

Na região Nordeste, 7,75 milhões de famílias devem ser beneficiadas, o maior número entre todas as regiões do país. Em seguida estão o Sudeste, com 5,69 milhões de famílias, o Norte (1,65 milhão), o Sul (1,26 milhão) e o Centro-Oeste (1,03 milhão).

A Tarifa Social é aplicada de forma automática para quem atende aos critérios exigidos. Têm direito famílias inscritas no CadÚnico com renda per capita de até meio salário-mínimo, idosos e pessoas com deficiência que recebem o BPC, além de famílias com até três salários-mínimos e uso contínuo de equipamentos que demandam energia.

Adolescente é apreendido por envolvimento em assassinato de empresário em Teresina

A Polícia Civil do Piauí apreendeu, nesta terça-feira (17), um menor suspeito de envolvimento no assassinato do empresário Edmilson da Costa Taveira, o ‘ED Peças’. O apreendido foi o autor dos disparos e estava na garupa da motocicleta usada no crime, ocorrido no dia 5 de junho, em frente ao estabelecimento da vítima, no bairro Promorar, zona Sul de Teresina.

Segundo o delegado Danúbio Dias, o adolescente desceu da garupa com a arma em mãos e caminhou até a vítima. Edmilson tentou se aproximar, mas o menor atirou em sua cabeça. A vítima morreu no local. Em seguida, o suspeito fugiu na motocicleta com um comparsa ainda não identificado.

O adolescente confessou o ato e se entregou à polícia na Delegacia de Segurança e Proteção ao Menor – DSPM. Ele disse que foi para o estabelecimento da vítima com a intenção de dar um susto nela.

HISTÓRICO CRIMINAL

A investigação apontou que, dias atrás, o adolescente estava realizando assaltos com um amigo, na região do Promorar e Parque Piauí. O comparsa se trata de Edivan da Silva Rosa, morto por um policial de folga durante uma tentativa de assalto no dia 30 de maio. 

Além desses indícios do envolvimento do adolescente apreendido em outros roubos, há evidências que apontam que ele está envolvido em um esquema de roubos de motocicletas na zona sul de Teresina, pois, o Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV), no dia 09 de abril de 2025 […[ durante as buscas, os investigadores da DRFV apreenderam três motocicletas roubadas e há fortes indícios de que partes de uma dessas motocicletas roubadas foi adaptada na motocicleta usada no ato do dia 05 de junho de 2025, informou o delegado Danúbio Dias.