O deputado estadual Franzé Silva (PT) já destinou cerca de R$ 650 mil em emendas para o setor.
O deputado estadual Franzé Silva (PT) defendeu, nessa quarta-feira (27), em evento político na cidade de Buriti dos Lopes, litoral do Piauí, a necessidade de mais investimentos para a geração de renda e emprego na área da agricultura familiar.
Franzé Silva – que já destinou cerca de R$ 650 mil em emendas parlamentares para o setor, entre outras ações articuladas junto ao Governo do Estado – observa que, através da agricultura familiar, milhares pessoas têm obtido renda e movimentado economias locais.
“A agricultura familiar responde por mais de 70% dos produtos que vão à mesa dos brasileiros. É um setor que exige mais atenção. No meu mandato, destinei recursos aos pequenos agricultores que têm garantido a eles uma fonte de renda e emprego”, pontua.
O parlamentar observa, por exemplo, que uma das suas emendas entregou 69 kits irrigação para agricultores familiares em 18 municípios de sete territórios de desenvolvimento do Piauí, beneficiando centenas de pessoas.
“Um kit irrigação ajuda não só uma família de agricultores, mas toda a comunidade, com produtos saudáveis, livres de agrotóxicos, movimentando a economia através da comercialização, gerando e fazendo circular riqueza no bairro, na cidade”, explica Franzé.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirma que 15 municípios piauienses já iniciaram a vacinação contra a Covid de crianças de 3 a 4 anos. São eles: Cajueiro da Praia, Parnaíba, Luis Correia, Cocal, São Félix do Piauí, Dom Inocêncio, Currais, São Raimundo Nonato, Água Branca, Franscisco Santos, Jaicós, Simões, Canavieira, Manoel Emídio e Fronteiras. No Piauí, 95 mil crianças de 3 e 4 anos devem ser imunizadas contra a covid-19.
O Ministério da Saúde recomendou que os estados utilizem nas crianças nesta faixa etária o imunizante Coronavac com intervalo de 28 dias entre as doses. No Piauí, muitas cidades tinham um estoque dessas vacinas, porque o estado foi um dos únicos do Brasil a fazer a compra deste imunizante.
Segundo o Superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, o Piauí ainda está aguardando a chegada do lote de vacinas do Ministério da Saúde para contemplar todos os municípios. “Ainda não temos vacina suficiente porque o Ministério ainda não enviou, mas muitas cidades já estão se antecipando com o estoque que dispõem. Temos que tornar a população mais imune, principalmente o público infantil”, diz.
O secretário de saúde, Neris Júnior, afirma que as cidades que não têm doses disponíveis terão que aguardar o repasse por parte do Ministério da Saúde. “Quem tiver estoque, pode iniciar a imunização deste público. Quem não tem, vai esperar a chegada das doses do Ministério da Saúde. O nosso objetivo é criar uma barreira para que o vírus não possa circular tão fácil assim”, afirma o gestor.
Além do novo agendamento, a FMS disponibiliza locais para vacinação no sábado (30) e durante a próxima semana (1 a 5 de agosto).
Pessoas de 12 anos e mais podem agendar sua terceira dose da vacina contra a covid-19 a partir das 18h de hoje (28), quando a Fundação Municipal de Saúde (FMS) abre novas vagas no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ . Além do novo agendamento, a FMS disponibiliza locais para vacinação no sábado (30) e durante a próxima semana (1 a 5 de agosto).
No próximo sábado (30), das 9h às 17h, a FMS disponibiliza um posto para vacinação de adultos no Teresina Shopping (edifício garagem – estacionamento do G3). No local, serão recebidos adolescentes e adultos, que podem receber primeira, segunda e terceira dose ou primeiro reforço (para pessoas a partir dos 12 anos), além da quarta dose (segundo reforço) para pessoas de 18 anos e mais e o terceiro reforço para pessoas que fizeram seu esquema inicial com a vacina da janssen (dose única).
Também no sábado (30), das 9h às 17h, será disponibilizada uma sala de vacina no Hospital Universitário (HU). O local será exclusivo para vacinação de crianças, tanto primeira quanto segunda dose. A vacinação infantil estará disponível ainda nas UBS do Parque Piauí, Porto Alegre, Santa Maria da Codipi, Santa Isabel e Renascença, que funcionam sábado (30) e domingo (31), das 7h às 19h.
De segunda a sexta-feira (01 a 05) seis pontos estarão disponíveis para vacinação drive thru nos terminais do Parque Piauí, Zoobotânico, Livramento, Buenos Aires, CEU Norte, além de um posto fixos no Teresina Shopping. O horário de funcionamento é das 9h às 17h. Nestes locais, serão recebidos os públicos de vacina contra a covid para 1ª, 2ª e 3ª dose/dose de reforço (pessoas de 12 anos e mais), além segundo reforço (adultos 18 anos e mais com intervalo mínimo de 4 meses da última dose) e o terceiro reforço para pessoas que iniciaram o esquema com a Janssen.
A vacinação infantil contra a covid-19 continua sendo realizada de segunda a sexta nas UBS Buenos Aires, Parque Brasil, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Cidade Jardim, Satélite, Alto da Ressurreição e Parque Poti. “Nestes locais, serão recebidas todas as crianças de 5 a 11 que precisam tomar primeira ou segunda dose, sem necessidade de agendamento”, diz Emanuelle Dias, coordenadora da campanha de vacinação da FMS.
No momento da imunização é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina. Crianças e adolescentes devem ainda estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
Encerra nesta sexta-feira (29) o prazo para os contribuintes quitarem a cota única ou primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao ano de 2022. Esse prazo foi prorrogado e coincide, ainda, com a data do pagamento da segunda parcela do IPTU.
De acordo com o secretário executivo de Finanças, Eduardo Lima, o contribuinte que pagar o IPTU/2022 em cota única, até o dia 29 de julho, será concedido desconto de 7% sobre o valor integral do imposto para imóveis edificados para fins não residenciais e sobre o valor integral do imposto para imóveis residenciais.
“Vale ressaltar que os carnês do IPTU foram entregues nas residências dos 235 mil contribuintes de Teresina, além de estarem disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Teresina”, lembra o secretário executivo de Finanças (SEMF), Eduardo Lima.
Começa na próxima segunda-feira (1º) e vai até o dia 4 de agosto o período de inscrição na edição do segundo semestre de 2022 do Programa Universidade para Todos (Prouni).
Podem participar estudantes interessados em bolsas de estudo parciais, de 50%, ou integrais, de 100%, em diversas universidades privadas, desde que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame. Além disso, o estudante não pode ter zerado a prova de redação e nem ter participado como treineiro.
Segundo o edital do ProUni, o resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados estará disponível na página oficial do Programa e será constituído de duas chamadas sucessivas. A 1ª chamada será no dia 8 de agosto e a 2ª chamada em 22 de agosto de 2022.
Novidades
Uma das novidades desta edição é que a inscrição deverá ser feita por tipo de modalidade de concorrência, que são: ampla concorrência e ações afirmativas. Com isso haverá ainda uma ordem de prioridade para a classificação dos candidatos inscritos conforme cada modalidade escolhida.
Outra mudança é a ampliação dos critérios de origem escolar do estudante que deseja disputar as bolsas do Prouni. A classificação observará a modalidade de concorrência escolhida pelo estudante em sua inscrição por curso, turno, local de oferta, instituição, e dentro de cada modalidade deverá ser obedecida a ordem decrescente das notas do Enem e, segundo o Edital, priorizada a seguinte ordem:
– professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação; – estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública; – estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; – estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; – estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; e – estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
Renda
Para participar do processo o candidato deve preencher alguns critérios como as exigências de faixas de renda per capita: até 1,5 salário mínimo, para bolsa integral; e até 3 salários mínimos, para bolsa parcial que representa 50% do valor da mensalidade do curso.
Segundo o Ministério da Educação, a classificação dos estudantes inscritos nos processos seletivos do ProUni considerará as notas obtidas nas duas últimas edições do Enem, imediatamente anteriores ao processo seletivo do ProUni para ingresso em curso de graduação ou sequencial de formação específica.
A lista de critérios para a inscrição exige ainda que o candidato à bolsa seja brasileiro, não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Enem em qualquer das duas últimas edições e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir:
I- estudante que tenha cursado:
– o ensino médio integralmente em escola da rede pública; – o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; – o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; – o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e – o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
II – estudante pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e
III – professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independentemente da renda a que se referem os §§ 1º e 2º do art. 1º da Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005.
A visão é um dos sentidos mais preciosos do ser humano e deve ser sempre preservada. Atualmente o glaucoma, um problema de saúde pública, tem atingido milhares de pessoas e chama atenção para os cuidados oculares. Dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de 60 milhões de pessoas no mundo são consideradas glaucomatosas, sendo mais de um milhão no Brasil. Esse índice equivale a cerca de 2% dos brasileiros, acima dos 40 anos de idade, e está entre as doenças oculares mais frequentes no país.
Fazem parte do grupo de risco, vulneráveis ao glaucoma, pessoas acima de 40 anos, diabéticos, indivíduos com histórico familiar da doença, pessoas negras e asiáticas, como também indivíduos que sofreram lesões no olho. A oftalmologista da clínica DMI, Micheline Catanhede, explica que a doença é assintomática.
“O glaucoma é uma doença ocular progressiva ocasionada por lesões que acometem o nervo óptico. Um problema de saúde pública no Brasil, pois causa cegueira. Grande parte dos portadores não sabem que têm a doença, por ser assintomática. O glaucoma atinge todas as faixas etárias, desde o recém-nascido ao idoso, mas a partir dos 40 anos aumenta o risco de desenvolvê-la. Outro fator de risco são pessoas que sofrem com enxaqueca, pois durante a crise há uma contração dos vasos e com isso diminui a irrigação do nervo óptico, com isso tem menos nutrientes e oxigênio”, afirma.
O tipo mais comum é o glaucoma primário, que tende a surgir durante o processo de envelhecimento do corpo humano, especialmente a partir dos 40 anos de idade. Há estudos que apontam uma prevalência de 10% na população com mais de 80 anos. Segundo a OMS, há uma estimativa de que o glaucoma cresça em 30%, no número de casos identificados.
“O indivíduo deve procurar ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano e assim tem a possibilidade de se ter um diagnóstico precoce. O tratamento do glaucoma é fundamental para impedir a evolução do quadro à cegueira. Na maioria dos casos de glaucoma, o tratamento é feito com colírio e há uma diversidade de colírios no mercado. Dependendo dos casos, o oftalmologista indicará procedimentos clínicos, cirúrgicos ou a combinação dos dois. Na DMI, nós estamos prontos para cuidar da sua saúde ocular”, conclui a oftalmologista, Micheline Catanhede.
O período de férias está em sua reta final e, em agosto, os estudantes devem retornar aos estudos nas unidades escolares e universidades. Diante disso, esse público deve ficar atento à necessidade de realizar a atualização cadastral da carteira estudantil, para evitar o bloqueio e continuar a usufruir dos benefícios ao utilizar o transporte público.
Idina Medeiros, coordenadora executiva do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT), informa os documentos exigidos. “A atualização cadastral deve ser feita a cada seis meses e, para isso, é necessário que o usuário vá ao Setut munido de sua carteira de estudante do ano vigente, carteira de identidade original (RG) ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência, comprovante de matrícula ou declaração de matrícula atualizada”, informa.
O Setut está localizado na Av. Maranhão, 28 – Centro (Norte). “Caso, o usuário não compareça ao Setut para realizar a atualização cadastral, o cartão está passível de bloqueio e, assim, o estudante não poderá usufruir do benefício do desconto da passagem, concedido aos estudantes, que é de 1/3 do valor cobrado na passagem inteira”, conclui, Idina Medeiros.
Do total de casos confirmados, 420 casos são de mulheres e 278 são homens, com idades que variam de 01 a 96 anos.
Os óbitos registrados são de dois homens de Avelino Lopes (32 anos) e Valença (86 anos). As duas mulheres são de Teresina (93 anos) e Uruçuí (98 anos).
No estado, os casos confirmados somam 385.385 em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 7.874 casos e foram registrados em 224 municípios.
Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, 160 estão ocupados, sendo 98 leitos clínicos, 55 UTI’s e 07 leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 26.942 até o dia 27 de julho de 2022.
A Sesapi estima que 377.351 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, por meio da Comissão de Direito do Trabalho, esteve presente na audiência pública realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22).
O objetivo da audiência, realizada nesta quarta-feira (27/07), foi o recebimento de sugestões de melhorias baseadas nas metas nacionais do Poder Judiciário para o ano de 2023, conforme disposto na Resolução CNJ nº 221/2016.
Wladimir Soares de Mesquita, presidente da Comissão de Direito do Trabalho, afirma que a audiência pública é muito importante para o fortalecimento da Justiça do Trabalho. “Na oportunidade, nós debatemos e fizemos sugestões para as metas do Conselho Nacional de Justiça nos anos seguintes. É muito importante que a sociedade também tenha a possibilidade de discutir com o poder judiciário a formulação dessas metas. E, enquanto Comissão, representamos a comunidade em geral na busca por melhorias”, destacou o advogado.
Polícia Civil deflagra operação e prende suspeitos de integrar facção criminosa em Teresina Reprodução
A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (28) a operação “Soldado do Morro” de combate a atuação de facções criminosas na região do bairro Pedra Mole, zona Leste de Teresina.
Até o momento, quatro suspeitos de integrar uma facção foram presos. O delegado Tales Gomes informou ao A10+ que eles foram encaminhados para a sede do Greco, onde prestarão depoimentos, e em seguida devem ser encaminhados ao sistema prisional.
Durante a ação policial, também foram apreendidas armas de fogo, entorpecentes e celulares. Todo o material também foi levado para a sede do Grupo de Repressão ao Crime Organizado.
A operação está sendo realizada pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) em parceria com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
O delegado Geral da Polícia Civil, Luccy Keiko destacou, em entrevista à TV Antena 10, que entre os presos estão indivíduos já conhecidos da policia e que são responsáveis por diversos crimes na região do bairro Pedra Mole. “Dentre esses quatro presos posso destacar que o indivíduo de nome Riquelme que é muito perigoso, suspeito de pelo menos dois assassinatos ocorridos ainda no mês de julho”, afirmou.
Luccy Keilko falou ainda sobre a prisão de Wanderson da Anunciação, detido pelo menos três meses no último mês, considerado criminoso de alta periculosidade.
“Anteontem a noite por exemplo um indivíduo o Wanderson já foi bem noticiado a prisão dele. Ele só enquanto menor ele já tinha mais de dez entradas. Recentemente ele já tinha sido preso duas vezes. E agora nós conseguimos prendê-lo na quarta-feira à noite Polícia Militar abordou, entrou em contato com a gente, o mandato tinha acabado de sair. E aí deu certo pra gente recolhê-lo”, disse.
Quem é Wanderson Anunciação, acusado de matar estudante e membro do PCC em Teresina Reprodução