Fundação Wall Ferraz abre inscrições para cursos em diferentes áreas na região Sudeste. Foto (Ascom/FWF)
A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz (FWF), em parceria com a Fundação Para o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Piauí (FUNDES), abriu nesta quinta-feira (4), o processo de inscrição para os cursos de “Gerenciamento de Equipes”, “Atendente de Farmácia”, “Qualidade em segurança e saúde do paciente”, “Gestão Ágil de projetos” e “Qualidade no Atendimento e protocolos sanitários”.
Os cursos serão realizados de forma presencial no Centro de Capacitação da FWF, no bairro Dirceu, rua 54, próximo a Biblioteca Pública, zona Sudeste de Teresina, de segunda à sexta, nos turnos manhã e tarde, concluindo a carga horária de 40h, cada curso.
Para realizar a inscrição, o candidato deve levar as cópias dos seguintes documentos: RG, CPF e comprovantes de residência e escolaridade. Para mais informações entrar em contato: (86) 9 9541-7711 ou (86) 9 9441- 0885.
“Estamos preparando pessoas da melhor maneira possível, auxiliando em seus conhecimentos e as capacitando. É uma determinação do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, que toda a população receba qualificação profissional, para que possam buscar novas oportunidades e ingressar no mercado de trabalho”, ressalta Maykon Silva, presidente da FWF.
Todos os cursos ofertados pela FWF têm o objetivo de levar qualificação profissional gratuita para toda a população de Teresina. Os alunos recebem material didático básico gratuito e acompanhamento de instrutores durante todo o curso com aulas práticas e teóricas. Ao terminarem os cursos, os alunos estarão aptos a colocarem em prática o conteúdo aprendido em sala de aula e ingressarem no mercado de trabalho.
O autor e ator Jô Soares morreu na madrugada de hoje (5), aos 84 anos, em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês. A informação foi divulgada por Flávia Pedras Soares, em sua conta no Instagram. Ela foi ex-mulher do artista.
Segundo Flávia, o funeral será apenas para família e amigos próximos. José Eugênio Soares, o Jô Soares, nasceu em 16 de janeiro de 1938, no Rio de Janeiro, filho do empresário paraibano Orlando Heitor Soares e de Mercedes Leal Soares. Sua estreia como ator ocorreu no filme O Homem do Sputnik, filme de Carlos Manga.
Jô escreveu roteiros para programas de televisão em emissoras como as TVs Continental, Record e Globo. E também atuou em diversos programas humorísticos das TVs Tupi, Record, SBT e Globo.
Viva o Gordo
Entre os shows televisivos que comandou mais estão o humorístico Viva o Gordo e seus programas de entrevistas Jô Soares Onze e Meia, no SBT, e Programa do Jô, na Globo. Este último ficou no ar por 17 anos, de 2000 a 2016.
Jô Soares também se aventurou na literatura, publicando romances como O Xangô de Baker Street, O Homem que Matou Getúlio Vargas, Assassinatos na Academia Brasileira de Letras e As Esganadas.
Sobre o ex-marido, Flávia escreveu: “ você é orgulho para todo mundo que compartilhou de alguma forma a vida com você. Agradeço aos senhores Tempo e Espaço, por terem me dado a sorte de deixar nossas vidas se cruzarem. Obrigada pelas risadas de dar asma, por nossas casas do meu jeito, pelas viagens aos lugares mais chiques e mais mequetrefes, pela quantidade de filmes que você achava uma sorte eu não lembrar pra ver de novo e pela quantidade indecente de sorvete que a gente tomou assistindo. Obrigada para sempre, pelas alegrias e também pelos sofrimentos que nos causamos. Até esses nos fizeram mais e melhores”, disse ela.
Hospital
O Hospital Sírio-Libanês informou, em nota, que o ator, escritor, diretor e apresentador Jô Soares, de 84 anos, estava internado ali desde o dia 28 de julho. Nesse período, foi acompanhado pelas equipes do corpo clínico. O hospital não informou qual foi a causa da morte. A nota é assinada pelo diretor de Governança Clínica Luiz Francisco Cardoso e o diretor Clínico, Ângelo Fernandez.
Repercussão
O Fluminense, clube pelo qual o humorista torcia, postou uma mensagem no seu perfil do Twitter lamentando a morte do artista. “O Fluminense lamenta profundamente a morte do apresentador, humorista, ator e escritor Jô Soares, um dos principais nomes do cenário cultural brasileiro e tricolor de coração. Desejamos muita força aos amigos e familiares”, disse o clube.
Outros clubes também se manifestaram. “O dia amanheceu triste. Nos deixou, aos 84 anos, o ator, escritor e humorista Jô Soares. Uma perda irreparável para a televisão brasileira. O Botafogo deseja força aos familiares, amigos e fãs. Obrigado por nos proporcionar tantos momentos de alegria, Jô! Descanse em paz”, postou o Botafogo.
“Fiel, hoje começamos o dia bem tristes. Ator, escritor e um dos maiores humoristas do Brasil, Jô Soares nos deixou. Agradecemos cada risada, cada programa e cada madrugada juntos. Abraçamos os amigos, parentes e fãs desse ícone da TV e do teatro em nosso país”, postou o Corinthians.
A cantora e compositora Zélia Duncan destacou numa rede social que, entre tantas funções, Jô Soares era um entrevistador brilhante.
“O Brasil perdeu hoje um artista único, um comediante que amava seu ofício acima de tudo, um ator fora de série. Um entrevistador brilhante. Um cidadão que amava seu país e seus amigos. Jô Soares, obrigada por tanto!”, disse ela.
Pelé
O ex-jogador Pelé contou ter acordado triste com a notícia da morte do amigo. “Jô era um grande amigo, inteligente, perspicaz, bem humorado e adorava uma boa conversa. Acordo muito triste com a notícia de que essa grande estrela nos deixou. Apesar daquela famosa fala do filme, não, eu não sou Jô Soares. Mas como profundo admirador, eu adoraria ter sido”, postou Pelé.
Para a apresentadora Ana Maria Braga, o dia amanheceu sem graça. “Eu tive a honra de conhecer e conviver com esse jornalista e humorista tão talentoso e querido de todos nós. Hoje o dia amanheceu mais sem graça. Vá em paz meu amigo!”, escreveu no Instagram.
O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quinta-feira (4), em cerimônia no Palácio do Planalto, o projeto de lei (PL) 2564/20, que institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. No caso dos primeiros, o piso passará a ser de R$ 4.750. Para técnicos, o valor deve ser correspondente a 70% dessa marca, enquanto auxiliares e parteiras terão direito a 50%.
O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado. A instituição do patamar salarial era uma luta histórica da categoria, que representa cerca de 2,6 milhões de trabalhadores.
“Hoje é um dia muito importante, não só para a enfermagem brasileira, mas para a saúde pública do Brasil. Não há saúde pública sem a nossa enfermagem”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Segundo ele, por razões de constitucionalidade, o presidente vetou um dos artigos do PL, que determinava um reajuste anual do novo piso com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), um dos indicadores de inflação.
De acordo com a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Maria Pereira dos Santos, mais de 80% da categoria recebe valores inferiores ao novo piso, que agora é lei. “Existe uma precariedade infinita com relação a salários da enfermagem. Agora, pela lei, vamos ter um piso, é o mínimo”, afirmou, após a cerimônia.
Para viabilizar a aprovação do piso nacional da enfermagem, o Congresso Nacional promulgou uma emenda constitucional para dar segurança jurídica ao projeto, inserindo o tema na Constituição Federal. Depois disso, o projeto de lei que efetivamente estabelece os novos valores foi aprovado com chancela da ampla maioria de lideranças e bancadas partidárias.
O pré-candidato a governador Lahesio Bonfim, do PSC do Maranhão, falou em entrevista ao blog do John Cutrim nesta quinta-feira (4) sobre as eleições no estado. A entrevista foi na Assembleia Legislativa do Maranhão, onde foi receber o título de Cidadão Maranhense.
Ele atacou os indicadores sociais do estado que coloca o Maranhão no topo da pobreza no Brasil, segundo turno, apoio ao presidente Bolsonaro e ao senador Roberto Rocha.
Bandido é baleado durante tentativa de assalto no Centro de Teresina Reprodução TV Antena 10
Magno da Costa Oliveira, 28 anos, foi baleado durante uma tentativa de assalto no início da tarde desta quinta-feira (04) no cruzamento da Rua Olavo Bilac com a Rua 7 de Setembro, no Centro de Teresina.
No local, a TV Antena 10 apurou com a capitã Cristina Vieira, do 1º Batalhão da Polícia Militar, que o homem tentou assaltar uma pessoa na Rua 7 de Setembro, foi baleado e correu até cair na Rua Olavo Bilac. Ainda não há informações sobre quem teria efetuado os disparos contra o criminoso.
O homem, segundo o A10+ apurou, foi atingido na região da virilha. Ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e depois foi encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Também foi lido na sessão desta quinta-feira (4) o Projeto de Lei que declara de utilidade pública a Associação Criança Feliz
Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) desta quinta-feira (04) foi lida a Mensagem Nº 59/2022 do Governo do Estado que contém o Projeto de Lei Nº 35 que dispõe sobre a criação do Centro de Referência da Mulher Francisca Trindade – CRMFT, que visa à prestação de assistência às mulheres em situação de violência doméstica.
Na ocasião, também foi lido o Projeto de Lei que declara de utilidade pública estadual a Associação Criança Feliz, situada no município de São João do Piauí. A proposta é de autoria do deputado estadual Fábio Novo (PT).
O deputado estadual Themístocles Filho (MDB), presidente da Alepi, encaminhou à Casa o Projeto de Decreto Legislativo que visa conceder o título de cidadão honorário piauiense ao Coronel Helder Staevie dos Santos, Comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) do Exército Brasileiro do Estado do Piauí.
O presidente da Assembleia requereu ainda a realização de Sessão Solene na Assembleia em comemoração ao Dia do Soldado.
O deputado Ziza Carvalho (MDB) também solicitou a marcação de uma solenidade, desta vez em homenagem ao Dia do Advogado, quando será lida e assinada uma carta em defesa da democracia e das instituições brasileiras.
A deputada Teresa Britto (PV) solicitou envio de Voto de Louvor pelo Dia do Padre.
O deputado estadual Marden Menezes, do PP, pediu o envio de expediente às secretarias de Segurança e de Governo solicitando que seja publicada a lista das promoções dos policiais civis.
O deputado Franzé Silva (PT) solicitou à Equatorial a instalação de energia elétrica na Avenida Cícero Ribeiro de Almeida, na cidade de Várzea Grande.
Foram lidos ainda seis requerimentos apresentados pelo deputado Francisco Limma (PT). Em favor das comunidades Poço e Jatobá,do município de Eliseu Martins, e Calumbi, em Jerumenha, o deputado requereu da Equatorial Energia a extensão na rede de energia elétrica nos municípios.
Em favor da comunidade Mimbós, zona rural de Amarante, Limma requereu ainda do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (EMATER) providências para o desenvolvimento e execução de projeto para a construção de uma casa de farinha; da Secretaria de Estado de Agricultura (SAF) e do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (IAEPI) apoio técnico-financeiro para a perfuração de dois poços artesianos.
Francisco Limma requereu do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e do Instituto de Terras do Piauí (INTERPI) a regularização fundiária e posterior titulação às famílias do assentamento Angico Branco, zona rural de Eliseu Martins.
No fim da sessão plenária, durante o tempo destinado aos pequenos avisos, Cícero Magalhães (PT) destacou a visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Teresina, na última quarta-feira (03).
Em audiência realizada na última quarta-feira, 03 de agosto, o Ministério Público do Estado do Piauí formalizou a entrega de solicitação dirigida ao Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, para que seja promovida a reativação do Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas.
O requerimento foi motivado pela constatação, após análise de dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais), do aumento do número de focos de calor no Estado do Piauí a partir do mês de agosto, quando se verifica a baixa umidade do ar e alta temperatura. Esses fatores que favorecem a propagação do fogo em vegetações e em áreas urbanas.
Entenda o que é o Comitê
O Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas, instituído pelo Decreto Estadual nº 13.263/2008, é um órgão interinstitucional, que congrega representantes de entidades governamentais e da sociedade civil.
Entre os objetivos do Comitê encontra-se o fortalecimento e a articulação de ações e as políticas de educação, prevenção, monitoramento e controle de queimadas, fiscalização e incêndios florestais. Além disso, busca sistematizar, disponibilizar e dar publicidade à sociedade das informações relativas ao tema.
Representantes da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, em parceria com a Comissão de Direito das Famílias e Sucessões da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, realizaram vistorias nas Varas de Famílias de Teresina, com o intuito de verificar o funcionamento das unidades. As visitas aconteceram na última terça-feira (02/08).
Durante a vistoria foram avaliados os meios de comunicação disponibilizados pelos juízes, a presença de servidores suficientes nos competentes setores, a pauta de audiências e o atendimento dos juízes aos advogados e partes.
“Colhemos também importantes impressões e sugestões de servidores, voltadas para uma melhor entrega da prestação jurisdicional. Iremos debater sobre isso com as Comissões e posteriormente discutiremos com o Tribunal de Justiça”, pontuou a presidente da Comissão das Famílias e Sucessões da OAB-PI, Ana Letícia Arraes. O presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, Thiago Brandim.
Para a o presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, Thiago Brandim, essa ação tem o objetivo de acompanhar a evolução dos trabalhos nas unidades judiciais. “É um compromisso da OAB: o permanente diálogo e acompanhamento das ações do Poder Judiciário. Estamos trabalhando para alinhar os nossos objetivos”, finalizou.
Também estiveram presentes: o membro da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, David Araújo; o vice-presidente da Comissão das Famílias e Sucessões, Saulo Cunha, bem como os membros da Comissão, Isabela Martins e Samuel Soares.
Final de férias chegando e nada melhor que ir ao Cinemas Teresina curtir um bom filme. Quando o filme é estrelado por ninguém menos que Brad Pitt, esse momento se torna ainda mais interessante. Estreia nesta quinta-feira (04) o filme “Trem-Bala”, uma obra de ação, comédia e aventura que promete superar as expectativas dos fãs desse gênero cinematográfico. Nesta cine-semana, a bilheteria abrirá às 12h30 e encerrará às 21h50. Totens de autoatendimento ficarão disponíveis nos horários de funcionamento do shopping.
Em “Trem-Bala”, Ladybug (Brad Pitt) é um assassino azarado, determinado a fazer seu trabalho pacificamente depois de muitas missões saírem dos trilhos. Quase desistindo de sua carreira, ele é recrutado por Maria Beetle (Sandra Bullock) para coletar uma maleta em um trem-bala indo de Tóquio para Morioka. O destino, no entanto, pode ter outros planos, pois a última missão de Ladybug o coloca em rota de colisão com adversários letais de todo o mundo – todos com objetivos conectados, mas conflitantes.
Outro lançamento da semana é a comédia brasileira “O Palestrante”. No filme, o protagonista Guilherme é um contador que trabalhou a vida inteira em uma mesma empresa. É infeliz e não sabe. Ou sabe? É mandado embora e se percebe sem amigos, sem família e completamente perdido no mundo. Ao viajar de avião para o Rio de Janeiro, para assinar a papelada da sua demissão, se depara com uma pessoa no desembarque esperando a chegada de alguém com uma placa: Marcelo Gouveia. Mexido com a falta de perspectiva em sua vida, ele assume o lugar do tal Marcelo, sem nem saber do que se trata.
Curiosos para assistir aos lançamentos? Vá ao Cinemas Teresina e curta seu bom filme. Acompanhe nossa programação, através do site www.cinemasteresina.com.br ou pelas nossas redes sociais. Continuam em cartaz, os filmes “Top Gun: Maverick”, “Elvis”, “O Telefone Preto”, “Thor: Amor e Trovão”, “DC – Liga dos Superpets” e “Minions 2: A Origem de Gru”
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), confirmou na manhã desta quinta-feira (04), o primeiro caso de Monkeypox no Piauí. O paciente é um homem de 46 anos, da cidade de Batalha.
De acordo com o superintendente de Atenção Primária a Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, no estado existem mais cinco casos que estão sendo investigados nas cidades de Esperantina; Parnaíba; União, Curralinhos e Hugo Napoleão.
O paciente, no qual a doença foi confirmada, já realizou o isolamento durante os 21 dias recomendados e segue sua vida normal. O homem teve contato com pessoas que vieram do estrangeiro e todos os seus contatos foram avaliados pela vigilância da cidade de Batalha e não tiveram nenhuma sintomatologia da doença.
“As equipes de vigilância do município mantiveram um contato com o paciente e com as pessoas de sua família e nos repassaram que o quadro de todos é seguro. No caso dos familiares nenhum apresentou sinais ou sintomas da infecção”, explica o superintendente.
Para evitar a disseminação da doença a Sesapi está se mantendo vigilante e alerta à população piauiense sobre os cuidados para evitar o contágio. A principal característica da Monkeypox é o surgimento de lesões como se fossem bolhas na pele. Outros sintomas que acompanham a doença são febre, linfonodos inchados, dores musculares, dor nas costas e fraqueza. A transmissão pode acontecer de forma direta e indireta por meio de gotículas de saliva de pessoas infectadas, pelo contato com as lesões que aparecem na pele, por meio esperma, sangue e utensílios contaminados.
“A higiene pessoal é extremamente importante na prevenção da Monkeypox , a utilização de máscaras e a lavagem das mãos também ajudam a evitar o contato direto com a varíola dos macacos. O vírus também pode ser adquirido a partir do contato com objetos, por exemplo, roupas de cama; toalhas de banho; onde essas pessoas [contaminadas] deitam, sentam, encostam; nos utensílios domésticos, por isso os cuidados na limpeza desses materiais também é de suma necessidade”, explica o superintendente Herlon Guimarães.
Para aqueles que apresentarem os sintomas da doença, a Sesapi conta com núcleos de vigilância nos hospitais, que auxiliam no recolhimento de material para análise laboratorial e também nas informações sobre o isolamento dos pacientes infectados.
“A vigilância e identificação dos casos são essenciais para cortar o ciclo de transmissão da doença. Por isso a Sesapi alerta que qualquer pessoa, que esteja com estes sintomas, que procure uma unidade de saúde, de seu município, para que as equipes de vigilância possam está fazendo a retirada dos materiais para análises. Nossos núcleos de vigilância estão vigilantes 24 horas e atentos aos casos que possam está dando entrada em nossos hospitais”, disse coordenadora de epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.
Os indivíduos com Monkeypox, devem permanecer em isolamento, seja em estabelecimentos de saúde ou no domicílio, onde serão mantidos até que todas as lesões tenham sido resolvidas e uma nova camada de pele tenha se formado. As orientações do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde é que estes pacientes fiquem em isolados por pelo menos 21 dias, reduzindo as chances de contaminação de outros indivíduos.