Sexta-feira, Junho 26, 2026
23.3 C
Teresina

Vacina contra varíola dos macacos deve chegar até setembro

Especialistas recomendam a continuidade do uso de máscaras e atenção redobrada aos sintomas da doença

A varíola dos macacos (VM), também chamada de “Monkeypox”, é uma doença viral e endêmica na África Central e Ocidental. No entanto, o primeiro caso do vírus no Brasil foi relatado no dia 09 de junho, no estado de São Paulo. Mesmo com a previsão da chegada de imunizantes no final de agosto, as doses serão direcionadas, inicialmente, aos profissionais de saúde. Desta forma, pesquisadores explicam que, até que haja a disponibilidade da vacina para a sociedade em geral, a prevenção torna-se a melhor alternativa.

A professora do curso de Biomedicina da Faculdade UNINASSAU Redenção, em Teresina, Michely Moura, aponta a imunização como complemento de um processo mais complexo, que se soma à utilização de máscaras e higienização de mãos, por exemplo. Assim, a biomédica reforça a necessidade do cuidado contínuo e intensificado para evitar a doença chegando a mais pessoas. “Esse vírus transita por meio de saliva, gotas respiratórias e contato com lesões e fluidos. Vale ressaltar que os estudos nos mostram o vírus da varíola dos macacos com semelhanças ao da varíola humana e a vacina desenvolvida contra a doença se mostrou eficaz para ambas as doenças. Entretanto, desde a década de 80 não se realiza a imunização com vacina da varíola. Logo, enquanto novos estudos não forem finalizados, a vacina para varíola humana não é totalmente indicada e nem substitui a nova em andamento”, pontua Michely.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o risco da propagação para público em geral é considerado baixo. Mas, caso haja a infecção, a Organização orienta o monitoramento por um período de 21 dias, além de evitar o compartilhamento de utensílios e reforçar a higiene das mãos com água e sabão e/ou álcool gel. Em relação à medicação para tratamento, Michely conta que há um antiviral pronto para chegar ao país. “Felizmente, temos uma vacina em rota de entrega. Mas, antes da imunização acontecer de fato, teremos uma lacuna de tempo e, por isso, a prevenção ainda é a melhor alternativa. Ainda no começo deste mês de agosto, o Ministério da Saúde informou que receberá um antiviral de nome Tecovirimat para agir contra o surto da VM e deverá ser utilizado em casos mais graves. Logo, importante frisar e reforçar a utilização da máscara em grandes aglomerações como procedimento bastante salutar”, finalizou Michely Moura.

O Ministério da Saúde espera o primeiro lote com 20 mil doses do imunizante para o final do mês de agosto. O segundo lote, com 30 mil doses, tem previsão de chegada nos primeiros dias de setembro. A respeito dos sinais da VM, a OMS faz o alerta dos sintomas que requerem atenção, como febre, dor no corpo, manchas, pequenas lesões sólidas ou bolhas com pus. Nestes casos, o paciente deve procurar atendimento médico em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

ELMANO FÉRRER EXIGE MAIOR ATENÇÃO COM A SEGURANÇA PÚBLICA DE PIRIPIRI E DEFENDE RESPOSTA RÁPIDA PARA RESTABELECER A PAZ NO MUNICÍPIO

Foto: Marcelo Cardoso/GP1

As preocupações com os registros de violência em Piripiri já transcendem as fronteiras do município. O senador Elmano Férrer (Progressistas), que tem destacada atuação na área de segurança pública, deu várias declarações defendendo uma atenção especial com a segurança pública de Piripiri, além de uma apuração rápida e um maior rigor na punição dos responsáveis pelos recentes homicídios ocorridos em nossa cidade. Para o parlamentar, os moradores de Piripiri não podem ficar desamparados e com receio de sair de casa.

“A gente precisa dar uma resposta rápida para restabelecer a paz em Piripiri e acabar com o clima de medo existente na cidade”, observa Elmano Férrer. Não é de agora, aliás, que o parlamentar demonstra atenção com a segurança pública de Piripiri. Em 2020, ele destinou uma viatura policial para a cidade. “A eficiência da polícia também depende de uma boa estrutura, mas isso não ocorre no Piauí. Por isso, tenho lutado para conseguir viaturas policiais para as cidades que precisam de um reforço na segurança pública, como é caso de Piripiri”, comenta o parlamentar.

Unidade Operacional da PRF

Elmano Férrer também fez gestão para viabilizar a instalação, no ano passado, da Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal, em Piripiri. “Temos que estar atentos às demandas das nossas cidades e da nossa população. Nesta hora, a prefeitura e o governo do estado precisam assumir suas responsabilidades e procurar uma solução para acabar com este cenário de violência que se instalou em Piripiri, que é a quarta maior cidade do Piauí”, sentencia o parlamentar.

Assessoria

Babá envolvida em tragédia familiar em Teresina morre nove dias após ser baleada

Juliana da Silva era babá da família envolvida em tragédia com três mortes (Foto: Reprodução)

Nesta segunda-feira (08/08), a babá envolvida na tragédia familiar ocorrida no bairro São Pedro, na zona Sul de Teresina, faleceu no Hospital de Urgências de Teresina, onde estava internada desde que foi baleada no dia 30 de julho. Juliana da Silva foi a terceira vítima fatal da ocorrência que também vitimou Daniel Flauberth e Felipe Holanda, que eram cunhados.

No caso, que ganhou os noticiários de Teresina na última semana, teria ocorrido uma discussão familiar entre Felipe Holanda e Daniel Flauberth. Durante a discussão, Daniel e Felipe se armaram, um com uma faca e outro com uma arma.

Os disparos efetuados atingiram Felipe, Daniel e Juliana. Os dois primeiros morreram poucas horas após o crime. Já Juliana não resistiu aos ferimentos e faleceu nesta segunda-feira.

FONTE: OITOMEIA

Prefeitos de Água Branca e Curralinhos aderem ao Projeto Zero Lixões – por um Piauí mais limpo

Os prefeitos José Ribeiro Júnior, de Água Branca, e Everardo Araújo, de Curralinhos, assinaram termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público do Piauí e assumiram o compromisso para encerrar as atividades dos lixões existentes nesses dois municípios.

José Ribeiro Júnior assinou o documento na manhã de sexta-feira, 05 de agosto, na sede do Ministério Público, na zona leste de Teresina. Ele foi recebido pela promotora de Justiça Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente – Caoma/MPPI.

Já o prefeito de Curralinhos firmou o compromisso na quinta-feira, 04 de agosto, durante reunião na sede da Promotoria de Justiça de Monsenhor Gil. Lá, ele foi recebido pelo promotor de Justiça Rafael Nogueira.

Nessa semana, também, assumiram o compromisso para o fechamento dos lixões e a destinação correta dos resíduos sólidos os prefeitos de Monsenhor Gil e São Gonçalo do Piauí.

“Quero agradecer aos promotores Rafael Nogueira, Mário Normando e Nielsen Mendes, que nos apoiaram nessa missão de fomentar a adesão dos prefeitos desses municípios. Esse trabalho é também resultado do esforço e da dedicação de vários outros membros e servidores, que têm atuado de forma diligente para que os gestores assumam esse compromisso na defesa de um meio ambiente saudável para os cidadãos do Piauí”, diz a promotora Áurea Madruga.

O Zero Lixões tem como objetivo estimular os municípios a se adequarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010), ou seja, que eles iniciem, entre outras ações, a implantação de aterros sanitários, a coleta seletiva e a destinação final ambientalmente adequada de resíduos.

Fonte: MPPI

CEJA e Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB Piauí deliberam propostas em benefício da advocacia: “Atuação irregular e projeto de fiscalização”

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto, reuniu-se com representantes do Conselho Estadual da Jovem Advocacia (CEJA), da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados, e do Núcleo de Assistência à Advocacia (NAAD).  O encontro aconteceu última sexta-feira (05/08) e teve como objetivo deliberar acerca de assuntos referentes aos problemas enfrentados pela advocacia piauiense, como a atuação irregular e a virtualização das audiências.

Como propostas para a solução das questões levantadas estão: um projeto de fiscalização, uma campanha de conscientização que integre a advocacia e a criação de um canal de denúncias. As pautas serão deliberadas em uma sessão do CEJA e da Comissão.

ATUAÇÃO IRREGULAR

A respeito da atuação irregular, foi debatido o descumprimento do Estatuto da Advocacia, que dispõe que o (a) advogado (a) de outro estado, que não tem carteira suplementar na Seccional Piauí, só pode dispor de 5 processos por ano em cada estado, conforme artigo 10, § 2º, da Lei nº 8906.

O presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia (CEJA), Allex Castro, declara que foi constatado um aumento significativo de escritórios atuando irregularmente. “Isso acarreta um prejuízo para a advocacia piauiense. Anteriormente, esses atos eram realizados por advogados correspondentes, impulsionando, sobremaneira, a jovem advocacia”, pontuou.

O advogado acrescenta ainda que ao não prosseguirem com a inscrição suplementar, ocorre a diminuição da receita para a Seccional. “O nosso objetivo, juntamente com a Comissão de Prerrogativas, é o de tutelar os interesses da advocacia piauiense, oportunizando um novo contexto de conscientização e valorização das prerrogativas”, destacou Allex Castro.

Participaram da reunião o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados, Albelar Prado; o presidente do NAAD, Kaio Sampaio e a secretária adjunta da Comissão de Defesa das Prerrogativas e Conselheira Titular do CEJA, Luana Barroso.

OABPI

Tesouro pagou em julho R$ 400,56 milhões em dívidas de estados

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

A União pagou, em julho, R$ 400,56 milhões em dívidas atrasadas de estados, segundo o Relatório de Garantias Honradas pela União em Operações de Crédito e Recuperação de Contragarantias, divulgado hoje (8) pelo Tesouro Nacional. Do total, R$ 162,95 milhões são débitos não quitados pelos estados de Minas Gerais; R$ 106,67 milhões do Rio de Janeiro; R$ 77,46 milhões de Goiás, e R$ 53,47 milhões do Rio Grande do Sul.

Este ano, já são R$ 5,02 bilhões de dívidas de entes subnacionais honradas pela União. Os que tiveram os maiores valores honrados foram os estados de Minas Gerais (R$ 1,97 bilhão), Rio de Janeiro (R$ 1,9 bilhão) e Goiás (R$ 723,04 milhões). Rio Grande do Sul (R$ 399,23 milhões) e Rio Grande do Norte (R$ 15,50 milhões) também aparecem na lista de entes que tiveram as garantias honradas em 2022.

Desde 2016, a União realizou o pagamento de R$ 46,93 bilhões em dívidas garantidas. Além do relatório mensal, o Tesouro Nacional também disponibiliza os dados no Painel de Garantias Honradas.

As garantias representam os ativos oferecidos pela União – representada pelo Tesouro Nacional – para cobrir eventuais calotes em empréstimos e financiamentos dos estados, municípios e outras entidades com bancos nacionais ou instituições estrangeiras, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Como garantidor das operações, ele é comunicado pelos credores de que não houve a quitação de determinada parcela do contrato.

Caso o ente não cumpra suas obrigações no prazo estipulado, o Tesouro compensa os calotes, mas desconta o valor coberto com bloqueios de repasses federais ordinários, além de impedir novos financiamentos. Há casos, entretanto, de bloqueio na execução das contragarantias, a partir da adoção de regime de recuperação fiscal ou por meio de decisões judiciais que suspenderam a execução.

Em 2022, a União recuperou R$ 29,35 milhões em contragarantias. Todo o valor é referente a dívidas pagas do estado do Rio Grande do Norte.

Fonte: Agência Brasil

Teresina mantém queda nos casos de dengue há mais de um mês

A queda no número de casos de dengue tem se verificado nas últimas cinco semanas e a redução foi de 37% na primeira semana de agosto. Esse dado é do Boletim Epidemiológico (BE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de 5 de agosto, que consta na Semana Epidemiológica (SE) 30 quando foram notificados 92 novos casos de dengue, o que comprova a redução quando comparado com os 147 casos notificados na (SE) 29.

Na última semana de julho foi de 80% a redução nos casos da doença e o dado consta no Boletim Epidemiológico (BE) de 29 de julho, da Semana Epidemiológica 29, com 12 novos casos de dengue, comparado com os 59 casos notificados na (SE) 28. A redução na queda de casos foi verificada com 60% no (BE) de 22 de julho, na Semana Epidemiológica (SE) 28 com a notificação de 22 novos casos de dengue comparados com os 55 casos notificados na SE 27.

A queda de casos também aconteceu com 72% verificados no BE de 15 de julho, na (SE) 27 com 34 novos casos de dengue, quando comparado com os 120 casos notificados na SE 26. Os casos se mantiveram em queda de 79% e consta no (BE) de 8 de julho, na (SE) 26, com 18 novos casos de dengue quando comparados com os 84 casos notificados na SE 25. Os dados apontaram redução de 55% nos casos de dengue conforme o (BE) de 1º de julho, na (SE) 25, que registrou 24 novos casos quando comparado com os 53 casos notificados na SE 24.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, avalia que as ações em conjunto com diversos órgãos foram fundamentais para essa redução. “Tivemos a colaboração de equipes do 25 BC, ações de limpeza nos bairros, principalmente na zona Norte que tinha mais casos, fizemos a pulverização com bombas costais e carro fumacê e a população recebe orientações sobre os cuidados para não ter criadouros dos mosquitos. Temos também o fator de que não estamos mais no período das chuvas o que facilita conter os casos de dengue”, diz. 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da FMS realiza o trabalho em Teresina com os agentes de endemias que percorrem toda a cidade para identificar locais que possam acumular água e para orientar a população.

Palmeiras faz 3 a 0 no Goiás e se isola na liderança do Brasileirão

Foto: Cesar Greco/Palmeiras/Direitos Reservados

O Palmeiras não deu chances ao Goiás e, com a vitória por 3 a 0 na tarde deste domingo (7), no Allianz Parque, em São Paulo, abriu seis pontos de vantagem na liderança da tabela do Campeonato Brasileiro (tem 45, contra 39 do vice-líder Corinthians). Mayke e Raphael Veiga, no primeiro tempo e Atuesta, no segundo, marcaram os gols da partida. O Goiás, com 25 pontos, é o 13º, mas ainda pode ser ultrapassado pelo Coritiba, que joga nesta segunda-feira (8), no encerramento da 21ª rodada.

Empurrado por mais de 38 mil torcedores, o Verdão assumiu o controle da partida. Aos 11, Wesley perdeu gol feito. Aos 19, no entanto, o placar foi aberto: após contra-ataque, Dudu avançou pela esquerda e rolou para Mayke, na outra ponta, acertar um belo chute de primeira para vencer o goleiro Tadeu.

O Palmeiras ampliou a vantagem no placar nos acréscimos da primeira etapa, em lance controverso. Wesley cruzou da direita e a bola acertou o braço de Caetano dentro da área. Após revisão do VAR, foi marcado pênalti, convertido por Raphael Veiga, que chutou no meio do gol, no alto.

A vitória foi concluída já na reta final da partida. Aos 39 da segunda etapa, o colombiano Atuesta recebeu na esquerda, ajeitou o corpo e chutou com categoria, no ângulo direito de Tadeu, para definir o 3 a 0.

A semana que se inicia terá dois duelos de rivalidade e importância para o Palmeiras. Na quarta (10), o Verdão recebe o Atlético-MG para definir quem passa às semifinais da Libertadores. A partida de ida terminou empatada em 2 a 2. Três dias depois, a equipe visita o rival Corinthians em confronto dos dois primeiros colocados do Brasileirão.

Também no sábado (13), o Goiás recebe o Avaí pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Fluminense chega a dez jogos sem perder ao bater Cuiabá

Quem também vive bom momento é o Fluminense, que completou dez partidas de invencibilidade ao passar pelo Cuiabá por 1 a 0, na tarde deste domingo (7), no Maracanã. Antes do jogo, o Tricolor prestou homenagem ao humorista Jô Soares, falecido na última sexta (5) e que era torcedor do clube. Aos gritos de “Ah, é Jô Soares” dos mais de 46 mil presentes ao estádio, o telão exibiu uma mensagem com um “beijo do Flu”. Além disso, todos os jogadores do time entraram em campo vestindo uma camisa com o nome de Jô Soares às costas.

Quando a bola rolou, o Flu logo fez a torcida sorrir. Com menos de um minuto, o time roubou a bola próximo à área adversária. Paulo Henrique Ganso foi acionado já dentro dela e tocou de letra para o argentino German Cano completar de primeira para marcar, definindo o placar final do jogo. Este foi o 13º gol do atacante na competição. Ele é o artilheiro do campeonato. No ano, Cano já marcou 30 vezes.

Com a sequência de sete vitórias e três empates, o Fluminense se firmou na terceira posição, com 38 pontos. Já o Cuiabá amarga a zona de rebaixamento, com 20 pontos, em 17º.

Na próxima rodada, o Dourado recebe o lanterna Juventude, no sábado (13). No dia seguinte, o Tricolor visita o Internacional em Porto Alegre.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

PM trava luta corporal e é baleado por suspeito no Jacinta Andrade, em Teresina

Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí Jade Araújo / A10+

Um cabo da Polícia Militar foi baleado na noite deste domingo (8) ao atender uma ocorrência no bairro Jacinta Andrade, zona Norte de Teresina. O PM, identificado como Cabo Airton, foi baleado na região da virilha, mas a bala transfixou e o estado de saúde é estável.

A PM recebeu a denúncia sobre um homem, identificado como Felipe Neres da Silva, que estaria depredando o veículo de sua ex – companheira, que acionou a polícia. Ao chegar no local, o suspeito estava na rua, ao ser abordado, desferiu um soco no olho do cabo Airton que caiu no chão.

O suspeito então iniciou uma luta corporal com os dois PM’s, quando a arma do cabo Airton caiu no chão e o homem pegou a arma e efetuou um disparo na altura da virilha do PM.

O policial foi levado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) para atendimento médico, já o suspeito foi detido e encaminhado para a Central de Flagrantes para os procedimentos de praxe.

Fonte: Portal A10+

Inscrições para o concurso do TJPI terminam hoje (08)

TJ-PI

Terminam nesta segunda-feira(08), às 23h59, as inscrições para o concurso do Tribunal de Justiça do Piauí(TJPI). Os interessados devem efetuar as inscrições exclusivamente pela internet, no site da banca organizadora Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional – Idecan (acesse aqui). O valor da taxa é R $110.

De acordo com o edital, o concurso público compreenderá exame de habilidades e conhecimentos, mediante aplicação de provas objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório.

As provas serão realizadas nas cidades de Teresina e região metropolitana, Parnaíba e Picos, nas datas previstas de 10 e 11 de setembro.

O certame oferta 80 vagas, nos cargos de Analista Judiciário e Analista Administrativo, com salário inicial de R$ 7.328,01.

As vagas são para Analista Judiciário nas áreas Judiciária, Apoio Especializado e Administrativa. Para a área Judiciária, o certame oferece vagas para Analista e para Oficial de Justiça/Avaliador. Na área Apoio Especializado, foram disponibilizadas vagas para os cargos Analista de Sistema, Assistente Social, Fisioterapeuta, Contador, Enfermeiro, Médico, Odontólogo e Psicólogo e ainda vagas para formação de cadastro de reserva.

Fonte: TJ-P