Sexta-feira, Junho 26, 2026
35.1 C
Teresina

Ministra Cristiane Brito entregará certificados do Famílias Fortes aos facilitadores do Serviço de Convivência

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Foto (Ascom/Semcaspi)

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) receberá nesta quinta-feira, (17), às 14h30, no Teatro João Paulo II, no bairro Dirceu, zona Sudeste, a Ministra Cristiane Britto, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em solenidade de entrega de certificados para os facilitadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os certificados são referentes ao curso online do Programa Famílias Fortes, que foi realizado no mês de agosto deste ano, por meio da plataforma AVA MEC.

Após a certificação, os facilitadores dos Serviços de Convivência iniciarão as atividades do Programa Famílias Fortes no mês de setembro, nos quatro territórios da capital: Centro de Convivência Saber Viver, na zona Norte; Centro de Convivência Padre Humberto Pietro Grande, zona Leste; Centro de Convivência Cidadania, zona Sul; e no Serviço de Convivência do CRAS Sudeste IV.

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, estes certificados são resultados de estudos dos servidores para a implantação do Programa Famílias Fortes.

“A gestão está engajada e disponível a buscar o melhor aos nossos usuários e o prefeito Dr. Pessoa não tem medido esforços para qualificar os nossos servidores. O Programa Famílias Fortes é voltado aos assistidos do Serviço de Convivência, com idade de 10 a 14 anos, e tem como objetivo prevenir comportamentos de risco dentro das famílias. Este programa vai ajudar a fortalecer o trabalho já realizado nos nossos Centros de Convivência”, ressaltou.

Olavo Almeida, chefe da Divisão do Serviço de Convivência, explica que serão trabalhados temáticas com crianças e adolescentes e seus pais a fim de melhorar o relacionamento entre eles.

“O Programa Famílias Fortes é do Governo Federal e tem como objetivo atuar na prevenção de riscos, que é muito comum entre crianças e adolescentes. Quando a gente trabalha temas relacionados a este público e a parentalidade, a gente tem a oportunidade de oferecer para estas famílias ferramentas para melhorar o relacionamento entre pais e filhos, e consequentemente, prevenindo as situações de riscos, que são uso de drogas, evasão escolar, envolvimento com a violência”, esclareceu.

PMT

Fenelaw 2022: OAB-PI firma parceria e oferece desconto para a maior Feira Congresso voltada para o mercado jurídico da América Latina

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, é parceira na Fenelaw, a principal Feira Congresso para o mercado jurídico da América Latina. O evento, que reunirá grandes nomes do Direito, acontecerá entre os dias 19 e 21 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Na edição deste ano, o Congresso terá como tema a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com o objetivo de estabelecer padrões a serem seguidos quando se trata do uso de dados pessoais, a LGPD tem a finalidade de criar um ambiente seguro e controlado para os usuários e garante autonomia nas decisões a este respeito.

“A OAB Piauí está sempre em busca de parcerias que possam beneficiar a advocacia piauiense. Esse Congresso é uma excelente oportunidade de adquirir conhecimento e desenvolver networking com profissionais do Direito de todo o país. Não deixem de participar”, frisou Celso Barros Coelho Neto, presidente da OAB-PI.

INOVAÇÃO JURÍDICA

A presidente da Comissão Especial de Coaching Jurídico da OAB Nacional, Ticiana Arêa Leão, destaca que a feira reúne os maiores players do mercado. “Tecnologia, inovação, tudo que otimiza o trabalho da advocacia, dos departamentos jurídicos e das áreas afins à advocacia será apresentado no evento”, pontua.

Durante os três dias de imersão em conhecimentos na Fenalaw, será possível encontrar as maiores novidades do mercado de gestão, tecnologia e inovação jurídica. Serão mais de 300 palestrantes, 21 seminários, Fenatalks, sete salas simultâneas com muito conteúdo e cases de sucesso, e 80 expositores.

Conheça as modalidades de inscrição no site da www.fenalaw.com.br e aproveite os valores promocionais.

A advocacia piauiense pode utilizar o cupom OABPI15 para obter 15% de desconto em sua inscrição. Inscreva-se e aproveite essa oportunidade!

Confira a programação completa

OABPI

Piauí passa a ter dois casos confirmados de varíola dos macacos

FOTO: Reprodução/OMS 20.5.2022

A Secretaria de Estado da Saúde(Sesapi) confirmou mais dois casos de Monkeypox que estavam em investigação, totalizando três casos positivos no estado, sendo que um deles é de uma pessoa de São Paulo e deve ser registrado no estado de origem.Os novos casos confirmados são referentes a dois homens, sendo um deles residente em Teresina e o outro em São Paulo, mas que estava passando férias na capital piauiense.

Com esses novos resultados, o Piauí passa a contabilizar seis casos descartados, dois casos positivos, um caso provável e mais 26 casos em investigação. As amostras que ainda seguem em investigação estão em análise no laboratório de referência do estado na Fiocruz.

Segundo o relatório da coordenação de epidemiologia da Sesapi, 17 municípios, de norte a sul do estado, já notificaram casos suspeitos, sendo Teresina e Parnaíba os municípios com maior número de registros até o momento. O Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde do estado do Piauí(Cievs) segue acompanhando e monitorando todos os casos suspeitos notificados.

“Nós verificamos algumas informações baseadas nos dados de casos suspeitos notificados aqui no estado. Primeiramente, a maioria dos casos suspeitos estão em pessoas do sexo feminino, 21 casos. Além disso, quando olhamos a faixa etária, possuímos casos suspeitos em diversos grupos, mas 60% dos casos notificados estão na faixa etária de 15 a 39 anos “, fala a coordenadora do Cievs, Amélia Costa.

Segundo ela, com a confirmação dos novos casos é de fundamental importância a população ficar atenta aos sinais e sintomas da doença, e procurar os serviços de saúde do município caso a pessoa comece a detectar sintomas como febre, dor de cabeça, dor muscular e o surgimento de vesículas pelo corpo. “ Esses são os principais sintomas observados da doença nos casos já confirmados pelo mundo”, destaca Amélia. Ao mesmo tempo, caso seja confirmada a infecção, é essencial seguir o período de isolamento recomendado de 20 dias”, diz a coordenadora.

A epidemiologista destaca ainda que é essencial que todos os 224 municípios fiquem atentos a questão dos vínculos epidemiológicos.
“As vigilâncias dos municípios precisam acompanhar os casos suspeitos e confirmados, além de verificar constantemente os contatos que essas pessoas tiveram, alem de viagens e visitas realizadas, para que as medidas epidemiológicas adequadas sejam adotadas, buscando evitar o aumento de casos. Além disso, é preciso que a população continue adotando as medidas higiênico sanitárias já aprendidas durante a pandemia, evitar aglomeração, higiene pessoal, uso de máscara são modos de prevenir mais casos dentro do estado”, disse a coordenadora.

SESAPI

PRF apreende 470 celulares Apple e Xiaomi sem nota fiscal em cidade do Piauí

Policiais Rodoviários Federais realizaram a apreensão de cerca de 470 produtos eletrônicos sem nota fiscal na BR-230, em Floriano, no Sul do Piauí. O carregamento era transportado no bagageiro de um ônibus.

Durante a fiscalização, os policiais verificaram que no interior do ônibus estavam sendo transportadas várias caixas de produtos eletrônicos sem nota fiscal.

Quando questionado, o motorista afirmou que toda a mercadoria fora despachada como encomenda em São Paulo/SP e não foi entregue qualquer documento ao responsável pelos fretes.

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal. Toda mercadoria apreendida foi encaminhada à Secretaria de Fazenda (Sefaz-PI), em Floriano, para adoção das medidas legais cabíveis.

FONTE: 180

Contratações de consignado no Auxílio Brasil devem começar em setembro

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, disse hoje (17) que as contratações de crédito consignado por beneficiários do Auxílio Brasil devem começar até o início de setembro. Após a edição do decreto que regulamentou a concessão desse empréstimo, o Ministério da Cidadania trabalha em normas complementares para o início das operações.

“Já temos quase 17 instituições financeiras homologadas pelo Ministério da Cidadania aptas à concessão do empréstimo consignado. É um número que mostra o interesse do mercado em estar disponibilizando o crédito para essa população”, disse, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

O crédito consignado é aquele concedido pelas instituições financeiras com desconto automático das parcelas em folha de pagamento do salário ou benefício. Os beneficiários do Auxílio Brasil poderão fazer empréstimos de até 40% do valor do benefício e autorizar a União a descontar o valor da parcela dos repasses mensais.

O programa social tem valor mínimo de R$ 400, mas de agosto a dezembro deste ano o benefício será de R$ 600.

Extrema pobreza

O ministro Ronaldo Bento estava acompanhando do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Erik Figueiredo, que apresentou um estudo que avalia os efeitos do Programa Auxílio Brasil sobre a extrema pobreza, o mercado de trabalho e a insegurança alimentar. A nota Expansão do Programa Auxílio Brasil: Uma Reflexão Preliminar, assinada por Figueiredo, foi divulgada na semana passada.

De acordo com o Ipea, a previsão da Organização das Nações Unidas (ONU) era que a taxa de extrema pobreza brasileira saltaria de 5,1% em 2019 para 8,8% em 2022, mas segundo Figueiredo, a tendência é contrária, com a projeção de uma redução da taxa de extrema pobreza para 4,1% em 2022. Em 2021, 6% dos brasileiros estavam na condição de extrema pobreza.

Para chegar a essa previsão, Figueiredo explicou que o Ipea considerou a adição de 5,7 milhões de famílias no Auxílio Brasil em 2021 e 2022. “Evidente que isso vai ter um impacto na extrema pobreza. Consideramos esse incremento com base em dados mais concretos”, disse.

O estudo diz ainda que o crescimento da prevalência de desnutrição e insegurança alimentar no Brasil não tem impactado os indicadores de saúde ligados à prevalência da fome. “Entre 2018 e 2021, o número de internações relacionadas à desnutrição protéico-calórica de graus moderado e leve, à desnutrição protéico-calórica grave, ao atraso do desenvolvimento devido à desnutrição protéico-calórica, à kwashiorkor [deficiência de proteínas] e ao marasmo nutricional apresentou queda”, informou o Ipea.

De acordo com o instituto, o aumento do repasse do programa representou, entre janeiro e agosto, aproximadamente 2,5 vezes a perda de renda do trabalho das famílias pobres em decorrência da pandemia da covid-19. Além disso, segundo Figueiredo, o crescimento do programa social impulsionou as economias locais.

“Em todas as regiões do país, houve uma relação diretamente proporcional na quantidade de empregos formais gerados e famílias acrescidas ao Auxílio Brasil. Em média, para cada mil famílias incluídas no Auxílio Brasil, há a geração de 365 empregos formais”, disse.

AGÊNCIA BRASIL

UNINASSAU participa do 1º Festival Quitanda da SEMEST

Centro Universitário ofertará serviços veterinários gratuitos na feira de Economia Solidária, que acontece neste sábado (20)

O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau em Teresina, por meio do curso de Medicina Veterinária, em parceria com a Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina (SEMEST), participa do 1º Festival Quitanda da SEMEST, evento que acontece no Parque da Cidadania, a partir das 10h. Durante a programação, haverá exposição e comercialização de variados produtos e serviços de pequenos empreendedores teresinenses, além de atividades esportivas, música e espaço para pets.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária do UNINASSAU Teresina, Gerson Tavares, reforça o convite para o evento e explica a participação da Instituição. “A Feira tem como propósito estimular os empreendedores da capital. E, junto aos amigos protetores dos animais, atuaremos com atendimento clínico veterinário, oferecendo vermifugação e aplicação de vitaminas. Essa ação faz parte do calendário comemorativo do aniversário de Teresina. Nós, como Instituição de Ensino, colaboramos junto à sociedade, junto aos teresinenses”, explica Tavares.

A secretária da SEMEST, Socorro Bento, relata que o evento tem a proposta de trazer para Teresina um espaço alegre, festivo e atrativo, com o trabalho desenvolvido por empreendedores da região. “O 1º Festival da SEMEST traz o melhor da produção dos micro e pequenos empreendedores locais. Além de um espaço de exposição, nossa proposta é oportunizar opções alternativas e produzidas pelos nossos conterrâneos, além de oferecer aos nossos expositores um ambiente com a funcionalidade de uma vitrine de divulgação para seus produtos e serviços”, finaliza a secretária.

O evento terá atendimento gratuito e objetiva gerar benefícios aos empreendedores de Teresina, além de sensibilizar a população sobre a questão dos maus-tratos aos animais. Outros serviços também farão parte da programação, como feira gastronômica, venda de artesanato, exibição de atrações musicais e desportivas.

Sesapi realiza mais de 3 mil atendimentos em neurocirurgia no interior do PI

A Secretaria de Estado da Saúde comemora a marca de mais de 3 mil atendimentos de urgência e emergência em Neurocirurgia, no interior e no litoral do estado do Piauí neste ano de 2022. De janeiro a julho, foram 971 internações e 262 cirurgias neurológicas realizadas nos hospitais regionais de Floriano, Picos e Parnaíba.
No Hospital Regional Tibério Nunes (HRTN), em Floriano, foram realizados 1.129 atendimentos de urgência e emergência, 346 internações, 110 cirurgias e 421 atendimentos ambulatoriais. O serviço em Floriano já funciona desde 2017, implantado pela Sesapi e beneficiando toda a região.
No Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, foram 1.179 atendimentos de urgência e emergência; 332 internações e 71 cirurgias. Já no Hospital Regional Justino Luz (HRJL), em Picos, foram realizados 808 atendimentos de urgência e emergência; 293 internações e 81 cirurgias.
Segundo o Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, a Sesapi tem buscado pela descentralização do serviço de alta complexidade para que o piauiense possa receber atendimento sem sair do seu município. “O paciente recebe atendimento próximo de casa, sem precisar se deslocar para Teresina. Como é um atendimento precoce, as sequelas graves são reduzidas. Vamos trabalhar para que mais hospitais do interior do Piauí possam realizar esses atendimentos de alta complexidade”, afirma o gestor.

Suspeito de cometer assaltos é baleado durante troca de tiros com a PM em Joaquim Pires

Material apreendido com o suspeito durante prisão em Joaquim Pires PM-PI

Um homem, de nome não revelado, suspeito de cometer arrastões foi baleado na perna após trocar tiros com a Polícia Militar em Joaquim Pires, no interior do Piauí, na noite dessa terça-feira (16).

Segundo a polícia, o suspeito e um comparsa estavam realizando assaltos no centro da cidade e disparando contra às vítimas e a fiação elétrica dos postes da Equatorial.

Uma patrulha coordenada pelo subtenente Vieira, visualizou uma moto bros ocupada por dois elementos e realizou o acompanhamento tático, prosseguindo até a zona rural de Murici dos Portelas, na altura do localidade Porcos, quando a dupla foi alvejada.

De acordo com a PM, um dos bandidos conseguiu fugir pela mata. O outro foi preso e levado ao pronto socorro do hospital de Joaquim Pires após ter sido baleado.

Com ele, a polícia apreendeu um revólver calibre 38, sete celulares, uma touca ninja, carteira porta-cédulas, a motocicleta, mochila e outros itens.

Fonte: Portal A10+

Edital de Convocação para audiência pública sobre desabastecimento de medicamentos e insumos na rede hospitalar de Teresina

A 29ª Promotoria de Justiça de Teresina realizará na próxima sexta-feira, 19 de agosto, audiência pública para discutir o desabastecimento de medicamentos e insumos na rede hospitalar de Teresina.

A audiência ocorrerá às 10 horas da manhã, no auditório da Sede Leste do Ministério Público do Piauí, em Teresina, localizada na Avenida Lindolfo Monteiro, nº 911, bairro de Fátima. O promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes será o responsável por presidir os debates, que devem abordar os aspectos jurídicos e técnicos sobre o assunto. 

Foram convidados para a reunião profissionais de saúde, gestores e representantes da rede hospitalar. Além disso, o debate é aberto à sociedade em geral. 

As manifestações poderão ser feitas por escrito ou de formal oral, obedecendo à ordem de inscrição. Aos participantes é permitida, ainda, a apresentação de documentos, contendo o inteiro teor de suas contribuições, para anexar aos autos de inquéritos civis públicos, procedimentos administrativos, notícias de fato e procedimentos preparatórios correlatos ao objeto da audiência pública.

FONTE: MPPI

OAB Piauí participa do lançamento da 4ª edição da campanha “Diga Não à Corrupção”

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, estiveram presentes no lançamento da campanha “Diga Não à Corrupção” que aconteceu na sede do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI), na última quinta-feira (11/08). O evento contou com a presença de membros da Comissão de Direito da Saúde e de Direito Eleitoral da OAB-PI. O objetivo da campanha é a ressaltar a importância do voto consciente.

O presidente da Comissão de Direito da Saúde, Williams Cardec, afirma que a inciativa do Sindicato dos Médicos é de extrema relevância. “A campanha precisa ser abraçada por toda a sociedade. É preciso unir forças e trabalhar para haja mais transparência com a gestão pública e com os recursos, principalmente os direcionados à saúde. É crescente a defasagem da saúde pública em nosso Estado e a melhor maneira de solucionar os problemas é votar em candidatos capacitados e comprometidos com o nosso povo”, pontuou o advogado.

Carlos Douglas, presidente da Comissão de Direito Eleitoral, declara que a OAB Piauí se mantém atuante no combate à corrupção eleitoral e ao exercício efetivo do direito ao voto. “É importante destacar que cada eleitor tem que ter a consciência de que o seu voto muda uma situação, muda uma vida. Então, o voto não tem preço, ele tem consequência. É preciso que exerçamos o sufrágio universal com a consciência limpa”, destacou.

O advogado acrescenta ainda que é necessário conhecer e entender as propostas de cada candidato(a). “Essa é uma missão institucional da OAB. O Conselho Federal e todas as Seccionais estão atentas às falas, às atitudes, ao abuso do poder político e econômico, e, principalmente, à corrupção eleitoral”, afirmou Carlos Douglas.

OABPI