Sábado, Junho 27, 2026
23.2 C
Teresina

Azul faz voo de inauguração na Rota das Emoções e anuncia aumento de viagens em Parnaíba

às 12:21

Foto: Reprodução / Ascom Casa Civil

A Rota das Emoções é o principal destino turístico no Nordeste e ganhou no dia 5, um novo voo da empresa aérea Azul. O diretor de Relações Institucionais da Empresa Azul Linhas Aéreas, Fábio Campos, anunciou ainda o aumento de voos entre Parnaíba e Campinas em São Paulo.

“Estamos anunciando aqui, que dobramos a malha da Azul em Parnaíba, contando com quatro voos semanais, ligando a Campinas, que é o nosso ponto principal, e de lá para mais de 70 destinos em todo o Brasil”, afirmou.

É um grande passo para o turismo local e para o desenvolvimento do Estado do Piauí.

Foto: Reprodução

Alunos de Teresina conquistam o 1º lugar na Olimpíada Brasileira de Satélites

O grupo formado por alunos e professores do Programa Cidade Olímpica Educacional, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semec) conseguiu o título

às 12:05

Foto: Reprodução / Prefeitura de Teresina

Alunos e professores da Rede Municipal de Teresina viajaram mais de 1000 km até Natal, no Rio Grande do Norte, para realizar um feito educacional histórico. A equipe participou da 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT) e conquistou o primeiro lugar no Nível I, destinado a alunos do Ensino Fundamental.

O grupo é formado por alunos e professores do Programa Cidade Olímpica Educacional, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semec) para estimular a participação dos estudantes das escolas municipais em competições de conhecimento. 

Na OBSAT, lançaram um satélite na estratosfera, com o objetivo de estudar a radiação ultravioleta e o gás ozônio. O projétil alçou voo por mais de 30 mil metros no céu e retornou com dados importantes para a próxima etapa da pesquisa.

Essa foi a terceira fase da Olimpíada, e toda a turma do Cidade Olímpica conquistou o primeiro lugar do Norte e Nordeste. Agora, deve competir com as equipes campeãs das outras regiões do país. O projeto é coordenado pelo professor Edward Montenegro, que está empolgado com o desempenho dos alunos.

Foto: Rerodução / Prefeitura de Teresina
Foto: Reprodução / Prefeitura de Teresina

Quem enfrentou o nervosismo e apresentou o projeto piauiense para jurados e equipes de sete estados nordestinos foi a capitã Lara Rodrigues, de apenas 13 anos, aluna do 8º ano da Escola Municipal Manoel Paulo Nunes.

“Nosso projeto foi um sucesso, conseguimos fazer o lançamento e ganhar o primeiro lugar. Foi uma experiência enriquecedora e espero que na próxima fase a gente tenha o mesmo desempenho”.

Desfiles de 7 de setembro retornam este ano em Teresina

Eventos deixaram de ser realizados por dois anos consecutivos por conta da pandemia de covid-19

às 11:57

Foto: Reprodução / Prefeitura de Teresina

Nesta quarta-feira (07) é comemorado os 200 anos da Independência do Brasil e o tradicional desfile cívico será realizado na Avenida Marechal Castello Branco em Teresina. O desfile passou dois anos sem ser realizado por conta da pandemia da covid-19. 

De acordo com a organização do evento a expectativa é que mais de 50 mil pessoas compareçam ao local e prevê uma programação que vai de 7h às 10h neste feriado. O desfile contará com arquibancada e com a presença de diversas instituições municipais, estaduais e particulares além das tropas militares e dos desfiles de viaturas.

A Marechal Castello Branco e suas avenidas adjacentes serão fechadas a partir das 6h da manhã desta quarta-feira (07) pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e o Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran). O desfile também terá o desfile do Clube do Fusca de Teresina. 

Piauí é o estado do Brasil com mais pesquisas eleitorais

Sondagens de intenção de voto são mais que o dobro de quantidade registrada em São Paulo, por exemplo

às 11:41

Foto: Reprodução / Agência Brasil

Com apenas 1,6% do eleitorado brasileiro, um dos menores do país, o Piauí é o estado campeão em número de pesquisas eleitorais registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos últimos oito meses. A quantidade de sondagens de intenção de voto no Piauí é mais que o dobro das pesquisas feitas e registradas em São Paulo, estado com eleitorado 14 vezes maior.

De acordo com publicação da Veja, foram 93 pesquisas registradas no Piauí até o dia 31 de agosto. No estado de São Paulo, que tem 22,6% do eleitorado nacional, foram registradas apenas 43 pesquisas no mesmo período. Contudo, entre os dias 1 e 6 de setembro, já após a publicação da Veja, mais seis pesquisas do Piauí foram registradas e o número agora é de 99 pesquisas em oito meses. Em média, são praticamente 12 pesquisas por mês no Piauí.

Algumas dessas pesquisas, inclusive, apresentam resultados divergentes.

Confira o funcionamento de serviços essenciais de saúde durante o feriado em Teresina

Nesta quarta-feira (7) os serviços administrativos da FMS, a parte ambulatorial (Lineu Araújo) e mais as outras 86 UBS não funcionam

às 11:39

Os serviços essenciais de saúde em Teresina funcionam normalmente no dia 7 de setembro, em alusão ao Dia da Independência do Brasil. Os Hospitais, maternidades, Unidades de Pronto Atendimentos (UPAS), SAMU e alguns postos básicos de saúde (UBS) estarão abertos e atendendo a população.

Estarão abertas as UBS do Parque Piauí, Porto Alegre, Santa Isabel, Renascença e Santa Maria da Codipi, para consultas, prevenção em saúde e vacinação de rotina. Amanhã (07) não funcionam os serviços administrativos da FMS, a parte ambulatorial (Lineu Araújo) e mais as outras 86 UBS.

A vacinação Covid volta ao normal no dia 8 nos seguintes locais: Terminal do Parque Piauí, Terminal do Zoobotânico, Terminal do Livramento e Terminal do Buenos Aires, que estarão vacinando pessoas a partir dos 12 anos. E todos aqueles a partir de 3 anos de idade podem ir ao posto de vacinação que fica no Teresina Shopping.

As Unidades Básicas de Saúde estarão vacinando crianças de 5 a 11 anos: UBS Buenos Aires, UBS Parque Brasil, UBS Saci, UBS Monte Castelo, UBS Irmã Dulce, UBS Cidade Jardim, UBS Satélite, UBS Alto da Ressurreição e UBS Parque Poti.

Prazo para prestação de contas parcial de campanha começa sexta-feira

O prazo para candidatos entregarem a prestação de contas parcial de campanha começa na próxima sexta-feira (9) e segue até 13 de setembro.

Desde 16 de agosto, quando começou a campanha eleitoral, todas as candidaturas são obrigadas a enviar relatórios financeiros, com os dados de arrecadação de campanha, a cada 72 horas à Justiça Eleitoral.

No sistema de divulgação de candidaturas e contas da Justiça Eleitoral, que é atualizado de hora em hora, já é possível, inclusive, consultar como estão sendo gastos os recursos oriundos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), por exemplo.

Para isso, basta entrar na página de uma candidatura e rolar a página para baixo para ter acesso às informações sobre receitas e gastos.

Na prestação de contas parcial, os candidatos devem encaminhar toda documentação para comprovar os gastos antecipados nos relatórios financeiros.

Em 15 de setembro, o TSE divulgará a prestação de contas parcial de campanha de candidatos e partidos políticos com a indicação dos nomes, do CPF ou CNPJ dos doadores e dos respectivos valores doados.

A prestação de contas final da campanha de cada candidato deverá ser feita até 30 dias após a realização das eleições. A regra vale tanto para o primeiro turno (2 de outubro) como para eventual segundo turno (30 de outubro).

Com informações da Agência Brasil

Cresce o número de denúncias de violência contra animais no Piauí

O crescimento do número de denúncias de violência contra animais no estado mobilizou os deputados a aprovarem, na última sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), um Indicativo de Projeto de Lei para aumentar a rede de atendimento a essas vítimas.


O objetivo é que o Governo do Estado seja autorizado a realizar convênios com Prefeituras e Organizações da Sociedade Civil para viabilizar resgates e acolhimentos de animais vítimas de maus-tratos. A matéria segue para análise do Executivo estadual que, caso acate a proposta, envia um Projeto de Lei à Casa Legislativa.


Na Constituição Federal, a proteção a animais está reservada à União e aos estados. No entanto, segundo a justificativa do Indicativo, o crescimento dos dados relacionados a esse tipo de violência nos últimos anos demonstra que o Piauí não tem estrutura para disponibilizar um serviço público suficiente para coibir os maus tratos e acolher as vítimas.


Os convênios devem viabilizar o resgate e o acolhimento de animais resgatados por Polícia Civil, Polícia Militar e Guardas Civis Municipais. Os órgãos ou entidades que fizerem a parceria com o Governo do Estado devem comprovar previamente que têm condições de abrigar os animais e de que prestam bom trato.

Nícolas Barbosa – Edição: Katya D’Angelles

Prefeitura avança em ritmo acelerado com as obras de revitalização em Teresina

A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro, já concluiu 35% das obras de revitalização da região central da cidade. A equipe da pasta trabalha agora para produzir um novo projeto e dar seguimento à parte de acessibilidade das reformas.

O superintendente Roncalli Filho relembrou que as obras de acessibilidade do Centro estavam completamente paralisadas até o ano de 2021, quando foram assumidas pela SAAD Centro, na gestão do prefeito Dr. Pessoa.

Na época, todo o procedimento que foi iniciado, ainda na gestão passada, teve que ser paralisado devido às irregulares identificadas na execução da obra, uma vez que a empresa previamente contratada não apresentava capacidade operacional para realizá-la.

“Nós optamos por rescindir o contrato com a empresa que estava realizando as obras de acessibilidade e, com o acompanhamento do Ministério Público e todos os órgãos de controle, estamos elaborando um novo projeto, mais moderno, realmente útil e confortável e, assim, vamos abrir uma nova licitação para essa parte da obra”, explicou Roncalli Filho.

IRREGULARIDADES SANADAS

Roncalli Filho ainda destacou que diversas outras irregularidades encontradas na execução das obras de acessibilidade, ainda na gestão anterior, já foram sanadas, a exemplo está o nivelamento do cruzamento localizado nas imediações da Prefeitura de Teresina e o revestimento de pavimentação do cruzamento das ruas Coelho Rodrigues e João Cabral.

A SAAD Centro ainda se comprometeu a realizar uma nova vistoria no dia 30 de setembro, junto ao MPPI, no local das obras em andamento, além do envio dos novos projetos das obras de acessibilidade que será relicitada.

OBRAS DE REVITALIZAÇÃO

No tocante às obas de revitalização, a SAAD Centro está renovando toda a iluminação da região com a instalação de redes de iluminação pública por LED. As lâmpadas de LED se diferenciam das tradicionais, pois são mais brilhantes e consomem menos energia. Assim, reduz gastos públicos com energia elétrica e amplia a sensação de segurança.

As vias que ficam próximas à Prefeitura de Teresina também receberam novas e modernas lixeiras, bancos com meses, além da plantação de mudas e instalação de sinalização e balizadores.

Com a conclusão da obra, Teresina ganhará as suas primeiras “ruas completas”, um novo modelo de organização de via, que traz mais segurança e conforto para carros e transeuntes.

Prefeitura avança em ritmo acelerado com as obras de revitalização em Teresina

Cidade de Piripiri registra a maior temperatura do país

O município de Piripiri, a 165 km da capital do Piauí, registrou a maior temperatura do país no domingo (4), com 40.4 °C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com a chegada oficial do período conhecido como B-R-O-BRÓ, conhecido por suas altas temperaturas, os municípios piauienses já começam a aparecer entre as cidades brasileiras com as maiores temperaturas.

No ranking com os 20 municípios com as maiores temperaturas, além de Piripiri, duas cidades piauienses também apareceram. Em 13º lugar apareceu Campo Maior 38.3 °C e 15º lugar Bom Jesus do Piauí com 38.2 °C. As outras cidades que aparecem na lista são do Tocantins, Maranhão, Goiás e Pará.

Foto: Reprodução / Inmet

Umidade relativa

O estado ainda está com um alerta amarelo em 184 municípios em relação à baixa umidade relativa do ar que deve ser registrada nessa segunda-feira.

Os municípios que estão na área do alerta amarelo, a umidade relativa do ar vai ficar variando entre 30% e 20%. O ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é entre 40% a 70%.

Com a baixa umidade, a recomendação é para que se beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Entre os municípios nessa área são: Acauã, Alvorada do Gurguéia, Amarante, Aroeiras do Itaim, Arraial, Baixa Grande do Ribeiro, Barro Duro, Belém do Piauí, Bertolínia, Bom Jesus, Bocaina, Cajazeiras do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Caracol, Canto do Buriti, Colônia do Gurguéia, Cristino Castro, Dom Inocêncio, Gilbués, Guaribas, Hugo Napoleão, Inhuma, Isaías Coelho, Jaicós, Jerumenha, Jurema, Manoel Emídio, Marcos Parente, Oeiras, Padre Marcos, Paes Landim, Picos, Patos do Piauí, Regeneração, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, São Francisco do Piauí, São Raimundo Nonato, Simões, Uruçuí, entre outros.

B-R-O-BRÓ: Piripiri registra a maior temperatura do país

às 12:03

Foto: Reprodução / Google Maps

O município de Piripiri, a 165 km da capital do Piauí, registrou a maior temperatura do país no domingo (4), com 40.4 °C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com a chegada oficial do período conhecido como B-R-O-BRÓ, conhecido por suas altas temperaturas, os municípios piauienses já começam a aparecer entre as cidades brasileiras com as maiores temperaturas.

No ranking com os 20 municípios com as maiores temperaturas, além de Piripiri, duas cidades piauienses também apareceram. Em 13º lugar apareceu Campo Maior 38.3 °C e 15º lugar Bom Jesus do Piauí com 38.2 °C. As outras cidades que aparecem na lista são do Tocantins, Maranhão, Goiás e Pará.

Foto: Reprodução / Inmet

Umidade relativa

O estado ainda está com um alerta amarelo em 184 municípios em relação à baixa umidade relativa do ar que deve ser registrada nessa segunda-feira.

Os municípios que estão na área do alerta amarelo, a umidade relativa do ar vai ficar variando entre 30% e 20%. O ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é entre 40% a 70%.

Com a baixa umidade, a recomendação é para que se beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Entre os municípios nessa área são: Acauã, Alvorada do Gurguéia, Amarante, Aroeiras do Itaim, Arraial, Baixa Grande do Ribeiro, Barro Duro, Belém do Piauí, Bertolínia, Bom Jesus, Bocaina, Cajazeiras do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Caracol, Canto do Buriti, Colônia do Gurguéia, Cristino Castro, Dom Inocêncio, Gilbués, Guaribas, Hugo Napoleão, Inhuma, Isaías Coelho, Jaicós, Jerumenha, Jurema, Manoel Emídio, Marcos Parente, Oeiras, Padre Marcos, Paes Landim, Picos, Patos do Piauí, Regeneração, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, São Francisco do Piauí, São Raimundo Nonato, Simões, Uruçuí, entre outros.