O usuário vai ter a opção de confirmar por telefone via SMS ou pelo aplicativo, a data, o local e a hora da consulta e exame agendados e que serão realizados via SUS.
Gestores da Fundação Municipal de Saúde (FMS) participaram na manhã desta quarta-feira (5) de reunião para tratar do novo aplicativo de gestão de consultas e exames pelo SUS. O aplicativo foi desenvolvido pela FMS.
Com esse aplicativo, o usuário vai ter a opção de confirmar por telefone via SMS ou pelo aplicativo, a data, o local e a hora da consulta e exame agendados e que serão realizados via SUS.
O diretor de Regulação da FMS, Anderson Martins Dantas, explica que o aplicativo não é para marcação de consultas e procedimentos. “É uma ferramenta para melhorar a comunicação com o usuário, aprimorar o gerenciamento da fila existente no serviço público de saúde evitando que as pessoas não compareçam para a realização das consultas e exames e as vagas sejam perdidas”, diz.
O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, fala que em breve o novo aplicativo será lançando e as equipes já estão em fase de treinamento. “Queremos com a nova ferramenta diminuir o não comparecimento do usuário nas consultas e exames agendados pelo SUS que hoje chega até 50% acarretando um custo alto para o poder público. Por dia são agendados cerca de 7 mil e 500 procedimentos especializados via regulação SUS”, informa o presidente da FMS.
A Prefeitura de Teresina realiza este ano mais uma edição do projeto cultural “Se Essa Rua Fosse Minha”, que homenageia personalidades da capital, que contribuíram de forma significativa para que Teresina se tornasse um lugar cada vez melhor para se viver. Um dos homenageados desta edição, é o jornalista, repórter e apresentador Egídio Brito, que faleceu, aos 32 anos, vítima de meningite viral no ano de 2019.
Egídio começou sua carreira na TV Meio Norte, mas antes de chegar lá, passou pelo portal Clica Piauí, onde encabeçou um blog com postagens regulares. Em 2013, seguiu para a TV Antena 10, onde trabalhou com reportagens. Brito é um dos poucos que conseguiu a façanha de atuar nas quatro principais emissoras do Piauí: TV Meio Norte, TV Antena 10, TV Clube e TV Cidade Verde.
De acordo com professor-doutor Rodrigo Brito, primo do jornalista, Egídio era um profissional apaixonado pelo jornalismo e a família está feliz em saber que ele será homenageado e eternizado pelo projeto.
“Como família, estamos muito felizes com a lembrança do nome dele nesta homenagem. Egídio, desde criança, sempre sonhou em ser jornalista. Tenho recordações dele brincando de repórter, fazendo o próprio microfone de material reciclado e entrevistava os vizinhos. Mesmo sem muitas condições, ele persistiu no sonho. Trabalhou fora da área e um certo dia pediu contas, assumiu um estágio em um portal da capital ganhando menos da metade do que o emprego anterior. Daí em diante, foi conquistando seu espaço, passou pelas principais emissoras do estado, foi produtor, repórter e apresentador”, destaca Rodrigo.
A jornalista Denise Freitas, amiga e colega de profissão, relata o quanto Egídio se dedicava para mostrar ao público teresinense com suas reportagens, uma Teresina cheia de potencial econômico e cultural que, por sua vez, precisava ser valorizada e incentivada ao crescimento.
“Cada dia de Egídio aqui na terra foi uma benção para nós, amigos e familiares. Intuitivamente, Egídio parecia saber disso, vivia apressado para viver. Pressa para se aproximar de quem admirava, amava, pressa para ajudar os pais, pressa para ver os amigos felizes, pressa para ser feliz, pressa para viver. Dentro dele, sabia que teria pouco tempo. Admirava e ‘tietava’ os colegas de profissão sem vergonha alguma e nos ensinava que não é preciso ir longe para termos boas referências. Enquanto esperamos o tempo de Deus, seguimos por um novo caminho que leva agora a rua Egídio Bráulio de Brito, em uma merecida homenagem que eterniza o nome de um ser de alegria, que habitou a terra e do alto agora sorri feliz com essa lembrança. Durante sua carreira, Egídio dedicou parte do seu tempo a mostrar uma cidade cheia de potencial e talento. Ela amava o que fazia e retratava muito bem a realidade de Teresina no dia-a-dia.”, comenta a apresentadora.
Uma das mais amigas mais próximas de Egídio, a consultora de moda Edilene Pereira, conviveu com Egídio durante 15 anos. Ela era a responsável por cuidar da imagem pessoal do repórter quando na TV. Para ela, a homenagem é uma oportunidade de celebrar a memória do jornalista.
“Egídio para mim foi e sempre será uma pessoa muito especial, um homem no qual eu convivi e tive o prazer de conhecer o que ele era. Cheio de vida, amor, carinho e generoso. Para mim, Egídio sempre estará vivo, não tem um dia se quer que não pense nele, lembro de tudo que vivemos juntos. Uma amizade de 15 anos e que vai durar para sempre. Esta homenagem eternizará e a memória digna que queremos dele”, enfatiza Edilene Pereira.
A solenidade para entrega dos certificados e placas está prevista para acontecer no dia 9 de novembro. Após a escolha dos logradouros, a Prefeitura vai encaminhar uma Minuta de Lei para ser aprovada pela Câmara Municipal de Teresina, composta pelos endereços e respectivos nomes, estes escolhidos de acordo com a zona indicada no momento da inscrição, ou pela disponibilidade da área.
O Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) realizou encontros com a equipe do Sebrae e Senai para discutir a criação de cursos voltados para a indústria. Diante das demandas profissionais do setor, essa é uma oportunidade para melhorar a qualificação, além de geração de emprego e renda.
O CIEPI tem realizado parcerias institucionais e diálogos efetivos para um melhor desenvolvimento econômico do Estado.
“Tivemos reuniões com a equipe do Sebrae e do Senai, justamente para melhorarmos a comunicação do CIEPI com as demais instituições do sistema S e promover a criação de cursos que possam atender a demanda de formação técnica laboral do setor industrial. Eles se mostraram a favor disso, nós vamos realizar uma pesquisa entre todos os industriais para ver quais são as demandas do setor e um ranking de prioridade de quais são os cursos mais necessários. A ideia é trabalhar com as duas instituições para atendermos a essa demanda laboral”, disse Federico Musso, presidente do CIEPI.
Dezesseis dos 30 parlamentares eleitos para a 20ª legislatura tiveram menos de um terço de seus votos em uma única região
Os números apurados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referentes às eleições de 2022 mostram que, no Piauí, a maior parte dos deputados estaduais eleitos para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) não conseguiria a vitória no pleito sem buscar votos fora de seu principal reduto eleitoral.
Dezesseis dos 30 parlamentares eleitos para a legislatura que começa em janeiro de 2023 tiveram menos de um terço de seus votos em uma única região, demonstrando que a votação foi distribuída por diversos locais do estado. Entre os 14 que tiveram parte expressiva de sua votação em seus redutos, apenas sete tiveram mais da metade dos votos em uma única região e os demais entre 33% e 50%.
Os dados do TSE mostram ainda que duas grandes regiões do Piauí elegeram quase um terço dos parlamentares. A grande região de Picos elegeu como representantes Severo Eulálio (MDB), Dr. Thales (Progressistas), Dr. Pablo Santos (MDB), Nerinho (PT) e Aldo Gil (Progressistas). A região dos Cocais, que inclui municípios como Piripiri, Esperantina e Luzilândia, estará representada na Alepi, a partir do próximo ano, por Janaínna Marques (PT), Francisco Limma (PT), Dr. Felipe Sampaio (MDB) e Wilson Brandão (Progressistas).
Há casos de deputados eleitos que tiveram boa parte de sua votação fora de seu principal reduto, em geral com muitos votos em Teresina. Dr. Gil Carlos (PT), por exemplo, conquistou cerca de 22% dos votos que o elegeram no município de São João do Piauí e aproximadamente 31% na capital. Situação semelhante aconteceu com o deputado reeleito Marden Menezes (Progressistas). O parlamentar obteve cerca de 17% de seus votos no município de Piripiri e 18% de votos em Teresina
Votação expressiva em uma única cidade não garante eleição
Os números das eleições deste ano mostram apenas três deputados eleitos com votação expressiva em um único município. É o caso de Bárbara do Firmino (Progressistas) que contou com cerca de 60% dos votos que a elegeram apenas na cidade de Teresina. Os eleitores da capital também asseguraram aproximadamente 65% dos votos obtidos pelo presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar (Republicanos). Já no litoral do estado, perto de 58% dos votos que elegeram a candidata Gracinha Mão Santa (Progressistas) são oriundos da cidade de Parnaíba.
Ao mesmo tempo, é possível apontar grandes municípios em que, mesmo o candidato tendo recebido grandes votações, ele não conseguiu se eleger para a Alepi. Floriano, Campo Maior, Oeiras, Piripiri e Altos foram cidades nas quais o vencedor local recebeu muitos votos, mas não obteve a vitória no pleito. Mesmo em Teresina, essa realidade é perceptível, já que apenas dois dos cinco mais votados se elegeram.
Quatro territórios são os que elegem sem depender fortemente de todo o estado
A Constituição Piauiense divide o Piauí em 12 territórios de desenvolvimento. Os locais são unidades de planejamento da ação governamental, cuja classificação considera as peculiaridades locais e regionais.
Apenas os territórios Entre Rios, Planície Litorânea, Vale do Rio Guaribas e Cocais, que são os mais populosos, chegam perto de conseguir eleger parlamentares que não tenham a predileção da população em outras regiões.
O território Entre Rios compreende Teresina e cidades como União, Altos e José de Freitas. Por conta da questão populacional, é uma região em que todos os deputados eleitos tiveram votação expressiva. Dois terços dos parlamentares que vão compor a Alepi a partir de 2023 tiveram mais de 9 mil votos no território. Em geral, isso representa entre 25% e 35% do que a maioria deles recebeu no total.
Mas há destaques como Jeová Alencar, que teve cerca de 74% dos seus votos apenas no território Entre Rios. Bárbara do Firmino também recebeu grande quantidade de seus sufrágios na região, chegando a representar cerca de 65% do total recebido. Dos 33.437 votos de Dr. Vinícius (PT), aproximadamente 56% são deste território.
Seguindo para a Planície Litorânea, três parlamentares tiveram grande parte de seus votos no território. Gracinha Mão Santa recebeu cerca de 76% da sua votação nesta região. O estreante Rubens Vieira (PT), com aproximadamente 67% de seus votos recebidos no litoral, é outro representante do território. Dr. Hélio (MDB) também teve grande votação na Planície Litorânea, ela representou cerca de 43% dos sufrágios recebidos pelo parlamentar reeleito.
No Vale do Rio Guaribas, onde fica a cidade de Picos, dois parlamentares dependeram mais fortemente dos votos do território. Aldo Gil teve aproximadamente 54% de sua votação oriunda de eleitores da região. Com cerca de 43% de seus votos na área, Nerinho também mostra o seu vínculo com o território. Os demais representantes do Vale do Rio Guaribas conseguiram muitos votos em outras regiões, mostrando força em áreas além de onde são mais influentes.
O quarto território que consegue ser muito importante na eleição de alguns parlamentares é o Cocais. Quatro deputados se elegeram tendo muitos votos na região. Janaínna Marques teve aproximadamente 58% da sua votação no território. O fato se repete para cerca de 42% dos votos de Wilson Brandão e Felipe Sampaio e 33% de Francisco Limma.
As exceções aos quatro territórios citados são a Serra da Capivara e a Chapada das Mangabeiras. No primeiro, Hélio Isaías (PT) recebeu aproximadamente 43% de seus votos. No segundo, Gustavo Neiva (Progressistas) teve cerca de 33% da sua votação. Os demais seis territórios piauienses não deram votos que representassem pelo menos um terço dos votos de um parlamentar eleito.
No mapaé possível ver que entre os três deputados eleitos mais votados em cada território, aqueles que tiveram mais votos no resultado geral se repetem regionalmente. É o caso de Georgiano (MDB), que venceu em quatro territórios e esteve no pódio em mais dois, Severo Eulálio, que venceu em dois territórios e ocupou o pódio em um terceiro, e Dr. Thales, que não chegou a vencer em nenhum território, mas esteve entre os mais votados em quatro deles.
No ano de 2022 estimam-se 66.280 casos novos de câncer de mama no Brasil, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100mil mulheres e para o Piauí estimam-se 590 novos casos da doença para o mesmo ano. No estado do Piauí, ao longo do ano de 2022 já foram notificados 187 novos casos de câncer de mama, além de 129 óbitos em todas as faixas etárias em decorrência da doença, sendo 42 destes óbitos em mulheres de 50 a 69 anos. Em 2021, ocorreram 607 casos novos e 221 óbitos e em 2020 foram 496 casos novos e 201 óbitos. O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização e luta contra o câncer de mama. Tem como objetivo engajar toda a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de mama, que é a primeira causa de morte por câncer na população feminina. A coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde, Auzeni Moura Fé reforça a importância, com a chegada do mês de outubro, do diagnóstico precoce do câncer, fator positivo que permite o tratamento adequado e melhora as respostas do organismo ao tratamento, evitando assim complicações físicas e psicológicas à saúde da mulher. “Com a campanha, buscamos anualmente alertar as mulheres para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado, reduzindo a mortalidade das mulheres pelo câncer de mama”, diz a coordenadora. O Piauí possui 77 mamógrafos, distribuídos em 17 municípios. Cada mamógrafo tem capacidade de fazer até 5.069 mamografias por ano. Em 2022, de acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde, o Piauí já realizou até Julho deste ano 28.219 exames de mamografia onde 26.082 estavam na faixa etária alvo de 50 a 69 anos. Os cuidados para a prevenção são apresentados para as mulheres de forma primária e secundárias. Primariamente, são cuidados gerais recomendados às mulheres, reduzir o tabagismo; reduzir o consumo de álcool; praticar atividade física regularmente; alimentação saudável. Os cuidados secundários fazem referência à procura dos serviços de saúde que podem ajudar na prevenção e diagnóstico precoce, tal qual exame clínico da mama anualmente, mamografia prioritariamente para as mulheres de 50 a 69 anos de idade e o autoconhecimento, o autoexame. “O auto conhecimento é importante para que as mulheres conheçam sua mama. A mulher deve se tocar, observar, sentir, para assim perceber possíveis alterações na mama. Alterações no mamilo, presença de liquido no mamilo, mudança de cor da pele na mama, a presença de nódulos são alterações suspeitas, e ao percebê-las a mulher deve procurar o serviço de saúde para que seja feito o diagnóstico”, explica a coordenadora.
Com aumento de 82% nas inscrições este ano e a maior premiação durante as edições, 3 vencedores(as) nacionais receberam R$ 14 mil para investirem em seus respectivos negócios
De acordo com dados da Global Entrepreneurship Monitor 2020, o contingente de mulheres empreendedoras atinge mais de 30 milhões de pessoas no Brasil. E os(as) vencedores(as) do Prêmio Academia Assaí 2022, que teve os seus resultados divulgados neste mês, refletem exatamente esse cenário. Dos(as) 15 vencedores(as) regionais, 13 foram mulheres.
Para a 5ª edição do prêmio Academia Assaí Bons Negócios, o Assaí manteve o número de vagas, 1.500 participantes, no total (ampliado em dez vezes a partir de 2020, após o início da pandemia de covid-19), com o intuito de beneficiar um leque cada vez maior de micro e pequenos(as) empreendedores(as). Foram mais de 30 mil inscrições em todas as regiões do Brasil, um crescimento de 82% no número de inscritos(as) ante o ano anterior. Entre os(as) 1.500 premiados(as), 70% das pessoas se autodeclararam do gênero feminino e 70% se autodeclaram pretas ou pardas. No total, mais de R$ 850 mil foram distribuídos entre os(as) participantes ao longo de todo o Programa.
Fase regional As inscrições foram avaliadas considerando a regionalidade de cada participante, sendo Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste, além das respectivas categorias do prêmio, que são: ponto de venda fixo, vendedor(a) ambulante e vendas por encomenda. Na etapa regional, os(as) participantes desenvolveram uma série de desafios ao longo da semana de capacitação online. O último desafio dessa fase era o envio de um vídeo sobre seu negócio. Os vídeos enviados foram avaliados por bancas regionais, que eram compostas por colaboradores(as), membros da imprensa e parceiros da Academia Assaí. Todos(as) os(as) 15 vencedores(as) regionais receberam R$ 4 mil em premiações das primeiras etapas do programa, além de telefone celular, capacitação online, assessoria individual em negócios e uma viagem à capital de São Paulo para uma imersão de uma semana em atividades da Academia Assaí.
Vencedores nacionais 2022 Com desembarque em São Paulo, os(as) 15 vencedores(as) regionais do Prêmio Academia Assaí 2022 iniciaram uma intensa Semana de Imersão, que, de forma dinâmica e acolhedora, reuniu atividades que possibilitaram reflexões e aprendizagem, aprimorando conhecimentos, desenvolvimento pessoal e comportamento empreendedor.
Durante a programação, os(as) vencedores(as) regionais tiveram um momento exclusivo, em um café da manhã, com diretores(as) do Assaí, seguiram para uma visita técnica à loja-modelo da empresa, além de uma palestra inspiradora com a chef Aline Chermoula, que é chefe de cozinha, pesquisadora da cozinha da diáspora africana pelas Américas, proprietária da Chermoula Cultura Culinária. Entre outras atividades ao longo do período, os(as) empreendedores(as) tiveram um dia especial na FGV em que olharam para as finanças dos seus negócios com Bia Santos, da Barkus Educacional; e também colocaram a mão na massa em uma ação em parceria com a Ekma, indústria de alimentos com mais de 50 anos de mercado. A agenda incluiu ainda a preparação para a apresentação que os(as) vencedores(as) regionais fizeram no dia da premiação final de Destaque Nacional e um jantar especial no premiado Restaurante Mocotó com direito a palestra do chef Rodrigo Oliveira.
Para chegar aos(às) três vencedores(as) nacionais, os(as) 15 vencedores(as) regionais passaram por uma etapa final da premiação em São Paulo. Cada um(a) realizou uma apresentação para a banca de jurados(as) composta por representantes do Assaí Atacadista e especialistas na área de empreendedorismo, como Lina Maria Useche Kempf, co-fundadora da Aliança Empreendedora, organização sem fins lucrativos que apoia microempreendedores de comunidades através de parcerias com empresas, e Rodrigo Oliveira, chef dos restaurantes Mocotó, Balaio IMS e Caboco. Cada vencedor(a) nacional recebeu R$ 10 mil adicionais.
Dentre as histórias apresentadas, a determinação aparece juntamente com foco e visão de negócios. Esse é um cenário observado tanto por quem inicia um negócio por necessidade, como fonte primária de renda, como por quem também descobre uma oportunidade para empreender.
Foi o caso de Grazielle Ferreira da Silva, empreendedora da Veganos & Especiais – Culinária Inclusiva, de vendas por encomendas de Niterói, Rio de Janeiro. “Tudo começou em outubro de 2018, quando meu filho Nickolas foi diagnosticado com alergias alimentares. A partir deste momento nossas vidas mudaram radicalmente e tivemos que nos habituar com as diversas restrições. Nesse processo conheci o vegetarianismo e o veganismo onde me redescobri! Com a falta de opções e garantia de produtos 100% confiáveis, comecei a me reinventar na cozinha e criar as minhas receitas e a culinária inclusiva passou a fazer parte do meu coração”, conta. A profissional se especializou na área da confeitaria inclusiva, vegana, sem glúten e natural. Grazielle se inscreveu no prêmio Academia Assaí 2022 e foi escolhida como destaque na categoria vendas por encomendas, representando a região Sudeste. “O prêmio é imensamente importante para mim e evidencia a representatividade das pessoas com restrições alimentares e as pessoas da minha comunidade. Com o valor, vou aprimorar e investir ainda mais no meu negócio para alcançar o sonho de ter um ponto físico”, reforça.
No caso de Josenilda Silva dos Santos, do Maná da Nilda, vendedora ambulante no bairro do Uruguai, em Salvador, na Bahia, suas quentinhas viraram o sustento da família. Nilda, como é conhecida carinhosamente, passou a vender e entregar marmitas para os moradores do seu bairro. A experiência de participar do Prêmio Academia Assaí e da Semana de Imersão foi ainda mais emocionante porque a viagem até São Paulo foi a primeira viagem de avião. “A Academia Assaí me proporcionou um momento surreal. Estou muito feliz com tudo o que está acontecendo. Ganhar como destaque e ser reconhecida pelo meu trabalho, além de representar o Nordeste é gratificante para mim”, afirma a empreendedora.
Felipe Rossini Carvalho, do Pão do Rei, também foi um dos vencedores nacionais da premiação, na categoria ponto de venda fixo. Depois de um período de dificuldades, em que precisou fechar negócios anteriores, Felipe se reinventou. Ele, que nunca tinha feito pão antes, buscou receitas da internet e descobriu um novo talento – e com isso abriu um negócio chamado Pão do Rei, em Curitiba (PR). “Fazer pão foi uma paixão que eu descobri e que não vou mais largar. O prêmio Academia Assaí é o reconhecimento de todo o nosso esforço e incentiva o micro e pequeno empreendedor a não desistir dos seus sonhos”, comenta.
O Prêmio Academia Assaí é uma realização da Academia Assaí, programa do Assaí Atacadista que oferece conteúdo, informação e dicas para apoiar os(as) micro e pequenos empreendedores (as) do setor alimentício de todo o Brasil, através de uma plataforma gratuita, e que agora passa a fazer parte dos projetos do recém-criado Instituto Assaí, a organização social e independente da Companhia. Todo o conteúdo é gratuito e acessível para qualquer profissional, basta acessar: www.academiaassai.com.br.
O pó da cacimba, que alimenta minha alma, está sentado, sonolento e calmo, ao fundo do poço. A face da cacimba está cristalina, brilhante e límpida. Uma folha amarela baila sobre o espelho da água ao ritmo do vento. A água é, estupidamente, fria. O vento coado, suave e gelado. O silêncio da sombra, fria, gelada, que embala e acalma o pasto. Uma frestinha, de uma nesguinha de sol, que vara os galhos, as folhas, as flores e os frutos da magueira, visga e penetra, o fundo da cacimba. O vento, sem sela, sem arreio e sem cabresto, corre solto. O cavalo, na solta, solto. A porca, com seus porquinhos, pretos e malhados, desfrutam da lama, que corre do riacho, estreito e raso. O gado aproveita a safra da faveira para matar a fome e engordar a carne. As galinhas, com seus pintinhos, amarelinhos, vão ciscando e alimentando as crias. Os chocalhos, soando, anunciam a chegada das cabras, dos burregos e dos bodes, com o pai de chiqueiro, fedorento, para comer o sal do colcho. Ele, sentado à sombra da faveira, tranquilo, debulha o feijão-verde sobre o paneiro, enquanto o amigo pita seu cigarro de palha e tecendo assuntos da lida. As conversas giram em torno das roças do milho, do arroz e do feijão, pois o inverno não foi bom. Falam de gado e de política. Ela sai, com um pano de prato, amarrado à cabeça, e, balançando os braços, vai tangendo as criações para dentro do chiqueiro. Os cachorros, ofegantes e com língua solta, ficam deitados, sobre a areia fria, escutando a prosa. São bons de caça… São exímios companheiros dos vaqueiros para pegar boi brabo, na caatinga, no campo e na serra, para botar pro curral.
O presidente do PDT do Piauí, vereador Evandro Hidd, e os vereadores Enzo Samuel e Allan Brandão se reuniram com o governador eleito Rafael Fonteles.
No encontro, anunciaram apoio a Lula no segundo turno das eleições. Com o encontro, Evandro Hidd e Allan Brandão, que apoiaram Sílvio Mendes na disputa pelo governo do estado, se aproximam de Rafael Fonteles. O PDT pode ter participação no governo do petista Rafael.
O presidenciável também pode visitar a capital do Maranhão.
às 10:01
Foto: Reprodução
O atual presidente da República e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), deve vir para Teresina durante sua campanha do segundo turno, que se estende até o dia 30 de outubro, dia em que ocorre a votação. Bolsonaro visitou Teresina pela última vez em 2017, quando ainda era deputado federal e pré-candidato a presidente.
De acordo com Samantha Cavalca, presidente do Partido Liberal (PL) no Piauí, o presidenciável vai cumprir agenda no Piauí e no Maranhão, visitando as capitais de ambos os estados. Segundo Samantha a data das visitas ainda não foi decidida.
Jair Bolsonaro vem ao Piauí após sofrer uma grande derrota no estado. O então presidente da República conseguiu apenas 19,90% dos votos válidos, contabilizando 406.897 eleitores piauienses. Por outro lado o ex-presidente Lula (PT) conseguiu 74,25% dos votos no Piauí, ultrapassando em mais de um milhão o número do eleitorado de Bolsonaro.
O Piauí já registrou 15 casos confirmados da varíola dos macacos, segundo painel epidemiológico Monkeypox da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Dos 15, 14 pacientes são homens e uma mulher.
Os casos foram registrados em sua maioria em Teresina, totalizando 13. Os outros foram em Batalha e Parnaíba.
De acordo com o painel epidemiológico, até o momento foram 148 notificações, sendo 54 suspeitos, 69 descartados e 2 prováveis.
Como a doença é transmitida?
A principal forma de transmissão da varíola dos macacos é por meio do contato. Esse contato acontece por pele/pele, secreções ou por objetos pessoais do paciente infectado que você tenha contato. Também é possível se infectar por gotículas respiratórias, mas, nestes casos, é preciso um contato longo e próximo com o doente.
Quais os sintomas?
Os sintomas iniciais da varíola dos macacos são principalmente dores no corpo, febre, mal-estar e cansaço. Então, a doença evolui para um quadro em que aparecem lesões no corpo em formato de bolhas.
Os sinais e sintomas, em geral, incluem:
Erupções cutânea ou lesões de pele
Adenomegalia – Linfonodos inchados (ínguas)
Febre
Dores no corpo
Dor de cabeça
Calafrio
Fraqueza
O intervalo de tempo entre o primeiro contato com o vírus até o início dos sinais e sintomas da monkeypox (período de incubação) é tipicamente de 3 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.
Após a manifestação de sintomas como erupções na pele, o período em que as crostas desaparecem, a pessoa doente deixa de transmitir o vírus a outras pessoas. As erupções na pele geralmente começam dentro de um a três dias após o início da febre, mas às vezes, podem aparecer antes da febre. As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas, que secam e caem.