Domingo, Junho 28, 2026
31.2 C
Teresina

Prazo para prestações de contas do 2º turno vai até 19 de novembro

Passado o segundo turno das Eleições Gerais de 2022, os partidos políticos e as candidatas e os candidatos que concorreram no pleito, inclusive aos cargos de vice-presidente e vice-governador, têm até o dia 19 de novembro para apresentar as prestações de contas das respectivas campanhas eleitorais referentes aos dois turnos. Vale lembrar que a diplomação dos eleitos é condicionada à apresentação e ao julgamento das contas pela Justiça Eleitoral.

O prazo está previsto no artigo 49 da Resolução TSE nº 23.607/2019, que dispõe sobre a arrecadação e os gastos de recursos por partidos políticos e candidatas ou candidatos, bem como sobre a prestação de contas das eleições. A data também consta da Resolução TSE nº 23.674/2021, que estabelece o calendário eleitoral para o pleito deste ano. A entrega da documentação é feita totalmente on-line, por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE).

Devem ser apresentadas as comprovações de todas as movimentações bancárias, como cheques, extratos bancários e comprovantes de transferências, pagamentos e doações, assim como contratos, notas fiscais, recibos e toda a documentação que comprove o emprego de recursos na campanha eleitoral, sejam de origem privada ou vindos de doações de eleitores, sejam de origem pública, originados do Fundo Partidário ou do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), o Fundo Eleitoral.

Segundo o parágrafo 2º do artigo 29 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), enquanto perdurar, a inobservância do prazo para a apresentação da prestação de contas impede a diplomação dos eleitos. No artigo 30, fica disposto que todas as contas eleitorais dos candidatos eleitos deverão ser julgadas até o dia 15 de dezembro, ou seja, três dias antes da data-limite para a diplomação dos eleitos, 19 de dezembro.

Cajueiro Rei vai ganhar mirante para atrair turistas ao litoral piauiense

Começaram as obras de construção do mirante na cidade de Cajueiro da Praia, onde fica o maior cajueiro do Brasil, segundo pesquisadores.

às 11:07

Foto:Reprodução

 A obra, é o início da construção do Parque Ambiental, que aos poucos vai ganhando forma em um dos lugares mais visitados do litoral do Piauí, por turistas de vários lugares do mundo.

Foto:Reprodução

É uma parceria do Ministério do Turismo, através do governo federal e a prefeitura municipal de Cajueiro da Praia, financiada pela Caixa Econômica Federal.

No local, interditado temporariamente, foram colocadas as placas de construção, iniciada em outubro. 

Foto:Reprodução

Mas, as surpresas não devem parar por aí. Uma passarela para evitar que turistas pisem na areia, começou a ser construída e segundo informações de pessoas envolvidas na obra, vai ter muitos metros, possibilitado a caminhada dos visitantes por praticamente toda extensão do cajueiro rei, que tem cerca de 200 anos.

Mas, a grande expectativa, é realmente o mirante Cajueiro Rei, como vai ser chamado oficialmente. O local elevado por colunas gigantescas, terá vários andares, possibilitando uma visão panorâmica do maior cajueiro do Brasil. O mirante também servirá como uma torre de observação para pesquisadores.

O valor da obra, não foi divulgado até o momento. Mas, o objetivo é transformar o local num Parque Ambiental, projeto que, já tinha sido autorizado pelo ex-governador, Weligton Dias, após deixar o cargo. 

A expectativa com a obra, que deve durar cerca de 6 meses, é que o número de visitantes triplique após a inauguração, gerando também novos empregos e aquecendo a economia local. 

Prefeitura de Teresina realiza limpeza dos cemitérios para o Dia de Finados

às 10:51

Em virtude do Dia de Finados, a Prefeitura de Teresina por meio da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Norte, finalizou nesta semana, a limpeza dos cemitérios da região.

O objetivo é deixar os locais mais limpos e conservados para receber os teresinenses que farão homenagens aos seus entes queridos na próxima quarta-feira (2).

Segundo a SAAD Norte, as equipes de limpeza também realizaram algumas intervenções nos cemitérios, como pintura dos meios-fios e poda de árvores.

Foto:Reprodução/PMT

A expectativa é que mais de 15 mil pessoas visitem os quatro cemitérios da zona Norte. São eles: Cemitério Santo Antônio, Cemitério Santa Maria, Cemitério Poti Velho e Cemitério São João Batista.

O superintendente Daniel Carvalho, da SAAD Norte, destacou ainda que a limpeza nos cemitérios foi intensificada nessa última semana pois no período chuvoso a vegetação cresce mais rápido e, com isso, os espaços entre os túmulos ficam comprometidos.

“As equipes de limpeza da SAAD Norte atuam periodicamente nos cemitérios da região, mas nesse período que antecede o Dia de Finados os serviços sempre são intensificados, já que é uma data muito importante para os teresinenses que vão até os cemitérios prestar homenagens aos seus entes queridos”, finalizou o superintendente Daniel Carvalho.

Atualmente, a Prefeitura de Teresina é responsável pela limpeza de 12 cemitérios que estão distribuídos nas quatro zonas da cidade (Norte, Sul, Leste e Sudeste), que realizam serviços como capina e varrição. Os cemitérios da zona Rural são de responsabilidade da própria comunidade que faz a limpeza de forma comunitária, por meio de mutirão, entre os moradores do local.

Confira abaixo a relação dos cemitérios que são de responsabilidade da Prefeitura de Teresina, por zona e bairro:

Zona Norte

– Cemitério São João Batista (Santa Maria das Vassouras)

– Cemitério da Santa Maria da Codipi (Santa Maria da Codipi)

– Cemitério Santo Antônio (Buenos Aires) –

– Cemitério do Poty Velho (Poty Velho)

– Cemitério Camboa (Jacinta Andrade)

Zona Sul

Cemitério Areias (Areias)

Cemitério Dom Bosco (Vermelha)

Cemitério Santa Cruz (Promorar)

Zona Leste

Cemitério São Judas Tadeu (Noivos)

Cemitérios Morros (Morros)

Cemitério Santa Mônica (Pedra Mole)

Zona Sudeste

Cemitério do Renascença (São Sebastião)

Fonte: Prefeitura Municipal de Teresina

Catedral de Santo Antonio receberá pintura comemorativa para celebrar 50 anos da Diocese de Campo Maior

às 10:36

Foto:Reprodução


FacebookWhatsAppTwitterTelegramEmail

A catedral de Santo Antonio Aparecido receberá uma nova pintura comemorativa para celebrar o aniversário de 50 anos da Diocese de Campo Maior, que será celebrado no dia 12 de junho de 2026. Nas redes sociais, o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis, apresentou a nova pintura.

“A catedral diocesana de Campo maior se preparando para o jubileu de ouro. Assim vai ficar de roupa nova”, disse o bispo numa postagem no Instagram seguida de uma ilustração de como vai ficar o templo após ter sua estrutura repaginada.”

Nas imagens, a catedral aparece com uma nova cor, tendo o cinza atual substituído por uma tonalidade de dourado. A ideia do dourado é alusiva ao jubileu de ouro, ou seja, os 50 anos.

As celebrações alusivas ao cinquentenário da Diocese de Campo Maior iniciam a partir do próximo ano. Ao longo dos próximos 3 anos, a Igreja diocesana de Campo Maior vai celebrar o tríduo em preparação para a grande comemoração em 2026.

A paróquia de Santo Antonio foi elevada à condição de Diocese, transformando o templo em catedral, no dia 12 de junho de 1976, tendo como o primeiro Bispo Dom Abel Alonso Nuñez, que veio a ser substituído por Dom Eduardo Zielski, em 2001. Atualmente, a Igreja particular de Campo Maior tem como bispo Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos.

Prefeitura de Água Branca realiza concurso com mais de 200 vagas e salários de até R$8 mil

às 10:36

Foto:Reprodução

A Prefeitura de Água Branca (a 98 km de Teresina), publicou edital de concurso público com mais de 200 vagas para várias áreas e níveis de escolaridade e com salários de até R$ 8 mil.

De acordo com o edital, as inscrições iniciam hoje (31) e seguem até o dia 05 de dezembro deste ano. Elas podem ser realizadas no site da empresa organizadora do certame.

Confira aqui o edital

A taxa da inscrição é de R$ 92 para quem deseja disputar um cargo de nível médio e R$ 120 para nível superior.

A prova está prevista para ser realizada no dia 22 de janeiro de 2023 na cidade de Novo Santo Antônio. Também será realizada uma avaliação de títulos para os candidatos aos cargos de nível superior.

O concurso possui cargos com carga horária de 20h a 40h semanais, e salários que variam entre R$ 1.212,00 a R$ 8 mil.

Confira os cargos:

Nível superior: Agente Ambiental (01), Agente de Controle Interno (01), Arquiteto (01), Assistente Social (05), Biólogo (01), Biomédico (02), Cirurgião-dentista (06), Contado (01), Profissionais de Educação Física (02), Enfermeiro (08), Enfermeiro Plantonista (04), Engenheiro Agrônomo (01), Engenheiro Civil (01), Farmacêutico (02), Fisioterapeuta (10), Fonoaudiólogo (02), Médico (08), Médico Veterinário (01), Nutricionista (04), Pedagogo (04), Professo de Educação Infantil (25), Professor de 1º ao 5º Ano (25), Professor de Português (03), Professor de Matemática (04), Professor de História (03), Professor de Geografia (01), Professor de Ciências (03), Professor de Educação Física (03), Professor de Artes (01), Professor de Religião (01), Professor de Inglês (01), Psicólogo (03), Psicopedagogo (02), Terapeuta Ocupacional (01).

Nível médio/Técnico: Agente Comunitário de Saúde (08), Agente de Combate a Endemias (04), Agente de Vigilância Sanitária (02), Almoxarife (02), Auxiliar Administrativo (10), Auxiliar de Secretaria (10), Auxiliar em Saúde Bucal (06), Fiscal Ambiental (01), Fiscal de Obras (02), Fiscal de Trânsito (03), Fiscal de Tributos (03), Técnico de Enfermagem (10), Técnico em Radiologia (02), Técnico em Saúde Bucal (05).

Piauí voltou a registrar a maior votação do país para o presidente eleito Lula

Foto:Reprodução

O Piauí voltou a registrar a maior votação do País ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 76,86% dos votos válidos. A cidade de Guaribas ( a 653 km e Teresina) novamente ganhou o título de cidade mais ‘lulista’ do Brasil, dando a maior votação no país para o petista com 93,86%.

No estado, o presidente eleito Lula conseguiu a maior votação do país. No primeiro turno, o Piauí também tinha registrado a maior votação à Lula no país com 74,25% dos votos.

Na votação nos estados, em segundo lugar nos votos para Lula apareceu a Bahia com 72,12% e depois o Ceará com 69,97%. Ambos estados do Nordeste também.

Já em relação às cidades, o petista conseguiu a maioria dos votos em todos os municípios piauienses. Guaribas, que foi a cidade piloto do programa Fome Zero, registrou a maior votação no país para Lula com 93,86%.

Cidades que mais votaram em Lula no Piauí:

  1. Guaribas com 93,86%
  2. Campinas do Piauí 93,11%
  3. Bonfim do Piauí com 92,58%
  4. Fartura do Piauí com 92,52%
  5. Capitão Gervásio Oliveira com 92,44%
  6. São Braz do Piauí com 92,35%
  7. Isaías Coelho com 92,09%
  8. Curral Novo do Piauí, 92,07%
  9. Nova Santa Rita 92,03%
  10. Betânia do Piauí com 91,30%

As maiores votações de Bolsonaro no Brasil:

Nova Pádua, no Rio Grande do Sul (83,98%)

Nova Santa Rosa, no Paraná (82,20%)
Quatro Pontes, no Paraná (80,32%)
Nova Bassano, no Rio Grande do Sul (78,60%)
Rio Fortuna, em Santa Catarina (77,59%)

por Clara Magalhães às 10:19

Empresas já podem negociar com a Receita dívidas federais com desconto de 70%

Desde o dia primeiro de setembro, os contribuintes com grandes dívidas com a Receita Federal podem renegociar os débitos com até 70% de desconto. A portaria estendeu à Receita Federal a modalidade de renegociação chamada de transação tributária, mecanismo criado em 2020 para facilitar o parcelamento de dívidas de empresas afetadas pela pandemia da covid-19.

Até agora, apenas a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), órgão que cobra na Justiça as dívidas com o governo, concedia essa possibilidade com regularidade. A Receita lançava negociações nesse modelo, mas em casos especiais.

A ampliação da transação tributária havia sido anunciada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em evento com empresários do setor de bares e restaurantes. Na ocasião, ele disse que setores como o comércio, o serviço e o de eventos teriam as mesmas facilidades para renegociarem débitos como outros segmentos afetados pela pandemia.

A extensão da transação tributária à Receita Federal foi autorizada pela Lei 14.375/2022, sancionada em junho pelo presidente Jair Bolsonaro. Com a portaria que regulamentou a lei, a Receita poderá lançar editais especiais de renegociação de dívidas e sugerir acordos com grandes devedores.

Mudanças
Para o público geral, o desconto máximo para a renegociação de dívidas aumentou de 50% para 65%, sendo que para empresas (de todos os tamanhos), microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas do Simples Nacional e Santas Casas de Misericórdia, o desconto poderá ser de até 70%.
O prazo de parcelamento também foi ampliado. Para o público geral, passou de 84 meses (7 anos) para 120 meses (10 anos). Para empresas, MEI, micro e pequenas empresas do Simples Nacional e Santas Casas de Misericórdia, o prazo poderá estender-se por até 145 meses (12 anos e 1 mês). Apenas o parcelamento das contribuições sociais foi mantido em 60 meses porque o prazo é determinado pela Constituição.
Os devedores de impostos ainda não inscritos em dívida ativa poderão apresentar proposta individual de transação ao Fisco. Mesmo os que questionam o débito na esfera administrativa ou que tiveram decisão administrativa definitiva desfavorável.
Por enquanto, somente contribuintes que devam mais de R$ 10 milhões ao Fisco poderão apresentar a proposta individual a partir de setembro. Nas próximas semanas, a Receita deverá publicar um edital para a transação tributária de dívidas de pequeno valor.
A Receita definirá o tamanho dos benefícios conforme a capacidade de pagamento do contribuinte. Quem tiver mais dificuldades de pagamento terá descontos maiores e prazos mais longos.

Abatimentos e amortizações
As empresas poderão usar os prejuízos fiscais do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e a base de cálculo negativa da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para abater em até 70% o saldo remanescente da dívida após os descontos. Normalmente, as empresas que têm prejuízo podem abater parte do IRPJ e da CSLL no pagamento dos dois tributos nos anos em que registram lucros.
A portaria permite ainda que precatórios a receber (dívidas do governo com contribuintes reconhecidas definitivamente pela Justiça) ou direito creditório, determinados por sentenças transitadas em julgado (a qual não cabem mais recursos judiciais), podem amortizar a dívida tributária, tanto a parcela principal, como a multa e os juros.

Público alvo
A transação individual destina-se aos seguintes contribuintes:

    • pagador de imposto com contencioso administrativo fiscal de mais de R$ 10 milhões;
    • devedores falidos, em recuperação judicial ou extrajudicial, em liquidação judicial ou extrajudicial ou em intervenção extrajudicial;
    • autarquias, fundações e empresas públicas federais;
    • estados, Distrito Federal e municípios e respectivas entidades de direito público da administração indireta.

Com informações da Agência Brasil

Artistas da Globo pedem demissão de Cássia Kiss por declarações homofóbicas

Artistas da Globo pedem demissão de Cássia Kiss, por suas declarações homofóbicas

Não deve passar dessa segurança feira o anúncio da direção de entretenimento da Rede Globo sobre o imbróglio criado no elenco da novela Travessia com as afirmações consideradas homofóbicas da atriz Cássia Kiss. Para dizer se ela sai ou ficará no elenco.

Os sites de fofocas admitem que a emissora rescindirá o contrato com Cássia Kiss, desligando-a imediatamente da nova novela que está no ar só há algumas semanas, onde ela interpreta o personagem Cidalia.

Mas ao que se apurou, a emissora não tomou nenhuma decisão, devendo firmar sua posição no início da semana.

Por enquanto, a Globo disse apenas em nota divulgada por O Globo: “A Globo tem um firme compromisso com a diversidade e a inclusão e repudia qualquer forma de discriminação”.

Nos bastidores da novela que se diz é que grande parte do elenco da novela Travessia quer a cabeça de Cássia Kiss.

“Não é loucura”; Elenco de Travessia bate o martelo e pede demissão de Cássia Kis.
Colegas de elenco reprovaram a polêmica declaração e se juntaram para fazer um pedido à TV Globo; Cássia ainda não se manifestou”, diz o www.br.bolavip.com

Cássia Kis ganhou espaços na mídia a partir de uma açodada declaração para a jornalista Leda Nagle, de conteúdo homofóbico: “Não existe mais o homem e a mulher, mas mulher com mulher e homem com homem. Essa ideologia de gênero que já está nas escolas”, disse a artista.

E mais: “Eu recebo as imagens inacreditáveis de crianças de 6, 7 anos se beijando, onde há inclusive um espaço chamado ‘beijódromo’ ou algo assim. Que eu saiba homem com homem não dá filho, mulher com mulher também não dá filho. Como a gente vai fazer?”,

O site Na Telinha – UOL, divulgou que um grupo de atores se reuniu para solicitar o afastamento de Cássia. Eles reforçam a necessidade de uma consequência ou punição às falas homofóbicas.

Obra de esgotamento sanitário de Amarante se aproxima da conclusão

A obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade de Amarante, localizada a 163 quilômetros de Teresina, está com 98% dos serviços concluídos. Cerca de 90% dos moradores da zona urbana serão beneficiados com coleta e tratamento de esgoto.

O investimento é de R$ 16 milhões, com recursos da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), Governo do Estado e Agespisa.

A obra inclui 43 mil metros de rede coletora, uma estação de tratamento do tipo biológica, oito emissários e oito estações elevatórias de esgoto. No total, serão 2.500 ligações prediais. Na etapa atual, os trabalhos se concentram no emissário final, travessias de tubulações e funcionalidade de algumas estações elevatórias.

“Esse investimento é de grande importância para a população de Amarante. Vamos coletar, tratar e dar uma destinação adequada ao esgoto gerado na zona urbana, garantindo impacto positivo à infraestrutura sanitária da cidade”, destaca o presidente da Agespisa, Leonardo Sousa.

A Agespisa aguarda o último repasse da Codevasf, principal fonte de recursos da obra, para finalizar os serviços e iniciar a fase experimental do sistema.

Prefeitura de Água Branca publica Edital para Concurso Público com mais de 200 vagas

A Prefeitura de Água Branca divulgou, nesta sexta-feira (28), no Diário Oficial dos Municípios, o Edital para realização de concurso público para provimento de cargos em seu quadro de pessoal e formação de cadastro reserva. O certame será executado sob a responsabilidade do Instituto Legatus. Ao todo, estarão sendo ofertadas mais de 200 vagas. A prova será realizada em 22 de janeiro de 2023.

VEJA EDITAL

As inscrições poderão ser feitas através do endereço eletrônico www.institutolegatus.com.br, de 31 de outubro até 05 de dezembro, com os seguintes valões: R$ 92,00 – para cargos de nível médio; e R$ 120,00 – para cargos de nível superior.

As provas serão: escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos; de avaliação de títulos, de caráter classificatório, para candidatos aos cargos de nível superior; curso Introdutório de Formação, de caráter eliminatório, para candidatos aos cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias.

Os salários variam de R$ 1.212,00 a R$ 8.000,00.

As vagas são: Agente Ambiental (01), Agente de Controle Interno (01), Arquiteto (01), Assistente Social (05), Biólogo (01), Biomédico (02), Cirurgião-Dentista (06), Contador (01), Profissional de Educação Física (02), Enfermeiro (12), Engenheiro Agrônomo (01), Engenheiro Civil (01), Farmacêutico (02), Fisioterapeuta (10), Fonoaudiólogo (02), Médico (08), Médico Veterinário (01), Nutricionista (04), Pedagogo (04), Professor Classe B – Educação Infantil (25), Professor Classe B – 1º ao 5º Ano (25), Professor Classe B – Português (03), Professor Classe B – Matemática (04), Professor Cl asse B – História (03), Professor Classe B – Geografia (01), Professor Classe B – Ciências (03), Professor Classe B – Educação Física (03), Professor Classe B – Artes (01), Professor Classe B – Religião (01), Professor Classe B – Inglês (01), Psicólogo (03), Psicopedagogo (02), Terapeuta Ocupacional (01).

Os candidatos aprovados e nomeados estarão subordinados ao regime estatutário.