Domingo, Junho 28, 2026
25.7 C
Teresina

Lula promete apoiar Fábio Novo na implementação do Tarifa Zero e na ampliação de escolas

O candidato a prefeito de Teresina, deputado estadual Fábio Novo, esteve na manhã de ontem (10) com o presidente Lula, em Brasília. Na pauta, estavam a análise da pré-campanha e as principais propostas de Novo. 

apoio em propostas

O presidente se comprometeu a ajudar Fábio a viabilizar duas dessas propostas: o Tarifa Zero para o transporte coletivo e a meta de dobrar o número de escolas de tempo integral na capital piauiense. Lula também destacou que participará da campanha em Teresina.

O QUE NOVO DISSE

“O presidente se mostrou bastante empolgado com o cenário de Teresina que compartilhamos com ele. Ouviu nossos principais projetos para a capital e demonstrou disposição para nos ajudar a concretizá-los, especialmente o Tarifa Zero e a meta de dobrar o número de escolas em tempo integral. Lula fez questão de garantir que estará presente em nossa campanha, pois Teresina é uma de suas prioridades”, afirmou Fábio Novo.

Fábio retornou a Teresina ainda ontem e, durante o dia de hoje, tem uma agenda intensa com candidatos a vereadores e lideranças.

TERESINA É DESTAQUE

Das 13 candidaturas petistas já oficializadas para disputar a liderança de capitais, cinco estão na região Nordeste. Entre essas candidaturas, Teresina se destaca com maior chance de vitória.

Na capital piauiense, o deputado estadual Fábio Novo busca alcançar um marco histórico ao se tornar o primeiro prefeito petista da cidade, que, embora governada pelo PT desde 2003, ainda não teve um prefeito do partido. Para conquistar essa vitória, Novo enfrentará o ex-prefeito Silvio Mendes (União Brasil).

Morre Dr. Newton Nunes de Lima, fundador da Unimed Teresina

Morreu na manhã deste domingo (11) Dr. Newton Nunes de Lima, fundador da Unimed Teresina. O anúncio foi divulgado por meio da assessoria de imprensa da empresa. Sem apontar as causas do falecimento, o comunicado mencionou o grande legado de Newton para a saúde do Piauí.

médico, visionário e empreendedor

Dr. Newton Nunes de Lima foi o primeiro presidente da Unimed Teresina. Ele dedicou sua trajetória profissional à revolução da saúde no Piauí, ao fundar a primeira cooperativa médica do estado. Sua dedicação e visão inovadora foram essenciais para a fundação de uma instituição que hoje é reconhecida pela excelência e qualidade no atendimento. 

Ele é pai de Newton Nunes Filho, o atual presidente da Unimed Teresina. O comunicado de falecimento destacou que, devido ao falecimento ocorrer no Dia dos Pais, o luto é ainda mais profundo para a família e para todos que trabalharam com ele.

“A Unimed Teresina se solidariza com a família e amigos de Dr. Newton Nunes neste momento de profunda tristeza e gratidão. Especialmente ao atual presidente e filho do fundador, Newton Nunes Filho, que enfrenta esta perda irreparável. O legado e o exemplo de dedicação e empreendedorismo de Dr. Newton Nunes de Lima continuarão a inspirar as futuras gerações de cooperados. Sua memória viverá através do trabalho contínuo da Unimed Teresina, que segue comprometida com os valores e a excelência que ele tanto prezava”, diz a nota.

Incêndio atinge o “Troca-Troca” em Teresina e deixa rastro de destruição

Um incêndio de grandes proporções atingiu, na tarde deste domingo (11), o famoso centro comercial “Troca-Troca”, na Avenida Maranhão, no Centro de Teresina (PI). Em imagens obtidas pela reportagem, é possível ver as chamas altas e um rastro de destruição. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros do Piauí.

O QUE SE SABE?

Pelo menos duas viaturas dos bombeiros foram enviadas para combater as chamas. Até o momento, não há informações sobre possíveis vítimas ou sobre a causa do incêndio. As imagens mostram que vários estabelecimentos comerciais foram atingidos pelo fogo.

TROCA-TROCA

O renomado ponto turístico Troca-Troca está em funcionamento há mais de 50 anos. O local é conhecido pela venda de produtos usados, como fogões, geladeiras, bicicletas, ferramentas e botijões de gás, entre outros itens. Além de ser um importante centro de comércio para a população, o Troca-Troca desempenha um papel significativo na movimentação da economia local.

Mega Cavalgada reúne mais de mil vaqueiros em Água Branca

A tradicional cavalgada de Água Branca mais uma vez superou as expectativas ao reunir mais de 1.000 vaqueiros. O evento foi realizado neste domingo (10).

O percurso iniciou logo cedo, às 7h, com a bênção aos vaqueiros ministrada pelo Padre Miguel Júnior.

Em seguida, a cavalgada saiu da Igreja Matriz e contou com a animação de trios elétricos, Banda Forró Bandido, Galego Aboiador e Zé Lexim Aboiador.

O prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro, destacou o sucesso da edição 2024 da cavalgada.

“É uma grande honra para nós receber o povo aguabranquense e também pessoas de outros municípios e até outros estados em nossa cavalgada, que é o evento de abertura dos nossos festejos. Parabéns a todos os envolvidos na organização desta grande festa”, conclui.

Sesapi capacita equipes do Território Serra da Capivara para testagem de ISTs e atendimento a vítimas de violência sexual

Reprodução/SESAPI

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação de Saúde da Mulher e da Coordenação de Doenças Transmissíveis (IST), promoveu um treinamento com os profissionais de saúde da região de São Raimundo Nonato para o fortalecimento das práticas de prevenção, diagnóstico e tratamento a casos de IST e cuidado com a vítima de violência sexual.

As atividades aconteceram nos últimos dias 07 e 08 de agosto. No Hospital Regional Cândido Ferraz, o treinamento foi direcionado à coleta de vestígios e à prescrição de profilaxia pós-exposição de risco ao HIV. Esta iniciativa visa capacitar os profissionais para lidar de forma eficaz com situações de exposição ao vírus, garantindo uma resposta rápida e adequada no atendimento aos pacientes.

A ação também foi voltada aos profissionais da atenção primária do território Serra da Capivara, que foram capacitados para a execução de aconselhamento e testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C. Esta ação é essencial para ampliar a detecção precoce dessas infecções, possibilitando um tratamento mais eficaz e a redução da transmissão.

Além dessas atividades, as equipes da região de saúde que atuam com vítimas de violência sexual também receberam treinamento específico. A coordenadora de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesapi, Karina Amorim, destacou a importância dessas capacitações para o fortalecimento da rede de saúde na região. 

“Essas ações são fundamentais para aprimorar o atendimento aos pacientes e garantir que os profissionais estejam preparados para enfrentar os desafios do dia a dia, especialmente em situações de vulnerabilidade e risco”, afirmou Karina.

As capacitações realizadas pela Sesapi são parte de um esforço contínuo para melhorar a qualidade do atendimento nas unidades de saúde do Piauí, assegurando que os profissionais estejam sempre atualizados e capacitados para enfrentar os desafios impostos pelas ISTs e pela violência sexual.

Nota à sociedade – MPPI afasta promotor de Justiça investigado por recebimento de vantagem indevida

Reprodução

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da Procuradoria-Geral de Justiça e da Corregedoria-Geral, está atuando em conjunto com a Corregedoria Nacional do Ministério Público para adoção de providências relativas à Operação Iscariotes, deflagrada em desfavor de promotor de Justiça investigado por recebimento de vantagem indevida para arquivar procedimento investigatório criminal.

O Conselho Nacional do Ministério Público instaurou reclamação disciplinar contra o promotor de Justiça. Em decisão proferida nessa quinta-feira, 08 de agosto, o corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Ângelo Fabiano Farias da Costa, determinou o afastamento do investigado das suas funções pelo prazo de 90 dias e a proibição de seu acesso, até outra deliberação, a qualquer dos prédios e instalações do MPPI, exceto para participação em atos instrutórios determinados pela PGJ ou pela Corregedoria-Geral.

A Corregedoria-Geral do MPPI realizará correição extraordinária na Promotoria de Justiça titularizada pelo investigado e em outras Promotorias em que tenha oficiado nos últimos anos.

Todas as medidas constantes na decisão do CNMP foram prontamente cumpridas pelo MPPI, sem prejuízo das investigações criminais já em curso no âmbito desta instituição. O MPPI reafirma o compromisso com a aplicação da lei, o esclarecimento dos fatos e a apuração de responsabilidades.

Advocacia piauiense é homenageada pelo Legislativo

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, ontem sexta-feira (09), sessão solene em homenagem ao Dia da Advocacia, celebrado anualmente no dia 11 de agosto. A sessão foi aberta pelo presidente da Casa, deputado Franzé Silva (PT), reunindo parlamentares, juristas e demais autoridades no Plenário Waldemar Macêdo.

A sessão foi proposta pelos deputados Henrique Pires (MDB) e pelo pastor Gessivaldo Isaías (Republicanos) enquanto exercia mandato de deputado. Ambos destacaram a importância da advocacia para a manutenção da democracia brasileira e para a busca da justiça, especialmente para os mais vulneráveis.

O presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto, citou três juristas piauienses como exemplos de missionários da justiça: professor Wilson Brandão, pai do deputado Wilson Brandão; Petrônio Portella, ex-presidente do Senado e ex-ministro da Justiça; e Celso Barros Coelho, que teve seu mandato de deputado estadual cassado pela ditadura.

Celso Barros Neto também falou sobre a expansão da seccional piauiense da OAB, que recentemente inaugurou sete subseções. “Hoje, a nossa instituição está presente em mais de 200 postos de trabalho”, disse, adiantando que a OAB-PI apresentará à Alepi, na próxima semana, um projeto de lei sobre isenção de custas processuais.

Para o presidente do Instituto dos Advogados Piauienses, Álvaro Mota, “homenagear a advocacia não é uma questão de homenagear o advogado em si, mas de homenagear a cidadania. O trabalho do advogado é aquilo que garante toda a estrutura social”.

O ex-presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, ressaltou a importância do poder legislativo para a advocacia. “Esta Casa exerce um papel fundamental para a advocacia piauiense. Esta Casa legisla temas extremamente caros à advocacia do Piauí, a exemplo da lei de organização do Judiciário do Piauí”, pontuou.

A mesa de honra contou com a presença do representante do TCE-PI, conselheiro substituto Delano Câmara; diretor-geral da Escola Superior da Advocacia do Piauí, Thiago Carcará; presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo da OAB-PI, Mirna Valéria Amaral; secretário-adjunto da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB-PI, Lucas Macedo; representante da Associação Piauiense da Advocacia, Raimundo Junior; e conselheira federal da OAB Élida Fabrícia.

Os senadores Ciro Nogueira (PP) e Marcelo Castro (MDB), o deputado federal Júlio Arcoverde (PP), e os deputados estaduais Wilson Brandão (PP), Oliveira Neto (PT), Firmino Paulo (PT), Evaldo Gomes (Solidariedade), Severo Eulálio (MDB) e Gil Carlos (PT) também prestigiaram a solenidade.

Com descentralização de cirurgias ortopédicas, HPM ajuda desafogar fila por procedimentos de joelho

O processo de descentralização das cirurgias ortopédicas está possibilitando a redução da fila de cirurgias de artroscopia no joelho. Antes, o procedimento era realizado apenas no Hospital Getúlio Vargas (HGV), agora, a população do Piauí conta também com o serviço no Hospital Dirceu Arcoverde, da Polícia Militar (HPM).

Um dos beneficiados com esse procedimento na unidade de saúde foi o jovem Luiz Henrique, da cidade de Água Branca, que teve o joelho lesionado durante uma partida de futebol. “Estava treinando na seleção da minha cidade e, em um contato, só escutei meu joelho estralar. Os exames de ressonância mostraram o ligamento rompido e precisei fazer a cirurgia. Agora estou muito feliz, pois depois de quatro meses na fila, consegui operar e estou muito realizado de poder voltar a jogar bola, fazer esforço e as atividades do dia a dia, sem dores”, relata o rapaz de 19 anos.

Para possibilitar a realização da cirurgia de artroscopia no joelho, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) estruturou o HPM com equipamentos de alta tecnologia, como explica o coordenador da “Linha de Cuidados ao Trauma”, Samuel Martins. “Antes contávamos apenas com o HGV fazendo este procedimento e agora estamos com o HPM e, em breve, vamos levar o serviço para dois hospitais polos do estado, em Picos e Parnaíba. Para conseguirmos realizar esta cirurgia, a Sesapi equipou a unidade de saúde com os equipamentos mais modernos para realização de artroscopia no joelho”, disse.

Foram adquiridos pela secretaria, o instrumental das caixas de artroscopia e de reconstrução ligamentar, shaver, câmera, saco estéril para ótica, fonte de luz, aspirador, carro de artroscopia, pinças de joelho, garrote pneumático, irrigoplás de 4 vias, dreno de sucção, material de sutura meniscal, parafusos de interferência,  grampos de blaunt, fio guia, fio furado e uma furadeira canulada. “Estes novos equipamentos, além de usarem materiais de alta tecnologia, também são minimamente invasivos, gerando menos impactos no paciente e otimizando seu tempo de recuperação”, lembra o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

O médico ortopedista Manoel Mota, responsável pela cirurgia do Luiz Henrique, explica como é realizado o procedimento. “Essas lesões de ligamento são bastante comuns e muito limitante para esses pacientes. E com a cirurgia de artroscopia no joelho, que consiste na reconstrução desse ligamento, conseguimos devolver aos pacientes as atividades pré lesão”.

Polícia Civil prende mulher suspeita de homicídio e tráfico de drogas em Piripiri

Reprodução/DHPP

A Polícia Civil do Piauí deu cumprimento, na tarde dessa sexta-feira (9), a mandado de prisão temporária contra uma mulher de iniciais M.A.C.N pelo crime de homicídio ocorrido em 4 de agosto deste ano, na cidade de Piripiri.

A ação foi realizada pela Delegacia de Combate às Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico de Drogas de Piripiri-PI (DFHT).

Na ocasião, foi cumprido mandado de busca e apreensão na casa da acusada, onde foram apreendidos 532g de maconha, 927g de cocaína, 212g de crack e uma balança de precisão, razão pela qual foi dada voz de prisão em flagrante por tráfico de drogas.

Esta é a quarta operação policial com participação da DFHT esta semana, que já realizou a prisão de seis pessoas no dia 7 de agosto em Piripiri, com grande apreensão de drogas e veículos. Além do cumprimento de quatro mandados de prisão no contexto da Operação DRACO 143 em Pedro II e uma prisão no Distrito Federal, em parceria com a DIPC, de uma foragida acusada de latrocínio ocorrido em 2014 nesta cidade.

Todas as diligências citadas foram realizadas de modo integrado, com participação da Polícia Militar (FT, BOPE, BEPI e ROCAM) DP de Piripiri, DEPATRI, DP de Pedro II, DIPC e Núcleo de Operações com Cães.

Especialistas alertam para a necessidade de apoio psicológico para estudantes universitários

Reprodução

Profissional de saúde defende suporte emocional como fundamental para formação integral de estudantes

A saúde mental dos universitários é uma preocupação crescente entre especialistas, especialmente em um contexto onde muitos jovens enfrentam desafios emocionais significativos durante a jornada acadêmica. O acompanhamento especializado tornou-se cada vez mais necessário para ajudar os estudantes a entender suas emoções e oferecer o suporte necessário para que concluam todas as etapas do curso superior, conquistando o tão sonhado diploma universitário.

A psicóloga Débora Andrade, responsável por acompanhar os estudantes no Programa de Orientação de Carreiras da Wyden, destaca a relevância de um acompanhamento profissional focado nos universitários: “nosso objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor, onde os estudantes possam compartilhar suas preocupações e receber o suporte necessário. Acreditamos que o bem-estar emocional é fundamental para o sucesso acadêmico e para a formação de indivíduos preparados para enfrentar os desafios do mundo atual”, explica.

A situação dos jovens “nem-nem” — aqueles que nem estudam nem trabalham — é um reflexo das dificuldades enfrentadas por muitos nessa faixa etária. Dados recentes do IBGE apontam que cerca de 23% dos jovens brasileiros estão nessa condição, refletindo não apenas a crise econômica, mas também lacunas no sistema educacional e no apoio psicológico disponível.

Neste sentido, o Programa de Orientação de Carreiras – iniciativa da Área de Carreiras da Wyden – oferece uma alternativa sólida, comprovadamente eficaz no suporte emocional e também na orientação profissional, contribuindo para que esses jovens encontrem um caminho seguro e promissor. O projeto vem se tornando um diferencial na carreira dos alunos, já que não apenas auxilia na superação de desafios emocionais, mas também no desenvolvimento de habilidades essenciais, como resiliência e gestão do estresse, e a preparação para o mercado de trabalho, o que vem trazendo muitos resultados positivos para os alunos que participam.

“Queremos que os alunos se sintam preparados para enfrentar as inevitáveis transições e desafios que surgem durante a vida universitária e além. O suporte psicológico é uma parte crucial desse processo, preparando-os para se tornarem profissionais completos e cidadãos conscientes”, reforça Reginaldo Arthus, reitor do UniToledo Wyden.

Processo seletivo na Wyden

O início da campanha de aniversário da Wyden, que este ano tem o tema “Aniversário Wyden – O nosso presente é investir em você”, iniciou na terça-feira, dia 6 de agosto, com uma condição especial que consiste na isenção de mensalidade, disponível para Presencial, Semi e Ao Vivo, e encerra nesta quinta, dia 8 de agosto. Já para a graduação EAD e Flex, onde o aluno tem acesso imediato aos conteúdos oferecidos, o benefício é estendido até o dia 13. Para mais informações sobre o Vestibular da Wyden e seus cursos, visite https://www.wyden.com.br/selecao