Domingo, Junho 28, 2026
24.2 C
Teresina

Novo aumenta vantagem sobre Sílvio e é o que mais cresce nas pesquisas em Teresina

O Instituto IPPI divulgou mais uma nova pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Teresina. Nela, o candidato Fábio Novo (PT) aumenta a vantagem sobre o seu maior concorrente, Sílvio Mendes (União Brasil), e, no comparativo das últimas pesquisas do mesmo instituto, foi o candidato que mais cresceu na preferência do teresinense.

Considerando-se apenas os votos válidos da pergunta estimulada, ou seja, excluindo-se os brancos, nulos e indecisos, o resultado é o seguinte: Fábio Novo lidera com 49,28%; Sílvio Mendes 44,50%; Dr. Pessoa 4,04%; Tonny Kerley 1,15%; Lourdes Melo 0,46%; Geraldo Carvalho 0,23%; Francinaldo Leão 0,23% e Telsírio Alencar 0,11%.

Na pesquisa estimulada, em que o eleitor escolhe o prefeito após o entrevistador apontar os nomes dos candidatos, Fábio Novo (PT) lidera a disputa com uma vantagem fora da margem de erro, indo a 42,60% enquanto Sílvio Mendes (União Brasil) fica com 38,50%. Mais atrás vêm Dr. Pessoa (PRD), com 3,50%; Tonny Kerley (Novo), com 1%; Lourdes Melo (PCO) com 0,40%; Geraldo Carvalho (PSTU), com 0,20%; Francinaldo Leão (PSOL), com 0,20% e Telsírio Alencar (Mobiliza), com 0,10%. Não Sabe/Não Opina tem 9,30% e Nenhum/Branco/Nulo, 4,20%.

Foto: ReproduçãoCenário 1

Cenário 1

O IPPI também mediu a “Expectativa de Vitória”, que é quando o eleitor aponta quem ele acha que ganhará a eleição, independente de em quem ele votará. Neste quesito, Fábio Novo vai a 47,20%, enquanto Sílvio Mendes cai para 34,60%. Dr. Pessoa fica com 2,70%; Lourdes Melo, 0,20%; Tonny Kerley, 0,10% e Telsírio Alencar, 0,10%. Não Sabe/Não Opina é de 15,10%.

O Instituto também analisou o prestígio dos apoios que os candidatos recebem de políticos, tanto em nível estadual como no federal. Desta forma, Fábio Novo, com o apoio do governador Rafael Fonteles e do presidente Lula, vai a 55,90%, enquanto Sílvio Mendes, com apoio do senador piauiense Ciro Nogueira e do ex-presidente Jair Bolsonaro, fica com 34,60%. Não Sabe/Não Opina é de 5,10% e Nenhum/Branco/Nulo, 4,40%.

Foto: ReproduçãoCenário 3

Cenário 3

O IPPI fez uma análise da performance dos candidatos nas últimas quatro pesquisas do instituto, realizadas, respectivamente, nos meses de abril, junho, julho e agosto de 2024. Fábio Novo tinha 32,38% em abril, subiu para 37% em junho, depois para 40,05% em julho e, agora, em agosto, tem 42,60%. Já Sílvio Mendes tinha 37,63% em abril, subiu para 39,52% em junho, caiu para 38,85% em julho e, agora, em agosto, caiu para 38,5%. Já Dr. Pessoa tinha 3% em abril, subiu para 3,64% em junho, depois para 4,2% em julho e, agora, em agosto, caiu para 3,5%.

A pesquisa do IPPI foi realizada com 1.000 entrevistas, entre os dias 03 e 05 de agosto de 2024, ouvindo eleitores acima de 16 anos, com domicílio eleitoral em Teresina, de ambos os sexos, várias faixas salariais, diversos graus de instrução e moradores das zonas urbana e rural da capital. A margem de erro da pesquisa é de 3,10% para mais ou para menos, e o nível de confiança de 95%. O registro é PI-05231/2024.

Ciro Nogueira responde críticas e garante participação ativa nas eleições do Piauí

O senador Ciro Nogueira, líder do Progressistas, rebateu as críticas que questionavam sua atuação nas campanhas eleitorais no Piauí, especialmente em Teresina. Ele esclareceu que, como presidente nacional do partido, sua função é acompanhar e apoiar aliados em todo o território nacional, mas enfatizou que seu estado natal, o Piauí, continuará recebendo atenção especial.

Ciro destacou que o objetivo do Progressistas no Piauí é eleger aproximadamente 70 prefeitos, além de fortalecer as candidaturas de aliados de outras legendas, como a de Sílvio Mendes, que concorre à Prefeitura de Teresina pelo União Brasil.

“Minha missão como presidente do Progressistas é estar presente tanto no Piauí quanto em outras regiões do Brasil. Estarei aqui [no Piauí e em Teresina], cumprindo meu papel”, afirmou Ciro durante uma entrevista.

Ele também mencionou que o partido está preparado para alcançar a marca de 700 prefeitos eleitos em todo o Brasil, com um plano específico para eleger pelo menos 70 gestores municipais no Piauí.

Governador Rafael Fonteles entrega reforma do CAS nesta segunda

O senador Ciro Nogueira, líder do Progressistas, rebateu as críticas que questionavam sua atuação nas campanhas eleitorais no Piauí, especialmente em Teresina. Ele esclareceu que, como presidente nacional do partido, sua função é acompanhar e apoiar aliados em todo o território nacional, mas enfatizou que seu estado natal, o Piauí, continuará recebendo atenção especial.

Ciro destacou que o objetivo do Progressistas no Piauí é eleger aproximadamente 70 prefeitos, além de fortalecer as candidaturas de aliados de outras legendas, como a de Sílvio Mendes, que concorre à Prefeitura de Teresina pelo União Brasil.

“Minha missão como presidente do Progressistas é estar presente tanto no Piauí quanto em outras regiões do Brasil. Estarei aqui [no Piauí e em Teresina], cumprindo meu papel”, afirmou Ciro durante uma entrevista.

Ele também mencionou que o partido está preparado para alcançar a marca de 700 prefeitos eleitos em todo o Brasil, com um plano específico para eleger pelo menos 70 gestores municipais no Piauí.

Hemopi recebe novos veículos para reforçar atendimento no Piauí

REPRODUÇÃO

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) recebeu, nesta segunda-feira (13), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), três veículos que vão dar suporte as atividades administrativas, ações de captação de doadores e transporte de pacientes nos hemocentros regionais de Parnaíba, Picos e Floriano. 

A aquisição dos três veículos será de grande auxílio nos trabalhos desenvolvidos pela hemorrede do Piauí. “Os maiores beneficiados serão os usuários dos serviços de saúde que, caso precisem rapidamente de hemocomponentes, teremos mais condições de garantir a chegada desse material o mais rápido possível”, disse o diretor do Hemopi, Rafael Alencar.

Os veículos foram adquiridos com recursos do Ministério da Saúde. “Estamos entregando três veículos para auxiliar nos trabalhos de transporte de doadores, e no transporte de materiais produzidos pela hemorrede para unidades hospitalares do nosso estado. É mais uma ação da Sesapi, por meio de recurso federal, garantindo o reforço aos  trabalhos do Hemopi nos municípios de Floriano, Picos e Parnaíba”, disse o secretário de saúde, Antônio Luiz.

O superintendente de Média e Alta Complexidade, Dirceu Campêlo, enfatizou a importância desses investimentos para garantir um atendimento mais eficiente e humanizado à população.  

“Estamos trabalhando para descentralizar os serviços de produção de hemocomponentes do Hemopi nas sedes de macrorregiões em Picos, Parnaíba e Floriano e, esses veículos, vem fortalecer esse trabalho no transporte do material produzido, nas questões administrativas e se necessário no transporte dos próprios doadores, tudo para facilitar o processo de doação na nossa hemorrede”, declarou.

Em julho, o Hemopi encerrou a descentralização da produção de plaquetas em todas as macrorregiões. Agora, além de Teresina, os Hemocentros Regionais de Picos e Parnaíba também estão aptos a produzir o hemocomponente. 

A descentralização vai facilitar a logística de distribuição, reduzindo o tempo de resposta às unidades de saúde abastecidas pelo Hemopi, levando mais agilidade, segurança e qualidade ao atendimento dos pacientes.

Prouni: pré-selecionados devem apresentar documentação até quarta

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2024 devem apresentar sua documentação às instituições de educação superior até quarta-feira (14).

O programa federal oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. A iniciativa tem duas edições por ano.

Em 2024, o MEC ofertou 651.483 bolsas no Prouni, entre integrais (100%) e parciais (50%). Nas duas edições do ano, o programa teve 910.419 candidatos inscritos. Como cada participante pode escolher até dois cursos, o Prouni teve mais de 1,8 milhão de inscrições neste ano.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da primeira chamada em 31 de julho, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Comprovação

Os candidatos podem entregar a documentação para comprovar as informações prestadas no ato de inscrição presencialmente ou encaminhar por meio virtual às instituições para as quais foram pré-aprovados. A documentação será encaminhada ao coordenador do Prouni dentro da própria instituição.

A instituição deverá disponibilizar, em suas páginas na internet, campo específico para o encaminhamento. Ao receber a documentação do candidato, as instituições de educação superior privada devem, obrigatoriamente, entregar ao candidato um comprovante da entrega da documentação.

Além disso, precisarão registrar a aprovação ou reprovação dos participantes no Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni) e emitir os termos de concessão de bolsa ou termos de reprovação até sexta-feira (16).

Os estudantes no programa federal devem ficar atentos quanto à existência de eventuais exigências adicionais por parte das instituições de ensino, como submeter os pré-selecionados a um processo seletivo próprio, que pode ser diferente do vestibular. Nestes casos, não poderá ser cobrada qualquer taxa do candidato.

O MEC informa que é de inteira responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento para a aferição das informações. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, na reprovação do candidato.

As regras estão disponíveis nos editais do Prouni de 2024.

Cronograma

Após o período de comprovação das informações, será divulgada em 20 de agosto a lista dos candidatos pré-selecionados para segunda chamada do segundo Prouni de 2024. O acesso à lista, também está no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. E a apresentação dos documentos pelos estudantes deverá ser feita até 30 de agosto. 

Os estudantes que não foram pré-selecionados nas duas chamadas anteriores podem participar da lista de espera. Os interessados deverão manifestar seu interesse por meio da página do Prouni, entre 9 e 10 de setembro de 2024.

A lista de espera estará disponível no dia 13 de setembro, no Sistema do Prouni (Sisprouni), para consulta pelas instituições de educação superior e pelos candidatos.

Prouni

Criado em 2004, o Prouni custeia bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. 

Para bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal per capita do candidato inscrito não pode exceder o valor de um salário-mínimo e meio (R$ 2.118 por pessoa). No caso de bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ultrapassar o valor de três salários mínimos (R$ 4.236 por pessoa, em 2024).

O MEC aponta que o público-alvo a ser beneficiado é o estudante sem diploma de nível superior.

Para esclarecimento de dúvidas, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161.

Polícia Civil intensifica “Operação Saturação” e realiza prisão no centro de Teresina

REPRODUÇÃO/DHPP

A Polícia Civil do Piauí tem intensificado diligências investigativas e abordagens a pessoas suspeitas de cometimento de crimes no Centro de Teresina, em ações no período noturno. Nos últimos dias 10 e 11 de agosto, a “Operação Saturação”, trabalho coordenado pela Diretoria Especializada em Operações Policiais – DEOP, realizou dezenas de abordagens para tirar de circulação indivíduos com mandado de prisão em aberto ou cometendo crimes na região.

Na noite do dia 10 de agosto um homem foi localizado, identificado e preso. Contra F.D.A.D.S.F. havia mandado de prisão em aberto pelo cometimento do crime de roubo. Essa prisão foi coordenada pelo delegado Jorge Terceiro, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP.

De acordo com o delegado Tales Gomes, esses trabalhos serão contínuos, com reforços no período noturno, para melhorar as condições de segurança na capital. “Esse trabalho foi determinado pelo Delegado-Geral e Secretário de Segurança, para que sejam intensificados os trabalhos de polícia judiciária na região central da cidade”, explica o delegado.

Ex-ministro Delfim Netto morre aos 96 anos

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Morreu, na madrugada desta segunda-feira (12/8), o economista Antônio Delfim Netto, aos 96 anos. Ele se encontrava internado desde a segunda da semana passada (5/8), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Ele faleceu em decorrência de complicações no quadro de saúde.

Netto ocupou o cargo de ministro da Fazenda entre os anos de 1967 e 1974. Também foi ministro do Planejamento entre 1979 e 1985, ministro da Agricultura em 1979 e embaixador do Brasil na França de 1975 até 1977.

Delfim Netto era uma figura de destaque nos meios econômico e político.

Delfim Netto e o Milagre Econômico

Nascido em São Paulo no dia 1º de maio de 1928, graduou-se em economia pela USP, em 1951, e logo se tornou professor da instituição.

Não demorou muito para que seus trabalhos na área se tornassem conhecidos e ele entrasse na vida pública.

“Seus trabalhos didáticos e de pesquisa são, neste momento, voltados para os estudos de problemas da economia brasileira, planejamento governamental e teoria do desenvolvimento econômico. Sua linha de pensamento baseou-se essencialmente na aplicação da teoria neoclássica no plano microeconômico e ideias keynesianas ou monetaristas no plano macroeconômico”, diz o site da USP que resume sua biografia.

Em 1966, assumiu como secretário da Fazenda de São Paulo e, no ano seguinte, como ministro da Fazenda. Então, tornou-se âncora da economia brasileira entre 1967 e 1974, nos governos Costa e Silva e Médici, no período chamado de “Milagre Econômico”, que fez o país crescer a uma taxa anual de 11%.

Na verdade, um milagre que teve consequências nefastas para o país. As equipes econômicas das quais fez parte promoveram políticas de crédito favoráveis ao agronegócio e à indústria, além da construção de obras, como a Rodovia Transamazônica.

O resultado foi o início da escalada do endividamento externo brasileiro, que depois atingiria níveis não vistos até então.

Voto pelo AI-5

Ele também votou a favor do Ato Institucional número 5 (AI-5), que recrudesceu a ditadura no Brasil. Em seu voto pelo AI-5, Netto afirmou que deveria ser concedida ao presidente “a possibilidade de realizar certas mudanças constitucionais, absolutamente necessárias para que este País possa realizar o seu desenvolvimento com maior rapidez”.

Quase 45 anos depois, em 2013, durante uma sessão da Comissão da Verdade, o economista afirmou que repetiria o voto pelo AI-5 “se as condições fossem as mesmas e o futuro não fosse opaco”. “Eu não só assinei o Ato Institucional número 5 como assinei a Constituição de 1988, (mas) nunca apoiei a repressão.”

Após a ditadura militar, Delfim ainda foi deputado federal. Em 2006, após cinco mandatos por São Paulo, ficou fora da Câmara.

Em 2018, seu nome voltou às manchetes, quando foi investigado pela Lava Jato. Segundo a força-tarefa que coordena a operação, o ex-ministro Antonio Palocci realizou o repasse de R$ 15 milhões a Delfim.

De acordo com os investigadores, ficou comprovado que pelo menos R$ 4,4 milhões das empresas vencedoras da licitação foram pagos a ele. Os recursos foram repassados por meio de contratos fictícios de consultoria a empresas que têm como sócios Delfim e um sobrinho. O ex-ministro negou e afirmou que os serviços foram prestados.

Sesapi realiza capacitação em manejo clínico da hipertensão arterial, diabetes mellitus, saúde do idoso e do programa nacional de controle do tabagismo

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) realiza, nos dias 15 e 16 de agosto, uma capacitação das equipes dos municípios das regiões da Planície Litorânea e Cocais. A ação abordará sobre manejo clínico da hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus, além de atualizações acerca do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo e no Atendimento Integral da Saúde do Idoso para os profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

A atividade é uma realização da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso da Sesapi, em parceria com a Divisão de Atenção à Saúde (DAS) da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), onde será realizado o evento. O público alvo da ação são médicos, enfermeiros e profissionais da E-multi, que podem se inscrever por meio do link: https://forms.gle/TvaqsnRvX7sMm5no7.

Esse trabalho busca facilitar o manejo clínico de pacientes hipertensos e diabéticos nos municípios da Planície Litorânea e Cocais, dando assim mais qualidade a todo o processo de atendimento desses pacientes, tanto nas condutas do atendimento como o que ser feito em cada caso ao buscarem os serviços de saúde ofertados pela Sesapi no território, bem como das ações de controle do tabagismo e  e atendimento integral à saúde do idoso. 

Artista do Cirque du Soleil ministra palestra motivacional em Teresina

Reprodução

Marcos Casuo está entre os 10 renomados Clowns (palhaços) do mundo

Teresina será palco de uma inspiradora palestra do artista do espetáculo Alegria do Cirque du Soleil, Marcos Casuo, durante o FelizCidade THE. O palestrante é reconhecido internacionalmente e está entre os 10 mais renomados Clowns do mundo. No evento, que acontecerá no dia 16 de agosto, aniversário da cidade, o fenômeno artístico compartilhará suas estratégias de sucesso, criatividade, liderança e autorrealização.

Marcos Casuo tem uma carreira multifacetada como acrobata, bailarino, malabarista, artista plástico, palestrante, escritor, comunicador e ator. Ele é também um entusiasta do autoconhecimento. Passou nove anos no Grande Circo Popular do Brasil antes de se juntar ao Cirque du Soleil em 1999, onde se destacou como o único brasileiro na equipe russa de acrobacias e protagonista do espetáculo “Alegría”. Durante sua carreira, encantou mais de 12 milhões de pessoas em 28 países e foi reconhecido como um dos melhores clowns do mundo no Royal Albert Hall, em Londres.

Após oito anos no Cirque du Soleil, ele decidiu criar uma forma própria de transmitir alegria e aprendizado, realizando palestras que inspiram o público a alcançar seu máximo potencial. “Dia 16 de agosto, estarei em Teresina para plantar a semente da felicidade, venha prestigiar esse dia tão encantador”, convida o artista.

Além de Casuo, a manhã também contará com outros renomados palestrantes, incluindo o comediante e criador de conteúdo Stevan Gaipo, a jornalista e colunista do Jornal de Brasília, Analice Nicolau, o treinador campeão sul-americano de meia maratona, Heleno Fortes, e o filósofo, teólogo, cantor e compositor, Jorge Trevisol.

A primeira edição do FelizCidade THE promete ser um marco inspirador para Teresina, oferecendo ao público uma oportunidade única de aprendizado e motivação. O evento acontecerá na Bright School, localizada na Rua Anfrísio Lobão, 1794, Jóquei, das 7h às 13h, e será aberto ao público. As inscrições devem ser feitas através do link https://doity.com.br/felizcidade

Piauí apresenta o tradicional salgado “bomba” no Cozinha Show do Salão do Turismo

O Piauí está conquistando paladares e corações no Salão do Turismo, evento promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) e realizado no Riocentro, Rio de Janeiro. Um dos grandes destaques foi a apresentação da “bomba”, um tradicional salgado frito recheado com queijo e presunto, no espaço Cozinha Show, que reúne cozinheiros de todo o Brasil para mostrar o melhor da gastronomia regional.

A “bomba” é uma delícia recheada que surpreende pelo sabor marcante e pela combinação de ingredientes. O prato, criado pela piauiense Marlene Ferreira, foi introduzido ao público de maneira especial, com demonstrações ao vivo de seu preparo, além de degustações que fizeram sucesso entre os visitantes.

Bomba 1.jpg

Nayna Alves, diretora de Turismo da Setur Piauí, destacou a importância de trazer os sabores do estado para eventos como o Salão do Turismo. “Estamos felizes em poder apresentar um pouco do Piauí neste evento tão prestigiado. A ‘bomba’ é apenas uma amostra da riqueza gastronômica que o nosso estado tem a oferecer. Participar do Cozinha Show é uma oportunidade única de mostrar a diversidade cultural e culinária do Piauí para o Brasil e o mundo,” frisou.

A diretora também ressaltou o impacto positivo que o evento traz para o turismo do Piauí. “A gastronomia é um dos pilares do turismo. Ao apresentarmos pratos como a ‘bomba’, estamos não apenas promovendo o nosso estado, mas também atraindo turistas que desejam vivenciar essas experiências autênticas e cheias de sabor”, afirmou.

Bomba2.jpg

A chef piauiense Shayana Torres foi a responsável por apresentar o prato ao público presente na Cozinha Show, espaço montado pelo Senac no Salão do Turismo. A gastrônoma preparou o salgado com dois tipos de recheio: o tradicional de queijo e presunto, e uma versão com carne de sol, iguaria também popular no estado. 

“É sempre gratificante participar desses eventos e compartilhar um pouco da nossa história, cultura, arte e, claro, culinária. Apresentamos a ‘Bomba’, algo que é nosso e que muitas pessoas ainda não conhecem, para os participantes do Salão do Turismo, e foi incrível,” expressou a chef Torres.