Domingo, Junho 28, 2026
24.9 C
Teresina

HGV inicia serviço de radiointervenção para tratamento oncológico

A Secretaria da Saúde (Sesapi) implantou, no Hospital Getúlio Vargas (HGV), o serviço de radiointervenção para auxiliar no tratamento oncológico. Com isso, o HGV está sendo preparado para implantar o serviço de oncologia. 

A radiointervenção já é uma realidade, sob a coordenação do médico radiologista intervencionista Felipe Britto. “Realizamos tratamentos como biópsias, drenagens, embolização de tumores e ablação de tumores, o que vai contribuir significativamente com o HGV e os pacientes do estado”, afirmou o profissional.

Dirceu Campêlo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, destacou a importância desse novo serviço. “O tratamento oncológico abrange desde o diagnóstico até o tratamento em si. A biópsia, por exemplo, pode ser realizada por procedimentos cirúrgicos ou menos invasivos com o auxílio da radiologia, denominada radiointervenção. Isso facilita o diagnóstico e também o tratamento, como descompressões e derivações, além da injeção de medicamentos diretamente no tumor de maneira menos invasiva”, explica o gestor.

Segundo Anderson Dantas, diretor de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, inicialmente, os procedimentos serão realizados com pacientes internados. “Nesse primeiro momento estamos atendendo pacientes internados, a partir de outubro, quando o ambulatório estiver funcionando, atenderemos pacientes anbulatoriais regulados”, destaca o gestor.

Para iniciar os atendimentos, o HGV realizou o primeiro caso de drenagem biliar percutânea, um procedimento inovador que ajuda pacientes com tumores de pâncreas que obstruem a passagem da bile do fígado para o intestino. Este procedimento alivia sintomas e melhora a qualidade de vida, permitindo que os pacientes iniciem o tratamento oncológico.

Adesão ao e-Título cresce no Piauí: 579.981 eleitores utilizam o aplicativo, representando 21,49% do eleitorado estadual

O e-Título, aplicativo criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já conta com 579.981 eleitores no Piauí, representando 21,49% do total de eleitores do estado. Desde seu lançamento em 2017, a ferramenta tem se tornado cada vez mais popular, oferecendo aos usuários acesso digital ao título de eleitor e uma série de serviços relacionados.

Entre suas funcionalidades, o e-Título permite consultar o local de votação, emitir certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, e gerar guias para pagamento de multas. Recentemente, a conferência biométrica facial foi adicionada para aumentar a segurança.

Em todo o Brasil, mais de 45 milhões de eleitores já utilizam o aplicativo, refletindo uma tendência crescente de digitalização nos processos eleitorais e oferecendo maior comodidade e eficiência aos eleitores e à Justiça Eleitoral.

Servidores da Sesapi recebem atendimentos de saúde do CEREST

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) e do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) realizou, nesta segunda-feira (12), no pátio da Sesapi, mais uma etapa das Estações de Saúde do Trabalhador, um projeto que visa conhecer o perfil de saúde dos trabalhares, público e/ou privado. O público alvo da ação foi os trabalhadores da Sesapi.

Ao todo, são 8 estações que contam com serviços de avaliação nutricional, ergonomia, aferição de pressão, testes rápidos de glicemia, vacinação contra febre amarela, hepatite B, sarampo, caxumba e rubéola (Tríplice Viral), além de orientações sobre alimentação saudável, obesidade, hipertensão, entre outros. 

“Estamos voltando a nossa atenção neste momento, priorizando o cuidado dos trabalhadores da SESAPI. Uma das funções do CEREST é apoiar e cuidar dos trabalhadores, então, estamos aqui fazendo um chamamento de atenção à saúde, cuidando dessas pessoas que cuidam de outras pessoas”, disse a Diretora de Vigilância em Saúde da SESAPI, Cristiane Moura Fé.

Conhecer o perfil do trabalhador permite que o Estado tenha uma melhor avaliação dos riscos e agravos que o profissional está submetido, possibilitando traçar estratégias para a melhoria do cuidado de todas as categorias de trabalhadores, independente da atividade que ele execute.

“Acolher o trabalhador, identificar seus agravos e cuidar desse trabalhador é o nosso objetivo. Todos os serviços e orientações oferecidos aqui na SESAPI foram realizados por uma equipe multiprofissional da DIVISA/CEREST, composta por enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e psicólogo”, afirmou a coordenadora do CEREST Estadual, Iolanda Soares.

As Estações de Saúde e do Trabalhador terão continuidade no decorrer deste ano, em Teresina e interior do estado. Os locais serão definidos e divulgados posteriormente pelo CEREST estadual e regionais.

Prefeito de Madeiro do Piauí sobrevive a atentado durante reunião

Na noite de segunda-feira (13), o prefeito de Madeiro do Piauí, Pedro Filho, foi alvo de um atentado enquanto participava de uma reunião com vereadores em sua residência, localizada no povoado Furnas, a cerca de 12 km do centro do município. O ataque foi realizado por pelo menos três homens armados que dispararam contra o prefeito. Durante o ataque, Pedro Filho e seu chefe de gabinete, Luís Elvira, conseguiram se abrigar na casa e escapar sem ferimentos graves, embora o prefeito tenha sofrido escoriações leves após escorregar durante a fuga.

A Polícia Militar de Joca Marques foi acionada imediatamente e realizou buscas na área, mas os suspeitos não foram localizados. O prefeito registrou um boletim de ocorrência na mesma noite. Até o momento, a motivação do atentado permanece desconhecida e as investigações estão em andamento.

Este incidente é particularmente preocupante dado o contexto de violência política na região. Em 28 de novembro de 2021, o antecessor de Pedro Filho, o prefeito José Ribamar de Araújo Filho, conhecido como Zé Filho, foi assassinado a tiros. O principal suspeito do crime, Felipe Anderson, um familiar do prefeito, foi julgado em abril de 2022. A situação destaca a necessidade urgente de segurança e medidas eficazes para proteger os líderes locais e garantir a paz na comunidade.

Seduc lança Programa de Mentorias para fortalecer ensino tecnológico nas escolas da rede estadual

A Secretaria da Educação do Piauí (Seduc) deu mais um passo significativo para fortalecer o ensino tecnológico nas escolas da rede estadual de ensino e lançou, nessa segunda-feira (12), o Programa de Mentorias para estudantes matriculados nos Cursos Técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos Digitais, como parte do projeto Seduc Tec. 

O lançamento teve transmissão ao vivo pelo Canal Educação e contou com a presença do secretário da Educação, Washington Bandeira. O evento foi voltado para supervisores pedagógicos, técnicos de educação profissional e tecnológica (EPT) das Gerências Regionais de Educação (GREs) e professores dos cursos envolvidos.

O objetivo do programa é preparar os professores dos cursos técnicos para ministrarem aulas utilizando a metodologia Programe IO, uma plataforma especializada em programação de softwares, abrangendo tanto aspectos teóricos quanto práticos da produção de softwares. A expectativa é que o programa impacte cerca de 20 mil estudantes da rede pública estadual, oferecendo 600 mentorias anuais.

Washington Bandeira ressaltou o impacto positivo que o programa poderá gerar nos alunos e nas comunidades. “É mais uma oportunidade que estamos gerando para nossos alunos e alunas. A plataforma tem videoaulas e tantos outros materiais à disposição, e ainda permite aplicar mentorias. O que se espera é o fortalecimento das aprendizagens dos nossos estudantes e o surgimento de produtos desenvolvidos por eles, como ferramentas, aplicativos e plataformas utilizando linguagem de programação, inteligência artificial. Com isso, eles impactam suas escolas, comunidades e municípios com soluções inteligentes, gerando uma sensação de pertencimento”, comentou o secretário.

A estrutura do programa inclui uma plataforma com aulas gravadas, permitindo que os alunos acessem conteúdos teóricos e práticos no seu próprio ritmo, além de mentorias ao vivo realizadas por instrutores especializados. As sessões de mentoria, que somam 60 horas mensais, serão realizadas de segunda a sexta-feira, oferecendo revisões de conteúdo, resolução de exercícios práticos e orientações adicionais. Os alunos também terão acesso a uma comunidade online para interação e colaboração em projetos práticos, suporte técnico durante o horário comercial, e acompanhamento contínuo ao longo do processo de aprendizagem.

Logo após o lançamento, a programação seguiu com a aula inaugural da parceria que foi ministrada pelos mentores Ely Bezerra e Sebastião Galeno, que explicaram mais sobre o funcionamento da plataforma. “Nós estamos muito felizes em trazer esse Programa de Mentorias. A ideia é acelerar o aprendizado dos estudantes e colocar o Piauí como um exportador no desenvolvimento de softwares no cenário mundial da tecnologia”, disse Galeno.

Secretaria da Segurança realiza capacitação sobre operações de trânsito para as forças de segurança do Estado

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP), por meio da Diretoria de Operações de Trânsito (DOT) e com a coordenação da Superintendência de Operações Integradas (SOI), em parceria com a Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF), realiza, desde essa segunda-feira (12) e prossegue até o dia 23 de agosto, o Primeiro Estágio de Operações de Trânsito. O curso é voltado para as forças de segurança pública e tem como principal objetivo aprimorar as habilidades e conhecimentos dos policiais em operações de trânsito.

“Serão seis dias intensivos de aulas teóricas e práticas, que cobrem da introdução às operações de trânsito e inspeção veicular, até aulas de tiro e exercícios práticos para a verificação de veículos com algum tipo de restrição ou adulteração. Essa capacitação visa expandir nossa política pública para todo o interior do estado”, explicou o superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta.

O diretor de Operações de Trânsito da SSP, Fernando Aragão, ressaltou a importância dessa iniciativa. “O Primeiro Estágio de Operações de Trânsito é essencial para preparar nossos profissionais da segurança para atuarem em áreas críticas, como o enfrentamento aos crimes de trânsito e a aplicação de técnicas de abordagem. Essa iniciativa representa um avanço significativo no combate ao roubo e furto de veículos, reforçando nosso compromisso com a segurança e a eficiência no trânsito”, afirmou Aragão.

Valor da cesta básica em Teresina registra quarta queda consecutiva, aponta estudo da Cepro

O valor da cesta básica em Teresina registrou sua quarta queda consecutiva em julho, de acordo com o último estudo divulgado pela Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan) e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo (Cepro). O relatório mostra uma redução de 5,66% no custo dos alimentos e produtos essenciais, em comparação ao mês anterior, continuando a tendência de queda que começou há quatro meses.

FATORES QUE PROVOCARAM REDUÇÃO

Entre os principais fatores que influenciaram a diminuição no valor da cesta básica estão:

– Aumento no Preço do Café: O preço do café subiu 8,55%, refletindo a menor oferta internacional e a desvalorização do real.

–  Queda no Preço do Tomate: O tomate apresentou uma expressiva redução de 32,21%, devido à maior oferta no mercado, favorecida pelo amadurecimento acelerado causado pelas altas temperaturas.

TENDÊNCIA DE VARIAÇÃO DE PREÇOS

Em 2024, o preço da cesta básica em Teresina passou por variações significativas. Após um aumento contínuo entre janeiro e abril, os preços começaram a cair a partir de maio. Essa oscilação é um reflexo das influências sazonais e econômicas que afetam a oferta e demanda de alimentos e produtos essenciais.

IMPACTO

Os dados mais recentes reforçam a tendência de redução dos preços, observada nas variações entre maio/junho e junho/julho de 2024. 

Valor da cesta básica em Teresina registra quarta queda consecutiva, aponta estudo da Cepro - Imagem 1

No mês de julho, a cesta básica teve o custo de R$ 559,59, segundo o estudo. Nos últimos 12 meses, a variação foi a terceira menor entre todas as capitais pesquisadas. No comparativo anual (entre junho 2023 e julho 2024), houve uma variação de -5,22%.

Valor da cesta básica em Teresina registra quarta queda consecutiva, aponta estudo da Cepro - Imagem 2
Valor da cesta básica em Teresina registra quarta queda consecutiva, aponta estudo da Cepro - Imagem 3

Jovem de 22 anos é assassinado a tiros em posto de combustíveis em Teresina

Elson Ferreira dos Santos Júnior, de 22 anos, foi assassinado a tiros na noite de segunda-feira (12) na avenida principal do bairro Parque Itararé, na zona Sudeste de Teresina. 

De acordo com a Polícia Militar do Piauí, Elson estava prestes a abastecer sua motocicleta quando três homens armados se aproximaram e dispararam contra ele. 

vítima foi atingida por pelo menos 7 disparos e, apesar de ter sido levado ainda com vida para a Unidade de Pronto Atendimento do Renascença, não resistiu aos ferimentos e faleceu ao chegar ao local.

ANTECEDENTES CRIMINAIS

O jornalista Kilson Dione apurou que os bandidos já chegaram ao local procurando por Elson. Segundo a Polícia Militar, Elson  atuava em uma facção criminosa e tinha envolvimento com tráfico de drogas. A Polícia Civil do Piauí está conduzindo a investigação do caso.

Comércio abrirá no Aniversário de Teresina

Reprodução

O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI) informa que nesta sexta-feira (16), Aniversário de Teresina, as lojas do Centro e dos bairros da capital piauiense funcionarão em regime de 6h corridas. As horas trabalhadas durante o feriado poderão ser compensadas durante o período do Carnaval de 2025.

No Centro, as lojas não poderão funcionar após as 18h, enquanto que nos bairros o funcionamento após esse horário está autorizado, respeitando a carga horária definida. Já os shoppings seguem com funcionamento em horário normal. Para mais informações, acesse a Convenção Coletiva de Trabalho 2024/2025 no site: sindilojaspiaui.com.br/convencoes-coletivas.

Vivência internacional impulsiona carreiras e abre novas oportunidades profissionais

Pesquisas apontam que a experiência de morar fora do país e a aprendizagem de um segundo idioma com os próprios nativos podem alavancar a carreira profissional e gerar impacto significativo no salário.

A vivência internacional está se tornando um diferencial cada vez mais valorizado no mercado de trabalho global. De acordo com uma pesquisa realizada pela QS Quacquarelli Symonds, empresa especializada em educação e carreira, 60% dos empregadores consideram a experiência internacional um fator determinante na contratação de profissionais. Além disso, 73% dos entrevistados acreditam que colaboradores com experiência no exterior têm maiores chances de serem promovidos dentro das empresas. Esses números destacam a importância crescente da internacionalização na formação de profissionais aptos a enfrentar os desafios do mundo corporativo atual.

Tendo em vista que o mercado de trabalho moderno busca, cada vez mais, profissionais com habilidades multidisciplinares, que consigam se adaptar a diferentes ambientes e lidar com uma ampla variedade de situações cotidianas, essa é uma alternativa eficaz para conseguir mais destaque.

“A internacionalização é um processo que vem se fortalecendo no contexto de um mundo globalizado e transforma a percepção multicultural da realidade. Trata-se de uma experiência única que desenvolve soft skills, como empatia, resiliência e capacidade crítica, gera novas oportunidades, maior empregabilidade e aprofundamento do conhecimento de um novo idioma”, observa Larissa Clare, coordenadora de internacionalização da Estácio.

A importância dessa vivência é reforçada por outra pesquisa, realizada pela Business Marketing International (BMI), organizadora do Salão do Estudante, que revela que seis em cada dez brasileiros têm o desejo de estudar no exterior. “A internacionalização deve ser vista como um investimento estratégico. Essa experiência internacional não é apenas um diferencial no currículo, mas uma verdadeira alavanca para o desenvolvimento pessoal e profissional. Além do enriquecimento acadêmico e pessoal, essa modalidade oferece oportunidades valiosas de networking para a construção de uma rede global de contatos profissionais e acadêmicos que pode abrir portas para futuras oportunidades. O estudante só tem a ganhar”, explica o gerente de desenvolvimento acadêmico da Wyden, Roger de Almeida.

Daniella Tavares Iori, estudante de psicologia na Wyden, no Amazonas, participou do programa de intercâmbio de três semanas em Salamanca, na Espanha. Segundo ela, foi uma experiência única.
“Foram 49 mil inscrições para o programa, custei a acreditar que tinha sido selecionada. Salamanca é uma cidade encantadora, a universidade fez questão de nos levar ao Centro de Estudos Brasileiros, o único da Europa. É uma vivência extraordinária em termos de aquisição de conhecimentos e desenvolvimento da língua – especialmente com as novas exigências do mercado de trabalho – e de contato com outra cultura. O intercâmbio me possibilitou ainda um encontro que nunca imaginei que seria possível com as minhas raízes”, avalia.

Além do crescimento acadêmico e profissional, a imersão cultural e linguística é um aspecto crucial da experiência internacional. Estar inserido em um ambiente onde uma nova língua é falada diariamente acelera o aprendizado e ajuda os estudantes a alcançar fluência rapidamente, um diferencial valioso no mercado de trabalho globalizado. “Eu nunca havia estudado espanhol e vim de lá com nível avançado, certificado pela Universidade de Salamanca, o que, sem dúvidas, vai acrescentar muito para o meu currículo. Foram três semanas, mas pareceu ser muito mais em termos de aprendizado e conhecimento”, afirma.

A acadêmica de direito da Estácio, Melissa Affonso Luna, também vê a imersão cultural e linguística como um valor para o mercado de trabalho. Em julho, ela e mais 19 estudantes da instituição tiveram aulas na Universidad Siglo 21, em Buenos Aires, ao longo de cinco dias. “Sempre desejei passar por uma experiência desse tipo, porém não tinha lastro suficiente. Acredito que a imersão na cultura e na língua espanhola irá enriquecer meu currículo. Tenho perspectiva de prestar concurso público, e em muitos deles a prova de títulos é uma etapa classificatória. Além de tudo, acho muito importante o networking com os colegas e a troca com diferentes nações, etnias, costumes. Estudo, conhecimento e cultura têm um papel transformador na vida das pessoas”, declara.

Fabiana Pinto, também estudante de direito, aponta a experiência de estudar seis meses em Portugal como um acontecimento ímpar. “É uma oportunidade indescritível poder estudar com alunos da Europa e de outras partes do mundo, como dos Estados Unidos, da Ásia e da África; é uma troca cultural que faz toda a diferença nos meios acadêmico e profissional. A minha estadia coincidiu com os 50 anos da Revolução dos Cravos, então pude conferir inúmeras palestras e workshops a respeito, aprendi mais sobre os sistemas penal, civil, de imigração e repatriamento portugueses. Sem dúvida, esse período tem sido enriquecedor, desafiador e marcante de forma muito positiva”, comemora.

Modalidade remota

Para os alunos que não podem viajar, a mobilidade remota também permite experiências multiculturais. O programa ocorre durante o semestre letivo, com encontros oferecidos em horários diferentes das programações de aulas.

Neste formato, o participante estará, de forma simultânea, em sala de aula com alunos estrangeiros e, ao final, será desafiado a entregar um trabalho em grupo, aprimorando o conhecimento do idioma estrangeiro escolhido na mobilidade e desenvolvendo o senso crítico.