Domingo, Junho 28, 2026
24.2 C
Teresina

Palestrante aborda “Amor, vida e felicidade” em evento nesta sexta-feira (16)

Reprodução

Primeira edição do FelizCidade THE traz programação diversificada para discutir caminhos para alcançar a felicidade

Nesta sexta-feira, dia 16, das 7h às 13h, acontecerá a primeira edição do FelizCidade THE, que abordará uma série de temáticas envolvendo caminhos possíveis para se alcançar a felicidade de forma integral. Dentro da programação, os inscritos terão a oportunidade de assistir à palestra “Amor, vida e felicidade”, que será conduzida pelo palestrante, filósofo, teólogo e psicólogo Jorge Trevisal, um grande nome na área. O encontro acontece no aniversário de Teresina, reforçando os aspectos positivos que permeiam a capital.

Jorge Trevisol também tem mestrados em psicologia e em espiritualidade pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma – Itália. É doutor em Educação pela PUC de Porto Alegre. Além disso, é psicoterapeuta, escritor, cantor e compositor. Suas experiências acadêmicas, profissionais e pessoais somam-se ao propósito de pensar e apontar caminhos reflexivos em prol de uma vida voltada à construção de sensações mais felizes no dia a dia. O FelizCidade THE se constrói como um espaço para a troca de vivências, insights e estímulos para ser feliz.

Importante mencionar que Jorge ainda escreveu: Amor, mística e angústia; O reencantamento humano; Educação Transpessoal; O despertar da Atenção; Segredos da Interioridade; A ferida Original e Labirintos da Alma. Sem contar que tem vários CDs gravados com temas ligados à psicologia do profundo e espiritualidade e à visão transpessoal da vida. É professor da Universidade Internacional da Paz (Unipaz), na área de Educação e Consciência. Ainda é membro docente da Faculdade Machado de Assis (Fema).

REPRODUÇÃO

Sobre o evento em Teresina

O 1° Felizcidade THE reunirá palestrantes nacionais. Durante uma manhã, das 7h às 13h, diversos temas transversais serão abordados no evento. Além de Jorge Trevisol, o evento contará com a presença de Stevan Gaipo; a jornalista e colunista do Jornal de Brasília, Analice Nicolau; o Treinador Campeão Sul-americano de meia maratona, Heleno Fortes; e o palestrante motivacional e artista do espetáculo Alegria do Cirque du Soleil, Marcos Casuo.

As inscrições devem ser feitas através do link https://doity.com.br/felizcidade.

SERVIÇO

O quê: FelizCidade THE
Quando: 16 de agosto, 7h às 13h
Onde: Bright School, localizada na Rua Anfrísio Lobão, 1794, Jóquei, das 7h às 13h, e será aberto ao público

Instituto iungo e USP, uma das melhores universidades do mundo, oferecem cursos gratuitos para educadores pelo WhatsApp

REPRODUÇÃO

Estão abertas até dia 18 de agosto as inscrições para os cursos ATIVAR!, para apoiar professores e gestores escolares no uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem.

O programa ATIVAR! Metodologias Ativas por WhatsApp já formou mais de 1830 educadores de 2021 ao primeiro semestre de 2024. Com um formato inovador, educadores de todo o país acessam os conteúdos por meio do WhatsApp e se reúnem, semanalmente, em tempo real, com tutores da USP, de forma virtual.
As inscrições para a sexta edição vão do dia 1º de agosto a 18 de agosto de 2024. São 500 vagas divididas em dois cursos – Projetos de Vida e o Bom Professor e Novas Arquiteturas Pedagógicas – cada um com carga horária de 40 horas e duração de oito semanas, totalmente gratuitos e on-line. Ao final dos cursos, os concluintes recebem certificado da USP e passam a fazer parte de uma rede de educadores de todo o território nacional, onde podem trocar experiências e conhecimento para o aperfeiçoamento profissional.

Nas edições de 2023 e 2024, 81% dos cursistas concluíram o programa e 92% dos inscritos fizeram avaliações positivas sobre as três últimas edições. De acordo com Paulo Andrade, presidente do Instituto iungo “o ATIVAR! é uma forma de levar o conteúdo de uma das melhores universidades do mundo, a USP, de forma flexível e acessível por meio do WhatsApp, a educadores de todos os cantos do país. O programa é mais um exemplo de como contribuímos com essa parceria para valorizar a profissão docente, apoiando e incentivando o desenvolvimento profissional dos nossos professores”, explica Paulo Andrade.

O programa é uma realização do Instituto iungo, a Faculdade de Educação da USP e o Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da universidade (NAP/USP) lançam a sexta edição do programa Ativar! Metodologias Ativas por WhatsApp.

O que dizem os participantes?
Laís Maria Masazume Van Ham, professora de Projetos de Vida no Ensino Médio da Escola Estadual Ibrantina Cardona, em Holambra, SP, foi uma das cursistas da quinta edição do ATIVAR! em ‘Projetos de vida e o Bom Professor’. Segundo Laís, a experiência positiva com os encontros fez com que ela recomendasse para os colegas e a coordenadora da escola. “No curso, eu encontrei formas de me aproximar dos alunos nas aulas de Projetos de Vida. Fez muito sentido pensar nos projetos de vida para a liberdade, projetos de vida para descobrir o mundo. Não só a questão de mercado de trabalho, mas para usar os projetos de vida com um propósito, um guia para seguir adiante. Então, eu recomendei o curso aos meus colegas e minha coordenadora, para que eles pudessem também ter essa aproximação com os estudantes”, comenta.
A professora Karine Pizaneli Castucci, professora do 2º ano do Ensino Fundamental, no Colégio Santa Catarina, em São Paulo, SP, também participou da quinta edição para aprender sobre ‘Novas arquiteturas pedagógicas’. De acordo com a professora, o curso incentiva formas de promover o protagonismo dos alunos e a construir aulas mais dinâmicas. “Com certeza eu recomendo o curso. Ele possibilita uma maneira bem reflexiva de como colocar o aluno no foco do aprendizado. Ajuda a responder: O que eu preciso para que o meu aluno coloque realmente a mão na massa? Para que ele seja protagonista?”, diz.
Além do WhatsApp, outros meios digitais são usados durante os cursos para realizar o encontro semanal ao vivo de uma hora entre os cursistas e tutores, possibilitando interações e troca de experiências com professores de todo o país.
“Nos cursos, aliamos a teoria à prática. Os educadores vivenciam aulas baseadas em Metodologias Ativas de Aprendizagem, com trabalho colaborativo, atividades mão na massa, uso de situações-problema e interdisciplinaridade. E eles fazem isso refletindo sobre suas práticas, sua própria realidade, o que torna o processo de aprendizagem mais relevante do que analisar apenas situações fictícias”, afirma Ulisses Araújo, coordenador científico do NAP/USP.
Podem se inscrever educadores de escolas de todo o Brasil. São aceitas inscrições de gestores escolares e professores de todas as áreas de conhecimento de Ensino Médio e Ensino Fundamental 1 e 2.
Para mais informações e inscrições, o público pode acessar o site www.repensandocurriculo.org

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 43 milhões

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/ARQUIV

As seis dezenas do concurso 2.761 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 43 milhões.

Caso apenas um ganhador leve o prêmio principal e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 253,6 de rendimento no primeiro mês.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Timemania

Também, nesta terça-feira (13), o concurso 2.130 da Timemania sorteia prêmio estimado em R$ 14,2 milhões. 

A modalidade é um produto de prognóstico específico, no qual o apostador escolhe dez dezenas entre 80 e um Time do Coração entre 80 times.

São sorteados sete dezenas e um Time do Coração. Ganham as apostas que acertarem de três a sete números ou o time do coração. A aposta custa R$ 3,50.

Polícia Civil deflagra ”Operação Cerco Fechado” e realiza prisões em todo Piauí

Reprodução/DHPP

A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta terça-feira (13/08) mais uma fase da ”Operação Cerco Fechado”, para cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão em todo estado.

A ação coordenada pela Delegacia-Geral conta com a participação de policiais civis de unidades distritais, metropolitanas, especializadas e do interior que estão em campo para cumprir mandados por crimes de furtos, roubos, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica, homicídios e outros.

A operação tem por objetivo a redução de índices de criminalidade. Até o momento 63 pessoas foram presas em diversas cidades do estado, com apreensões de armas, veículos e celulares.

Às 11h30 desta terça-feira será realizada entrevista coletiva na sede da Delegacia-Geral de Polícia Civil para a apresentação dos primeiros números da Cerco Fechado.

Gaeco/MPPI colabora com a Operação Cela 03, deflagrada pelo Gaeco do Maranhão

Reprodução/MPPI

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Piauí (Gaeco/MPPI) participou, na manhã desta segunda-feira, 12 de agosto, da Operação Cela 03, deflagrada pelo Gaeco do Ministério Público do Maranhão. A operação foi realizada para desarticular uma organização criminosa com ramificações no Maranhão e Piauí. A ação foi realizada também no estado do Mato Grosso.

A operação tem como alvo membros da facção criminosa Bonde dos 40, envolvidos em atividades ilícitas como narcotráfico, lavagem de dinheiro, homicídios, roubos a instituições financeiras e de veículos, entre outros delitos.

Durante a operação, foram presos líderes da organização criminosa e pessoas responsáveis pela guarda e ocultação de bens e valores. O nome da operação faz referência ao fato de que um dos líderes da facção, mesmo preso em uma unidade penitenciária de São Luís, continuava a coordenar ações criminosas.

No Piauí, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e cinco de prisão, todos efetuados em Teresina, nos bairros Santo Antônio e Horto. Os trabalhos foram realizados em conjunto com o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e com a Polícia Militar (PM-PI).

Pão de Açúcar e Extra Mercado dispõem de amplo sortimento no setor de hortifruti


Clientes podem encontrar hortaliças, frutas e legumes com qualidade e ótimo atendimento

As hortaliças, frutas, legumes e verduras fazem parte da rotina alimentar de boa parte dos brasileiros. Isso porque o setor de hortifruti tem se fortalecido no Brasil e a busca por produtos com frescor e qualidade são diferenciais importantes para experiências alimentares agradáveis. O Pão de Açúcar e Extra Mercado investem amplamente nesse segmento, prezando pela qualidade e a satisfação dos clientes em Teresina.

Nas lojas do Pão de Açúcar, você pode encontrar frutas cortadas, sucos naturais e frutas exóticas, como cacau, graviola, cupuaçu, atemoia e pitaya. Além disso, as lojas ainda dispõem de cítricos, orgânicos e cogumelos. Os dias de ofertas acontecem na quarta e quinta, de 7h às 22h. No Extra Mercado, os clientes ainda contam com ofertas mais que especiais no setor de hortifruti sempre de terça a quinta-feira, de 7h às 22h. Tangerina importada, limão siciliano, lima da Pérsia, laranja, laranja importada e maracujá azedo são algumas das opções disponíveis.

As duas redes também colocam à disposição uma variedade de folhagens, como acelga, manjericão, rúcula e alface. Também podem encontrar repolho roxo e repolho verde. Dessa forma, além de preços especiais, os clientes têm produtos de ótima qualidade com ampla variedade em frutas, legumes e verduras.

Esses e outros produtos podem ser encontrados nas lojas físicas do Pão de Açúcar e do Extra Mercado ou no e-commerce dos dois supermercados (www.paodeacucar.com e www.clubeextra.com.br).

ASSAÍ CHEGA A MAIS DE 230 LOJAS COM SERVIÇOS E MANTÉM CRESCIMENTO ACELERADO EM VENDAS


Número representa quase 80% do parque de lojas e desempenho reflete proposta de inovação liderada pelo Assaí. Dados foram divulgados ao mercado na noite desta quinta-feira (8)
Com foco na melhoria contínua da experiência de compra, o Assaí atingiu o marco de 234 lojas (do total de 293), em todo o Brasil, que já contam com a implementação de algum tipo de serviço – como açougue, empório de frios e/ou padaria. O aumento na oferta reflete a liderança do Assaí na proposta de inovação no atacarejo. Junto de uma dinâmica comercial eficiente, a empresa também observou um crescimento acelerado em vendas e na maturação do parque de lojas após a forte expansão dos últimos anos. Os números foram divulgados ao mercado na noite desta quinta-feira (8).
No primeiro semestre deste ano, as vendas líquidas alcançaram R$ 35,1 bilhões, um crescimento de 12,9%, representando um incremento de R$ 4 bilhões em relação ao mesmo período de 2023. Esse desempenho reflete o avanço na maturação das lojas abertas a partir das conversões dos pontos adquiridos de hipermercados e um crescimento de 2,9% nas vendas de ‘mesmas lojas’. No segundo trimestre de 2024, as vendas líquidas cresceram 11,8% em comparação com o segundo trimestre de 2023, totalizando R$ 17,8 bilhões em faturamento. O bom desempenho também levou a uma redução do endividamento da Companhia, que alcançou 3,65x no último trimestre – queda de 0,6x vs o 2º trimestre de 2023.
“Encerramos o 1º semestre com a abertura de novas unidades, evolução de rentabilidade, dada a contínua maturação das lojas novas, e redução da alavancagem. E o 2º semestre inicia com a celebração dos 50 anos. Será a maior campanha de nossa história: contaremos com a participação de mais de 50 fornecedores e distribuiremos R$ 20 milhões em prêmios, incluindo uma viagem em um navio exclusivo do Assaí com capacidade para 5 mil pessoas”, reforça Belmiro Gomes, Diretor-Presidente do Assaí.

Forte maturação do parque de expansão
As 64 conversões de hipermercados realizadas até o momento, presentes em localizações privilegiadas, adensadas e amplamente conhecidas pelo público, seguem em processo de maturação, contribuindo de forma relevante para os resultados da Companhia. As 47 lojas convertidas em 2022, que já apresentam uma fase mais avançada do processo de maturação, atingiram uma venda média/loja de cerca de R$ 26,5 milhões no 2T24. O patamar de vendas alcançado por essas lojas ao final do 2T24 representa um nível de vendas cerca de 25% superior ao parque de lojas orgânicas inauguradas até 2022.
Além disso, o Assaí encerrou o trimestre com 293 lojas em operação após a inauguração de sua primeira loja em Vitória, ampliando a presença no Espírito Santo com a abertura da 2ª loja em menos de 1 ano. Nos últimos 12 meses foram inauguradas 24 lojas, das quais 9 conversões e 15 lojas orgânicas, representando uma adição de 133 mil m² à área de vendas.
Para o segundo semestre, está prevista a abertura de mais 10 lojas, em linha com o guidance de 15 novas para o ano, o que levará o Assaí a superar a marca de 300 lojas em operação ao final de 2024. Por fim, o App Meu Assaí atingiu a marca de 14 milhões de clientes cadastrados, o que representa um crescimento de aproximadamente 1 milhão de clientes entre abril e junho. A Campanha de Aniversário Assaí 50 anos, em vigor desde o início de agosto, possui como um dos objetivos ampliar a base de clientes cadastrados no aplicativo, contribuindo com a estratégia da Companhia de obter um maior conhecimento dos hábitos de consumo dos clientes.

Os mundos de Hello Kitty e Amigos e Yu-Gi-OH! se encontram no McLanche Feliz


As pelúcias da colaboração já estão disponíveis nos restaurantes do McDonald’s de todo o Brasil

Depois de conquistarem o público internacional, chegam ao Brasil os brinquedos que unem os adoráveis personagens de Hello Kitty com as lendas do duelo de Yu-Gi-Oh!, em uma colaboração inédita entre as franquias. A novidade promete proporcionar momentos de diversão em família através das pelúcias que já podem ser encontradas nas caixinhas do McLanche Feliz.

Desde 1996, Yu-Gi-Oh! conquistou uma legião de fãs através de mangá, anime, videogames e cartas colecionáveis. A história é protagonizada pelo jovem Yugi Muto e marcada pelos duelos entre os personagens, que se enfrentam a partir de cartas e as criaturas que surgem a partir delas. Já a Hello Kitty, ícone da Sanrio que completa 50 anos em 2024, é um marco da cultura japonesa kawaii (bonito, meigo) e conquistou mundo junto dos seus amigos que esbanjam fofura.

Agora, pela primeira vez na história, as duas franquias se encontram exclusivamente no McLanche Feliz em formato de pelúcias que representam os personagens dos dois mundos. São 10 brinquedos ao total, cada um trazendo um amigo da Hello Kitty “fantasiado” de uma criatura dos duelos de Yu-Gi-Oh!, trazendo elementos identificáveis de ambos universos.

Os brinquedos já podem ser encontrados nas unidades do McDonald’s em todo o Brasil, pelo Peça e Retire, Drive-Thru ou no próprio restaurante, pelos totens de autoatendimento e no balcão. Também é possível garantir os brinquedos sem sair de casa, basta pedir pelo app do McDonald’s e aproveitar o McDelivery!

A novidade está aliada ao cardápio do McLanche Feliz, que está em constante evolução e oferece opções com baixo teor de sódio, gorduras e açúcares e a inclusão de mais vegetais e laticínios. Para mais informações sobre essa e outras iniciativas, acesse a página do McLanche Feliz.

Hemopi recebe novos veículos para reforçar atendimento no Piauí

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) recebeu, nesta segunda-feira (12), três veículos que vão dar suporte às atividades administrativas, ações de captação de doadores e transporte de pacientes nos hemocentros regionais de Parnaíba, Picos e Floriano. Os veículos foram entregues pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi),

A aquisição dos veículos será de grande auxílio nos trabalhos desenvolvidos pela hemorrede do Piauí. “Os maiores beneficiados serão os usuários dos serviços de saúde que, caso precisem rapidamente de hemocomponentes, teremos mais condições de garantir a chegada desse material o mais rápido possível”, disse o diretor do Hemopi, Rafael Alencar.

Os veículos foram adquiridos com recursos do Ministério da Saúde. “Estamos entregando três veículos para auxiliar nos trabalhos de transporte de doadores e no transporte de materiais produzidos pela hemorrede para unidades hospitalares do nosso estado. É mais uma ação da Sesapi, por meio de recurso federal, garantindo o reforço aos  trabalhos do Hemopi nos municípios de Floriano, Picos e Parnaíba”, disse o secretário da Saúde, Antônio Luiz.
 

WhatsApp Image 2024-08-12 at 11.50.24.jpeg

O superintendente de Média e Alta Complexidade, Dirceu Campêlo, enfatizou a importância desses investimentos para garantir um atendimento mais eficiente e humanizado à população.  

“Estamos trabalhando para descentralizar os serviços de produção de hemocomponentes do Hemopi nas sedes de macrorregiões em Picos, Parnaíba e Floriano e esses veículos vêm fortalecer esse trabalho no transporte do material produzido, nas questões administrativas e se necessário no transporte dos próprios doadores, tudo para facilitar o processo de doação na nossa hemorrede”, declarou.
 

WhatsApp Image 2024-08-12 at 11.49.59.jpeg

Em julho, o Hemopi encerrou a descentralização da produção de plaquetas em todas as macrorregiões. Agora, além de Teresina, os Hemocentros Regionais de Picos e Parnaíba também estão aptos a produzir o hemocomponente.

A descentralização vai facilitar a logística de distribuição, reduzindo o tempo de resposta às unidades de saúde abastecidas pelo Hemopi, levando mais agilidade, segurança e qualidade ao atendimento dos pacientes.

Motorista por aplicativo morre após acidente na zona Norte de Teresina

Um motorista por aplicativo identificado apenas como Everaldo, de aproximadamente 53 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (12/08) após se envolver em um acidente de trânsito no bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina, próximo ao Supermercado Carvalho. Segundo populares, o condutor do outro veículo estava supostamente alcoolizado.

Após a colisão, que aconteceu na noite deste domingo (11/08), uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e conduziu o motorista ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde foi internado. Devido a gravidade dos ferimentos, Everaldo faleceu.

De acordo com informações populares, o outro motorista invadiu a mão contrária conduzindo um automóvel 4×4, quando colidiu contra Everaldo. O motorista por aplicativo transportava um passageiro no momento do acidente. Não há informações sobre o estado de saúde do passageiro.

Veículos envolvidos no acidente

Foto: Reprodução

Veículos envolvidos no acidente