Sábado, Junho 27, 2026
26.9 C
Teresina

Taxa de desemprego recua em 15 estados no segundo trimestre, diz IBGE

Foto: Fernando Brito/G1

A taxa de desemprego recuou em 15 das 27 unidades da federação no segundo trimestre deste ano em relação ao primeiro trimestre. Nos demais locais, a taxa ficou estável. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad-C), divulgada nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A maior queda foi observada na Bahia (-2,9 pontos percentuais), já que o estado passou de uma taxa de desocupação de 14% no primeiro trimestre para 11,1% no segundo trimestre. Apesar disso, o mercado de trabalho baiano apresenta o segundo maior índice do país, ficando atrás apenas de Pernambuco (11,5%).

A média da taxa de desemprego no país caiu 1 ponto percentual, passando de 7,9% para 6,9% no período, conforme divulgado no fim de julho.

Além da Bahia, outros nove estados tiveram queda acima da média nacional: Piauí (-2,4 pontos percentuais, ao passar de 10% para 7,6%), Amazonas (-1,9 ponto percentual, ao passar de 9,8% para 7,9%), Alagoas (-1,8 ponto percentual, ao passar de 9,9% para 8,1%), Tocantins (-1,7 ponto percentual, ao passar de 6% para 4,3%), Acre (-1,7 ponto percentual, ao passar de 8,9% para 7,2%), Espírito Santo (-1,4 ponto percentual, ao passar de 5,9% para 4,5%), Maranhão (-1,1 ponto percentual, ao passar de 8,4% para 7,3%), Ceará (-1,1 ponto percentual, ao passar de 8,6% para 7,5%) e Pará (-1,1 ponto percentual, ao passar de 8,5% para 7,4%).

Minas Gerais e São Paulo tiveram a mesma queda da média nacional, sendo que o primeiro recuou de 6,3% para 5,3% e o segundo, de 7,4% para 6,4%.

Com quedas menos intensas do que a média nacional, aparecem Goiás (-0,9 ponto percentual, ao passar de 6,1% para 5,2%), Rio de Janeiro (-0,7 ponto percentual, ao passar de 10,3% para 9,6%) e Santa Catarina (-0,6 ponto percentual, ao passar de 3,8% para 3,2%). Este último estado apresentou a taxa mais baixa entre todas as unidades da federação.

Mato Grosso e Rondônia mantiveram-se estáveis e com taxas semelhantes a Santa Catarina (3,3%). Ainda na casa dos 3 pontos, aparece Mato Grosso do Sul, com 3,8%.

Além desses, apresentaram estabilidade na taxa de desocupação, Paraná (4,4%), Rio Grande do Sul (5,9%), Roraima (7,1%), Paraíba (8,6%), Amapá (9%), Sergipe (9,1%), Rio Grande do Norte (9,1%), Distrito Federal (9,7%) e Pernambuco (11,5%).

Rendimento

Apenas quatro estados tiveram aumento de rendimento médio real mensal habitual do primeiro para o segundo trimestre deste ano: Rondônia (8,7%), Pernambuco (8,5%), Ceará (7,2%) e Rio Grande do Sul (5%). As demais unidades da federação mantiveram os valores estáveis.

Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, no entanto, o rendimento cresceu em dez estados: Rio Grande do Norte (19,8%), Bahia (15,9%), Rondônia (13,3%), Maranhão (9,2%), Rio Grande do Sul (8,9%), Minas Gerais (7,5%), Paraná (6,7%), Mato Grosso (6,3%), São Paulo (6%) e Santa Catarina (5,5%).

O Distrito Federal continua com o maior rendimento médio (R$ 5.154), enquanto o Maranhão segue com o menor valor (R$ 2.088).

Queda de energia provoca apagão em bairros de Teresina

Um apagão na energia elétrica foi registrado, na manhã desta quinta-feira (15), em Teresina. O fato aconteceu por volta das 12h10 e causou transtornos à população em diversos pontos da cidade.

No cruzamento das Avenidas Miguel Rosa e Valter Alencar, e Marechal Castelo Branco com a Odilon Araújo, os semáforos ficaram apagados, provocando lentidão no trânsito. O sinal de telefonia da operadora TIM também ficou fora do ar.

A queda no fornecimento de energia foi registrada nos bairros da zona Sul, Monte Castelo, São Pedro, Piçarra, Saci, Cristo Rei, Bela Vista e na região do Centro de Teresina.

Governador Rafael Fonteles destaca crescimento da candidatura de Fábio Novo em Teresina

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), comentou sobre a recente decisão da Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores de concentrar esforços na campanha de Fábio Novo à Prefeitura de Teresina. De acordo com Fonteles, essa prioridade reflete o bom desempenho de Novo durante a corrida eleitoral, o que tem se traduzido em uma aposta crescente do partido em sua candidatura.

Fonteles observou que a escolha do PT em dar atenção especial à campanha de Novo, mesmo em relação a outros candidatos do partido em diferentes regiões do Brasil, é resultado do potencial que Novo vem demonstrando. “O apoio do PT Nacional evidencia que Fábio Novo está se destacando e tem chances concretas de vitória. O engajamento da direção nacional e de líderes aliados é uma resposta à evolução positiva da campanha”, afirmou o governador.

Além disso, Fonteles elogiou a dedicação de Fábio Novo em sua campanha, ressaltando seus esforços em manter um diálogo constante com eleitores e lideranças políticas locais. Segundo o governador, essa aproximação é crucial para que Novo esteja preparado para enfrentar os desafios de uma eventual administração municipal.

“Fábio Novo tem se mostrado comprometido em ouvir a população e articular politicamente para construir um plano de governo sólido. Sua dedicação é notável, e agora cabe ao eleitorado decidir nas urnas o rumo que Teresina tomará”, concluiu Fonteles.

Taxa de desemprego recua no Piauí e mais 14 estados no 2º trimestre

taxa de desemprego recuou em 15 das 27 unidades da federação no segundo trimestre deste ano em relação ao primeiro trimestre. Nos demais locais, a taxa ficou estável. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad-C), divulgada nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A maior queda foi observada na Bahia (-2,9 pontos percentuais), já que o estado passou de uma taxa de desocupação de 14% no primeiro trimestre para 11,1% no segundo trimestre. Apesar disso, o mercado de trabalho baiano apresenta o segundo maior índice do país, ficando atrás apenas de Pernambuco (11,5%). A média da taxa de desemprego no país caiu 1 ponto percentual, passando de 7,9% para 6,9% no período, conforme divulgado no fim de julho.

PORCENTAGEM DOS ESTADOS

Além da Bahia, outros nove estados tiveram queda acima da média nacional: Piauí (-2,4 pontos percentuais, ao passar de 10% para 7,6%), Amazonas (-1,9 ponto percentual, ao passar de 9,8% para 7,9%), Alagoas (-1,8 ponto percentual, ao passar de 9,9% para 8,1%), Tocantins (-1,7 ponto percentual, ao passar de 6% para 4,3%), Acre (-1,7 ponto percentual, ao passar de 8,9% para 7,2%), Espírito Santo (-1,4 ponto percentual, ao passar de 5,9% para 4,5%), Maranhão (-1,1 ponto percentual, ao passar de 8,4% para 7,3%), Ceará (-1,1 ponto percentual, ao passar de 8,6% para 7,5%) e Pará (-1,1 ponto percentual, ao passar de 8,5% para 7,4%). Minas Gerais e São Paulo tiveram a mesma queda da média nacional, sendo que o primeiro recuou de 6,3% para 5,3% e o segundo, de 7,4% para 6,4%.

Com quedas menos intensas do que a média nacional, aparecem Goiás (-0,9 ponto percentual, ao passar de 6,1% para 5,2%), Rio de Janeiro (-0,7 ponto percentual, ao passar de 10,3% para 9,6%) e Santa Catarina (-0,6 ponto percentual, ao passar de 3,8% para 3,2%). Este último estado apresentou a taxa mais baixa entre todas as unidades da federação. Mato Grosso e Rondônia mantiveram-se estáveis e com taxas semelhantes a Santa Catarina (3,3%). Ainda na casa dos 3 pontos, aparece Mato Grosso do Sul, com 3,8%.

Além desses, apresentaram estabilidade na taxa de desocupação, Paraná (4,4%), Rio Grande do Sul (5,9%), Roraima (7,1%), Paraíba (8,6%), Amapá (9%), Sergipe (9,1%), Rio Grande do Norte (9,1%), Distrito Federal (9,7%) e Pernambuco (11,5%).

RENDIMENTO

Apenas quatro estados tiveram aumento de rendimento médio real mensal habitual do primeiro para o segundo trimestre deste ano: Rondônia (8,7%), Pernambuco (8,5%), Ceará (7,2%) e Rio Grande do Sul (5%). As demais unidades da federação mantiveram os valores estáveis.

Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, no entanto, o rendimento cresceu em dez estados: Rio Grande do Norte (19,8%), Bahia (15,9%), Rondônia (13,3%), Maranhão (9,2%), Rio Grande do Sul (8,9%), Minas Gerais (7,5%), Paraná (6,7%), Mato Grosso (6,3%), São Paulo (6%) e Santa Catarina (5,5%). O Distrito Federal continua com o maior rendimento médio (R$ 5.154), enquanto o Maranhão segue com o menor valor (R$ 2.088).

Ministério da Saúde habilita em Teresina duas salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta

O Ministério da Saúde habilitou duas salas de apoio a Mulher Trabalhadora que Amamenta (MTA). As salas estão localizadas no Teresina Shopping. As salas, além de atenderem a demanda de realizar o ato de amamentação de funcionárias e da população em geral, agora poderão realizar a coleta de leite de materno para doações, que irão suprir o banco de leite da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa. 

Na tarde ontem quarta-feira (14) será realizada a instalação das placas de certificação enviadas pelo Ministério da Saúde. Consolação Nascimento, coordenadora estadual de atenção à saúde da criança e do adolescente, destaca que a habilitação de mais duas salas de amamentação reforça a importância da campanha “Agosto Dourado”, mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno e da importância do ato para o desenvolvimento do bebê.

“Com as salas, as mamães têm um espaço acolhedor para amamentar os seus filhos. Além disso, é possível retirar o leite materno e armazenar em local refrigerado para utilizar posteriormente ou para doação, ajudando a atender a demanda de bebês prematuros por exemplo”, fala a coordenadora.

O ato de amamentar leva mais qualidade de vida para os bebês, ajudando em seu desenvolvimento, nutrição, imunidade e promovendo uma aproximação maior da mãe com o seu bebê.

“A habilitação desses dois espaços ajuda, ainda, a aumentar os locais onde as doações acontecem, dando mais apoio e segurança para o estoque do nosso banco de leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa. Com o aumento dos locais de coleta, teremos maior capacidade de captação de doações e, dessa forma, poderemos atender a nossa demanda por leite materno”, reforça a superintendente de Atenção Primária à saúde e municípios da Sesapi, Leila Santos.

Promotor acusado de extorquir empresário tem bens bloqueados e usará tornozeleira eletrônica

Operação Iscariotes, que investiga a extorsão a empresários praticada por agentes públicos no Piauí, entrou em uma nova fase nesta quinta-feira (15). É que a justiça determinou o bloqueio dos bens e o afastamento das funções do promotor Maurício Verdejo Gonçalves Júnior, investigado por exigir propina do empresário Junno Pinheiro para arquivar processos contra ele. Consta nos autos que ele teria exigido R$ 3 milhões para interromper processos judiciais.

Além de determinar o bloqueio dos bens do promotor e seu afastamento das funções no Ministério Público (MPPI), o Tribunal de Justiça aplicou também mais uma medida cautelar: Maurício Verdejo e seu assessor, que não teve o nome revelado, serão eletronicamente monitorados, ou seja, terão que usar tornozeleira eletrônica.

A Justiça expediu novas ordens de busca e apreensão que estão sendo cumpridas nesta manhã pela Polícia Federal. Os alvos são endereços vinculados a Maurício Verdejo e a seu assessor. São cinco mandados de busca, sendo quatro em Teresina e um em Picos.

Durante esta semana, a Corregedoria-Geral do Ministério Público está realizando correição nas Promotorias de Justiça em que o promotor atuou: a 1ª Promotoria de Bom Jesus e a 6ª Promotoria de Picos, da qual Verdejo estava à frente quando teria praticado extorsão contra o empresário Junno Pinheiro.

Na semana passada, o próprio Ministério Público lançou nota em que informou que havia afastado o promotor Maurício Verdejo de suas funções e que ele estava proibido de acessar as dependências do órgão, exceto para trâmites relacionado à investigação que corre em seu desfavor. Verdejo é alvo de procedimento administrativo por parte do ente ministerial.

Hoje, a Polícia Federal explicou que o promotor de Justiça pode responder por crime de concussão, que consiste na prática de exigir vantagem ilícita para si ou outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela.

Dino suspende pagamento de emendas impositivas

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (14) a suspensão da execução das emendas impositivas ao Orçamento da União. Pela decisão, o pagamento deverá ficar suspenso até que os poderes Legislativo e Executivo criem medidas de transparência e rastreabilidade dos recursos.

A decisão do ministro foi motivada por uma ação protocolada na Corte pelo PSOL. O partido alegou que o modelo de emendas impositivas individuais e de bancada de deputados federais e senadores torna “impossível” o controle preventivo dos gastos.

A legenda também argumentou que o modelo provoca “desarranjo” na separação dos poderes ao deslocar parte da gestão orçamentária do Executivo para o Legislativo.

Ao decidir sobre a questão, Dino entendeu que a suspensão das emendas é necessária para evitar danos irreparáveis aos cofres públicos. Pela decisão, somente emendas destinadas para obras que estão em andamento e para atendimento de situação de calamidade pública poderão ser pagas.

“Os danos daí emergentes são irreparáveis ou de difícil reparação, pois é muito laborioso e moroso o ressarcimento ao erário de milhões ou bilhões de reais, no caso de futura apuração de responsabilidades por hipotéticas ilegalidades, tais como cirurgias inexistentes, estradas fantasmas, custeios na saúde sem resultados para a população, projetos inexequíveis em ONGs, compra de notas frias, entre outras anomalias de possível configuração”, afirmou o ministro.

Dino também avaliou que a parcela orçamentária destinada aos parlamentares pode inviabilizar os gastos com políticas públicas.

“O percentual de comprometimento da parcela discricionária do orçamento tende a, cada vez mais, evoluir aleatoriamente e inviabilizar a consecução de políticas públicas, atingindo o núcleo do princípio da separação de poderes, cuja eficácia deve ser imediatamente resguardada”, concluiu.

Emendas Pix

Na semana passada, Flávio Dino também manteve a suspensão das chamadas “emendas Pix” ao Orçamento da União.

As emendas foram criadas por meio da Emenda Constitucional 105, de 2019, e permitem que deputados e senadores destinem emendas individuais ao Orçamento da União por meio de transferências especiais. Pela medida, os repasses não precisam de indicação de programas e celebração de convênios.

O ministro entendeu que a execução das emendas pode continuar nos casos de obras em andamento e calamidade pública. A liberação dos recursos está condicionada ao atendimento de requisitos de transparência e rastreabilidade dos recursos.

Ministério da Saúde habilita em Teresina duas salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta

O Ministério da Saúde habilitou duas salas de apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta (MTA). As salas estão localizadas no Teresina Shopping e oferecem, a funcionárias e à população em geral, conforto, privacidade e segurança tanto durante o ato de amamentar, como também durante a realização de coleta de leite materno para doações, que irão suprir o banco de leite da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa. Na tarde desta quarta-feira (14) será realizada a instalação das placas de certificação enviadas pelo Ministério da Saúde.

Consolação Nascimento, coordenadora estadual de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, destaca que a habilitação de mais duas salas de amamentação reforça a importância da campanha “Agosto Dourado”, mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno e da importância do ato para o desenvolvimento do bebê.

“Com as salas, as mamães têm um espaço acolhedor para amamentar os seus filhos. Além disso, é possível retirar o leite materno e armazenar em local refrigerado para utilizar posteriormente ou para doação, ajudando a atender a demanda de bebês prematuros, por exemplo”, fala a coordenadora.

mulher que amamenta.jfif

O ato de amamentar leva mais qualidade de vida para os bebês, ajudando em seu desenvolvimento, nutrição, imunidade e promovendo uma aproximação maior entre mãe e filho.

“A habilitação desses dois espaços ajuda, ainda, a aumentar os locais onde as doações acontecem, dando mais apoio e segurança para o estoque do nosso banco de leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa. Com o aumento dos locais de coleta, teremos maior capacidade de captação de doações e, dessa forma, poderemos atender à demanda por leite materno”, reforça a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

Feriado do Aniversário de Teresina: veja o que abre e o que fecha nesta sexta-feira (16)

Comércio no Centro de Teresina TV Antena 10

Nesta sexta-feira (16), se comemora os 172 anos de Teresina, capital do Piauí. Por causa do feriado municipal, o funcionamento de órgãos públicos, lojas e bancos terá alterações.

Sindicato dos Lojistas do Piauí informou que foi autorizado o funcionamento das lojas do Centro e dos bairros em uma jornada de 6h não podendo ultrapassar as 18h.

Os atendimentos de urgência e emergência dos hospitais públicos municipais de Teresina funcionarão normalmente. Mas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), salas de vacina e a parte ambulatorial dos hospitais (marcação de consultas e exames) só voltam às atividades na segunda-feira (18).

Os supermercados vão abrir em jornada normal durante o feriado. Já os bancos estarão fechados. Apenas os caixas eletrônicos continuarão disponíveis à população.

O Governo do Piauí e a Prefeitura de Teresina informaram que os órgãos públicos também não funcionarão, com exceção dos serviços essenciais. A Prefeitura realizará eventos comemorativos.

Veja como ficarão os horários dos shoppings

Teresina Shopping

Supermercado – 8h às 22h
Cafeterias – 10h às 20h
Lojas de alimentação – 10h às 22h
Cinemas – bilheterias a partir das 13h
Academia – 8h às 17h
Lojas e quiosques – 14h às 20h
Espaço Família – 12h às 20h

Riverside Shopping 

Praça de alimentação e parque infantil – 10h às 22h
Supermercado – 8h às 22h.
Padaria – 7h às 22h
Clínicas e consultórios – 8h às 18h
Lojas e quiosques – 9h às 21h

Shopping Rio Poty 

Cinema – 13h às 22h30
Lotérica – 12h às 18h
Parques – 12h às 22h
Academia – funcionará das 8h às 14h
Lojas e quiosques – funcionarão das 10h às 22h
Cafeterias – 10h às 22h
Lazer e alimentação – 10h às 22h

Piauí tem o melhor Ensino Médio do Nordeste e o quarto melhor do Brasil, segundo ranking do Ideb 2023

O Piauí alcançou o melhor resultado da sua história no  Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), conforme divulgado ontem quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Com a nota 4,5, o Piauí tem o melhor Ensino Médio do Nordeste, ao lado de Pernambuco, e o quarto melhor do Brasil, um aumento de 0,3 em relação a 2021, quando a nota foi de 4,2. “Esse é o fruto do esforço coletivo dos nossos professores, alunos e de toda a comunidade escolar para garantir uma educação de excelência. Graças à expansão do ensino em tempo integral e a muitos outros investimentos, estamos transformando a educação do nosso estado e preparando os nossos jovens para um futuro de oportunidades e conquistas”, celebrou o governador Rafael Fonteles.

Considerando somente os dados da rede estadual, o Ensino Médio do Piauí apresentou um crescimento muito significativo, saltando da 9ª para a 6ª colocação no Brasil.

“Saímos de 4,0, em 2021, para 4,3, em 2023. Estamos entre as três únicas redes estaduais que cumpriram a meta definida pelo MEC e fomos a que mais superou a meta no Brasil”, destacou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

O Piauí também avançou no Ensino Fundamental, alcançando 5,9 pontos nos anos iniciais (1º ao 5º ano), 0,6 a mais que em 2021. Nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), o crescimento foi de 0,4 pontos, com a nota 5.2.

“Esse resultado nos inspira, motiva e fortalece a seguir na missão de tornar a educação do Piauí a melhor do Brasil, garantindo um futuro de grandes oportunidades aos nossos jovens. Parabéns aos profissionais e estudantes do time Seduc. Agradeço por acreditarem no nosso projeto e pelo excelente trabalho e comprometimento!”, comemorou Washington Bandeira.