Um incêndio em uma residência, registrado na madrugada desta quinta-feira (22), deixou um jovem de 21 anos morto no bairro Vermelha, zona sul de Teresina. Na tentativa de se refugiar das chamas, a vítima, identificada como João Pedro, chegou a entrar no banheiro, mas morreu após inalar bastante fumaça.
O jovem estava com a mãe e a avó na residência, quando o incêndio se iniciou e rapidamente as chamas atingiram grande parte do imóvel, se concentrando, principalmente, na parte do teto, levando o fogo às alturas.
A mãe e avó do jovem conseguiram sair da casa, mas ele se abrigou no banheiro e acabou inalando muita fumaça e foi encontrado sem vida, pela guarnição do Corpo de Bombeiros, que foi acionada e conseguiu conter o incêndio.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foi acionada para atender a ocorrência.
Com a rotina cada vez mais agitada, os consumidores estão em busca de soluções que aliam praticidade e qualidade. O Pão de Açúcar responde a essa demanda com uma variedade de produtos e serviços trazendo saudabilidade e conveniência, com oferta de alimentos fracionados e prontos para o consumo.
Reconhecido pela inovação e qualidade no varejo brasileiro, o Pão de Açúcar continua a se conectar com seus clientes por meio de soluções que atendem às necessidades de um público diversificado. A rede oferece nas suas lojas de Teresina alimentos cortados, frutas descascadas, porções de saladas e até opções para um encontro especial, como tábuas de frios prontas e bolos pequenos. Essas opções são ideais para quem vive sozinho, em casal ou em famílias pequenas, garantindo refeições rápidas
E sempre buscando atender essa demanda, o Pão de Açúcar também reforça o serviço de rotisserie das suas lojas. Além de um cardápio variado para as refeições do dia a dia, a rede traz aos clientes opções para celebrar grandes ocasiões ou para fazer pausas na rotina, com menus completos para um almoço, petiscos e bebidas para um Happy Hour, ceias para datas festivas, kits para comemorar um aniversário em casa, entre outros momentos.
As compras no Pão de Açúcar podem ser feitas tanto nas lojas físicas do Pão de Açúcar ou no e-commerce (www.paodeacucar.com), com praticidade para todos os momentos.
Um turista de 58 anos foi morto a tiros após ele e outros dois amigos entrarem na Comunidade do Oitão Preto, no Bairro Moura Brasil, em Fortaleza, na madrugada desta quinta-feira (22). As vítimas estavam em Fortaleza para participar de um evento automotivo e entraram no local dominado por facção criminosa quando seguiam a rota orientada pelo GPS.
Segundo o empresário Antônio Damilton Rodrigues da Silva, ele, o representante comercial Aldete Robério Saldanha e o empresário João Paulo Henrique de Freitas saíram de Teresina, no Piauí, em uma caminhonete no final da tarde desta quarta-feira (21), com destino a capital cearense, para participarem de uma feira automotiva.
Os amigos iriam se hospedar em um hotel de luxo localizado na Avenida Presidente Castelo Branco. No trajeto para o local, o GPS indicou uma rota que fez com que as vítimas entrassem na comunidade que é dominada por uma facção criminosa.
“Logo na entrada começaram a jogar várias pedras no carro. Como a gente não conhecia, acelerou para tentar sair dali, aí mais a frente tinha uma barricada na via, que conseguimos passar, mas acabamos em uma rua sem saída. Foi o momento que os criminosos atiraram mais de 20 vezes no veículo”, disse Antônio Damilton.
Ainda segundo o empresário, um dos disparos atingiu o rosto do representante comercial Aldete Robério, que morreu no local. Já Damilton e João Paulo, que conduzia a caminhonete, conseguiram sair do veículo e correram pelas ruas da comunidade para se proteger. Os dois sobreviventes foram resgatados por policiais militares.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública afirma que a Polícia Civil investiga o caso e faz buscas com objetivo de prender os criminosos.
Os organizadores do evento automotivo que Aldete Rogério participaria lamentaram a morte. “Lamentamos profundamente essa perda e nos solidarizamos com os familiares e amigos da vítima, assim como com os demais envolvidos, que enfrentaram momentos de extremo perigo e insegurança.”
A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Ordem Tributária, Econômica e contra Relações de Consumo (Deccoterc), em parceria com a Secretaria de Fazenda (Sefaz-PI) deu início, na noite dessa quarta-feira (21/08) em Teresina, a investigação relacionada a apreensão de um caminhão com carga de palha, no qual estavam inseridas caixas de maços de cigarros não informados em nota fiscal.
A abordagem do veículo aconteceu na BR-316, durante blitz realizada pela equipe de fiscalização da Sefaz-PI, que direcionou o caminhão para o Posto Fiscal da Tabuleta, por suspeitas de ilegalidade na carga, momento em que a Deccoterc foi acionada. O motorista fugiu do local da abordagem.
Na manhã desta quinta-feira (22/08), a busca veicular está sendo intensificada para saber a procedência do produto por meio de perícia.
De acordo com o delegado Sebastião Alencar, titular da Deccoterc, todo o material apreendido será periciado e as investigações seguem em andamento. “A nota fiscal da carga também está em análise com o intuito de verificar todo o itinerário da mesma”, acrescentou o delegado.
A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), deflagrou na manhã desta quinta-feira (22/08) a operação Denarc 50, com o objetivo de dar cumprimento a 21 mandados de busca e 3 mandados de prisão contra suspeitos de integrarem organizações criminosas.
Entre os presos, está um homem, que seria membro do PCC, e suspeito de diversos homicídios em Teresina, José de Freitas, União. Segundo a polícia, ele também é investigado por roubo de veículos.
“O principal investigado na cidade de Altos por tráfico de drogas e também por atos violentos como homicídio se encontra preso. Armas apreendidas, pelo menos duas pistolas, pelo menos cinco presos até então já se encontram aqui no Denarc. Esse é um balanço parcial da operação”, afirma o delegado Samuel Silveira.
A deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) abordou o impacto potencial que a eleição de vários deputados estaduais para prefeituras pode ter sobre a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Em entrevista recente, Soares indicou que qualquer ajuste necessário na composição da Alepi dependerá da decisão do governador Rafael Fonteles (PT).
Bárbara explicou que, se alguns deputados estaduais forem eleitos prefeitos, o governador terá a responsabilidade de revisar a situação e decidir como realocar as vagas na Alepi. A deputada enfatizou que essas mudanças devem ser feitas com base na contribuição e na atuação de cada parlamentar, para assegurar a continuidade do trabalho legislativo.
Atualmente, cinco deputados estão concorrendo a prefeituras em diferentes municípios. Entre eles estão Pablo Santos (MDB) em Picos, Dr. Hélio (MDB) em Parnaíba, Oliveira Neto (PT) em Michel Alves, Marcus Kalume (PT) em Floriano, Warton Lacerda (PT) em Altos e Fábio Novo (PT) em Teresina.
Fotos da urna eletrônica para as eleiçõe de 2018 - Brasilia, 20-08-2018. Foto: Sérgio Lima/Poder 360
Nas eleições municipais do Piauí, apenas Teresina, capital do estado, pode realizar um segundo turno, conforme estabelece a Constituição Federal. Isso ocorre porque, para que haja um segundo turno, o município precisa ter mais de 200 mil eleitores cadastrados. Com essa condição atendida somente em Teresina, as outras 223 cidades do estado terão suas eleições decididas no primeiro turno.
Em municípios com mais de 200 mil eleitores, um candidato precisa obter a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, mais da metade dos votos, descontados os nulos e brancos, para vencer no primeiro turno. Se essa maioria não for alcançada, os dois candidatos mais votados avançam para o segundo turno.
Nos municípios com menos de 200 mil eleitores, o sistema majoritário simples é adotado. Nesse caso, o candidato que obtiver a maior quantidade de votos válidos, independentemente do número de concorrentes, será eleito. Não há necessidade de maioria absoluta; basta que o candidato tenha um voto a mais que os outros para garantir a vitória.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou por 60 dias a juíza Ana Cristina Paz Neri Vignola, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), em decisão unânime tomada. A medida foi adotada devido a postagens feitas pela magistrada em redes sociais durante as eleições presidenciais de 2022, que foram consideradas preconceituosas, homofóbicas, racistas e de natureza político-partidária.
A juíza foi acusada de duas violações principais: expressar opiniões nas redes sociais que sugerem envolvimento em atividades político-partidárias e divulgar conteúdos que promovem discriminação ou discurso de ódio. O relator do caso, conselheiro João Paulo Schoucair, afirmou que a conduta da magistrada não foi condizente com a ética e a dignidade esperadas de sua posição.
Durante a sessão, Schoucair ressaltou que a juíza admitiu ter feito as postagens em um período de intensa agitação política no país. Entre as 12 publicações que ela compartilhou, algumas incluíam críticas contundentes a um dos candidatos presidenciais e aos seus apoiadores, com frases como: “Essa gente que vive de assistencialismo e vota no PT, quero distância desses preguiçosos” e “Lula é a maior vergonha do Brasil, a primeira é você. Bandido sai da prisão e vai para a Presidência”.
O relator destacou que esses comentários, publicados em uma plataforma com ampla visibilidade, configuram uma postura de militância político-partidária, o que é inaceitável para alguém em sua posição, especialmente em um cenário de grande polarização política.
Um jovem identificado apenas como João Pedro morreu na madrugada desta quinta-feira (22) após uma casa pegar fogo no bairro São Pedro, zona Sul de Teresina. Outras duas pessoas conseguiram sair do local.
CORPO ENCONTRADO NO BANHEIRO
O Corpo de Bombeiros foi chamado por volta das 3h30 para conter um incêndio em uma residência situada na rua Eurípedes Aguiar. No local, a equipe de resgate encontrou o corpo de um jovem no banheiro de um dos quartos da casa. A suspeita é que ele tenha morrido após inalar fumaça.
Outros dois familiares do rapaz sofreram queimaduras. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado e o Instituto Médico Legal (IML) realizou a remoção do corpo e o caso será investigado.
Os servidores que atuam na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), no Hemopi, na Vigilância Sanitária e no Lacen, conheceram o projeto Cuidar Piauí. A apresentação foi feita pelo secretário Antonio Luiz, ontem quarta-feira (21), na Escola Fazendária. O projeto já está em andamento no Hospital Getúlio Vargas (HGV).
O Cuidar Piauí tem como objetivo integrar pessoas em torno da transformação da qualidade dos serviços de saúde em busca da excelência e, para isso, os servidores são essenciais.
O projeto visa alcançar todos servidores da Sesapi, por meio de uma construção voluntária, que termina por beneficiar a população piauiense. O servidor Khris Jovita, que atua no gabinete da Sesapi, gostou da ideia do projeto. “Não só os servidores da Sesapi serão beneficiados com a excelência do serviço, como também todos os usuários do SUS”, afirma.
Para a técnica da Atenção Primária da Sesapi, Gisela Brito, foi um prazer conhecer o projeto que vai valorizar o servidor. ”As potencialidades do servidor público serão enaltecidas porque eles serão chamados para uma tomada de decisão em conjunto”, disse.
O secretário Antonio Luiz explicou a importância do projeto. “Vamos incentivar a participação voluntária dos servidores em prol da solução de problemas simples da saúde, que vão trazer grandes mudanças, principalmente para os pacientes”, afirma o gestor.