Sábado, Junho 27, 2026
24 C
Teresina

Receita abre hoje consulta ao 4º lote do Imposto de Renda

Foto: Juca Varella/Agência Brasil

A Receita Federal abre, nesta sexta-feira (23), a partir das 10h, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024. O valor das restituições é mais de R$ 6,8 bilhões e pagamento será feito no próximo dia 30 de agosto para 5.347.441 contribuintes.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Do valor total, R$ 469,1 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade: 15.077 contribuintes idosos acima de 80 anos de idade; 84.659 contribuintes entre 60 e 79 anos; 7.168 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; e 27.372 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Também há 261.019 contribuintes sem prioridade legal, mas que receberão neste lote por terem usado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição por meio de Pix. Foram contemplados ainda 4.904.908 contribuintes não prioritários. Por fim, foram incluídas no lote 47.238 restituições de contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul.

Esse lote também contempla restituições residuais de exercícios anteriores, de contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco.

Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se houver pendência, pode enviar a declaração retificadora, corrigindo as informações equivocadas, e esperar os próximos lotes da malha fina.

Como resgatar

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado – se, por exemplo, a conta foi desativada ou ocorra erro nos dados bancários informados -, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores, em seu nome, pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 ano, deve requerer o valor pelo Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e selecionando “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, deve clicar no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Em nova pesquisa, Fábio Novo chega a 51,49% e Silvio Mendes tem 40,46% na disputa à prefeitura de Teresina

Anna Couto/A10+

O Instituto Credibilidade divulgou nova pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Teresina. A análise foi feita entre os dias 14 e 16 de agosto, de 2024, com 1300 entrevistados, de ambos os sexos, de diversos bairros, estratos sociais, faixas etárias, graus de instrução, tem margem de erro de 2,72%, para mais ou para menos, e está registrada no TSE sob o número PI-06020/2024.

Na pesquisa espontânea, considerando apenas os votos válidos (excluindo-se brancos, nulos e indecisos) Fábio Novo tem 50,89%, enquanto Sílvio Mendes fica com 41,00%. A diferença entre os dois primeiros candidatos é de 9,89%. Mais atrás vêm Dr. Pessoa, com 6,94%; Tonny Kerlley, com 0,84%; Lourdes Melo, com 0,11%; Telsírio Alencar, com 0,11%, e Geraldo Carvalho, com 0,11%.

Na pesquisa estimulada, Fábio Novo tem 45,23%, enquanto Sílvio fica com 35,54%. A diferença entre os dois candidatos é de 9,69%. Depois, aparecem Dr. Pessoa, com 5,46%; Tonny Kerlley, com 0,77%; Lourdes Melo, com 0,46%; Telsírio Alencar, com 0,23% e Geraldo Carvalho, com 0,15%. Francinaldo Leão e Santiago Belizário não pontuaram. Não Sabe/Não Opina é de 12,16%.

Já na pesquisa estimulada, considerando apenas os votos válidos, Fábio Novo tem 51,49% contra 40,46% de Sílvio Mendes. Neste caso, a vantagem de Fábio sobre Sílvio passa dos 11%. Mais atrás, aparecem Dr. Pessoa, com 6,22%; Tonny Kerley, com 0,87%; Lourdes Melo, com 0,52%; Telsírio Alencar, com 0,26% e Geraldo Carvalho, com 0,18%.

CCJ aprova aumento de pena para furto de cabos de energia

Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou quarta-feira (21) o projeto de lei (PL) 2.459/2022, que aumenta a pena para os crimes de furto e receptação de equipamentos relacionados ao fornecimento de serviços públicos. A proposta da senadora Leila Barros (PDT-DF) recebeu relatório favorável do senador Jorge Kajuru (PSB-GO). A matéria segue para Câmara dos Deputados, se não houver recurso para a votação em Plenário.

O texto muda o Código Penal (Decreto-Lei 2.848, de 1940) para endurecer as penas para quem furtar ou adquirir materiais usados no fornecimento de serviços públicos, como cabos de energia elétrica e internet. De acordo com a matéria, o tempo de reclusão pode ser acrescido entre um terço e o dobro.

Pela legislação em vigor, os furtos são passíveis de prisão de um a quatro anos mais multa. Para quem adquire os equipamentos roubados, a pena é aplicada em dobro e pode chegar à reclusão de oito anos.

O relator acatou uma emenda sugerida pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES), que abranda a pena para réus primários — aqueles que nunca foram condenados anteriormente. Nesses casos, se o objeto furtado for de pequeno valor, pode ser aplicada pena menor em regime semiaberto ou apenas multa.

O senador Jorge Kajuru lembrou que, em fevereiro de 2023, o metrô do Distrito Federal ficou fechado por oito horas após o furto de cabos elétricos. O episódio afetou a rotina de 135 mil usuários do transporte público.

— O recrudescimento das penas para os crimes de furto e receptação contribuirá para a preservação e promoção dos serviços públicos, bem como para a redução dos significativos prejuízos financeiros que o delito traz para o Estado e, consequentemente, para os contribuintes — argumentou.

“Cadeia criminosa”

Para o senador Esperidião Amin (PP-SC), os serviços de inteligência precisam identificar toda a “cadeia criminosa” envolvida no furto de cabos de energia.

— É preciso capturar o receptador, porque ninguém rouba cabo de energia para enrolar e guardar em casa. Rouba para vender a alguém que vai ter lucro com isso. É uma cadeia criminosa que não se encerra com o furto, pelo contrário: ela se dinamiza com o furto — afirmou.

O senador André Amaral (União-PB) foi além. Para ele, as empresas que produzem cabos de energia devem ser responsabilizadas pela origem do metal utilizado.

— O sucateiro não guarda esse cobre, um metal nobre, em casa. Ele vende para quem produz o fio. A rastreabilidade é que tem que ser feita. Aumentar a pena não resolve. Temos que cobrar das empresas a rastreabilidade do cobre que ele comprou. Para a empresa, é muito bom botar a culpa em quem roubou — disse.

O senador Izalci Lucas (PL-DF) lembrou que os furtos não se restringem a cabos de energia elétrica.

— Hoje, eles pegam as tampas de bueiros e esgotos para vender em ferro velho. Vende por uma mixaria danada e dá um prejuízo imenso — disse.

O senador Omar Aziz (PSD-AM) disse que o PL 2.459/2022 pode auxiliar no combate aos “gatos”, ligações clandestinas para desviar o fornecimento de serviços públicos. O parlamentar lembrou que em 2014, quando governador do Amazonas, criou a Delegacia Especializada em Combate ao Furto de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações.

— O bom pagador é prejudicado por aquele que não cumpre. Muitas vezes, a companhia vai acabar com um “gato” de água ou de luz, e a população se revolta. O pior de tudo é que os maiores “gatos” são feitos por grandes empresas, não é a população pobre. O pobre não faz isso — disse.

Hospital Infantil Lucídio Portella é destaque no I Seminário Piauiense Integrador

A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI) promove, nos dias 22 e 23 de agosto, o I Seminário Piauiense Integrador: Vigilância Sanitária, Saúde do Trabalhador e Redes de Atenção à Saúde. O evento tem como principal objetivo promover a troca de conhecimento e experiências sobre a integridade das ações no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

No seminário, especialistas, gestores, e profissionais de saúde de diversas áreas se reunem para discutir práticas integradas, visando à melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população. “O foco é a colaboração entre os diferentes setores da saúde, reforçando a importância da articulação entre Vigilância Sanitária, Saúde do Trabalhador e Redes de Atenção à Saúde”, informa Tatiana Cheves, diretora de Virgilância Sanitária do Estado do Paiuí.

Na abertura do evento, o Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) foi destacado e parabenizado pelo trabalho exemplar realizado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e pelo Núcleo de Segurança do Paciente. “A atuação dessas equipes tem sido fundamental para a garantia da qualidade e segurança nos serviços de saúde prestados, refletindo diretamente na proteção e bem-estar dos pacientes”, declara Dr. Ribamar Bandeira, diretor do HILP.

 “O reconhecimento recebido pelo Hospital Infantil Lucídio Portella reforça seu papel como referência no cuidado pediátrico no estado e sua contribuição significativa para a saúde pública, alinhada aos princípios de integridade e segurança do SUS”, afirma Dr. Ribamar, que também ministrou palestra abordando a implantação de práticas de segurança do paciente e o controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).

Este seminário marca um passo significativo na construção de uma saúde pública mais integrada, eficiente e segura para todos os piauienses.

Terror e aventura estreiam nos Cinemas Teresina

Reprodução

As estreias da semana no Cinemas Teresina estão de arrepiar com “O Corvo”, que volta à vida com o remake do clássico cult de 1994, agora dirigido por Rupert Sanders, o mesmo diretor do remake live-action de Ghost in the shell (2017), além da estreia do thriller, do mesmo diretor de Batman, “Pisque duas vezes”.
Nesta nova versão de “O Corvo”, Eric Draven (interpretado por Bill Skarsgård) é um astro do rock que é brutalmente assassinado junto com sua noiva, Shelly (FKA Twigs), por um grupo de criminosos. Um ano após sua morte, Eric recebe a chance de salvar seu grande amor ao se sacrificar. Determinado a corrigir os erros do passado, ele retorna do túmulo em busca de vingança contra aqueles que tiraram sua vida e a de Shelly. A trama explora a jornada de Eric, que atravessa os mundos dos vivos e dos mortos para fazer justiça.
Já “Pisque duas vezes” irá retratar quando o magnata da tecnologia Slater King (Channing Tatum) cruza o caminho com a garçonete Frida (Naomi Ackie). Convidando-a para compartilhar das férias de sonho em sua ilha privada com amigos, um paraíso aparentemente inquestionável se desdobra diante deles. Noites de festa desenfreada se mesclam com dias ensolarados, e todos imersos na diversão parecem relutantes em encerrar essa escapada perfeita. No entanto, à medida que o encanto se dissipa e eventos estranhos começam a surgir, Frida é impulsionada a questionar a própria realidade.
Outra estreia da semana é a aventura “Harold e o Lápis Mágico”, uma adaptação do romance infantil de Crockett Johnson (1955). A história narra Harold (Zachary Levi), um menino de 4 anos, que cria um mundo mágico usando apenas duas coisas muito preciosas: a sua imaginação e um lápis roxo! Dentro de seu livro, Harold pode fazer qualquer coisa ganhar vida simplesmente desenhando com esse lápis mágico. No entanto, quando ele cresce e deixa de desenhar apenas nas páginas do livro e começa a desenhar no mundo físico, descobre que tem muito mais a aprender sobre a vida real do que ele imaginava.
Além disso, seguem em cartaz: “Meu Malvado Favorito 4”, “Deadpool & Wolverine”, “Divertida Mente 2”, “Armadilha”, “Alien: Romulus” e “É assim que acaba”. A bilheteria do Cinemas Teresina abre diariamente das 12h40 às 21h50, e os totens de autoatendimento ficam ligados no horário de funcionamento do shopping.

Polícia Civil deflagra operação contra sucata e loja de peças suspeitas de desmanche de veículos roubados

Foto: GP1

A Polícia Civil do Piauí deflagrou, ontem quinta-feira (22), uma operação contra uma sucata e uma loja de peças, situada na zona sul de Teresina, suspeitas de desmanche de veículos roubados/furtados.

A ação foi realizada pelo Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV), com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e FEISP.

A operação faz parte das ações que o DRFV e demais forças de segurança realizam no combate ao roubo de veículos. Vale salientar que diante dessas ações, Teresina está atualmente (2024) com mais de 26% de redução de roubos de veículos.

Tiros causam correria e alunos se abrigam em escola; Guarda Municipal foi acionada

Uma sequência de tiros efetuados por supostos assaltantes causou correria no bairro Colorado, na zona Sudeste de Teresina. Alguns alunos ficaram na “linha dos disparos” e correram para se abrigar na Escola Municipal Barjas Negri. O caso ocorreu por volta de 13h, desta quinta-feira (22). Com medo, alguns familiares levaram os filhos mais cedo para casa. A Guarda Civil Municipal foi acionada e permaneceu na escola até a saída dos alunos. O local é considerado área de risco. A TV apurou que os tiros teriam sido efetuados contra os estudantes. O Conselho Tutelar também foi acionado. O guarda municipal Marcos Borges disse que foi acionado pela diretora da escola preocupa com a situação, mas que foi averiguado que os tiros não ocorreram na escola.

Ele disse que nenhum aluno estaria envolvido na ação. “Uma situação de disparo, acredita-se que envolvimento de facções, mas nenhum aluno envolvido, pelo menos, é o que a gente tem de informação. A preocupação da diretora foi por conta dessa correria, desse medo dos alunos, alguns pais também estavam passando próximo, alguns pais temerosos em ter acontecido aqui na escola, mas foi descartado pelos próprios alunos que presenciaram. Algumas mães ouviram, mas a diretora já estava na escola, perguntei a ela se ela tinha ouvido, ela disse que não, que ela ficou sabendo por meio desses alunos e de algumas mães”, explicou o guarda municipal.

Rafael Fonteles e Washington Bandeira premiam 200 estudantes após torneio de matemática

O Governador Rafael Fonteles e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, premiarão 201 estudantes medalhistas do II Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²) em uma cerimônia marcada para esta sexta-feira, 23 de agosto de 2024, às 11h, no Blue Tree Towers Rio Poty. O evento encerrará a Jornada Especial da Matemática.

Os estudantes da rede estadual que se destacaram na competição receberão 32 medalhas de ouro, 63 de prata e 106 de bronze. Além disso, todos os medalhistas serão agraciados com uma bolsa de R$ 300, que será concedida durante seis meses.

A Jornada Especial da Matemática, realizada de 19 a 23 de agosto, envolveu estudantes e professores em atividades preparatórias para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e outras competições nacionais.

“Este é um momento ímpar para celebrar os estudantes que se destacaram nas atividades de matemática promovidas pelo Seduc Olímpica. Estamos preparando nossos alunos para obter resultados positivos na OBMEP e em outras competições nacionais”, afirmou o Secretário Washington Bandeira.

Serviço:

– Pauta: Cerimônia de Premiação do II Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí  

– Data:23 de agosto de 2024  

– Horário: 11h  

– Local: Blue Tree Towers Rio Poty, Teresina

Cerca de 15 mil estudantes de ensino médio da rede pública do Piauí terão curso de tecnologia e robótica

O governador Rafael Fonteles anunciou, nesta quinta-feira (22), que cerca de 15 mil estudantes de ensino médio da rede pública do Piauí terão curso de tecnologia e robótica a partir de outubro, por meio de parceria com a startup piauiense Tron Robótica Educativa. O objetivo é capacitar os jovens em um mundo profissional cada vez mais tecnológico. O Piauí será o primeiro estado a ter o ensino da Tron na rede pública.

A iniciativa foi divulgada no Palácio do Karnak, durante reunião com os sócios da Tron Robótica Educativa e com o secretário da Educação, Washington Bandeira. Também esteve presente o humorista Whindersson Nunes, que também é sócio da startup.

A Tron, reconhecida em todo o Brasil no ensino de robótica, fará a capacitação dos professores do estado, permitindo que o método seja repassado aos alunos. “A Tron Robótica Educativa hoje é uma referência em educação para a robótica e tecnologia de forma geral e vai revolucionar ainda mais o ensino dos nossos jovens piauienses”, afirmou o governador.

Assinatura_Seduc_TRON_Robótica_Gabriel 14.jpeg
FOTO: Gabriel Paulino

A capacitação dos professores começa em setembro e, no mês seguinte, as aulas para os estudantes, que terão mais conhecimento sobre robótica, matemática, física, programação, inteligência artificial, cultura maker, tecnologia como um todo.

“Além das aulas, os alunos poderão desenvolver os seus próprios projetos envolvendo robótica. Ao final de cada semestre, vamos ter uma grande competição de robótica”, explicou Washington Bandeira.

A primeira disputa será no final de 2024 e será no estilo do Seduckathon, torneio de programação realizado no primeiro semestre deste ano envolvendo alunos da rede pública do Piauí.

Assinatura_Seduc_TRON_Robótica_Gabriel 4.jpeg
FOTO: Gabriel Paulino

Tecnologia atrai alunos por todo o Piauí

Washington Bandeira frisou que o ensino de tecnologia engaja mais os alunos na escola. “Além de ser um mundo de alta empregabilidade, com várias oportunidades no mercado de trabalho, é algo que é atrativo para eles, que eles gostam, se interessam mais em permanecer na escola. Também ajuda no raciocínio lógico, em tomada de decisão, envolve e engaja os estudantes”, disse.

Gildário Lima, sócio da Tron, comentou que a empresa nasceu para preparar os jovens e as crianças para esse futuro tecnológico e que o Piauí será o primeiro do Brasil a ter o ensino da Tron na rede pública. “A Tron não poderia ficar de fora desse novo momento no nosso estado, que é de revolução na educação. Além disso, a gente precisa fazer com que a tecnologia seja cada vez mais inclusiva e o melhor local para se preparar para as futuras mentes é na escola”, frisou o empresário.

Assinatura_Seduc_TRON_Robótica_Gabriel 7.jpeg
FOTO: Gabriel Paulino

O comediante Whindersson Nunes, também sócio da Tron, disse que quanto mais cedo o estudante tiver acesso à tecnologia, mais terá oportunidade. “Eu só fui ter contato com computador por volta de 13, 14 anos. E eu me tornei o que sou através disso. Quem dirá uma criança que puder ter um contato desde cedo. Eu acho sensacional e fico feliz de participar também”, comemorou.

Rafael Fonteles sugeriu que as prefeituras também adotem a robótica no ensino fundamental. “A gente faz um convite para que as prefeituras municipais também consigam inserir a robótica no ensino fundamental. Porque essa cultura maker de fazer, combinada com a tecnologia da informação, é que gera inovação e vai gerar oportunidades para essas crianças e jovens do setor público do estado do Piauí”, comentou.

Assinatura_Seduc_TRON_Robótica_Gabriel 9.jpeg
FOTO: Gabriel Paulino

Conteúdo da parceria entre Tron e Secretaria de Educação

Composição Curricular

⇒ Programação

  • Robótica
  • Inteligência Artificial Aplicada
  • Cultura Maker
  • Desenvolvimento de Sistemas, Jogos e Aplicativos
  • Automação, Mecânica Eletrônica, Sensores Inteligentes e Internet das Coisas
  • Prototipagem
  • Serviços Técnicos Especializados para apoio na Gestão, Mobilização Pedagógica e Operacional
  • Integração com outras disciplinas escolares

Sesapi reforma prédio para implementar centro de atendimento odontológico em Parnaíba

Reprodução

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) está reformando e ampliando um prédio para a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) em Parnaíba. O investimento previsto para essa obra é de R$ 758 mil. A previsão é que as obras sejam concluídas ainda este ano.

A iniciativa visa não apenas a modernização do espaço físico, mas também a ampliação dos serviços odontológicos especializados oferecidos à população. Com a conclusão da obra, o CEO de Parnaíba poderá atender um número maior de pacientes, oferecendo tratamentos como endodontia, periodontia, cirurgias orais menores e diagnóstico de doenças bucais.

Antonio Luiz, secretário Estadual de Saúde, destaca a importância desse investimento. “Estamos focados em expandir e qualificar os serviços de saúde no estado, e Parnaíba é uma cidade estratégica nesse processo. O novo Centro de Especialidades Odontológicas vai garantir que a população tenha acesso a um atendimento odontológico de qualidade e mais próximo de casa”, afirmou.

O superintendente de Média e Alta Complexidade, Dirceu Campêlo, também ressalta o esforço mais amplo para descentralizar os serviços de saúde. “Esse centro será fundamental para suprir a demanda por atendimentos especializados em odontologia na região norte do Piauí, diminuindo a necessidade de deslocamentos para outras cidades em busca de tratamento”, explicou Campêlo.