Quinta-feira, Junho 25, 2026
29.9 C
Teresina

SESAPI adere a projeto da Anvisa sobre melhoria dos serviços de mamografia

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) realizará na próxima quinta-feira (10), uma reunião com 40 estabelecimentos de saúde do Estado que realizam serviços de mamografia. O objetivo é formalizar a adesão do Estado ao Projeto “Com a Visa no Peito”, uma iniciativa da Anvisa, que reúne ações para promover o incremento do uso dos Roteiros Objetivos de Inspeção (ROI) Mamografia e o Controle de Qualidade (CQ) em Mamografia, visando a redução dos riscos potenciais nos serviços de saúde. A reunião acontecerá no auditório da DIVISA, a partir das 9 horas.

Na ocasião, a DIVISA apresentará os instrumentos de Avaliação da Qualidade dos Mamógrafos que serão aplicados pelo órgão.

“Considerando que o mês de Outubro faz alusão a Prevenção do Câncer de Mama através da Campanha Outubro Rosa, a adesão do Governo do Estado ao Projeto “Com a Visa no Peito”, visa também, alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção do diagnóstico precoce do câncer de mama”, destacou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

Além do fortalecimento das ações do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) no âmbito dos serviços de saúde, o Projeto busca obter um panorama dos serviços de mamografia do país, onde a partir dele, será possível identificar os riscos potenciais para posterior intervenção da vigilância sanitária.

Instituto Yduqs realiza debate sobre o tema “O Futuro é Acessível”

6ª edição do Seminário Lugar de Fala promove reflexões sobre a inclusão e a importância da educação na luta contra o preconceito

No dia 09 de outubro, o Instituto Yduqs promoverá mais uma edição do tradicional seminário Lugar de Fala. Com o tema “O Futuro é Acessível: Diálogos sobre Inclusão”, o encontro tem como objetivo promover debates e reflexões sobre acessibilidade e inclusão. Gratuita e aberta ao público, a iniciativa será transmitida ao vivo das 09h30 às 12h30 pelo canal do Instituto Yduqs no YouTube. Confira a programação completa no site do Instituto Yduqs.

“A educação é a principal ferramenta para que pessoas com deficiência tenham protagonismo em nossa sociedade. O Seminário Lugar de Fala é uma iniciativa que busca contribuir para a construção de um futuro mais igualitário e inclusivo para todos. Com debates essenciais, conversas inspiradoras e reflexões sobre acessibilidade e inclusão, o encontro atua em prol de um futuro inclusivo em uma sociedade onde todas as pessoas são valorizadas”, afirma Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.

Realizado pelo Instituto Yduqs, em parceria com as instituições de ensino superior Ibmec, Wyden, Estácio e das unidades que compõem o Instituto de Educação Médica – IDOMED, o evento conta com especialistas, como o psicólogo Cesar Lessa, que coordena dezenas de núcleos educacionais de acessibilidade e apoio psicopedagógico que promovem um ambiente mais acessível; a remadora paralímpica brasileira, Diana Barcelos, que participou dos Jogos Paralímpicos de Tóquio e Paris e contará sobre os desafios e a inclusão no esporte; Sarah Assumpção, Natália Rosa e André Paulo Abreu Borges em uma conversa franca sobre como construir um futuro desejável e promover a inclusão de pessoas com deficiência; e Deivis Picáz, palestrante, influenciador e Conselheiro do Pacto Global da ONU no Brasil e Educa2030, que abordará a importância da diversidade e como aceitar as diferenças pode transformar nossas vidas e comunidades.

Informações divulgadas pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com base em informações do eSocial, em janeiro deste ano, havia pouco mais de 545 mil pessoas com deficiência e reabilitados do INSS inseridos no mercado formal de trabalho no país. Além disso, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD): Pessoas com Deficiência de 2022, existem no Brasil, 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais, que possuem alguma deficiência. Os dados também indicam que as pessoas com deficiência estão menos inseridas no mercado de trabalho e, por consequência, possuem menor acesso à renda.

Diante das estatísticas, buscar entender as necessidades dessa parcela da população se torna essencial para a promoção de uma sociedade mais inclusiva. Com uma ampla programação, que promete inspirar e sensibilizar a sociedade sobre a aceitação e respeito às diferenças, a iniciativa busca promover o entendimento abordando o papel da educação na promoção de um futuro acessível. A 6ª edição do Seminário Lugar de Fala “O Futuro é Acessível: Diálogos sobre Inclusão”, está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 16 da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca promover sociedades pacíficas e inclusivas, garantindo acesso à justiça e construções institucionais responsáveis.

Serviço:
Data: 09 de outubro
Horário: das 09h30 às 12h30
Local: online e ao vivo no canal do Instituto Yduqs no YouTube: https://www.youtube.com/live/bUwTjHgLflw

Programação completa disponível no site do Instituto Yduqs: https://institutoyduqs.com.br/lugar-de-fala-6-edicao/

09:30 – Abertura com Eduardo Parente, CEO da Yduqs; Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs; e Renata Mendonça, Diretora de Gente da Yduqs.
10:00 – Talk com professor e psicólogo Cesar Lessa, coordenador de dezenas de núcleos educacionais de acessibilidade e apoio psicopedagógico.
10:15 – Painel “O Futuro é Acessível: Diálogos sobre Inclusão”, com Sara Assumpção, analista Jurídico, Natália da Rosa, designer de Produto, e André Paulo Abreu Borges, gerente de Operações Acadêmicas.
11:15 – Talk com Diana Barcelos, paratleta de remo, campeã mundial na modalidade e representante brasileira nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e Paris.
11:30 – Masterclass: “Tá tudo bem ser Diferente” com Deivis Picáz, palestrante, influenciador, Jovem Conselheiro do Pacto Global da ONU no Brasil, Educa2030 e pessoa com deficiência.
12:30 – Encerramento

Rede Feminina de Combate ao Câncer continua com capacitações do Projeto Diagnóstico Precoce 2024

O projeto Diagnóstico Precoce 2024, promovido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC/PI), em parceria com o Instituto Ronald McDonald, continua no mês de outubro. A segunda turma será na próxima terça-feira (08), das 14h às 18h, e será liderada pela especialista em diagnóstico e tratamento de câncer infantojuvenil, Dra. Gildene Alves. O projeto visa capacitar profissionais da saúde e professores para identificar precocemente sinais e sintomas de doenças, especialmente em crianças e adolescentes, promovendo ações preventivas e de intervenção.

As capacitações são gratuitas e certificadas, oferecendo conhecimentos essenciais para a saúde pública. O projeto seguirá com mais três turmas até novembro, ministradas por profissionais da área: Turma 3: 14 de outubro, das 14h às 18h, com a Dra. Mônica Fortes; Turma 4: 12 de novembro, das 14h às 18h, com a Dra. Gildene Alves; e Turma 5: 18 de novembro, das 14h às 18h, com a Dra. Mônica Fortes.

Polícia Civil realiza apreensões de armas de fogo e dinheiro na região de Corrente

Reprodução

A Polícia Civil do Piauí realizou uma série de operações em cumprimento a mandados de busca e apreensão nas cidades de Corrente e Sebastião Barros. As ações, coordenadas pela Delegacia de Corrente, ocorreram na data de ontem (04) e neste sábado, 05 de outubro, e contaram com o apoio da Polícia Militar.

Na sexta-feira (04), dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 22ª Zona Eleitoral, foram cumpridos, um na cidade de Corrente e outro em Sebastião Barros, momento em que os policiais apreenderam material de campanha eleitoral, além de um computador e um celular, encaminhados posteriormente a Justiça Eleitoral.

Na data de hoje (05), mais dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos relativos a procedimentos que investigam os crimes de disparo de arma de fogo e tentativa de homicídio em duas casas de propriedade do investigado. Na residência, localizada em Sebastião Barros, foram apreendidos: armas de fogo, munições, material de campanha eleitoral e uma quantia de R$ 7.530,00 em espécie. Uma pessoa foi presa em flagrante. Os itens estão sendo analisados para verificar possível relação com os crimes investigados.

O delegado Diogo Noronha, responsável pelas ações, destacou que as operações fazem parte de um esforço conjunto para combater outros delitos e crimes eleitorais na região. “A nossa prioridade é garantir um processo eleitoral limpo e seguro, e também combater quaisquer atividades criminosas que possam colocar em risco a integridade dos cidadãos”, destacou o delegado.

Hospital Infantil Lucídio Portella passa a realizar cirurgias de escoliose

O Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), em Teresina, iniciou um novo serviço especializado para a população piauiense. Desde setembro, a unidade de saúde estabeleceu um novo fluxo para a realização de cirurgias de escoliose em crianças e adolescentes menores de 16 anos.

A implantação do serviço é uma ação da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) para dar mais agilidade ao atendimento das cirurgias eletivas. A escoliose é uma condição que provoca uma curvatura anormal da coluna vertebral e geralmente se torna mais evidente durante o crescimento acelerado na adolescência.

“Em setembro, tivemos a realização de seis cirurgias e temos programadas outras, de acordo com o tempo de espera dos pacientes que aguardam por esse tipo de tratamento”, destaca Samuel Machado, coordenador da Linha de Cuidado ao Trauma.

Uma das pacientes já beneficiadas é Maria Eloisy, de 15 anos. Natural da cidade de Batalha, ela passou por uma cirurgia há 20 dias para a correção de uma escoliose diagnosticada quando tinha apenas 9 anos. O problema foi identificado após a mãe da jovem, Solange Pereira, perceber sinais de assimetria em sua postura, como um ombro mais elevado que o outro e uma das pernas aparentemente mais curta.

Preocupada com o desenvolvimento da filha, Solange procurou um ortopedista, que recomendou o uso de um colete corretivo. Maria Eloisy usou o colete diariamente por oito meses, tirando-o apenas para tomar banho. No entanto, devido à pandemia de COVID-19, as consultas médicas foram interrompidas e o crescimento de Maria fez com que o colete se tornasse inadequado.

“Com a pandemia, ficamos dois anos sem conseguir falar com o médico, e o colete já estava pequeno e incomodando. Foi então que procurei outra médica, que disse que seria necessário um procedimento cirúrgico”, relata Solange. A família encontrou apoio no Hospital Infantil Lucídio Portella.

A cirurgia de escoliose é necessária para curvas graves na coluna. A indicação para a realização do procedimento depende da magnitude e da localização dessa curva, além da idade do paciente. Na escoliose idiopática do adolescente, a cirurgia comumente é indicada para curvas maiores que 45 a 50 graus com falha no tratamento clínico.

O principal benefício da cirurgia de escoliose é prevenir problemas cardíacos e pulmonares decorrentes da deformidade da coluna, além da melhora estética.

Mais de 20 dias após o procedimento, Maria Eloisy se recupera bem e, segundo sua mãe, não apresenta dores. “Estou muito satisfeita com os resultados. Ela tem respondido muito bem e já apresenta uma postura melhor. Quero agradecer à equipe do hospital, que nos tratou com muito carinho e profissionalismo, desde o assistente social até o pessoal da recepção. A recuperação da Eloisy está sendo um sucesso, graças a Deus”, declara emocionada.

Samuel Machado Martins, cirurgião ortopédico especialista em coluna e responsável pela cirurgia de Maria Eloisy, explica que a escoliose, embora muitas vezes bloqueada durante a adolescência, pode ser resolvida mais cedo, como no caso da paciente. Ele destaca a importância da observação de sinais clínicos por parte dos pais e professores, como a altura desigual dos ombros ou a presença de uma curvatura anormal, conhecida como giba.

“O diagnóstico precoce é crucial para evitar cirurgias desnecessárias. Em muitos casos, o uso de coletes e fisioterapia pode resolver o problema, evitando a progressão da curvatura. No entanto, quando a condição evolui para um grau mais severo, como no caso da Maria Eloisy, a cirurgia é necessária”, explica o médico, ressaltando que o Hospital Infantil Lucídio Portella está consolidando sua posição como um centro de referência para cirurgias de escoliose em crianças e adolescentes de até 16 anos.

Carlinho Reis é eleito prefeito de Pedro Laurentino, com 58,71%

A cidade de Pedro Laurentino escolheu como seu mais novo prefeito Carlinhos Reis (MDB), atual vice-prefeito do município, com 1814 votos – 58,71% dos votos válidos. Ao seu lado foi eleito como vice Nilmar Barbosa (PSB).

Com uma diferença de 538 votos para o segundo colocado, Carlinhos Reis votou no início da tarde deste domingo (06) e acompanhou a apuração dos votos ao lado de sua família e amigos. Já com o resultado das urnas, o candidato deu início a celebração junto aos seus apoiadores na cidade.

Nas redes sociais, Carlinhos Reis agradeceu aos seus familiares e amigos, e também à população pela vitória. “Muito obrigado a Deus e ao povo de Pedro Laurentino pela confiança, pelo amor e carinho demonstrados ao longo de toda a nossa jornada! É hora de celebrarmos a vitória do avanço, do progresso, do desenvolvimento e de um futuro cada vez melhor para a nossa cidade!”, afirmou.

Carlinhos iniciou na política como vereador, conquistando três mandatos consecutivos. Ao lado do atual prefeito Léo Leite (Progressistas), foi eleito e reeleito vice-prefeito para os mandatos entre 2016 e 2024.

Divulgação dos resultados das Eleições 2024

Acompanhe aqui os resultados das eleições municipais de 2024.

Escolha sua opção abaixo e acompanhe, em tempo real, a apuração dos resultados.

Atenção! A divulgação começará a partir das 17h, horário de Brasília

Acesso via site Resultados do TSE (não necessita de instalação)

Resultados – visão resumida

Divulga – visão detalhada

Eleições 2024: mais de 155 milhões de eleitoras e eleitores começam a votar em 5.569 cidades

Com 155.912.680 pessoas aptas a votar, eleitoras e eleitores de 5.569 cidades começam a ir às urnas para escolher os representantes locais. A pessoa que ocupa o cargo de prefeito é o chefe do Poder Executivo municipal, a quem cabe a administração da cidade. Já o vereador integra o Poder Legislativo da localidade e é responsável por representar a sociedade na elaboração de projetos de lei e na fiscalização das ações da prefeitura. 

! Vale lembrar que o horário de votação é unificado em todo o território nacional, das 8h às 17h, sempre tendo como referência o horário de Brasília (DF). 

Documento e local 

Para votar, é preciso apresentar um documento oficial com foto, mas você pode se identificar para votar usando apenas o e-Título, caso ele já tenha a sua fotografia. O aplicativo móvel funciona como uma versão digital do título de eleitor. 

Além do app, você pode consultar seu local de votação no Portal do TSE: basta acessar, no menu lateral “Serviços eleitorais”, o link “Local de votação” e informar o número do título ou do CPF, o nome da mãe e a data de nascimento. Você também pode verificar o local de votação no Autoatendimento Eleitoral – Título Net (em “Onde votar”). 

Ordem de votação 

De acordo com a legislação eleitoral, primeiramente, você digita o voto para vereador e, depois, para prefeito. 

O número para vereador é composto de cinco dígitos. Os dois primeiros correspondem ao partido político e os três seguintes identificam a candidata ou o candidato ao cargo. Caso você só queira votar na legenda, após informar o número do partido, basta apertar o botão “CONFIRMA”. 

Já para o cargo de prefeito, são apenas dois dígitos. Confira as fotos, o número, os nomes do candidato e do vice e a sigla do partido. Se as informações estiverem corretas, é só clicar no botão “CONFIRMA”. 

Por que votar? 

O artigo 14 da Constituição Federal estabelece que o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para maiores de 18 anos de idade e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os que têm 16 e 17 anos. Entretanto, votar é um meio de fortalecer a democracia. É importante que todas as eleitoras e todos os eleitores aptos a votar compareçam às urnas para exercer sua cidade e contribuir para o fortalecimento do Estado Democrático. 

Votar é um importante instrumento de mudança política e social. Portanto, a escolha de quem vai representar a sociedade nas casas legislativas e de quem vai chefiar o Executivo local é essencial para promover melhorias e dar continuidade ao que foi feito quando se trata da administração da cidade e da elaboração de leis para o município. 

DMB/LC, DB 

Eleições 2024: relembre as regras para o dia da votação

Neste 6 de outubro, eleitores de 5.569 municípios vão às urnas para escolher os prefeitos e vereadores que os representarão pelos próximos quatro anos. Em todo o país, com exceção do Distrito Federal, a votação terá início às 8h (horário de Brasília) e se estenderá ao longo do dia, até 17h.

A legislação brasileira determina que o voto é obrigatório para quem tem idade entre 18 e 70 anos e facultativo para pessoas analfabetas, jovens com 16 e 17 anos e para todos com mais de 70 anos. Mas é necessário estar com o título eleitoral em situação regular e mesmo que o nome do eleitor não apareça no caderno de votação da zona eleitoral, ele poderá exercer a cidadania se seus dados eleitorais constarem no cadastro da urna eletrônica de sua zona eleitoral.

Identificação

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores deverão comparecer à seção eleitoral apenas com um documento oficial com foto. São aceitos e-Título, carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, ainda que a validade esteja expirada.

Não é obrigatório levar o título para votar, desde que o eleitor saiba o número e o local de votação, que podem ser consultados no site do TSE ou pelo e-Título, disponível nas lojas de aplicativos de forma gratuita. Caso necessário, é possível atualizar o aplicativo na loja virtual, mas é importante que o processo seja feito até o dia 5 de outubro, alerta a Justiça Eleitoral.

Sigilo

Na hora de votar, após a identificação por documento e digitais, também é necessário seguir algumas regras ao se dirigir para a urna eletrônica, momento em que é proibido o uso de parelho celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. São permitidos apenas recursos de tecnologia assistiva, como aparelhos auditivos, por exemplo.

Crimes

A preferência do eleitor pode ser manifestada no dia da eleição de forma individual e silenciosa por meio do uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas, mas a reunião de pessoas ou o uso de instrumentos de propaganda que identifiquem partido, coligação ou federação é vedada pela legislação. O uso de alto-falantes, amplificadores de som, realização de comício ou carreata, a persuasão do eleitorado e propaganda de boca de urna são considerados crimes

Em todo o território nacional passa a ser crime o transporte de armas e munição por colecionadores, atiradores e caçadores nas 24 horas antes e nas 24 horas depois das eleições, inclusive para civis com porte ou licença estatal. As exceções são para agentes em serviço, como os que estejam trabalhando no policiamento ou na segurança de estabelecimentos penais e unidades de internação de adolescentes.

Justificativa

Em eleições municipais, não é possível votar em trânsito, portanto se o eleitor estiver no exterior e pertencer a uma zona eleitoral do Brasil, que não seja no Distrito Federal, deverá apresentar a justificativa de ausência pelo aplicativo e-Título ou pelo site. O prazo para apresentar a justificativa é de até 60 dias após a eleição (5 de dezembro de 2024) ou 30 dias após o retorno ao Brasil.

Após o encerramento do período de votação, a partir das 17h (horário de Brasília), serão divulgados os resultados, incluindo os votos em branco, os nulos e as abstenções. De acordo com o TSE, serão disponibilizados no site os boletins de urna enviados para totalização, além das tabelas correspondentes conforme o recebimento dos dados.

Paciente denuncia constrangimento em setor oncológico do Hospital Universitário da UFPI 

Na tarde deste sábado (5), o enfermeiro Márcio Dênis Medeiros Mascarenhas encaminhou à redação do PortalAZ uma denúncia sobre suposta conduta desrespeitosa e antiprofissional no Hospital Universitário da UFPI (HU). A denúncia envolve uma médica responsável pelo tratamento de câncer da paciente Márcia Michelle de Medeiros Mascarenhas, que teria feito comentários pessimistas sobre o quadro de saúde da paciente e o tratamento recomendado.

No relato, Márcio Dênis expôs a situação envolvendo a paciente de 37 anos, diagnosticada com câncer de mama triplo negativo, durante uma consulta no setor de oncologia do HU no dia 15 de setembro de 2021. Segundo a denúncia, a paciente, que já passou por mastectomia, quimioterapia e radioterapia, enfrenta recidiva e metástase, sendo necessário um novo ciclo de quimioterapia e imunoterapia, conforme orientação de seu oncologista.

O relato aponta que, durante o atendimento, a médica oncologista forneceu um relatório para a paciente apresentar à chefia da UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia). No entanto, ao procurar a enfermeira responsável, Camila Barbosa, a paciente teria sido tratada de forma inadequada. Segundo a carta, a enfermeira, em um ambiente de comemoração interna, fez declarações desanimadoras, afirmando que o pedido de imunoterapia “não adiantaria de nada” devido à gravidade do câncer, e questionou o médico que fez o pedido.

Segundo Márcio, a paciente ficou emocionalmente abalada com os comentários, e outros pacientes presentes ofereceram apoio. O enfermeiro critica a postura da enfermeira, ressaltando que nenhum profissional de saúde deve desencorajar o paciente, independentemente da gravidade do quadro, e que é direito do cidadão buscar atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) conforme orientação médica.

Confira a carta na íntegra:

Diante da gravidade e sensibilidade do tema, a equipe do PortalAZ se coloca aberta a relatar as informações, argumentos e posicionamentos de quaisquer partes envolvidas, buscando a transparência e a resolução efetiva da questão. Dito isto fica aqui o espaço para resposta por parte do Hospital Universitário da UFPI.