Quinta-feira, Junho 25, 2026
29.9 C
Teresina

Medicina é a carreira com maior empregabilidade no Brasil, afirma estudo

Reprodução

Mais de 90% dos profissionais dessa área conseguem emprego após a formatura.

Neste dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico e, para quem sonha em ter essa profissão, o cenário é de tranquilidade quanto ao futuro profissional. De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Semesp e publicado pelo Guia do Estudante, a medicina é uma das áreas com maior taxa de empregabilidade no país. De acordo com o estudo, 92% das pessoas com diploma nessa área estão empregadas e trabalhando na sua área de formação.

Em segundo lugar, aparece o curso de Farmácia, com taxa de empregabilidade de 80,4% e, em terceiro, Odontologia (78,8%). Na prática, para quem sonha com a faculdade de medicina, esses dados significam a perspectiva de sair da faculdade praticamente com emprego garantido.

“A alta demanda por profissionais de saúde e a amplitude do mercado de trabalho, que abrange tanto o setor público quanto o setor privado, contribuem para essa alta empregabilidade. Além disso, o avanço das tecnologias na área da saúde e a constante inovação no diagnóstico e tratamento de diversas doenças, além do envelhecimento da população, contribuem para que os profissionais de medicina estejam entre os mais requisitados pelo mercado”, avalia o CEO do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Silvio Pessanha Neto.

O gestor também destacou o rigor da formação acadêmica, que coloca os profissionais de medicina entre os mais qualificados. “Nosso modelo pedagógico é inovador, focado na prática e voltado para uma formação humanizada. A instituição prepara profissionais não apenas tecnicamente capacitados, mas também sensíveis às necessidades dos pacientes, prontos para transformar a realidade da saúde no Brasil,” afirmou.

IMERSÃO

Para qualificar os profissionais e torná-los aptos a lidar com a realidade do mercado de saúde, a imersão acontece desde o início do curso, por meio do Programa Mais Médicos, o que, segundo Silvio, também contribui para a alta empregabilidade após a formatura.

“Neste caso, nossos alunos são inseridos na rede de assistência do SUS desde o primeiro período, estudando e aprendendo dentro da realidade de saúde da região. Essa prática permite a formação de médicos que, de fato, conhecem os problemas da população mais carente e que desenvolveram na sua graduação as habilidades necessárias para o atendimento dentro desse contexto, o que os torna altamente atrativos para atenderem a demanda mais reprimida de assistência à saúde do país”, explicou.

CARREIRAS

Além da formação prática, o IDOMED investe em outras iniciativas que visam preparar seus egressos para o mercado de trabalho. O programa IDOMED Carreiras, por exemplo, oferece aos estudantes ferramentas para desenvolver habilidades empreendedoras e de gestão de carreira. Como parte dessa iniciativa, a instituição desenvolve ainda o Programa Embaixadores, que amplia o engajamento nas ações institucionais e proporciona, ao aluno, a possibilidade de participar ativamente na construção das atividades de seu interesse.

O IDOMED também disponibiliza ao estudante o Portal Carreiras, em que, por meio de um sistema informatizado, mantém uma parceria com empresas para a oferta e divulgação de vagas, encaminha candidatos e acompanha o desenvolvimento dos estágios. O portal conta com oportunidades de vivência prática na medicina como editais de iniciação científica, monitorias, bolsas de mestrado/doutorado, residências e processos seletivos, entre outras oportunidades de colocação profissional.

Governador finaliza missão internacional na Ásia com estudantes piauienses em intercâmbio na Coreia do Sul

Reprodução

Em Seul, na Coreia do Sul, o governador Rafael Fonteles se reuniu, ontem quinta-feira (17), com os 20 estudantes e quatro professores vencedores da primeira edição do Seduckathon, naturais dos municípios de Monsenhor Gil, Pio IX, Campo Maior e Batalha. Os intercambistas terão aulas até o dia 8 de novembro no país, onde aprenderão mais sobre programação e Inteligência Artificial na melhor faculdade de Tecnologia da Informação do país, a Korea Vocational College of Information and Technology, conhecida como Korea IT. O encontro marcou o fim de mais uma missão internacional na Ásia.

Durante o encontro com os alunos, Rafael Fonteles também conversou, por videoconferência, com os intercambistas piauienses que estão nos Estados Unidos, já vivendo seus últimos dias no país norte-americano. 

“O que eu pedi a todos eles é que, ao retornarem ao Piauí, repassem e repliquem todos os conhecimentos, formatos de ensino e experiências adquiridas ao longo do intercâmbio em suas escolas, para que possamos melhorar ainda mais a educação no estado e impactar mais alunos”, afirmou o gestor em suas redes sociais.

O governador parabenizou todos os alunos e destacou as oportunidades ofertadas pelo Governo do Estado, que serão ampliadas nos próximos anos. 

“Você, estudante de escola pública, também pode estudar no exterior e aprender sobre tecnologia nas melhores instituições de ensino do mundo. Todos os anos iremos dobrar o número de estudantes intercambistas, pois acreditamos que esse modelo transforma o futuro da nossa juventude. E o que tenho percebido é que o nome do Piauí está cada vez mais forte pelo esforço e dedicação de todos estes que estão aqui [na Coreia do Sul] e nos EUA. Aproveitem os próximos Seduckathons!”, disse Rafael Fonteles.

Fim de missão internacional na Ásia

O encontro com os alunos intercambistas marcou o fim da missão internacional do governador Rafael Fonteles na Ásia. Na China, o gestor discutiu formas de promoção do turismo no Piauí, além de discutir a possibilidade de instalação de grandes complexos de hospedagem, lazer e entretenimento na região litorânea do estado. 

Por lá, o governador também avançou nas negociações para levar estudantes piauienses para um intercâmbio educacional e tecnológico na Universidade de Xiamen, em 2025. Também na China, Rafael Fonteles inaugurou mais um escritório da Investe Piauí, em Xiamen, o terceiro no exterior, se juntando a Portugal (em Lisboa) e EUA (em Boston). 

Ainda em Xiamen, o governador deu início a rodadas de negócios envolvendo empresários piauienses e chineses. Em seguida, já na cidade de Cantão, os empresários do Piauí, acompanhados do governador, também participaram da Feira de Cantão, a maior feira multissetorial de importação e exportação do mundo. 

Secretaria da Justiça entrega coletes e viaturas à Polícia Penal do Piauí

A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí entregou, ontem quinta-feira (17), cerca de 250 coletes balísticos e duas viaturas à Polícia Penal. Em solenidade na sede do órgão, o secretário coronel Carlos Augusto fez a entrega dos equipamentos à polícia que administra o sistema penitenciário do Estado.

As viaturas serão destinadas à Cadeia Pública de Altos e à Penitenciária Capitão Carlos José Gomes de Assis, também em Altos. 

“É um importante equipamento de trabalho. Agradeço ao Ministério da Justiça, à Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), por meio do diretor André Garcia. São quase R$ 500 mil destinados à proteção do policial penal em sua atividade. Nós vamos seguir cumprindo a determinação do nosso governador Rafael Fonteles de restabelecer um sistema de cumprimento de pena e transformá-lo em um sistema de excelência para o Piauí e para o Brasil”, comentou o secretário da Justiça, coronel Carlos Augusto.

Aprendizado da língua japonesa contribui para desenvolvimento pessoal e profissional

Reprodução

Desde a pandemia, é inegável a alta na busca por alternativas de entretenimento em casa e, dentro deste cenário, as produções de séries, filmes, músicas, jogos e animes asiáticos se popularizaram no Brasil. Diante disto, aprender a língua japonesa, por exemplo, tornou-se mais do que um hobby para acompanhar a cultura pop, é também uma oportunidade de desenvolvimento profissional.
“O japonês é uma língua complexa e pode abrir mais portas tanto no âmbito pessoal quanto no profissional”, pondera a professora da Wizard Teresina, Gabriella Aguiar. Herdados da escrita chinesa, os ideogramas – conjunto de símbolos que formam o alfabeto – são marca do Japão e a sua assimilação pode contribuir para o desenvolvimento do intelecto. Além disso, o Japão ocupa hoje a 4ª posição de maior economia do mundo, com crescente oportunidades de trabalho, sobretudo nas indústrias de eletrônicos e automóveis.
De acordo com o Isaac Sampaio, professor da Wizard Teresina, aprender idiomas como o japonês é “algo extremamente importante e essencial para a ampla formação do indivíduo, pois, ter conhecimento de diversas culturas, formas de pensar e suas produções é crucial para um amplo conhecimento de mundo”.
Em Teresina, a Wizard está com turmas abertas para aprendizagem do japonês a partir de uma metodologia que alia tecnologia e tradição. Através de dinâmicas que fazem com o que o estudante entre em contato com expressões idiomáticas utilizadas no cotidiano dos nativos, o estudante será capaz de imergir na realidade do idioma com ludicidade e aprendizado de forma leve e descontraída.

Sugestões de porta-voz:
-Gabriella Aguiar, professora do curso de inglês na Wizard Teresina
-Isaac Sampaio, professor do curso de inglês na Wizard Teresina

Agespisa participa de reunião com Ministério da Fazenda e Aesbe para discutir Tarifa Social

ASCOM/AGESPISA

Nesta semana, o diretor de Gestão Operacional e Manutenção da Agespisa, Leonardo Sousa, representou a companhia em uma reunião em Brasília-DF com o Ministério da Fazenda e a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) para tratar da Tarifa Social de Água e Esgoto.

O encontro contou com a presença de Alfredo Carvalho, assessor na Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda e do presidente da Aesbe e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas

Na pauta, foi discutida a Lei Nº 14.898/2024, que estabelece a Tarifa Social de Água e Esgoto em todo o país. A Aesbe ressaltou a necessidade de regulamentações claras para garantir a sustentabilidade financeira das empresas do setor. A associação apoia a Tarifa Social como um instrumento importante para beneficiar famílias de baixa renda, mas alerta para o risco de um impacto financeiro elevado nas companhias de saneamento, caso não sejam feitos ajustes adequados.

De acordo com uma Nota Técnica da Aesbe, a aplicação indiscriminada da lei pode resultar em perdas de receita significativas, estimadas em R$ 1,4 bilhão por ano para as empresas associadas, com um possível aumento médio de 9,27% nas tarifas para outras categorias de consumidores.

A Aesbe garante que continuará acompanhando o processo de regulamentação e colaborando com os poderes legislativo e executivo para garantir que a Tarifa Social seja implementada de maneira justa e sustentável.

Participaram ainda da reunião o vice-presidente Regional Nordeste I da Aesbe e presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Roberto Linhares; o presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcos Vinícius Fernandes Neves; e o assessor jurídico da Aesbe, Antonio Costa Lima Junior.

Inaugurado novo posto do Laboratório Med Imagem no Hospital Santa Maria

Reprodução

Novo posto faz parte da ampliação dos serviços do laboratório do Grupo Med Imagem, que já realizou, em 2024, mais de 2,3 milhões de exames.

Para expandir ainda mais a capacidade de atendimento e levar mais conforto e comodidade aos seus pacientes, o Grupo Med Imagem inaugurou, nesta quarta-feira (16/10) um novo ponto de coleta do Laboratório Med Imagem no Hospital Santa Maria. Situado na região Centro-Sul de Teresina, o hospital, que já oferece atendimento de urgência/emergência e ambulatorial, conta agora com um espaço exclusivo para exames laboratoriais.

“Esse novo posto representa a expansão da nossa rede própria, que já é incomparável em relação a qualquer outra operação, aqui, no Piauí. Nós temos quatro hospitais, sete unidades de atendimento clínico para os nossos pacientes, e agora, mais uma unidade do Laboratório Med Imagem. Isso demonstra o crescimento constante da nossa estrutura e capacidade de atendimento de nossos serviços”, destacou o diretor geral do Grupo Med Imagem, dr. Marcelo Burlamarque Nunes.

Com capacidade para realização de 400 atendimento diários, o novo posto oferece ainda maior agilidade na realização de exames aos pacientes do Hospital Santa Maria e também contempla pacientes de outras unidades do grupo e clientes particulares, ambos poderão fazer seus exames na unidade.

Expansão reforça e amplia qualidade no atendimento

Segundo o responsável técnico do Laboratório Med Imagem, Flaviano Pinheiro, a expansão da rede resulta em melhor atendimento aos pacientes e eleva ainda mais a qualidade dos serviços, já reconhecida pelo Sistema Nacional de Acreditação. “Somos um laboratório que mantém a sua certificação há 12 anos e nosso objetivo é oferecer exames de alto padrão de qualidade com menor tempo de atendimento possível. Hoje atendemos em torno de 2 mil pacientes por dia em toda a rede e 90% desses atendimentos têm seus exames liberados 24 horas após a coleta. Tudo isso para trazer comodidade e agilidade aos nossos pacientes”, afirmou.

Outro destaque do Laboratório é a capacidade de realizar exames de alta complexidade de forma rápida como o Painel de Marcadores Imuno-histomíquicos, exame fundamental para um diagnóstico preciso de vários tipos de câncer.

“Nós temos todos os setores de análises clínicas que existem disponíveis no mercado e também temos um grande diferencial, que é o setor de anatomopatologia. Mais recentemente, trouxemos uma inovação tecnológico que é o Painel de Imuno-histoquímica, um exame extremamente importante para o início do tratamento de pacientes com câncer”, explicou Flaviano Pinheiro.

“Esse e outros exames são o resultado do investimento contínuo que o Grupo Med Imagem vem fazendo em tecnologia de ponta para análises clínicas e patológicas”, reforçou.

Previsão de crescimento e novos postos

Com um crescimento de 15% no atendimento operacional, em relação ao ano anterior, o Laboratório Med Imagem caminha para superar a marca dos 3 milhões de exames realizados em 2023, contando já com mais de 2,3 milhões de exames executados entre janeiro e setembro de 2024.

“Nosso laboratório vem passando por um processo de crescimento constante. Já somos um dos maiores laboratórios do Norte e Nordeste. Temos um parque tecnológico e profissionais capazes de realizar diversos exames 100% analisados em nossa unidade, ou seja, sem a necessidade de envio para outros estados. Realizamos mais de 2.600 procedimentos padronizados dentro da nossa operação, justamente para atender com excelência e rapidez todos os nossos pacientes”, destacou o responsável técnico do Laboratório Med Imagem, Flaviano Pinheiro.

Para 2025, o diretor geral das unidades do Grupo Med Imagem, dr. Marcelo Burlamarque, anunciou novos projetos de expansão. “Os próximos passos incluem abrir mais um novo posto do Laboratório Med Imagem na unidade de atendimento pediátrico, a Med Imagem Kids, ainda para no primeiro semestre de 2025, com um laboratório para coleta infantil. E na Med Imagem Jockey, onde nós temos uma clínica muito bem estruturada, planejamos, até o final de 2025, termos um grande posto do laboratório contemplando os pacientes da zona Leste de Teresina”, finalizou.

Reforma do Código Civil visa atender às novas demandas da sociedade

Reprodução

A advogada Isabella Paranaguá detalha o andamento das discussões e os principais eixos que devem ser modificados.

A reforma do Código Civil tem sido um tema recorrente nas discussões jurídicas, motivada pela necessidade de atualizar e ajustar o marco legal às demandas da sociedade moderna. O atual Código, instituído pela Lei nº 10.406 em 2002, já necessita de ajustes, e o anteprojeto da reforma tem trazido significativas inovações em diversas áreas, como o Direito de Família, Sucessões e Contratos. Com as transformações sociais e tecnológicas das últimas duas décadas, advogados e especialistas têm apontado inadequações do Código atual em relação à realidade da sociedade contemporânea.

“Entre os principais pontos de debate têm se destacado questões relativas à união estável, ao reconhecimento de novas formas de família, aos pets, ao direito digital e à proteção de dados, além de temas relacionados à bioética, como a reprodução assistida e a proteção de embriões. Essa atualização também visa adequar as normas sobre responsabilidade civil, diante da crescente complexidade das relações sociais e econômicas”, explica a advogada Isabella Paranaguá, especialista na área de família e sucessões.

O Congresso Nacional tem apresentado propostas que buscam modernizar o Código, com foco em promover uma legislação mais inclusiva e em sintonia com os valores constitucionais de igualdade e dignidade humana. No entanto, essas propostas ainda enfrentam resistências e precisam de amplo debate para conciliar diferentes interesses e perspectivas, especialmente em temas sensíveis como o Direito das Famílias.

A advogada Isabella Paranaguá argumenta ainda que uma reforma ampla do Código Civil não é tão simples. “É necessário garantir que o ordenamento jurídico brasileiro continue a cumprir sua função de regulação eficiente das relações civis, protegendo os direitos individuais e coletivos em um cenário cada vez mais dinâmico. É importante manter o equilíbrio entre modernização e estabilidade jurídica, evitando alterações precipitadas que possam gerar insegurança ou desequilíbrio nas relações civis”, finaliza.

Teremos mesmo uma reforma do Código Civil ou um novo Código? O anteprojeto destaca a importância de temas como o Direito Digital, incluindo a proposta de um livro exclusivo sobre o assunto, algo vanguardista entre os países de tradição civil law. Que o novo Código Civil venha em breve, atendendo às necessidades da nossa sociedade moderna e em constante transformação.

Polícia Civil faz prisões por furtos e roubos no Centro de Teresina

Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Piauí, por meio da 1ª Delegacia Seccional de Teresina, deu cumprimento, ontem quinta-feira (17/10), a quatro mandados de prisão preventiva no Centro da capital.

Quatro homens foram presos. De acordo com o delegado-titular da unidade policial, Sérgio Alencar, os presos são responsáveis pelos crimes citados acima, ocorridos nos últimos meses deste ano no Centro de Teresina.

Iniciais e idades dos presos: K.A. dos S., de 34 anos; E.C.R., de 33 anos; Z.C.B.A., de 27 anos; e B.E.M.S., de 32 anos.

A ação teve o apoio da Diretoria de Polícia Metropolitana – DPM e da Diretoria Especializada em Operações Policiais – DEOP da Polícia Civil do Piauí.

Show de humor “Atestado de Pobreza” com Nayanna Lima

HOW DE HUMOR “ATESTADO DE POBREZA COM NAYANNA LIMA”, será realizado em 03 (três) cidades do Piauí, como forma de difundir e divulgar artistas piauienses assim como contribuir para o desenvolvimento cultural da cidade, colocando a arte/cultura na rota de atração para aqueles que desejam não só conhecer a arte, mas também buscar lazer e divertimento de forma sadia e segura.

O projeto SHOW DE HUMOR “ATESTADO DE POBREZA COM NAYANNA LIMA”- ANO II, conta com o patrocínio do Armazém Paraíba, através do Sistema de Incentivo Estadual a Cultura SIEC / 2024, Secretaria de Estado da Cultura – SECULT / Governo do Piauí e Apoio Cultural da Fundação Municipal de Cultura / Prefeitura Municipal de José de Freitas, Leonardo Fialho e CMEI Chico Xavier.

Serão apresentações em 03 (Três) cidades do Piauí; com entrada gratuita para toda a comunidade; mas se você puder ajudar a quem tanto precisa, de forma voluntária, levando 1Kg de alimento não perecível, que será doado a instituições sem fins lucrativos.

Contamos com vocês!

Produção: José Luís Andrade e Claudinele Andrade. + Informações: 86 99922 3276.

25 DE OUTUBRO ÀS 15 HORAS / TERESINA-PI

  • CMEI CHICO XAVIER

26 DE OUTUBRO ÀS 19 HORAS / UNIÃO-PI
-QUADRA DA LOCALIDADE SOARES

27 DE OUTUBRO ÀS 19 HORAS / JOSÉ DE FREITAS-PI
-TEATRO MUNICIPAL BARÍTONO RAIMUNDO PEREIRA

Show de humor “Atestado de Pobreza” com Nayanna Lima

SHOW DE HUMOR “ATESTADO DE POBREZA COM NAYANNA LIMA”, será realizado em 03 (três) cidades do Piauí, como forma de difundir e divulgar artistas piauienses assim como contribuir para o desenvolvimento cultural da cidade, colocando a arte/cultura na rota de atração para aqueles que desejam não só conhecer a arte, mas também buscar lazer e divertimento de forma sadia e segura.

O projeto SHOW DE HUMOR “ATESTADO DE POBREZA COM NAYANNA LIMA”- ANO II, conta com o patrocínio do Armazém Paraíba, através do Sistema de Incentivo Estadual a Cultura SIEC / 2024, Secretaria de Estado da Cultura – SECULT / Governo do Piauí e Apoio Cultural da Fundação Municipal de Cultura / Prefeitura Municipal de José de Freitas, Leonardo Fialho e CMEI Chico Xavier.

Serão apresentações em 03 (Três) cidades do Piauí; com entrada gratuita para toda a comunidade; mas se você puder ajudar a quem tanto precisa, de forma voluntária, levando 1Kg de alimento não perecível, que será doado a instituições sem fins lucrativos.

Contamos com vocês!

Produção: José Luís Andrade e Claudinele Andrade. + Informações: 86 99922 3276.

25 DE OUTUBRO ÀS 15 HORAS / TERESINA-PI

  • CMEI CHICO XAVIER

26 DE OUTUBRO ÀS 19 HORAS / UNIÃO-PI
-QUADRA DA LOCALIDADE SOARES

27 DE OUTUBRO ÀS 19 HORAS / JOSÉ DE FREITAS-PI
-TEATRO MUNICIPAL BARÍTONO RAIMUNDO PEREIRA