A partir da próxima terça-feira (29), a Agespisa e a Escola de Governo do Piauí oferecem o curso “Bem-estar do Servidor Público: Estratégias para a Saúde Física e Mental” para os colaboradores da companhia. O curso vai se estender até sexta-feira (01). As inscrições devem ser feitas na Superintendência de Gestão de Pessoas (SUGEP).
Ministrado pelo professor M. Sc. Fisioterapeuta César Augusto B. Arbañil, o objetivo é capacitar os servidores públicos com práticas para melhorar sua saúde física e mental, promovendo maior bem-estar, produtividade e qualidade de vida no ambiente de trabalho.
O curso, que será realizado no auditório da sede da Agespisa, é dividido em quatro capítulos: Alimentação Saudável, Hábitos Saudáveis do Sono, Gerenciamento de Estresse e Atividade Física e Saúde.
Bem-estar do Servidor Público: Estratégias para a Saúde Física e Mental
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da superintendência de Operações Integradas, está convocando mais de 200 cidadãos cujos aparelhos celulares foram recuperados pela polícia para comparecerem à sede da SSP-PI, no bairro São Cristóvão, em Teresina. A entrega dos celulares ocorrerá na próxima quarta-feira (30) das 08h30 às 16h00.
O atendimento seguirá a ordem de chegada, com distribuição de senhas a partir das 08h30, e será feito na sala da Superintendência de Operações Integradas.
Os 200 convocados deverão apresentar documentos essenciais para a retirada do aparelho, com:
Documento de identificação pessoal com foto;
Nota fiscal e a caixa do celular;
Boletim de ocorrência que relate o furto ou roubo, se houver.
A convocação faz parte do projeto de recuperação de celulares para combater a criminalidade e devolver bens recuperados aos seus legítimos proprietários.
No período entre agosto de 2021 e julho de 2022, os entrevistados no Censo Demográfico 2022 informaram a existência de 1.326.138 óbitos no Brasil. Desse total, 722.225, ou 54,5%, eram do sexo masculino e 603.913, ou 45,5%, do feminino.
Os dados fazem parte da pesquisa Censo Demográfico 2022: composição domiciliar e óbitos informados, divulgada nesta sexta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além da resposta dos entrevistados, as principais fontes para a obtenção de informações de óbitos são o Registro Civil do próprio IBGE e o Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.
O número de mortes captado pelo Censo 2022 foi menor que o indicado pelo SIM. O IBGE esclareceu que é comum isso ocorrer em uma pesquisa domiciliar e pode ser relacionado a erros de memória dos entrevistados ou à dificuldade de um Censo verificar os óbitos ocorridos em domicílios unipessoais, aqueles que têm apenas uma pessoa. Além disso, as mortes podem ter sido informadas mais de uma vez, nos casos de óbitos em domicílios posteriormente desmembrados.
Izabel Marri, do IBGE, explicou que, por isso, o instituto considera também as informações dos registros civis, que são mais completos do que os óbitos apontados no Censo, aos quais chamou de subdeclarados.
“Principalmente naqueles onde existe apenas uma pessoa, que são os domicílios unipessoais, quando a pessoa morre a gente perde a informação desse óbito, obviamente, porque não haverá domicílio ali para o Censo entrevistar. Então, principalmente por conta dessa característica, os óbitos do censo são subdeclarados, mesmo assim a informação pode ser utilizada usando métodos demográficos ou que permitam que o pesquisador possa contornar a situação para que possa usar as demais informações dos óbitos”, completou.
Idade
O volume de óbitos por sexo, segundo os grupos de idade das pessoas, mostrou que desde o nascimento até a faixa etária de 75/79 anos, a morte de homens supera a de mulheres. Essa proporção começa a mudar na faixa de 80/84 até mais de 100 anos.
De acordo com a pesquisa, na comparação com as mulheres, o maior número de mortes entre os homens ocorre na população na faixa de 15 a 34 anos. Nesses casos, as principais causas são externas ou violentas, como homicídios, suicídios e acidentes de trânsito, entre outras.
Para a pesquisadora Izabel Marri, gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE, sempre é interessante desagregar os óbitos por sexo e idade, porque eles têm características distintas, quando esses dois quesitos são analisados. Um dos exemplos é a mortalidade infantil, que registra recuo conforme evoluem os processos de desenvolvimento dos locais onde os óbitos ocorrem.
“Os óbitos na faixa de 0 a 1 ano de idade são os que se usa para captar a mortalidade infantil. Esse grupo de idade concentra mais óbitos que os demais de crianças ou mesmo de adolescentes, se pegar até 10,14, ou até mesmo 15 anos. Esses óbitos estarão mais concentrados ainda nos primeiros meses de vida, no mês dois, mês zero em que nasceu e morreu e essa é uma tendência que se tem quando, com certo desenvolvimento, começa a eliminar os óbitos infantis por causas evitáveis como questões de saneamento, de água contaminada”, comentou na apresentação da pesquisa.
A gerente chamou a atenção para o fato de que, em diferentes faixas etárias, é possível notar mais óbitos masculinos até a idade de 75 a 79 anos. “Nascem mais homens do que mulheres, por volta de 4% ou 5%, mas eles morrem mais ao longo da vida. Quando se chega às idades mais avançadas, por volta de 80 anos, existem mais mulheres sobreviventes do que homens. Aí a gente vê naturalmente, quanto mais a gente avança nas idades, maiores serão os óbitos. Então, aqui já se começa a perceber maior volume de óbitos femininos em relação aos masculinos”, informou.
Segundo a pesquisa, o grupo etário com a maior razão de sexo dos óbitos, – que são os dos homens divididos pelos das mulheres – é o de 20 a 24 anos, com 371 mortes masculinas para cada 100 femininas, ou uma sobremortalidade [termo usado para representar aumento da taxa de mortalidade de um grupo de pessoas] masculina 3,7 vezes maior que a feminina. “Fica bem mais nítida a diferença dos sexos, sendo maior os óbitos entre os homens”, acrescentou a gerente.
Estados
A pesquisa apontou ainda que no Tocantins foram 150 óbitos masculinos para 100 óbitos femininos, ou uma sobremortalidade masculina de 1,5 vez. Essa é a maior proporção no país. Em seguida ficaram Rondônia (1,48), Roraima (1,47), Mato Grosso (1,42), Amapá (1,41), Amazonas (1,37) e Pará (1,36), todos maiores que a média nacional (1,2). Já as menores sobre mortalidades masculinas foram no Rio de Janeiro (1,05 vezes), em Pernambuco (1,12) e no Rio Grande do Sul (1,14).
Apenas no grupo de 20 a 39 anos de idade, a maior sobremortalidade masculina foi verificada em Sergipe (3,49), seguido do Ceará (3,35), de Rondônia (3,31), da Bahia (3,29) e do Tocantins (3,28). Já as menores foram em Roraima (1,85), São Paulo (2,16) e no Rio de Janeiro (2,21).
Conforme Izabel Marri, entre as principais variáveis analisadas na pesquisa de óbitos do Censo estão sexo e idade, além de mês e ano em que ocorreram. A pergunta feita aos entrevistados sobre óbitos costuma se limitar aos últimos 12 meses anteriores à data de referência do Censo, que nessa pesquisa vai de agosto de 2021 a julho de 2022. Ela lembrou que fica cada vez mais difícil obter a informação caso as mortes tenham ocorrido em período mais distante ou no caso dos que ocorrem em domicílios unipessoais.
“A pessoa que está respondendo pode não saber que naquele domicílio não ocorreu um óbito, então tem um erro de memória de quando ele ocorreu e até erros dos óbitos quando eles vêm de domicílios unipessoais. Quanto mais a gente volta no tempo, mais vai ter erro de memória. Estamos falando de três anos e meio atrás. Tem óbitos do passado que não vamos recuperar”, disse.
No entanto, por causa da pandemia de covid-19, como nesse período e no anterior os óbitos estavam aumentados desde o começo de 2020 até meados de 2022, possivelmente de formas diferentes entre estados e municípios em decorrência da doença, foi preciso estender o período de referência para a pergunta sobre ocorrência de óbitos no domicílio. Na pesquisa, os dados dos óbitos foram divididos nos períodos 1 (08/2021 até 0/2022), 2 (08/2020 até 07/2021) e 3 (08/2019 até 07/2020).
“Expandir esse tempo para trás, a fim de coletar essa informação para que ela não ficasse só nos últimos 12 meses antes do Censo, seriam meses que estariam afetados pela covid.. Isso poderia trazer diferenças não características dos óbitos no Brasil, porque a pandemia veio e bagunçou o total de óbitos. Não só aumentou, como pode ter estados e municípios com mais ou menos óbitos”
“De forma que os pesquisadores pudessem ver se havia uma diferença grande na desagregação de óbitos antes da pandemia, que seria o período 3, ou na pandemia que seriam os períodos 2 e 1. Então, é mais uma oportunidade de a gente ver o que ocorre com essa distribuição dos óbitos por idade e pelo país, para que se possa considerar essas condições dos homicídios também”, completou.
Segundo a pesquisadora, essas informações do Censo 2022 são relevantes para avaliar os indicadores de saúde da população no Brasil.
“As medidas de mortalidade são muito importantes como indicadores de saúde de uma população, como esperança de vida, mortalidade infantil e em outras idades, que indicam como vai a saúde de uma população. Ela serve para orientar políticas de enfrentamento da mortalidade em diferentes grupos de idade”, acrescentou.
A gerente disse ainda que atualmente no Brasil os registros de óbitos, tanto os que estão incluídos da Pesquisa de Registro Civil do IBGE, como os que são do Sistema de Informação de Mortalidades do Ministério da Saúde, têm informações muito próximas e são as principais fontes de obtenção de óbitos do país, quando se pretende tabular indicadores que trabalham com um total da população. Izabel Marri destacou que o Censo Demográfico traz uma fonte alternativa sobre óbitos da população, com ganho de informações adicionais sobre o domicílio em que ocorreu o óbito, como condições de habitação, nível de educação das pessoas do domicílio, raça/cor.
“Essa é a grande vantagem do Censo Demográfico. É uma fonte alternativa que pode ajudar o pesquisador a entender os óbitos dos registros e traz uma gama de informações dos homicídios”, completou em entrevista na apresentação da pesquisa.
Um sorriso aberto e saudável sempre traz felicidade, tanto para quem vê quanto para quem o demonstra, sendo motivo de alegria e autoestima por onde passa. Entretanto, é necessária dedicação e uma rotina de cuidados com a saúde bucal para não surgirem problemas nessa região tão importante, afetando não apenas nossa estética, mas também todo o nosso organismo.
O recado chega junto ao Dia Nacional da Saúde Bucal, data celebrada nesta sexta-feira (25), que visa chamar a atenção para a saúde bucal, incluindo a prevenção e cuidados com a escovação e a correta higiene bucal. Segundo dados do Ministério da Saúde, a cobertura em saúde bucal atinge apenas 45% do país.
Para o Cirurgião Dentista e Radiologista da Clínica DMI, Fabio Henrique Ferreira Serrate, os cuidados com a saúde bucal são de grande importância para manter a saúde do nosso organismo e facilitar diversos aspectos do nosso dia a dia. “A saúde bucal é fundamental não apenas para a manutenção de dentes saudáveis, mas também para a saúde geral do corpo. Uma boa higiene bucal ajuda a prevenir doenças, melhorar a qualidade de vida, contribui para a autoestima e facilita a alimentação. Além disso, estudos têm demonstrado que problemas bucais podem estar relacionados a doenças cardíacas e diabetes, por exemplo”, afirmou.
Fábio também destacou que a busca pelo atendimento especializado no cuidado com os dentes deve começar desde cedo, logo quando surgem os primeiros dentes, ainda na infância. Esse cuidado, quando negligenciado, pode levar a problemas sérios e mais custos na manutenção e correção de problemas dos mais variados tipos.
“A busca por atendimento preventivo deve começar assim que os primeiros dentes surgirem, geralmente por volta dos seis meses de idade. Consultas com o dentista, a cada seis meses, são recomendadas para monitorar a saúde bucal e realizar limpezas. Deixar o cuidado com a saúde bucal para mais tarde pode resultar em problemas mais graves e complexos, como infecções e perda dentária”, explicou.
A Clínica DMI atua há 25 anos no setor de saúde de Teresina como um centro de excelência no cuidado e atenção aos seus clientes. A DMI conta com profissionais renomados em mais de 30 especialidades médicas, tecnologias e equipamentos de última geração, bem como um atendimento humanizado e qualificado com 360 colaboradores, fornecendo o mais alto padrão em acompanhamento de saúde.
Para conhecer mais a DMI, suas especialidades, exames e serviços, visite o site: clinicadmi.com ou através de nosso telefone e/ou WhatsApp (86) 3221-0099.
Na próxima segunda-feira (28/10), quando se comemora o Dia do Comerciário, as unidades do Pão de Açúcar não funcionarão para atendimento ao público. As unidades retomam as atividades normalmente na terça (29/10) da seguinte forma: nos bairros Jockey, São Cristóvão e na avenida Frei Serafim de 6h às 22h; já a unidade localizada na avenida Dom Severino de 6h às 23h.
EXTRA MERCADO
O Extra Mercado, localizado na avenida Barão de Gurgueia, também não funcionará no Dia do Comerciário (28/10). A unidade retomará os atendimentos na terça (29/10), de 7h às 22h.
O governador Rafael Fonteles e o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, visitam, hoje sexta-feira (25), às 8h30, as instalações do Centro de Distribuição Unificado (CDU) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), localizado na avenida Duque de Caxias, 3400, Primavera. A visita marca o início de uma parceria promissora entre os dois órgãos, voltada para a implementação de serviços de Operação de Logística de Suprimento In House e a eficiente distribuição de medicamentos.
A Logística In House é uma nova tendência no mercado logístico. A parceria contribui para a eficiência na aquisição e distribuição de materiais e medicamentos para toda a rede hospitalar estadual, gerando economia e evitando desperdícios.
“Tudo que é adquirido pela Sesapi é entregue em um único local, o Centro de Distribuição Unificado; a partir daí, os Correios fazem a distribuição para todos os hospitais, partindo dessa central, após todas as etapas de verificação, gerando economia, diminuição de desperdícios, fortalecimento do controle de validade e controle de qualidade, sem falar na maior velocidade na distribuição para os hospitais”, explica o superintendente de Gestão Administrativa da Sesapi, Jônatas Melo.
Entre as atribuições dos Correios para a execução do serviço está a realização das atividades de intralogística no almoxarifado da Sesapi, tais como: recebimento de carga, descarregamento de veículos, recondicionamento, armazenagem, movimentação interna, manuseio, lançamento de registros nos sistemas de gestão, processamento e separação de pedidos, bem como a separação de pedidos (Picking) e o acondicionamento dos itens nas embalagens de despacho (Packing).
“Essa parceria com uma empresa de know-how como os Correios é inovadora e garante agilidade no recebimento e entrega de medicamentos e insumos para toda a nossa rede de saúde”, afirma o secretário da Saúde, Antônio Luiz.
Os Correios atuam em todo o território brasileiro na entrega de objetos de diversos segmentos empresariais, com alto desempenho. Na área de Logística Integrada, operacionalizam em vários tipos de cadeias de suprimentos, visando disponibilizar soluções logísticas que agreguem valor ao produto e/ou serviço.
Medicamento em Casa
O serviço prestado pelos Correios inclui ainda a entrega de medicamentos aos usuários que fazem parte do Programa Medicamento em Casa. Por meio da Farmácia do Povo, o Piauí passou a disponibilizar a entrega gratuita de medicamentos em domicílio para pacientes cadastrados na unidade de Teresina.
“A iniciativa possibilita que os pacientes recebam em casa mais de 100 diferentes tipos de medicamentos usados no tratamento de doenças como asma, lúpus, diabetes, fibrose cística, esclerose sistêmica, glaucoma, hipertensão pulmonar, imunossupressão no transplante renal, dentre outros”, afirma o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
O Governo do Piauí, por meio das Secretarias da Administração (Sead), Planejamento (Seplan) e Fundação Piauí Previdência (Piauiprev), divulgou, nesta quinta-feira (24), no Diário Oficial do Estado, a lista dos candidatos habilitados na prova objetiva e discursiva do Concurso Público realizado para os cargos de Analista Governamental e Previdenciário.
Os candidatos têm até o dia 28 de outubro para a interposição de recursos. O resultado definitivo será divulgado no dia 3 de dezembro. Na sequência, os participantes passarão, ainda, pelas etapas de prova de título, de caráter classificatório; e curso de formação, de caráter eliminatório.
No total, o concurso oferta 110 vagas, sendo 20 delas para o cargo de Analista Previdenciário no PiauíPrev. Além disso, outras 90 vagas para Analista Governamental, sendo 45 para a Seplan e 45 para a Sead. A remuneração inicial é de R$ 11.549,35.
“Estamos concluindo essa primeira etapa de um concurso muito bem planejado e organizado. Parabenizo a todos os classificados. O resultado saiu, inclusive, na semana em que celebramos o Dia do Servidor Público (28). Este concurso é um investimento e uma forma de valorizar cada vez mais quem faz a administração pública acontecer”, destacou Samuel Nascimento, secretário da Administração.
“Primeiro é importante parabenizar quem foi aprovado nessa fase inicial do concurso, e lembrar que ainda temos importantes etapas pela frente. O resultado final irá garantir profissionais que certamente serão uma importante contribuição ao Estado”, afirmou o secretário do Planejamento, Washington Bonfim.
O resultado pode ser conferido tanto no site da Fundação Carlos Chagas, banca organizadora responsável pelo concurso (https://www.concursosfcc.com.br/), quanto no Diário Oficial do Estado, clicando aqui.
A Polícia Civil do Piauí, por meio da 8ª Delegacia Seccional – Divisão 1, deu cumprimento na manhã, desta quinta-feira (24/10), ao mandado de prisão temporária em face de um homem de iniciais P.K.S.S., de 18 anos, pelas práticas dos crimes de tentativa de homicídio qualificado por traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido (Art. 121, § 2°, Inc. IV DO CPB C/C Art. 14 INC. II do CPB – hediondo) e corrupção de menores. A prisão ocorreu no bairro Itararé, na zona sudeste da capital.
Segundo a delegada-titular da unidade policial, Amanda Bezerra, no dia 08 de agosto do ano de 2024 no bairro Novo Horizonte, a vítima, um homem de iniciais W. F. S. R., de 20 anos, estava junto à um grupo de amigos, jogadores de futebol, em uma esquina próxima ao campo onde costumavam jogar bola, quando foram surpreendidos por três pessoas, em duas motocicletas, sendo que uma delas, sem qualquer aviso ou situação específica, disparou contra o grupo de jovens.
”Consta dos autos ainda que a vítima havia saído do grupo para comprar um refrigerante e, ao retornar para pegar o dinheiro, foi surpreendida pelos autores do crime que o perseguiram e deram um disparo no seu no rosto. Os autores foram reconhecidos, sendo que os dois que estavam em uma das motocicletas são adolescentes e foram os executores dos disparos. Em razão de serem menores de idade, a investigação acerca deles foi encaminhada para a Delegacia de Segurança e Proteção ao Menor – DSPM. A terceira pessoa que estava em outra motocicleta foi o homem preso hoje que estava dando apoio à dupla de executores”, informou a delegada Amanda Bezerra.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) promoverá o “I Simpósio Estadual de Tuberculose” em alusão à campanha estadual de Prevenção e Combate à Tuberculose no Piauí. O evento acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, das 8h às 17h, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina.
Destinado às equipes de Atenção Básica e Epidemiologia dos municípios piauienses, o simpósio disponibilizará duas vagas para cada cidade. O principal objetivo é mobilizar profissionais e gestores de saúde para destacar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da tuberculose, um problema de saúde pública. O evento busca também disseminar informações tanto para a população quanto para profissionais da área de saúde sobre a prevenção e o enfrentamento da doença.
Segundo Ivone Venâncio, supervisora do programa de Tuberculose no Piauí, o simpósio será uma oportunidade para atualizar os profissionais sobre os mais recentes protocolos de prevenção e tratamento.
“A iniciativa reforça o compromisso da Sesapi em garantir o manejo adequado da doença e, consequentemente, reduzir os índices de transmissão”, destacou. O evento também discutirá questões relacionadas ao enfrentamento da tuberculose no estado.
Os usuários do SUS de Teresina dispõem de um aplicativo para diminuir o estresse do acompanhamento da situação em fila de espera. A ferramenta, chamada SUS Teresina, permite o acompanhamento da marcação de consultas e exames pela população através do celular.
O aplicativo SUS Teresina tem como objetivo diminuir o estresse do acompanhamento da situação em fila de espera. Por meio da ferramenta, o usuário do SUS poderá acompanhar a situação da solicitação em fila de espera; acompanhar quando do agendamento de consultas/exames realizados; cancelar agendamento para consulta/exames realizados e atualizar dados cadastrais como endereço e telefone.
O presidente da FMS, Ítalo Costa, explica que o aplicativo não é para marcação de consultas e procedimentos. “É uma ferramenta para melhorar a comunicação com o usuário e aprimorar o gerenciamento da fila existente no serviço público de saúde. É para as pessoas informarem quando não podem comparecer para a realização das consultas e exames e evitar que as vagas sejam perdidas”, diz.
“Uma grande dificuldade que enfrentamos é o não comparecimento dos usuários às consultas e exames marcados pelo SUS por diversos motivos”, disse Ítalo Costa. “Com o aplicativo, nosso objetivo é aproveitar o maior número de consultas liberadas e que as pessoas tomem conhecimento e compareçam conforme dia e hora da sua marcação, que poderá ser acompanhada por elas”, finalizou o gestor.
O aplicativo está disponível para sistemas Android e iOS, só seguir passo a passo e preencher com seus dados pessoais para a formatação do seu cadastro.