Quinta-feira, Junho 25, 2026
24.3 C
Teresina

Setor da construção civil é um dos que mais emprega no país


O Dia do Trabalhador da Construção Civil reforça a importância destes profissionais para o desenvolvimento estrutural do país
Neste sábado, dia 26 de outubro, é comemorado o Dia do Trabalhador da Construção Civil. A data visa homenagear os profissionais que atuam nesse segmento que é um dos pilares da economia brasileira. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), desde o início da pandemia de Covid-19, de 2020 e fevereiro de 2024, o setor da construção registrou 712 mil novos empregos formais. Os dados representam cerca de 11,46% do total de 6,218 milhões de novos empregos criados no país durante o período. Assim, ainda no segundo mês de 2024 já eram 2.829.843 trabalhadores no setor, número mais alto de profissionais formalizados desde janeiro de 2015.

Francisco Silva Filho tem 40 anos e trabalha há 15 anos no setor. Inicialmente trabalhando como lavrador, ele migrou para a área da construção civil após se mudar para a zona urbana em busca de melhores oportunidades. O operário afirma que é muito grato por seu ofício. “É uma profissão que Deus colocou na minha vida e que garante o sustento da minha família. Então, só tenho a agradecer”, disse. Ele acrescenta, emocionado, que uma de suas maiores conquistas era se tornar pedreiro. “Primeiramente eu iniciei como ajudante e almejava me tornar um pedreiro. Eu me identifiquei com essa área e me esforcei muito para estar onde estou hoje”, completou.

A chegada de grandes empresas e os lançamentos imobiliários impulsionam a criação de novos postos de trabalho no estado. Em 10 anos de operação da MRV no estado do Piauí já foram mais de 10 mil empregos diretos indiretos. Francisco Filho trabalha na empresa do grupo MRV&CO há quatro ano e já participou da construção de quatro residenciais habitacionais. Para ele é uma grande honra contribuir para a realização do sonho de diversos brasileiros, que é a conquista da casa própria. “Fazer parte desta realização é uma honra e motivo de alegria. A pessoa não vai saber quem construiu, mas quem construiu vai saber: essa casa, esse cômodo aqui, eu que construí com meu sangue, esforço e suor”, disse entusiasmado.

Para Dalmo Teixeira Neto, gestor de obras da MRV no Piauí, a chegada da companhia à cidade em 2014 vem transformando o mercado imobiliário, gerando emprego e o mercado de trabalho e a economia de toda a região. “Nossos colaboradores são os principais impulsionadores da expansão aqui em Teresina, e isso só tem se concretizado porque temos uma equipe muito forte, engajada, determinada e que busca a todo momento fazer o melhor”, reforçou.

O mercado da construção civil também abre portas para o primeiro emprego, como é o caso do Dário da Costa. Com apenas 18 anos, ele trabalha em um dos canteiros de obras da MRV localizado na zona leste de Teresina. “Em três meses eu já aprendi bastante coisas e isso têm me impulsionado a continuar buscando crescimento, por meio dos conhecimentos que tenho adquirido nessa rotina”, disse o ajudante de obra.

Parceria em ESG valoriza profissionais
O cuidado com os profissionais também faz parte das práticas ESG adotadas pela companhia. Nesse sentido, a MRV, por meio do programa “Ser Sangue Verde”, desenvolve cerca de 28 iniciativas com a missão de acolher e dar o suporte essencial aos colaboradores, com benefícios para alavancar suas carreiras, além de dar o apoio necessário em momentos importantes de suas vidas, como na paternidade.
“São diversas ações integradas que buscam a humanização de processos e acolhimento dos profissionais. Iniciativas como flexibilidade pós licença-paternidade, auxílio natalidade, Saúde em Dia, Sua Mente, Acolher, dentre outras ações, fazem uma grande diferença na rotina dos nossos operários e o bem-estar deles é a nossa prioridade”, finaliza Dalmo Teixeira Neto.

Ação Social Arquidiocesana Promove Piquenique para Crianças e Adolescentes na manhã deste sábado (26)

No último sábado, 26 de outubro, a Ação Social Arquidiocesana, por meio dos serviços Casa de Zabelê, Novos Meninos e Integrar, proporcionou uma manhã repleta de diversão, socialização e aprendizado no Parque da Cidadania.

O evento contou com uma programação especial, incluindo um aquecimento com a educadora Jéssica, que preparou as crianças e jovens para as diversas atividades recreativas. Os estagiários de psicologia do Integrar estavam presentes, facilitando brincadeiras lúdicas que estimulam o desenvolvimento cognitivo e físico, essenciais para o bem-estar mental das crianças e adolescentes.

Além das atividades recreativas, o público teve a oportunidade de desfrutar de lanches deliciosos e assistir à peça “Os Saltibancos”, que encantou e divertiu todos os presentes.

De acordo com a estudante de psicologia Ivana Dias, o piquenique é uma oportunidade para fortalecer vínculos comunitários e familiares. “As brincadeiras lúdicas que promovemos estimulam a memória, a cognição e também o aspecto físico, contribuindo diretamente para a saúde mental. Estamos focados no bem-estar mental e físico dessas crianças e adolescentes por meio das dinâmicas e brincadeiras que trazemos, além das reflexões que promovemos”, explicou.

O coordenador pedagógico da Casa de Zabelê, Francisco Moreira, destacou a importância desse momento, alinhando-se aos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente, que garante o direito ao lazer e à socialização. “Estamos promovendo um espaço de integração e socialização, onde as crianças e adolescentes podem vivenciar a ludicidade e a solidariedade. É fundamental estabelecermos vínculos com a comunidade e garantir que nossos jovens tenham acesso a experiências que contribuam para seu desenvolvimento”, comentou.

Para a adolescente Bianca Rodrigues, de 13 anos, momentos como esse são importantes porque ajudam a se sentir mais conectados e felizes. “Hoje foi um dia muito especial para a gente. O piquenique foi uma oportunidade incrível de brincar, fazer novos amigos e nos divertir juntos. Eu amei as atividades e a peça de teatro, foi muito divertida. Estou muito agradecida por tudo isso e espero que mais eventos assim aconteçam”, concluiu.

Essa ação reafirma o compromisso da Ação Social Arquidiocesana em promover o bem-estar e o desenvolvimento integral da juventude.

Água Branca: Prefeitura realiza festa das crianças na Praça de Eventos

Na tarde de sexta-feira (25), aconteceu a tradicional Festa das Crianças promovida pela Prefeitura de Água Branca. Com o tema Divertidamente, centenas de famílias levaram suas crianças e jovens para aproveitar a tarde de diversões.

Durante todo o evento, as crianças participaram de brincadeiras lúdicas e interativas, como oficina de desenho e pintura facial, além de brincadeiras em grupos. A programação também contou com lanches, brindes, parque de diversões liberado e a presença de personagens de desenho, para a alegria dos pequenos.

Autoridades administrativas se fizeram presentes para acompanhar o evento. O prefeito Júnior Ribeiro também esteve presente e comemorou o sucesso da festa. “É lindo ver o brilho no olhar e a alegria estampada no rosto de cada criança. Pra nós é uma enorme satisfação ver nossas crianças felizes participando de uma festa linda e bem organizada como essa”, frisou.

Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de novembro devido ao aumento das chuvas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (25), a bandeira tarifária amarela para o mês de novembro. Será um alívio em relação a outubro, quando foi acionada a bandeira vermelha 2. O órgão regulador cita melhores condições, com o aumento do volume de chuvas e a consequente redução do preço para geração de energia. Com a bandeira vermelha 2, o custo cobrado em outubro é de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Para o próximo mês, o valor cairá para R$ 1,885 com a bandeira amarela – acionada pela última vez em julho deste ano.

A mudança representará um alívio de 0,29 ponto porcentual no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), segundo estimativa da Warren Investimentos. Os fatores que acionaram a bandeira vermelha patamar 2 em outubro foram: risco hidrológico (GSF) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) – valor calculado para a energia a ser produzida em determinado período. Foi um relaxamento nesses dois indicadores que possibilitou o acionamento da bandeira amarela.

As chuvas registradas nos últimos dias em bacias hidrográficas relevantes e a perspectiva de significativo volume de precipitações nos primeiros 20 dias do próximo foram os fatores centrais. Apesar da melhora, o Aneel avalia que as previsões de chuvas e vazões para os reservatórios nos próximos meses ainda permanecem abaixo da média.

Isso indica, segundo o regulado, a necessidade de geração termelétrica complementar para atender os consumidores. Ou seja, o uso de fontes mais caras. Ainda na semana passada boa parte do mercado apontava para a perspectiva de acionamento da bandeira vermelha patamar 1, com cobrança de R$ 4,463 para cada 100 kWh consumidos.

Entenda o sistema de bandeiras tarifárias

O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, vai atingir em novembro a marca de 61 acionamentos na classificação amarela, vermelha 1, vermelha 2 ou, a de maior impacto, bandeira de “escassez hídrica”. Em quase 10 anos, a economia com juro foi de R$ 4 bilhões, conforme dados da Aneel.

O sistema indica aos consumidores os custos da geração de energia no país, e visa a atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia. Antes, o custo da energia em momentos de mais dificuldades para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os recursos são cobrados e transferidos às distribuidoras mensalmente por meio da “conta Bandeiras”.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Trabalhadores formam filas quilométricas para cancelar contribuição sindical, medida defendida pelo governo Lula

Foto: Reprodução/TV Globo

A contribuição sindical —bandeira tão defendida pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT)— tem gerado uma intensa mobilização entre trabalhadores de São Paulo, que formam filas quilométricas na Liberdade, centro da cidade, para entregar cartas de oposição ao desconto. No caso deles, o desconto aplicado atualmente é de 2%.

O Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança, ao Adolescente e à Família do Estado de São Paulo (Sitraemfa) estipulou o período de entrega do documento de oposição entre 21 e 25 de outubro, aceitando a entrega presencial e online. Contudo, relatos de problemas no site aumentaram o número de pessoas que precisaram comparecer ao local, formando filas que se estendem por diversos quarteirões.

Nesta sexta-feira (25), o Sitraemfa passou a distribuir senhas, gerando duas filas: uma para os portadores de senha e outra para quem não tinha. Segundo o sindicato, o site foi restabelecido, mas trabalhadores relatam que dificuldades persistem. Na quinta-feira (24), um tumulto se formou quando trabalhadores tentaram acessar o prédio, levando o sindicato a fechar os portões e a chamar a Polícia Militar, que permaneceu no local para conter a multidão.

O Sitraemfa notificou ainda que houve uma tentativa de invasão e atribuiu as longas filas à alta demanda, uma vez que a instituição representa cerca de 40 mil trabalhadores na capital e no interior do estado.

FMS mantém funcionamento de serviços essenciais no dia do servidor público (28)

Foto: FMS

Em alusão ao Dia do Servidor Público, a Prefeitura de Teresina decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (28) para a administração pública direta e indireta do Poder Executivo Municipal. A Fundação Municipal de saúde (FMS) informa que, no entanto, os serviços de saúde considerados essenciais seguem em funcionamento.

As urgências e emergências dos hospitais, maternidades e Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da rede pública de Teresina funcionarão normalmente neste dia, incluindo o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O Laboratório Raul Bacellar também estará de plantão para atender as demandas da rede hospitalar.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também atenderá normalmente na segunda-feira (28), com médicos reguladores, operadores de rádio e telefonistas auxiliares de regulação médica.

Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a parte ambulatorial dos hospitais (marcação de consultas e exames) não abrirão na segunda (28), retomando seus atendimentos na terça (29). O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, por também fazer parte da rede ambulatorial, só funciona até hoje (25) e volta a atender normalmente no dia 29. Neste mesmo dia, serão retomados os atendimentos no setor administrativo da FMS.

ASA Promove Manhã de Lazer e Integração para Crianças e Adolescentes

A Ação Social Arquidiocesana (ASA), por meio dos serviços Casa de Zabelê, Novos Meninos e Integrar, promove, neste sábado (26), uma manhã dedicada à integração, socialização, brincadeiras e à promoção da cultura de paz para as crianças e adolescentes atendidos.

O evento acontecerá no Parque da Cidadania, a partir das 8h, em comemoração ao direito ao lazer, conforme preconizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A programação do PICNIC será repleta de atividades e dinâmicas divertidas, começando com um momento de alongamento conduzido pela educadora física Jéssica, que ajudará a preparar as crianças para as ações do dia. Em seguida, os estagiários de psicologia do Integrar promoverão uma série de atividades recreativas, estimulando a interação e o aprendizado.

Após isso, haverá um momento livre para que as crianças e adolescentes possam brincar e explorar à vontade, desfrutando de um ambiente seguro e acolhedor. A diversão será complementada por um lanche partilhado, com cachorro-quente, bolo, frutas e refrigerantes, promovendo a confraternização entre os participantes. Para encerrar a manhã de forma especial, a apresentação da peça “Os Saltibancos” promete encantar a todos, trazendo diversão e reflexão sobre temas importantes.

A ASA reafirma seu compromisso com a promoção dos direitos de crianças e adolescentes, proporcionando experiências que valorizem a integração e a cultura de paz.

Serviço:

  • Evento: PICNIC no Parque da Cidadania
  • Data: 26 de outubro
  • Horário: A partir das 8h
  • Local: Parque da Cidadania

Estudantes do Piauí expõem obras de arte em Nova York, nos EUA

Neste domingo (27), as estudantes da rede estadual, Francilanny de Castro e Bárbara Thaís, darão um passo significativo em suas vidas ao embarcar para Nova York, onde terão suas obras expostas no Consulado do Brasil, como parte do projeto “Children Coloring The World”. O embarque está previsto para às 15h, no Aeroporto Senador Petrônio Portela, em Teresina (PI).

As duas alunas ganharam a viagem para participar presencialmente da exposição, mas outros três estudantes piauienses também terão suas obras apresentadas no Consulado do Brasil em Nova York, no período de 30 de outubro a 1º de novembro de 2024. São eles: Joice Evellyn Carvalho, do Ceti Didácio Silva; Daniel Ramon Araújo, do Ceti Letícia Macêdo, e Miguel Neto, do Ceti Acrísio Veras.

Os estudantes foram selecionados por meio de processo seletivo realizado pela Secretaria de Educação e os classificados do primeiro ao quinto lugar participaram de um curso de Desenho e Pintura na Escola de Artes Luciana Severo. 

As inscrições foram gratuitas com envio online de cópias digitalizadas das obras. O edital foi destinado a estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da rede estadual.

Francilanny de Castro, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Pedro Machado de Cerqueira, localizado em São José do Divino, foi a grande vencedora do concurso. Emocionada, ela compartilha suas expectativas para a viagem, que será sua primeira experiência internacional. “Minhas expectativas são as melhores, acredito que será possível aprender muitas coisas novas e melhorar minha habilidade artística. Estou muito animada e ansiosa para a viagem e exposição, será com certeza muito promissora”, relata a jovem artista. 

A arte sempre foi um refúgio e uma fonte de autoconhecimento para Francilanny, especialmente durante a pandemia. “A arte é importante para mim, pois é por meio dela que eu encontro comigo mesma”, afirma. A obra da estudante, uma releitura em xilogravura que retrata um senhor nordestino em meio a cactos e tintas que simbolizam a contemporaneidade, carrega a essência cultural do Nordeste brasileiro. Para ela, essa viagem representa uma oportunidade única de crescimento pessoal e artístico, um sonho compartilhado por sua família e toda a comunidade de São José do Divino.

Bárbara Thaís, estudante do Ceti Padre Joaquim Nonato Gomes, em Teresina, também levará sua arte para a exposição em Nova York. Sua pintura, inspirada em uma releitura de uma obra com pássaros, traz elementos pessoais, como um gato assustado que observa a cena. “Sinto que meus familiares estão muito orgulhosos por mim e se sentem felizes por eu estar ganhando essa oportunidade única. Isso vale para os meus professores e amigos que sempre me apoiaram, incluindo o secretário Washington Bandeira que, por reconhecer meu trabalho, me ajudou bastante a estar onde eu estou hoje e sou muito grata por isso”, comenta Bárbara.  

O projeto, realizado em parceria com o Ateliê e Escola de Artes  Luciana Severo, tem como objetivo incentivar o talento e a criatividade dos jovens piauienses. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) garantiu todo o suporte necessário para que as alunas pudessem participar da exposição, custeando passaportes, vistos e despesas da viagem. Para o secretário Washington Bandeira, esse é mais um exemplo do potencial transformador da Educação e da importância de reconhecer e apoiar o talento dos jovens do estado. 

“A internacionalização dos nossos talentos é uma realidade que nos enche de orgulho. Além das artes, já tivemos estudantes da Seduc que viajaram para os Estados Unidos e Coreia do Sul para estudar tecnologia por meio do Seduckathon. A Seduc acredita muito no potencial dos nossos jovens e continuará investindo em projetos que ampliem suas perspectivas”, afirma o secretário.

Popularização do Halloween contribui para imersão em cultura e conhecimento

DIVULGAÇÃO

No mês de outubro é comum o aumento da expectativa por uma celebração cultural conhecida no mundo inteiro: o Halloween. A sua origem remete a um festival praticado pelos povos celtas, chamados Samhain. Essa era uma das comemorações mais importantes para eles e era realizado como um marco da colheita e do fim do verão. Era também uma passagem de ano para esse povo.
Com o passar do tempo, a festa popularizou-se como o “dia das bruxas” e ganhou força na cultura estadunidense, onde as famílias ornamentam casas e ruas e as crianças costumam sair fantasiadas em busca de doces distribuídos pela vizinhança. O termo “doces ou travessuras” remete a esse pedido feito de porta em porta.
Segundo Laisla Costa, professora de inglês da Wizard Teresina, a data “é uma ótima ferramenta não somente de diversão, como também de aprendizado, já que é uma imensa mistura educacional de cultura e entretenimento”. Por isso, a escola de idiomas aposta na festividade como uma oportunidade de imersão e de aprendizado para seus alunos.
Além de conhecer as origens e tradições da festa, os alunos da Wizard Teresina são incentivados a treinar o vocabulário aprendido em sala enquanto trocam guloseimas entre si. “Essas iniciativas ainda estimulam a criatividade dos alunos através de atividades artísticas a partir das fantasias e decorações e também o trabalho em grupo com o famoso ‘trick or treat'”, destaca a professora”.
Por fim, Laisla Costa defende que a diversão do momento torna o ambiente escolar mais envolvente, ajudando os alunos a desenvolverem habilidades sociais e emocionais.

Sobre a Wizard Teresina
Presente há 37 anos no mercado nacional de ensino de idiomas e com 33 anos de atuação no mercado piauiense, a Wizard Teresina conta com turmas de inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e japonês. A escola atende crianças a partir de três anos de idade, jovens, adultos, além da terceira idade com metodologia própria e inovadora.

Sugestão de porta-voz:
Laisla Costa, professora de inglês na Wizard Teresina

Promulgada lei que garante mais oportunidades de emprego

Reprodução

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), promulgou, ontem quinta-feira (24), a Lei Nº 8.518/2024, de sua autoria, que reserva 5% das vagas de trabalho, nos contratos que envolvam mão de obra terceirizada, na administração estadual direta e indireta, para pessoas com deficiência, beneficiários reabilitados do INSS e menores aprendizes.

A distribuição do percentual, de acordo com a nova lei, é de 3% das vagas para pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados do INSS, e 2% delas, para menores aprendizes. O percentual deverá constar nos editais de licitação dos órgãos e entidades do Estado. Já na assinatura do contrato, a empresa apresentará o rol de pessoas que prestarão serviços.

Além disso, para assegurar o propósito das vagas, a pessoa com deficiência e a beneficiária reabilitada do INSS somente poderão ser substituídas por outras que se enquadrem na mesma situação. O deputado Franzé Silva observa que a proposta visa à igualdade de oportunidades às pessoas que se enquadram nesse público, “possibilitando a elas a dignidade do trabalho”.

“O trabalho é um direito social, mas nós sabemos que, para boa parte dessas pessoas, as oportunidades são bem menores. Então, garantir, por meio do Estado, um percentual de vagas de empregos para elas é proporcionar mais condições de inserção no mercado de trabalho e, consequentemente, uma melhoria de vida para elas e suas famílias”, assinala.