Terça-feira, Junho 23, 2026
30.1 C
Teresina

Saiba as próximas etapas do CNU após divulgação de resultados no dia 4

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta quarta-feira (29) instruções aos candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), a partir da publicação dos primeiros resultados do processo seletivo, prevista para a próxima terça-feira (4).

De acordo com MGI, nesta data, sairão múltiplos resultados. O primeiro é o resultado final dos aprovados no bloco temático 8, com cargos de nível intermediário. Também será divulgada a primeira lista de classificação dos candidatos dos blocos 1 ao 7 e a primeira lista de convocação para os cargos com cursos de formação.

A lista inicial de convocados considerará as opções de cargo indicadas no momento da inscrição.

Instruções

Após a divulgação das notas finais e da classificação, nos dias 4 e 5 de fevereiro, os candidatos para cargos que exigem cursos de formação devem acessar a página oficial do CPNU e verificar a convocação na área do candidato, com login e senha do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

O Ministério da Gestão alerta que é obrigatória a confirmação de presença no curso de formação e não serão cobradas taxas de matrícula.

“A participação no curso de formação só estará assegurada após o candidato responder sim à convocação e, posteriormente, efetivar sua matrícula junto às instituições que promoverão os cursos de formação”, alerta o comunicado do MGI.

Caso a resposta seja negativa, o candidato será automaticamente eliminado da vaga para a qual foi convocado. Mas o candidato continuará concorrendo às outras vagas com maior preferência indicada no ato da inscrição. O mesmo valerá para a segunda convocação, em 11 de fevereiro, e para a terceira convocação, em 18 de fevereiro.

Cursos de formação

A etapa dos cursos de formação é classificatória e eliminatória do concurso público e tem o objetivo de capacitar os aprovados para os desafios da administração pública. 

Os nove cargos que exigem cursos de formação são os de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG); analista de Comércio Exterior (ACE); analista em Tecnologia da Informação (ATI); analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS); analista de Infraestrutura (AIE); especialista em Regulação de Serviços Públicos (ANEEL); especialista em Regulação de Serviços Públicos (ANTAQ); auditor-fiscal do Trabalho (AFT); e especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS).

Os cursos de formação serão realizados em Brasília, com exceção do cargo de especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS), que será no Rio de Janeiro.

Cronograma

As retificações dos editais dos oito blocos temáticos do chamado Enem dos Concursos, publicadas no Diário Oficial da União, em 15 de janeiro, atualizaram o calendário do CNU da seguinte forma:

31 de janeiro: prazo final para acerto cadastral;

4 de fevereiro de 2025:

·         divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos e dos recursos da veracidade de situação declarada;

·         divulgação das notas finais para todos os candidatos em cada cargo em que estiverem inscritos e da primeira lista de classificação para todos os cargos;

·     divulgação da primeira convocação para os cursos de formação

4 e 5 de fevereiro: prazo para confirmação de participação em curso de formação;

11 de fevereiro de 2025: divulgação da segunda lista de classificação para todos os cargos e segunda convocação para cursos de formação;

11 e 12 de fevereiro: prazo para confirmação de participação em curso de formação;

18 de fevereiro: divulgação da terceira lista de classificação para todos os cargos e da terceira convocação para cursos de formação;

18 e 19 de fevereiro: prazo para confirmação de participação em curso de formação;

28 de fevereiro: divulgação da lista definitiva de classificação para todos os cargos e convocação para matrícula nos cursos de formação.

Concurso

Dos mais de 2,14 milhões de inscritos no concurso unificado, cerca de 1 milhão fizeram as provas em 18 de agosto passado.

Os candidatos concorrem a 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal. 

O certame terá, também, um cadastro de reserva, para mais de 13 mil candidatos classificados, com a possibilidade de novas convocações, inclusive para vagas temporárias que surgirem.

Os salários básicos iniciais variam de R$ 4.407,90 a R$ 22,9 mil, conforme o cargo.

Prefeito de Teresina busca soluções para melhorar o transporte público da cidade

Prefeito Silvio Mendes (foto: Jailson Soare/PMT)

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, está em busca de alternativas para melhorar o sistema de transporte público da capital. O gestor municipal tem dialogado com diversos setores para encontrar soluções eficientes para os ônibus da cidade. Ele estabeleceu o final de fevereiro como prazo para apresentar uma solução para os problemas do sistema.

Na terça-feira (28), ocorreu uma reunião com o superintendente de Transportes e Trânsito, Carlos Daniel, e o engenheiro Antônio Santana, responsável pelo Plano Diretor do Sistema Viário e de Transporte Coletivo.

Silvio Mendes ressaltou que a atual gestão irá revisar a dívida com as empresas de transporte, mas que manterá os compromissos assumidos pela administração anterior. O prefeito destacou que a dívida total não é de R$ 200 milhões, como foi divulgado, e que o valor repassado nos últimos anos para o setor foi de aproximadamente R$ 131 milhões.

“As empresas mencionaram uma dívida que hoje estaria passando de R$ 200 milhões, mas não é, garanto que não é. O subsídio repassado é de cerca de R$ 131 milhões. Esse foi o dinheiro público empregado no sistema. O que a prefeitura tem é uma conta que não foi feita por mim, mas que eu vou cumprir. São pagos R$ 4 milhões e 750 mil por mês. Repito, será transferido apenas para a empresa que colocar ônibus na rua. Quem não colocar, não recebe”, destacou.

O prefeito também mencionou que será realizado um levantamento detalhado sobre o funcionamento do sistema de transporte. O estudo incluirá a quilometragem percorrida pelos ônibus, a frequência das linhas e a demanda da população.

“Vamos analisar a quilometragem, a frequência dos ônibus pelas vias, se atende à população e quantos ônibus são necessários. São questões que não podem esperar”, afirmou.

Outro ponto importante abordado pelo prefeito foi a revisão do valor da passagem.

“Há um check-list que precisa ser feito, calculando várias variáveis. De acordo com o cálculo do Tribunal de Contas do Estado, o valor da passagem é muito alto e a população não pode pagar. É preciso chegar a um consenso, onde todos cedam, seja o empresário, seja a prefeitura, levando em consideração a capacidade de fornecer subsídios para que não haja aumento da tarifa, entendendo que a maioria da população é de baixa renda. Vamos chamar o Ministério Público, o Tribunal de Contas, a Câmara Municipal, o setor produtivo e os usuários para discutir e apresentar o que é possível fazer”, declarou.

Matrículas pelo Sisu 2025 são prorrogadas até a próxima segunda-feira

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para o dia 3 de fevereiro o período de matrículas ou registro acadêmico nas instituições públicas de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. A data divulgada anteriormente para término das inscrições era dia 31 de janeiro. 

Nesta segunda-feira (27), com um dia de atraso, o MEC divulgou no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Sisu o resultado dos selecionados para a primeira chamada regular do Sisu 2025. Inicialmente, conforme o edital do processo seletivo de 2025, o resultado estava previsto para ser liberado no domingo (26).

O Ministério da Educação ainda não divulgou as novas datas das próximas etapas do processo de seleção. Entre elas, o novo período de manifestação de interesse na lista de espera por uma vaga pelo candidato que não for selecionado na chamada regular; e a nova data de convocação dos selecionados pela lista de espera.

A lista de espera poderá ser usada pelas instituições de educação superior participantes, durante todo o ano, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

A retificação do edital poderá ser publicada em edição extra no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (28).

Nesta primeira edição do ano, o programa gerido pelo MEC ofertou 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação, em 124 instituições públicas de ensino superior do país.

Sisu

Desde 2010, o Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, que participam do processo seletivo vigente.

A maioria das instituições participantes são da rede federal de ensino superior, com destaque para universidades e institutos federais. 

O programa do governo federal tem o objetivo de democratizar o acesso às instituições públicas de ensino superior no país.

A seleção dos estudantes é feita com base na média das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, respeitando o limite de vagas disponíveis para cada curso e modalidade de concorrência.

Para saber mais a respeito do sistema, o estudante pode entrar em contato com a instituição. Para outras dúvidas, o telefone de atendimento do MEC: 0800 61 61 61.

Ambulatório Makelly Castro promove acolhimento e atendimento especializado a pessoas trans no Piauí

No Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado nesta quarta-feira (29), a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) reforça seu compromisso com a promoção da saúde integral para a população trans por meio do Ambulatório Trans Makelly Castro, localizado no ambulatório azul do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina. O espaço visa assegurar o atendimento humanizado e multidisciplinar, além de conscientizar profissionais de saúde e a sociedade sobre as necessidades específicas dessa população.

Ex-jogador de futebol, Jamaico destaca a importância do Ambulatório Trans em sua vida. “Quando comecei mesmo a me sentir mesmo lésbica, apanhei dos meus pais. Foi um começo de muita tristeza. Eu me sentia preso. É por isso que procurei o ambulatório, onde me sinto em casa e sou bem acolhido. Agora me sinto uma pessoa totalmente livre. Me encontrei na vida depois de 52 anos”, afirma.

Inaugurado em 2020, o ambulatório leva o nome da travesti Makelly Castro, que foi brutalmente assassinada no dia 18 de julho de 2014, já realizou um total de 1.521 pessoas. “Eu sabia da existência do ambulatório, mas nunca tinha ido de forma efetiva. Senti a curiosidade de ir e levei minha amiga. Lá tivemos atendimentos específicos com endócrino, psicólogo e realmente foi algo bem legal. É algo de extrema importância essa atenção especializada voltada para pessoas trans, porque é uma minoria social muito vulnerabilizada e marginalizada”, pontua a servidora pública Ágata Gabriela.

A unidade oferece serviços gratuitos em endocrinologia, psicologia, urologia e ginecologia, garantindo suporte médico e emocional para travestis, mulheres e homens trans. O espaço busca combater a vulnerabilidade histórica desse grupo, que frequentemente enfrenta barreiras como discriminação e falta de acesso a serviços adaptados às suas demandas.

“Essas especialidades e essa atenção em saúde específica é de extrema importância para as pessoas trans que desejam se inserir no processo transexualizador, que é algo que muitos têm a extrema necessidade para adequar seu corpo, a sua identidade de gênero. Por isso a importância desses serviços para pessoas trans porque, devido a essas iniquidades que elas sofrem na sociedade, elas se evadem do serviço de saúde comum e o ambulatório foi criado para atender essa necessidade em específico”, destaca Filipe Silva, coordenador de promoção de equidade em saúde da Sesapi.

O Ambulatório Makelly Castro simboliza um avanço na luta por direitos da população trans no Piauí. “Para mim foi uma salvação, porque eu não tinha muita base de onde me consultar e do que fazer. Quando descobri o ambulatório, fiquei tão aliviada que acabei indo com minha amiga. Eu tinha muitos problemas familiares e no momento era o que eu estava precisando e me acolheram de braços abertos”, ressalta a cantora Jade Winnie.

O Ambulatório Makelly Castro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para se consultar, o paciente precisa inicialmente ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar um encaminhamento. Posteriormente, é necessário ligar para a central de atendimento do Regula Piauí, no número (86) 2222-7150, para validar a consulta.

Polícia Civil prende suspeito de furto praticado em loja na zona leste da capital

Foto: GP1

A Polícia Civil do Piauí cumpriu, na manhã desta quarta-feira (29/01), mandado de prisão preventiva contra R. dos S. A. na região leste da capital. A prisão foi realizada pela 6ª Seccional de Polícia – Divisão 1, antigo 12º DP.

A ordem judicial decorre de investigação sobre um furto qualificado, ocorrido no início do mês de janeiro, em uma loja situada na Avenida Dom Severino, zona leste da capital, dentro da circunscrição da 6ª Delegacia Seccional de Polícia.

Durante as apurações, o suspeito foi identificado por meio de imagens de câmeras de segurança, tendo em vista seu histórico de reincidência em crimes de furto na região. De acordo com o delegado Walter Cunha, parte das informações que levaram à elucidação do caso foi obtida por meio de denúncias anônimas recebidas pela seccional. “A Polícia Civil agradece à população pela confiança e colaboração no combate à criminalidade, o que traz resultados ainda mais positivos”, destacou o delegado.

Polícia realiza entrega de mais 201 celulares recuperados em operações integradas

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/PI) realizou, na manhã ontem terça-feira (28), a devolução de mais 201 celulares roubados ou furtados, que foram recuperados em operações realizadas pela instituição. A entrega ocorreu na sede da Superintendência de Operações Integradas (SOI), em Teresina.

“Meu esposo foi assaltado há 10 meses. A gente não tinha nem previsão de recuperar o celular. E graças ao trabalho da polícia, conseguimos. Esse projeto foi uma bênção de Deus, e outros estados vieram aqui para copiar. Tem muita gente que não pode comprar outro aparelho, então recuperar é uma grande conquista. Só temos a agradecer”. O relato emocionado é da Jucelia Oliveira, uma das beneficiadas.

O superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta, destacou a importância da iniciativa na redução da criminalidade e na recuperação de bens furtados ou roubados.

“Essa política pública, lançada em janeiro de 2023, tornou-se nacionalmente conhecida pela sua eficácia. Desde então, conseguimos recuperar quase 10.500 celulares, o que representa mais de 20 milhões de reais em aparelhos restituídos. Vários estados da federação vieram conhecer o projeto, e dez já o implementaram, incluindo Alagoas recentemente. Nossa expectativa é que, até o final do ano, 70% dos estados já tenham adotado essa estratégia”, afirmou Zanatta.

Para receber o aparelho, os proprietários precisaram apresentar documentos como nota fiscal e boletim de ocorrência.

Governo investe cerca R$ 30 milhões em sistema de videomonitoramento no Piauí

O governador Rafael Fonteles e o secretário da Segurança, Chico Lucas, assinaram, ontem terça-feira (28), no Palácio de Karnak, o contrato que implementará um sistema avançado de videomonitoramento nas cidades de Teresina e Parnaíba. 

O investimento de cerca de R$ 30 milhões é proveniente de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro. A expectativa da empresa responsável é concluir a infraestrutura e a instalação dos equipamentos em 10 meses.

Fonteles destacou a Segurança Pública como prioridade do governo e ressaltou a importância de investir em tecnologia, para alcançar as metas de redução dos índices de criminalidade.

“No total, serão 3 mil câmeras de última geração, totalmente integradas e com vários recursos inovadores. Essas novas câmeras irão complementar as já presentes em escolas estaduais e em outras instituições que optarem por se integrar ao sistema, com foco nas grandes áreas urbanas de Teresina e Parnaíba. A expansão para outras regiões do Estado irá ocorrer nas próximas etapas”, declarou o governador.

O projeto prevê a instalação de centenas de câmeras inteligentes equipadas com tecnologia de reconhecimento facial e identificação de placas de veículos. A iniciativa contempla prioritariamente duas regiões com maior índice de criminalidade, a região metropolitana de Teresina e Parnaíba, litoral do estado. As duas cidades também receberão os primeiros Centros Integrados de Comando e Controle.

“Estamos contribuindo com esse sistema de vídeomonitoramento nos centros mais populosos do Piauí, que são Teresina e Parnaíba, colocando essas câmeras de vídeomonitoramento para poder trazer todas as informações, para levar a inteligência das ações de defesa da segurança” disse o senador Marcelo Castro.

A iniciativa representa uma revolução tecnológica na segurança pública do estado, integrando diferentes tecnologias e órgãos em uma única plataforma. O sistema inclui câmeras estrategicamente posicionadas em vias de circulação e áreas de grande concentração populacional, além de câmeras corporais para uso policial.

“O enfrentamento da criminalidade, a segurança pública, passa necessariamente por investimento em inteligência e tecnologia. E um dos investimentos necessários é a questão do vídeo monitoramento, principalmente a integração dos dados para que a gente possa fazer leitura de placa, reconhecimento facial, ver quem está com o mandado de prisão em aberto e tirar de circulação”, considerou o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas.

Um diferencial é o desenvolvimento do algoritmo próprio de reconhecimento facial, denominado FacePI, que trabalhará em conjunto com o Lupa App, aplicativo que será disponibilizado para aproximadamente 9 mil agentes de segurança do estado.

Centros Integrados de Comando e Controle

Os Centros Integrados de Comando e Controle funcionarão como hub de integração entre diferentes serviços públicos, reunindo forças de segurança, defesa civil, controle de tráfego e equipes de resgate e salvamento. Esta integração permitirá respostas mais rápidas e eficientes a ocorrências.

O sistema operará com dados criptografados, permitindo consultas em tempo real sobre pessoas, veículos, registros criminais, aparelhos celulares roubados ou furtados e mandados de prisão em aberto.

FMS publica Edital de Remoção para permitir transferência de servidores da Atenção Básica

Ascom FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina lançou o Edital de Remoção DRH/FMS nº 001/2025, que regulamenta a remoção (transferência) de servidores no âmbito da Rede de Atenção Básica da FMS. O edital estabelece critérios para a mudança de lotação entre Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), permitindo que os servidores possam se deslocar de uma UBS para outra UBS, conforme seu interesse, sem deixar de atender às necessidades da instituição.

Segundo a diretora interina de Recursos Humanos da FMS, Francilina de Paula Quirino, o objetivo do edital é organizar e regulamentar o processo de remoção dos servidores para melhor atender às necessidades das UBS e dos profissionais. “Queremos otimizar a distribuição de funcionários, permitindo uma melhor gestão de pessoal, antes de formalizar a lotação dos concursados.”

Ela explica ainda que houve um registro significativo de pedidos de transferência por parte dos servidores, o que motivou a criação desse edital de remoção. O objetivo é contribuir com a motivação e satisfação dos funcionários, permitindo, por exemplo, que escolham unidades de saúde mais próximas de suas residências. “Isso vai impactar na melhoria da qualidade do atendimento à população”, afirmou Francilina.

O edital é voltado exclusivamente para servidores estatutários e estáveis que atuam nas unidades da Estratégia Saúde da Família da Atenção Básica. Eles devem ficar atentos aos prazos e procedimentos estabelecidos no edital para garantir a validade de suas solicitações.


Os servidores dos seguintes cargos poderão solicitar remoção:
Assistente Técnico de Saúde, Especialidade: Auxiliar de Saúde Bucal
Assistente Técnico de Saúde, Especialidade: Técnico em Enfermagem – ESF; Assistente Técnico de Saúde, Especialidade: Técnico em Enfermagem – Diarista; Odontólogo, Especialidade: Cirurgião dentista – ESF; Enfermeiro, Especialidade: Enfermeiro ESF;
Médico, Especialidade: Médico ESF;
Assistente Técnico Administrativo, Especialidade: Auxiliar de Administração.


Os interessados deverão preencher um formulário online disponível a partir das 10 horas do dia 29 de janeiro de 2025. As solicitações serão aceitas até o dia 31 de janeiro de 2025. O formulário deverá conter informações como nome, matrícula, cargo, unidade de origem e unidade de destino desejada.


Para serem contemplados com a remoção, os servidores devem atender a diversos requisitos cumulativos, como não ocupar cargo de confiança, ter a mesma carga horária nos cargos de origem e destino, não estar respondendo a processo administrativo, entre outros. “Para mais informações, acessem o edital completo no site da  FMS de Teresina”, finaliza Francilina de Paula.

Acesse o formulário aqui

Downloads

Polícia Civil localiza e prende estelionatário na cidade de Grajaú (MA)

Foto: GP1

A Polícia Civil do Piauí, na manhã desta quarta-feira (29/01), deu cumprimento a dois mandados de prisões preventivas em desfavor de G.S.A.. A prisão ocorreu na cidade de Grajaú, no Maranhão, e foi realizada pela 4ª Delegacia Seccional com apoio do DEOP (Diretoria Especializada em Operações Policiais), DPM (Diretoria de Polícia Metropolitana) e Deccor (Departamento de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro).

O preso é investigado em três inquéritos por crimes de estelionato e na Deccor por estelionato e organização criminosa. G.S.A. é um dos investigados na Operação Turismo Criminoso, realizada em 2024. De acordo o delegado seccional Leonardo Alexandre, no início deste ano, os setores de investigações da 4ª Seccional e DEOP, conseguiram informações sobre a localização do alvo na cidade de Grajaú-MA. “O investigado inaugurou no último dia 25/01/2025, uma empresa de crédito naquela cidade”, completou o delegado.

Após a prisão, G.S.A. foi encaminhado à Delegacia de Grajaú e será apresentado à Justiça do Estado do Maranhão para audiência de custódia.

Em quatro anos, MPT firma 1.728 acordos para combater trabalho escravo

O Ministério Público do Trabalho (MPT) firmou, ao longo dos últimos quatro anos, 1.728 termos de ajuste de conduta (TAC) para combater o trabalho escravo e o tráfico de pessoas, além de garantir direitos de trabalhadores resgatados. A instituição informou que, no mesmo período, ajuizou ainda 360 ações civis públicas sobre o tema.

Apenas em 2024, o MPT firmou 478 TACs resultantes da participação em forças-tarefas, do encerramento de inquéritos civis ou de acordos em ações civis públicas. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que, no ano passado, mais de dois mil trabalhadores submetidos a condições degradantes foram resgatados.

Operação Resgate

Em nota, o MPT destacou a Operação Resgate IV, realizada entre julho e agosto de 2024, que retirou 593 trabalhadores de condições de trabalho escravo contemporâneo. O número é 11,65% maior que o total de resgatados da operação realizada em 2023, quando 532 trabalhadores foram resgatados.

Ao todo, mais de 23 equipes de fiscalização participaram de 130 inspeções em 15 estados e no Distrito Federal.

“Essa ação conjunta de combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas no Brasil é resultado do esforço de seis instituições: Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF)”, finalizou o comunicado.