Terça-feira, Junho 23, 2026
36.7 C
Teresina

Gastronomia na prática: curso de férias segue inscrições abertas até hoje (05)

Reprodução

A programação oferece cursos para preparo de hambúrguer, harmonização de vinhos e antepastos, minipizza infantil, entre outros.

A prática gastronômica tem encantado pessoas de várias faixas etárias. A área permite uma série de experiências na cozinha, o que estimula interação, aprendizado e degustação de vários pratos que apostam em sabor, criatividade e beleza. Para ajudar você a imergir no universo da culinária, entre os dias 06 e 12 de fevereiro, de 8h às 12h, o curso de Gastronomia do Unifacid Wyden realizará cursos ministrados por alunos da Instituição e supervisão dos docentes. Os encontros acontecerão no laboratório de Gastronomia da faculdade e as inscrições podem ser feitas pelo Instagram @unifacid.gastronomia até esta hoje, dia 05/02.

Para quem deseja participar, é possível escolher um ou mais cursos para treinar e adquirir habilidades na cozinha. No dia 06, o curso será voltado à preparação de “Hambúrguer” com Thiago Marinho. No dia 07 será a vez campeã Chef Show 2024, Amandha Silveira, ensinar mais sobre “Degustação de Antepastos e Vinhos”. Serão dois momentos propícios para trocas, técnicas, orientações e estudo voltados à área da Gastronomia.

Na sequência da programação, na segunda-feira, dia 10, é possível incluir a criançada de 6 a 12 anos para participar do curso de “Minipizza Infantil”. Será uma oportunidade para aprender a fazer massa do zero e rechear como quiser. O encontro será conduzido pela Luana Sipaúba e Antônio Murilo. Já o curso de “Trufas Variadas” será ministrado pela Lara Geovana no dia 11/02. E no encerramento das atividades, a Adriana Borges ensinará como preparar “Ovos de Páscoa” com praticidade e muito sabor.

As atividades são abertas ao público em geral e, sem dúvida, são momentos de integração, aprimoramento de técnicas e muita aprendizagem com leveza, sabor e construção de ótimas lembranças.

Deputados criticam Águas de Teresina e falam em instalação de CPI

Reprodução/ALEPI

Os deputados Evaldo Gomes (Solidariedade), Oliveira Neto (PT) e Gessivaldo Isaías (Republicanos) repercutiram, na sessão plenária ontem quarta-feira (5) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), as reclamações que a população teresinense tem feito aos serviços prestados pela Águas de Teresina. O republicano chegou a falar na criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).


“Teresina pede socorro! É inadmissível você pagar R$300,00 em uma água e pagar R$300,00 em esgoto e os asfaltos estão todos esburacados. Fazem o asfalto, tiram asfalto e não colocam como foi feito o asfalto. Então, eu estou aqui concordando com o discurso do deputado Evaldo Gomes, mas é preciso ir mais além. É responsabilidade nossa, dos deputados estaduais, cobrar da Águas de Teresina que faça o serviço e deixe como ela encontrou”, criticou Gessivaldo Isaías.


Para Evaldo Gomes, houve muitas melhoras com a implantação dos serviços da Águas de Teresina, tanto no abastecimento, quanto no saneamento. No entanto, ele percebe uma queda na qualidade nos últimos seis meses. “Nós tivemos uma queda significativa do sistema de abastecimento de água na nossa capital.  Pior, esse sistema de abastecimento de água, além de cobrar taxas altíssimas, traz também um prejuízo na via urbana da nossa cidade porque, ao fazer o sistema de saneamento básico, ele simplesmente não recupera as vias urbanas da nossa cidade trazendo um transtorno significativo à sociedade teresinense”, enfatizou o parlamentar.


Vários moradores de Teresina também reclamaram ao deputado Oliveira Neto sobre o aumento do valor cobrado nos talões. Ele citou casos de contas que dobraram e que as pessoas estão alegando não ter condição de bancar o custo do serviço. O parlamentar acrescentou que recebeu uma reclamação na manhã desta quarta-feira de um residente do bairro Mocambinho que está sem água desde a noite de terça-feira.

Caminhões da Mamografia da Sesapi levam exames preventivos contra o câncer para mais perto da população

Reprodução

No Dia Nacional da Mamografia, comemorado ontem 5 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reforça a importância de as mulheres realizarem esse exame essencial, que auxilia na detecção precoce do câncer de mama. Por meio dos Caminhões da Mamografia, a Sesapi tem levado atendimento à população feminina em todo o estado.

Implantado em 2023, o programa tem beneficiado mulheres como a lavradora Maria da Cruz, de 49 anos, moradora do povoado Bom Tempo, na cidade de Alto Longá.

“É muito importante a gente se prevenir. Eu já fiz esse exame cinco vezes, mas, toda vez, tinha que ir para Teresina. Isso levava muito tempo e gerava gastos com passagem. Com esse caminhão aqui, ficou bem mais fácil”, destaca.

Mais de cem mil mamografias já foram realizadas em municípios de Norte a Sul do Piauí. “Essa ação, em parceria com o Governo do Estado por meio da Sesapi, é fundamental para fortalecer o serviço de saúde dos municípios, pois nos ajuda a rastrear e prevenir. Em casos positivos, possibilita encaminhamento para um tratamento mais rápido, além de facilitar a vida da população, que não precisa se deslocar para a capital para ter acesso ao exame”, afirma a secretária de Saúde de Alto Longá, Patrícia Bigode.

O caminhão está na cidade desde o dia 30 de janeiro e permanecerá até 7 de fevereiro, realizando uma média de 70 exames por dia. Quem também foi atendida pelo programa da Sesapi foi a dona de casa Damiana da Silva, de 49 anos, que realizou o exame pela primeira vez.

“Nunca tinha feito porque não tinha oportunidade. Para mim, que moro no interior, a 38 km da cidade, é muito difícil ter acesso. Com o serviço aqui perto, ficou bem melhor. Quando chegar no meu povoado, vou avisar as outras mulheres para virem também”, relata a moradora do povoado Buriti Só.

Para ter acesso ao programa, as mulheres de 40 a 69 anos precisam procurar a atenção básica de seu município para serem encaminhadas ao caminhão. “É um exame de grande importância, que ajuda a prevenir problemas como o câncer de mama. Esse exame salva vidas, pois possibilita diagnosticar a doença precocemente”, destaca o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.

Além de Alto Longá, os caminhões da mamografia da Sesapi percorrerão outras cidades nos próximos meses. Confira o cronograma:

  • Campo Maior: 03/02 a 28/02
  • Boa Hora: 10/03 a 14/03
  • Cabeceiras do Piauí: 17/03 a 24/03
  • Assunção do Piauí: 25/03 a 27/03
  • Esperantina: 15/02/2025
  • Batalha: 06/03/2025
  • Capitão de Campos: 21/03/2025
  • Lagoa Alegre: 20/01/2025 a 23/01/2025
  • Pau D’Arco do Piauí: 24/01/2025 a 25/01/2025
  • Coivaras: 27/01/2025 a 28/01/2025
  • Alto Longá: 29/01/2025 a 07/02/2025

Diretor-geral da Alepi confirma pagamento salarial dia 7

Reprodução/ALEPI

O pagamento dos servidores da Assembleia Legislativa será efetuado até sexta-feira (7). “Todos os funcionários da casa estarão devidamente pagos. Inclusive, é o que vem acontecendo até o quinto dia útil”, afirmou o diretor-geral da Assembleia Legislativa do Piauí, Evandro Hidd.

Segundo a direção, o pagamento está dependendo apenas do andamento de questões burocráticas referentes ao processo de transição na gestão da casa.

“Estamos num período de transição de matrículas de protocolos. Por exemplo, já foram feitas todas as solicitações na Caixa Econômica Federal, para a aquisição das senhas, para a expedição, de toda a parte protocolar”, explicou o diretor-geral da Alepi, Evandro Hidd.

Hidd explicou que o repasse do Governo ainda não foi efetuado, mas deve ser compensado amanhã e, na sexta-feira, os pagamentos serão efetuados.

“Está tudo ocorrendo no seu curso natural. Qual é a grande diferença? Dia 1º foi sábado e a gente teve que começar a fazer os procedimentos, junto à Caixa Econômica, o qual é o pagador, somente na segunda-feira”, finalizou.

Novo CNU: edital em breve segundo ministra

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Introdução ao Novo CNU

A expectativa em torno do novo CNU (Comitê Nacional de Universidades) tem crescido nos últimos dias. Com anúncios recentes feitos pela ministra da Educação, o edital deve ser publicado nas próximas semanas, prometendo novidades importantes para o setor educacional no Brasil.

O Que Esperar do Edital

Embora os detalhes ainda estejam sendo definidos, o novo CNU promete trazer diretrizes que possam aprimorar a gestão das universidades e facilitar o acesso a recursos para instituições de ensino superior. Os especialistas acreditam que as mudanças visam não apenas a otimização de processos, mas também a inclusão de diferentes áreas de conhecimento que atendam às demandas do mercado.

Implications for Higher Education

A publicação do edital do novo CNU é esperada com otimismo por professores, alunos e gestores escolares. O fortalecimento da educação superior é fundamental para o desenvolvimento do país, e as iniciativas propostas poderão abrir novas oportunidades de financiamento e inovação dentro do sistema universitário. Fique atento às atualizações; a ministra ressaltou que tudo deve ser divulgado em breve.

Sesapi e Hospital Sírio-Libanês promovem qualificação para preceptores de residências médicas no Piauí

Foto: Letícia Rocha/Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, iniciou, nesta quarta-feira (5), o curso de especialização em Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no Sistema Único de Saúde (DGPSUS). A abertura do evento, que terá duração de três dias, reuniu gestores e alunos no auditório do Hospital Universitário (HU).  

“É uma ação de qualificação e formação de pós-graduação para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissionais da área da saúde. Com essa capacitação, eles estarão ainda mais preparados para ensinar e formar novos profissionais, garantindo qualidade e eficiência na expansão da rede de assistência”, destaca o superintendente de Gestão da Administração da Sesapi, Jônatas Melo, .  

O projeto, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), tem como objetivo capacitar profissionais inseridos no ensino e no trabalho em saúde, além de qualificar e expandir os programas de residência, aprimorando o cuidado prestado à população.  

“Estamos em Teresina com 44 vagas para os dois cursos de especialização em gestão de residência e educação em preceptoria no SUS. Essa iniciativa busca aprimorar os programas de residência e a qualificação profissional dos envolvidos nesse processo”, explica Cristina Magnabosco, apoiadora facilitadora do Hospital Sírio-Libanês.  

O curso conta com o apoio da Escola de Saúde Pública (ESP) da Sesapi. “Estamos garantindo todo o suporte logístico para que essa formação ocorra da melhor forma possível e, ao final, possamos entregar profissionais capacitados e qualificados para fortalecer a saúde no nosso estado”, conclui Miriam Dias, diretora da ESP.

Rafael Fonteles será empossado como presidente do Consórcio Nordeste nesta quarta (05)

Reprodução

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, será empossado como presidente do Consórcio Nordeste, nesta quarta-feira (05), às 11h, na 1ª Assembleia Geral de 2025 do Consórcio, em Brasília. À frente da entidade, que representa os interesses dos nove estados da região Nordeste do Brasil, as prioridades serão transição energética e desenvolvimento sustentável, além de segurança, educação e saúde pública.

“Essas pautas serão prioridades da nossa atuação junto ao Congresso, ao Governo Federal e aos tribunais superiores. A ideia é estar em constante diálogo, sintonizado, para que possamos representar de fato os anseios dos nove governadores e governadoras. O nosso compromisso é claro: fortalecer o protagonismo da nossa região, impulsionando o desenvolvimento sustentável, a inovação e a inclusão social”, afirma o governador Rafael Fonteles.

Eleito por unanimidade em Assembleia Geral do Consórcio Nordeste realizada em 12 de dezembro de 2024, em Natal (RN), o governador Rafael Fonteles irá suceder a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. O mandato será de um ano.

Consórcio Nordeste

O Consórcio Nordeste reúne os nove estados da região Nordeste do Brasil: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Foi criado em março de 2019 como um mecanismo de cooperação regional para promover o desenvolvimento econômico, social e sustentável.

Avaliação detalhada sobre as finanças pessoais é fundamental para planejamento financeiro em 2025

Reprodução

Manter as finanças equilibradas é uma meta que várias pessoas almejam no início do ano. Rever as finanças e se precaver contra imprevistos ajuda bastante no desenvolvimento financeiro e também ao longo de toda uma vida. Para isso, alguns passos simples podem ser seguidos para que esse planejamento seja feito de forma simples e assertiva.

De acordo com Tatyana Gouveia, professora e coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Estácio, o primeiro passo para produzir um planejamento financeiro assertivo é um diagnóstico rigoroso das próprias finanças. “Começar com uma avaliação detalhada da situação financeira atual é fundamental. Isso envolve listar todas as fontes de renda e despesas, incluindo as fixas e variáveis. A partir daí, é possível identificar excessos e oportunidades de economia”, revela a especialista.

Outra vantagem de manter um planejamento financeiro bem estruturado para se seguir ao longo do ano é a conquista de uma vida financeira mais saudável também a longo prazo. Para metas ambiciosas, como economizar mais, comprar um imóvel ou quitar grandes dívidas, a disciplina nos gastos é a chave de tudo. “O segredo está na disciplina e no acompanhamento constante. Recomendo dividir as metas em etapas menores e definir prazos para cada uma. Isso torna o processo menos intimidador e mais motivador. Transferências automáticas para uma poupança ou investimento podem ser muito úteis”, destaca Tatyana Gouveia.

Além dos números, o planejamento exige mudança de hábitos. A educação financeira em família é um pilar essencial para tornar o consumo consciente cada vez mais presente no dia a dia. “O exemplo começa em casa. É importante incluir as crianças e os adolescentes em conversas sobre finanças de forma apropriada para cada faixa etária. Com os pequenos, pode-se ensinar o valor do dinheiro por meio de brincadeiras e pequenas metas, como economizar para comprar um brinquedo. Para os adolescentes, discussões sobre planejamento de despesas, mesadas e investimentos simples são fundamentais”, conclui a professora.

Produção industrial brasileira fecha 2024 com crescimento de 3,1%

Reprodução

A produção da indústria brasileira fechou 2024 com crescimento de 3,1% em relação a 2023. O resultado anual é o terceiro maior dos últimos 15 anos e foi empurrado por fatores como o aumento do emprego e da renda. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A alta anual foi alcançada mesmo após três meses seguidos de recuo industrial. Em dezembro, a produção ficou 0,3% no campo negativo, após já ter caído em outubro (-0,2%) e novembro (-0,7%). O resultado de dezembro ficou 1,6% acima do registrado no mesmo período de 2023.

Com os números apresentados pelo IBGE, a indústria nacional encontra-se 1,3% acima do patamar pré-pandemia de covid-19, de fevereiro de 2020, porém, 15,6% abaixo do ponto mais alto alcançado, de maio de 2011. O nível atual de produção é semelhante ao de dezembro de 2009.

O crescimento de 3,1% de 2024 supera 2023, que apresentou expansão de 0,1%. Nos últimos 15 anos, fica atrás apenas de 2010, que cresceu 10,2%, e de 2021, quando se expandiu 3,9%, em um momento de recuperação após o impacto inicial da pandemia. Em 2020, houve recuo de 4,5%, enquanto em 2009, a indústria brasileira experimentou queda de 7,1%.

Isso representa que, diferentemente de 2010 e 2021, o crescimento de 2024 não foi beneficiado por uma base de comparação de queda.

O gerente da pesquisa, André Macedo, destaca que a expansão da indústria em 2024 foi bastante disseminada, com números positivos nas quatro grandes categorias econômicas (bens de capital, intermediários, duráveis e geral) e em 20 dos 25 ramos industriais pesquisados.

“De modo geral, o crescimento do setor industrial em 2024 pode ser entendido a partir de alguns fatores, como o maior número de pessoas incorporadas pelo mercado de trabalho, a queda na taxa de desocupação, aumento na massa de salários e o incremento no consumo das famílias, beneficiado pelos estímulos fiscais, maior renda e a evolução na concessão do crédito”, explica.

Em 2024, o país terminou com taxa média de desemprego de 6,6%, o menor patamar da série histórica do IBGE.

Merenda escolar poderá ter no máximo 15% de alimentos ultraprocessados

RICARDO STUCKERT/PR

O governo federal vai reduzir de 20% para 15% o limite de alimentos processados e ultraprocessados que poderão compor o cardápio das escolas públicas brasileiras em 2025, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O objetivo é oferecer alimentação mais saudável aos estudantes, priorizando alimentos mais nutritivos, produção local e maior diversidade de cultura alimentar das regiões do país. 

A determinação consta em uma nova resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Em 2026, o limite de ultraprocessados na merenda será reduzido ainda mais,  para até 10%.  

O programa atende 40 milhões de crianças e jovens em 150 mil escolas dos 5.570 municípios do Brasil. São 50 milhões de refeições diárias e cerca de 10 bilhões por ano, com custo anual de cerca de R$ 5,5 bilhões. 

O anúncio foi feito durante a 6ª edição do Encontro Nacional do PNAE, em Brasília, na tarde desta terça-feira (4), em Brasília, que contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Educação, Camilo Santana, de outras autoridades, além de merendeiras, nutricionistas e integrantes da comunidade escolar de diversas regiões do país, como professores, gestores e os próprios estudantes. O evento não ocorria há 15 anos.

“Nossa dívida histórica com a educação é quase impagável em um século. Até o começo do século passado, ninguém se importava se criança tinha que ir pra escola. Aliás, não era obrigatório ir para escola. Menina não podia ir pra escola pra não aprender a escrever carta para o namorado. E menino não tinha que ir pra escola porque tinha que ir trabalhar, cortar cana, qualquer outra coisa”, afirmou Lula.

“E isso justifica, quando a gente investe na alimentação escolar, porque ninguém consegue estudar com barriga vazia. Uma criança que sai de casa sem tomar café, que não jantou uma janta de qualidade com as calorias e a proteínas necessárias à noite, o que ela vai aprender na escola? Quem nunca passou fome não sabe a capacidade de não aprender nada com fome. É duro. Paulo Freire dizia, quando a gente come, a gente fica inteligente”, acrescentou o presidente.

Qualidade da alimentação

“Nós sabemos os impactos desses alimentos [ultraprocessados] na alimentação dessas crianças, o problema da obesidade. Portanto, o PNAE vai garantir qualidade nessa alimentação”, destacou o ministro Camilo Santana, em discurso ao anunciar a medida.

O ministro também informou que o programa vai priorizar a compra da agricultura familiar com recorte para mulheres agricultoras. A lei já prevê que 30% dos alimentos comprados da agricultura alimentar devem ser provenientes da agricultura familiar. “O PNAE já um grande indutor e essa nova diretriz potencializa ainda mais esse impacto, garantindo que mulheres agricultoras tenham papel central na alimentação de nossas escolas”.

“Nós ficamos muito tempo na escola, e com o lanche que as merendeiras fazem, nos ajuda na concentração, na hora da atividade, da explicação do professor, no foco”, descreveu o estudante Miguel Moura, 13 anos, aluno do 8º ano do Centro de Ensino Fundamental 3 (CEF3), de Sobradinho, no Distrito Federal. 

Saíram biscoitos industrializados, entraram canjica, cuscuz, maior oferta de frutas, feijão in natura, entre outros gêneros alimentícios, explica Jaqueline de Souza, nutricionista que participa do programa. “Melhorou muito a alimentação escolar no país”, afirmou, em um vídeo institucional divulgado pelo MEC.

“Muitas das vezes, a merenda escolar é a única refeição de qualidade do estudante naquele dia”, afirmou a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba.

De acordo com o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional 2023, do Ministério da Saúde, a cada sete crianças brasileiras, uma está com excesso de peso ou obesidade. Isso significa 14,2% das crianças com menos de cinco anos. A média global é de 5,6%. Entre os adolescentes, a taxa é ainda mais alta e atinge 33% do total.

Premiação

Durante o encontro, o governo lançou o projeto Alimentação Nota 10, para capacitar merendeiras e nutricionistas do PNAE em segurança alimentar e nutricional. O investimento será de R$ 4,7 milhões, numa parceria entre FNDE, Itaipu Binacional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico.

“A abordagem busca criar um ambiente colaborativo para promover práticas alimentares saudáveis, sustentáveis e ecologicamente conscientes para mais de 4,5 mil nutricionistas”, informou o governo.

Aumento nos repasses

Em 2023, após assumir a presidência, o governo Lula concedeu reajuste 39% no valor da merenda escolar para os ensinos médio e fundamental, etapas que representam mais de 70% dos alunos atendidos. Para a educação infantil e escolas indígenas ou quilombolas, o reajuste foi de 35%, enquanto para as demais etapas e modalidades, o percentual ficou em 28%. Até então, a alimentação escolar estava há cerca de seis anos sem reajuste.