Quinta-feira, Abril 25, 2024
InícioPolíticaDr. Pessoa assina ordem para retomar obra da ponte sobre rio Poti

Dr. Pessoa assina ordem para retomar obra da ponte sobre rio Poti

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), assinou nesta terça-feira, 17 de janeiro, ordem de serviço para retomada da construção da ponte sobre o Rio Poti, em solenidade realizada no Palácio da Cidade. O investimento ultrapassa a cifra de 40 milhões de reais.
A obra estava paralisada desde março do ano passado, e passou por um processo de relicitação. A ponte funcionará como uma importante ligação entre o bairros Água Mineral, na zona Norte à Universidade Federal do Piauí, no bairro Ininga, zona Leste de Teresina. Ao todo, a obra receberá o investimento de R$ 41.430.921,51, oriundos dos cofres públicos municipais. A obra será executada pela empresa Consórcio Construtor Teresina.
O prefeito Dr. Pessoa enfatizou a importância da construção de mais uma ponte ligando duas grandes regiões da cidade de Teresina.
“Todo gestor tem que olhar para que o povo que e uma das coisas que mais o povo daquela região quer é essa integração entre os bairros. Nós demos a ordem de serviço hoje para a integração da zona Leste com a zona Norte de Teresina e é uma alegria total, agora está marcado o início, o meio e o fim, será concluída em quatorze meses. São 41 milhões de reais investidos e a obra será realizada no prazo determinado. É uma obra importante para a mobilidade urbana”, afirmou o prefeito Dr. Pessoa.
Welton Bandeira, superintendente da Saad Norte, destacou a importância da obra e disse que espera concluir dentro de 14 meses. “Espero vir novamente aqui para inaugurar a obra”, disse.
Marceli Diniz, gerente de Governo da Caixa Econômica Federal, disse que essa é mais uma parceria com a PMT e espera em março assinar mais dois contratos de habitação e disse que a Caixa está à disposição. “Esta faz parte de uma série de obras que temos com a Prefeitura, em especial de financiamentos com recursos do FGTS. A construção desta ponte vai melhorar a mobilidade da região, ligando a região Norte a região Leste, e vai desafogar o trânsito nas outras pontes já existentes”, detalhou.
O secretário de Planejamento, João Henrique Sousa, afirmou que a solenidade causa emoção e sinalizou que em 2 anos da atual gestão não foi fácil retomar as obras que estavam paradas e declarou que a maioria foi reiniciada do zero, inclusive até com nova licitação.
“É mais uma grande obra que o Dr. Pessoa teve a coragem de retomar. Digo que vai retomar, mas praticamente nós não tínhamos nada da obra, esta obra vai ser feita por inteiro, é um investimento de 42 milhões de reais e o prefeito de Teresina vai fazer, vai entregar para a cidade, que é uma obra de maior importância para aquela região imensa, e acho que hoje é um dia de alegria para a prefeitura”, pontuou.

Finanças
O secretário disse que o ano de 2020 o balanço foi negativo, saiu da letra B para a C, deixando a PMT impossibilitaa de contratar com instituições financeiras e em 2021 foi dedicado ao trabalho desaneamento das contas e cidar da parte financeira. De acordo com ele, foi um ano de busca de recuperação.
Em 2022, foi possível voltar a contratar com bancos e hoje, a PMT tem tranquilidade e respaldo financeiro para executar obras.
João Henrique lembrou do Museu da Imagem e do Som e da Floresta Fóssil. “Agradecemos a parceria com os bancos e também o apoio da Câmara. Em 2023, a administração de Dr. Pessoa vai realizar obras fundamentais para Teresina”, disse João Henrique.
Além da ordem de serviço da Ponte, o prefeito anunciou 2 grandes mercados na zona Sul e 2 na zona Norte, com planejamento de um no Santa Maria da Codipi e citou ainda a construção de que mil casas para pessoas em situação de vulnerabilidade.
O líder municipal disse que todas as obras de Teresina, tem o plano de concluir ao longo deste ano. O prefeito ressalta que deseja celeridade na obra da Ponte e anunciou nestes próximos três meses várias obras devem ser reiniciadas e declarou que a Via Sul deve ser entregue nas festividades de aniversário da cidade.

Stay Connected
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Must Read
Related News