Domingo, Abril 21, 2024
InícioDeputados reclamam da falta de informações por parte de órgãos públicos

Deputados reclamam da falta de informações por parte de órgãos públicos

O deputado estadual Henrique Pires (MDB) solicitou ao deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos), que presidiu parte da sessão plenária desta segunda-feira (18), que este leve ao conhecimento da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) a situação da falta de respostas aos requerimentos encaminhados pela Casa às Secretarias de Estado e outras entidades. O parlamentar destacou que as solicitações não se referem aos interesses particulares dos deputados, mas às demandas da Assembleia. “Até hoje existem pedidos de informações do ano de 2019 que nunca foram respondidos. É importante salientar que esses pedidos não são do deputado Henrique Pires, e sim aprovados pelo plenário. É o Poder Legislativo que requer essas informações”, disse.

Durante a sessão, o deputado informou que a Alepi aguarda respostas de entidades como o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi). “Não recebemos respostas sobre o critério utilizado pelo Iaspi para a contratação da clínica A ou B e também de profissionais. Esse requerimento já foi feito uma, duas, três vezes e a resposta nunca chega a essa Casa”, revelou.

Na ocasião, Gessivaldo Isaías afirmou que outros parlamentares passam por situação semelhante. “Eu também já estive aqui nesta Casa reclamando de requerimentos que não foram respondidos pelas secretarias”, declarou. O deputado Henrique Pires finalizou a solicitação defendendo o direito da população à transparência no que diz respeito às informações públicas. “É um direito que nós e os cidadãos temos que é a transparência. É preciso que a Mesa Diretora notifique esses órgãos para trazer informações a essa casa”.

Substituição –  Durante a sessão plenária, foi lido o ofício Nº 26/2022 que informa a substituição da deputada Teresa Britto (PV) pelo deputado B. Sá (Progressistas) como integrante titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Andréia Sousa – Edição: Katya D’Angelles

Stay Connected
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Must Read
Related News