A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí divulgou um balanço de 100 dias de gestão, que aponta redução da criminalidade na região. As ações de combate à criminalidade foram intensificadas, resultando em menos crimes violentos contra o patrimônio, aumento de apreensões de drogas, armas e veículos recuperados e mais mandados de prisão cumpridos. A Força Estadual Integrada de Segurança Pública realizou 137 prisões nos primeiros três meses de 2023, com destaque para o aumento de 72% no número de mandados cumpridos em relação ao mesmo mês do ano anterior.
A Polícia Militar do Piauí também apresentou resultados positivos, como a apreensão de 168 armas de fogo (5,66% a mais que em 2022), o aumento de 267% na apreensão de drogas ilícitas, com mais de 2.600kg apreendidos, a recuperação de 509 veículos (2,62% a mais) e a redução de 13,81% no número de veículos roubados. Além disso, houve uma redução de 2,71% nos crimes violentos contra o patrimônio e um aumento de 23,98% no número de prisões e apreensões.
Para intensificar o combate às organizações criminosas, foi criado o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) e delegacias especializadas foram instaladas em Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano e Bom Jesus. A POLINTER também teve ações importantes, como o cumprimento de 45 mandados de prisão por assaltos com arma de fogo na capital, 159 inquéritos policiais realizados e a recuperação de 163 veículos. A DEPRE, por sua vez, cumpriu 90 mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de mais de 100kg de entorpecentes e 15 armas de fogo, além da prisão de 30 pessoas e a instauração de 40 inquéritos policiais.
Esses resultados são fruto do aprimoramento da atividade de inteligência, da aquisição de viaturas, equipamentos modernos e do aumento do efetivo policial. As ações integradas entre as polícias Civil e Militar também foram fundamentais para o sucesso das operações de combate à criminalidade.