Segundo apuração do GP1, a Empresa Barão Veículos, localizada no centro de Teresina, foi interditada assim como a casa do gerente, por ser alvo principal da Operação Barão Vermelho na manhã desta quinta-feira. A ação foi resultado de desdobramentos da investigação acerca da Operação Mormaço, realizada em 2021.
Na investigação foram apreendidos três veículos, um Jeep Compass, um Versa Branco e uma motocicleta, dentre outras coisas também foram apreendidos arma de fogo e joias . As investigações iniciaram-se após a constatação de uma movimentação financeira suspeita.
Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, assim como também, foram apreendidos na zona sul, dois carros de luxo, uma BMW e uma Land Rover, dentre outros veículos.
A Operação Barão Vermelho foi deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Maranhão, e é realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), com o intuito de desarticular grupo criminoso dos estados do Maranhão e Piauí, sendo alvos dessa operação pessoas físicas e jurídicas que estão de alguma forma inseridas em práticas criminosas como lavagem de capital, narcotráfico e dentre outras.
A Operação Mormaço, que também foi deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Maranhão e por meio do Gaeco, foi realizada em 10 de junho de 2021, sendo seu alvo a empresa Modelo Veículos , localizada na Av. Barão de Gurguéia. Segundo as investigações, foi apontado que a facção adotava um sistema de lavagem de dinheiro em parceria com empresas para o escoamento de valores oriundos de drogas ilícitas, armas de fogo, veículos e etc.