Sesapi é membro do grupo para redução de mortes no trânsito no Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí participou na manhã desta quarta-feira (13) de solenidade no palácio de Karnak para a implantação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) no estado do Piauí.

Na ocasião, o Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, assinou juntamente da governadora Regina Sousa e outras entidades relacionadas ao trânsito do estado, o Termo de Compromisso a ser celebrado com Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), para o empenho no cumprimento da Resolução Contran nº 870, de 13 de setembro de 2021, e no envio das informações previstas na Resolução Contran nº 808, de 15 de dezembro de 2020, que dispõe sobre o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), de modo a subsidiar a SENATRAN no desenvolvimento de estudos, pesquisas e ações que visem à melhoria da segurança no trânsito no país.

O objetivo do plano é gerar 160 ações voltadas para reduzir no mínimo à metade o índice nacional de mortos no trânsito por 10.000 (dez mil) veículos e o índice nacional de mortos no trânsito por 100.000 (cem mil) habitantes, ao final do período de 10 (dez) anos.

O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, destacou que a Sesapi já trabalha com o programa Vida no trânsito, buscando um trabalho mais educativo para junto da população, além disso ele destaca que as unidades de saúde do estado sempre recebem melhorias para garantir um atendimento de maior qualidade para as vítimas de violência no trânsito.

“É muito importante a participação da Sesapi nesse grupo de implantação do plano dentro do nosso estado. Foram apresentados dados aqui sobre o impacto dos acidentes de trânsito dentro do nosso sistema de saúde e com isso mostramos a importância deste trabalho conjunto entre vários órgãos para que consigamos reduzir a violência no trânsito e o impacto na saúde da nossa população”, disse o Secretário.
A Governadora Regina Sousa destacou a importância da educação no processo de atingir as metas de redução que o plano trará para o estado.

“O Comportamento humano só muda pela educação. Precisamos que esses ensinamentos de educação no trânsito na base da nossa rede educacional. Educando nossa população teremos um trânsito mais seguro e será a principal forma de reduzirmos as taxas de acidente”, explicou a governadora.

SESAPI