Quinta-feira, Julho 25, 2024
InícioNotíciasCentro de Treinamento do antigo Emater será revitalizado pela Sada

Centro de Treinamento do antigo Emater será revitalizado pela Sada

Uma das missões da Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) é a difusão dos conhecimentos técnicos, econômicos e sociais visando ao aumento da produtividade agrícola e melhoria da geração de renda nas áreas rurais do Piauí. Para isto, o secretário da Sada, Fábio Abreu, tem como prioridade, em sua gestão, reestruturar e revitalizar o Centro de Treinamento do antigo Emater.

Foto: Reprodução

“Esse Centro foi referência para várias gerações na área de agropecuária, da agricultura familiar,  e de extensão em geral. E hoje, o espaço está em desuso. Nosso objetivo é reestruturar esse centro e o transformar em uma escola de Gestão, Educação rural e Agropecuária, para os servidores, e também para servir à comunidade”, explicou Fábio Abreu.

O centro foi criado em 1982, em uma estrutura cedida pelo Banco Mundial ao Governo do Estado, assim como ocorreu em outros estados, que receberam a mesma estrutura. São quase 50 hectares de terra, compostos por três salas de aula (com capacidade para 120 pessoas), auditório (com capacidade para 100 pessoas), biblioteca, alojamentos (com capacidade de hospedar mais de 300 pessoas), refeitórios, coordenação, campo agrícola, uma miniagroindústria, quadra de esporte e salão de jogos.

“Enquanto coordenador do centro de 2015 a 2017, eu vi o espaço cumprir o seu papel social, de servir a sociedade e aos extensionistas: ser um local de formação rural e de geração de tecnologia. E agora, colocar a revitalização desse espaço, como prioridade da Sada, nos alegra muito, pois sabemos da função importantíssima que ele exerceu por muitos anos”, André Rocha, extensionista rural da Sada.

A perspectiva de revitalização para o espaço é criar unidades demonstrativas, nas mais diversas áreas de tecnologia. “Hoje, a gente percebe que precisa sim de uma melhoria de infraestrutura e de manutenção, mas são investimentos que darão retorno para o Estado. Aqui podemos conciliar muitas atividades: aquicultura caipira, suinocultura, ovino caprinocultura, horticultura, energias renováveis, e outras”, disse Geison Coutinho, extensionista da Sada.

O secretário Fábio Abreu, durante a primeira visita realizada no espaço, comentou ainda, da importância de ter servidores tão engajados nesta missão. “Eu tenho certeza que nós vamos alcançar esse objetivo. Pelo amor que eu observo que os servidores têm por esse lugar, que faz parte da história dessa instituição tão importante para o Piauí e para o Brasil”, observou Abreu.

Foto: Reprodução

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Stay Connected
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Must Read
Related News