Quinta-feira, Novembro 21, 2024
32.8 C
Teresina

Imposto de Renda: 42,4 milhões de declarações foram entregues dentro do prazo

Mais de 42,4 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) foram entregues dentro do prazo, que foi encerrado nessa sexta-feira (31/5), segundo balanço da Receita Federal. O IRPF 2024 tem como base o ano-calendário 2023.

O número de 42,4 milhões de declarações é maior do que o total entregue em 2023 — 41 milhões — e fica um pouco abaixo das 43 milhões esperadas pelo Fisco.

Do total de declarantes, 60,6% têm imposto a restituir, 20,5% a pagar e 18,9% não terão incidência nenhuma. O estado com maior número de declarações recebidas foi São Paulo, com quase 13,6 milhões. Já Roraima foi o estado com o menor número de declarações, somando apenas 93,1 mil.

Envio fora do prazo

O contribuinte que ainda não declarou pode se regularizar, mas o envio de declarações após o prazo legal está sujeito à multa por atraso na entrega de declaração. A multa mínima é de R$ 165,74, isso para declarações sem imposto a pagar.

O contribuinte com atraso tem 30 dias para resolver as pendências com a Receita.

Para entregar a declaração do IRPF após o prazo, é necessário acessar os meios oficiais do Fisco, como o site do Meu Imposto de Renda, ou o aplicativo homônimo disponível para smartphones e tablets.

As multas e punições não são aplicadas sobre os casos nos quais os contribuintes enviam declaração retificadora para corrigir possíveis erros da entrega anterior. O prazo para correção na declaração já encaminhada ao Fisco começa às 8h da próxima segunda-feira (3/6).

Related Articles