Dando continuidade às ações de modernização e climatização das escolas da Rede Estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) entregou 100 conjuntos compostos de mesas e cadeiras e um fogão industrial ao Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Desembargador Pedro Sá, em Oeiras.
O diretor da escola, Edgar Sousa, conta que a chegada dos conjuntos trouxe mais conforto para a comunidade escolar, uma vez que o ambiente se tornou mais adequado para o funcionamento das atividades pedagógicas.
“Nosso papel é oferecer mais conforto aos estudantes e profissionais, o que resultará no avanço da aprendizagem e de melhores resultados. Uma escola que é ouvida e atendida em suas demandas, como a nossa foi, tem tudo para evoluir em todos os aspectos”, agradeceu.
O diretor comentou ainda sobre o aplicativo “Fala, Gestor”, plataforma criada para acompanhar, de forma direta e em tempo real, as condições da infraestrutura e equipamentos das escolas. “Antes a gente solicitava por meio de ofícios e elaboração de listas, agora temos essa ferramenta que deixa o processo mais simples e objetivo. Acreditamos que isso é um passo importante e que muito mais está por vir”, reforçou o diretor.
Em Teresina, a Unidade Escolar Heli Sobral, localizada no bairro Mocambinho, recebeu 35 splits de 24 mil btus e dois splits de 12 mil btus. O investimento foi de R$ 146.843,00. A escola faz parte do grupo dos 151 centros educacionais que passarão a ofertar a modalidade integral em 2024.
“Com o tempo integral, os alunos ficam mais tempo dentro da sala de aula. A gente percebe que a climatização vai favorecer a aprendizagem, pois diminui o fluxo de alunos nas áreas externas, como nos corredores, ida aos banheiros e bebedouros. Além disso, aumenta a autoestima da comunidade escolar. Todos se sentem valorizados pelas políticas de melhorias educacionais, reduzindo os índices de evasão escolar”, comentou o diretor César Honório.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, explica que o planejamento estratégico da Seduc alia a melhoria da infraestrutura escolar com uma proposta pedagógica moderna e conectada ao mundo do trabalho.
“O time Seduc está pronto para acelerar ainda mais as entregas e resultados, fortalecendo o ensino, a gestão e a infraestrutura das nossas escolas e garantindo melhores oportunidades. Isso representa mais estudantes preparados para o futuro de oportunidades que está se abrindo no Piauí”, comentou.
Moderniza Seduc
O Governo do Estado vai investir R$ 1,53 bilhão na reforma, ampliação e climatização das escolas estaduais, garantindo mais conforto e bem-estar aos alunos e contribuindo assim para um melhor aprendizado.
Através do programa Moderniza Seduc serão entregues novos mobiliários e equipamentos, e as obras serão aceleradas para que todas as escolas possam contar com um modelo adequado da infraestrutura de uma escola de Tempo Integral.