A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) promoveu, ontem quinta-feira (13), a entrega de kits de irrigação para famílias da comunidade quilombola Barro Vermelho, em Paulistana. A destinação dos equipamentos faz parte do plano de ação do Programa de Valorização da Agricultura Familiar (PVAF).
Foram entregues 12 kits de irrigação, contendo uma mangueira, caixa d’água e uma bomba. Cada kit de irrigação tem o valor unitário de R$ 2.332,50, totalizando R$ 27.990. O kit é tipo gotejo em baixa pressão para área de 1.000m², atendendo a demanda da região do semiárido.
A superintendente de Ações Afirmativas e Organização Social da SAF, Márcia Mendes, aponta o potencial que o investimento trará para as famílias, com a possibilidade de ampliar a produção familiar por meio da irrigação.
“O objetivo dessa ação é que essas pessoas possam depois produzir seus alimentos de qualidade, e em quantidade suficiente para abastecer não só a sua unidade familiar, mas também o mercado local”, disse a gestora.
Adalto Crescêncio é agricultor familiar, reside na comunidade quilombola Barro Vermelho e a sua família foi uma das contempladas com o kit de irrigação. Com a chegada do equipamento, ele pretende investir na plantação de macaxeira, banana e coco.
“O kit vem para ampliar a nossa plantação. Com certeza a nossa produção vai aumentar com mais qualidade, porque vai ter bastante água, com a irrigação, e vai ter mais geração de renda. Se já tinha sem o kit de irrigação, agora com certeza vai aumentar muito mais”, destacou o produtor.