Presencial ou Virtual: como escolher um curso de línguas?

Cursos virtuais têm se tornado cada vez mais comuns com o avanço da tecnologia e da expansão das redes de internet. Entretanto, muitos ainda têm dúvidas se essa é a melhor opção comparada às aulas presenciais, com lições ministradas em sala de aula. Dessa forma, escolher qual o melhor formato de ensino acaba sendo um desafio para quem busca aprender um novo idioma.

Para a Diretora Pedagógica da Wizard Teresina, Lina Carvalho, é comum os alunos terem dúvidas na hora da matrícula sobre qual a melhor opção, se o formato tradicional ou o ensino à distância, mas que isso depende muito das necessidades de cada estudante.

“Temos em nossas unidades estudantes que moram a poucos metros das nossas escolas, outros que precisam pegar um transporte. As aulas virtuais são uma boa opção até para quem mora fora do país ou quem viaja muito a trabalho. Já as presenciais demandam uma rotina mais estabelecida, fica a critério da realidade de cada um”, explica.

Ainda de acordo com a docente, cada modalidade tem diferenças e semelhanças que podem fazer a diferença na hora da escolha do melhor formato, mas que, muitas vezes, podem possuir metodologias e ferramentas parecidas.

“Aqui na Wizard temos ambas as modalidades, ambas utilizam ferramentas tecnológicas na sua execução, com materiais didáticos semelhantes, além de todo um atendimento e ferramentas exclusivas de aprendizado através da plataforma ‘Wiz.me’. Alguns alunos se identificam mais com aulas presenciais e já outros gostam da forma mais independente e flexível que a aula on-line acontece.’”

“No final das contas, a melhor opção é aquela que o aluno pode desenvolver melhor as suas particularidades, aprendendo no seu próprio ritmo. Com dedicação e aulas que contemplam esses aspectos o aprendizado é completo”, concluiu a profissional.