O Ministério da Saúde anunciou nesta semana uma nova linha de cuidado voltada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Piauí, o governo federal garantiu investimento anual de R$ 3,2 milhões para ampliar os serviços em Centros Especializados em Reabilitação (CER) localizados em Piripiri e Floriano.
De acordo com a superintendente estadual do Ministério da Saúde, Antônia Maria Sousa Leal, a iniciativa vai reforçar os atendimentos, garantir mais qualidade de vida e ampliar o acesso a terapias e tecnologias assistivas. Os recursos fazem parte do programa Agora Tem Especialistas e incluem a contratação de profissionais e a abertura de novas vagas para usuários do SUS.
O investimento também integra a expansão nacional da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Ao todo, serão destinados R$ 72 milhões para 71 novos serviços em 18 estados e no Distrito Federal. Entre as ações, estão a construção de 23 novos Centros de Reabilitação e o custeio adicional para outras 33 unidades já existentes.
A nova linha de cuidado prevê triagem precoce de sinais de autismo em crianças de 16 a 30 meses e a criação de planos terapêuticos individualizados. Além disso, o Ministério da Saúde vai oferecer treinamento a cuidadores em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ampliando o apoio às famílias e fortalecendo a rede pública de reabilitação.