Após aderir ao programa Piauí Saúde Digital, uma iniciativa pioneira do Governo do Estado que disponibiliza atendimento médico para a população por meio da telessaúde, o município de Luzilândia zerou a fila de espera por consultas nas áreas de neurologia, cardiologista, endocrinologista e dermatologista em apenas três dias de implantação do serviço.
“Esse resultado é muito importante e comprova a eficiência desse programa para fortalecer os serviços de saúde na rede pública e ampliar o acesso da população aos atendimentos médicos especializados de forma mais célere. A meta é avançarmos ainda mais”, enfatiza Dirceu Campêlo, superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi.
O Piauí Saúde Digital foi implementado inicialmente nas cidades de Piripiri e Lagoa de São Francisco em 2023, quando foram realizadas quase nove mil consultas em múltiplas áreas, como psicologia, psiquiatria, nutrição, dermatologia, ginecologia, cardiologia, neurologia, pediatria e endocrinologia, além de mais de 15 mil laudos de exames.
No Piauí, 221 cidades piauienses aderiram ao Piauí Saúde Digital em 2024 após a assinatura do termo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
Devido o sucesso do programa, o Ministério da Saúde e outros estados brasileiros estão usando o Piauí Saúde Digital como modelo no uso da telemedicina e outras tecnologias digitais para superar barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas, e garantir o acesso à saúde de qualidade.